domingo, setembro 30, 2007

Neste último domingo e último dia do mês de setembro do ano de 2007 foi ao ar pela Rádio A Voz do Vale FM - 103,3 MHz - Cândido Mota/SP - site http://www.vozdovale.com.br/, o programa Chance à Paz de número 35, que falou sobre o Dia Internacional do Idoso, Recanto dos Amigos, Escolaridade do Brasileiro segundo o PNAD, Chance à Paz na Escola, Brasil cai no Ranking da Corrupção no Mundo, Campanha Nacional de Doação de Órgãos para Transplante, Dia Internacional da Não-Violência e Joãozinho vê as fotos de casamento dos pais dele rsrsrsrskkkk.

Frase de Abertura:


"Em meio à morte a vida persiste, em meio à inverdade a verdade persiste, em meio à escuridão a luz persiste."

Frase de Mahatma Gandhi.


Agenda Chance à Paz:

Por decisão da Assembléia Geral da ONU, a partir desse ano, todo dia 02 de outubro será comemorado o Dia Internacional da Não-Violência. A data é em comemoração ao nascimento de Mahatma Gandhi. Em Cândido Mota, 7 escolas estarão desenvolvendo atividades sobre o tema no decorrer do mês de outubro, e em Assis, uma. Caso haja outras escolas interessadas em participar de tais atividades, favor entrar em contato pelo e-mail chanceapaz@bol.com.br

Seminário Internacional Palas Athenas, com Jean Marie Muller, dia 03 de outubro, em São Paulo. Informações www.palasathenas.org ou pelo telefone (11) 3266.6188

Caminhada e Cavalgada pela paz, dia 06 de outubro, em Trindade, Goiás.
A VILA SÃO JOSÉ BENTO COTTOLENGO, Hospital de Referência em Medicina Física, Auditiva e Reabilitação, convida para a V Caminhada e Cavalgada da Paz, a se realizar no próximo dia 06 de outubro em Trindade-GO, com início às 08 horas na Praça Dom Antônio – Santuário Basílica.
Promovida há cinco anos, a Caminhada e Cavalgada da Paz é um ato público, cujo objetivo é alertar a sociedade para o quanto se faz urgente conter a escalada da violência sob os mais diversos aspectos.
“Paz e o Meio Ambiente” - este ano o foco se volta para a situação do meio ambiente, que nos desafia a tomar atitudes para reduzir o impacto ambiental, buscando a preservação dos recursos naturais e a consolidação de novos modelos de desenvolvimento sustentável.
Para a realização da V Caminhada e Cavalgada da Paz, a Vila São Cottolengo conta com a participação efetiva das escolas estaduais e municipais de Trindade, que levarão para as ruas um desfile temático sobre “Paz e o Meio Ambiente” - degradação e preservação.
A Vila São Cottolengo conclama a sociedade a participar e assumir a responsabilidade social pelo estado de coisas que, cada vez mais, interfere negativamente na qualidade de vida e ameaça toda a humanidade.
Participe, divulgue, abrace esta causa que diz respeito a todos nós.
V Caminhada e Cavalgada da Paz - Trindade/GO
06 de outubro/2007 – 08 horas
Início na Praça D. Antônio (Santuário Basílica)
Informações: (62) 3506-9000 / 3506-9222 / 9223 / 9224
Ione Glória - Ascom/ Vila São Cottolengo

Festa da Criança, dia 14 de outubro, na Vila São Judas, em Cândido Mota.

E sabe o que temos que fazer hoje, amanhã e depois, e assim por diante? Acabar com a dengue. Os casos de dengue estão aumentando em toda a região, e a culpa é de cada um de nós que mantemos os recipientes com água limpa em nossas casas, quintais e terrenos baldios. Então não se esqueça: todo dia é dia de acabar com a dengue.

Destaque da semana:

Envelhecer com Dignidade, esta é a campanha lançada no Dia Internacional do Idoso.

Na última quinta-feira, dia 27, foi o Dia Internacional do Idoso. Para marcar a data, foi lançada a campanha Envelhecer com Dignidade. Também foi anunciado que a partir de 2008, todo dia 01 de outubro será o Dia Nacional do Idoso. Os detalhes com Clara Mousinho.

Para chamar a atenção dos jovens às causas dos idosos, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a Secretaria Especial de Direitos Humanos (Sedh) lançaram na quinta-feira (27/09) - Dia Internacional do Idoso - a campanha Envelhecer com Dignidade.O deputado presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, Luiz Couto (PT-PB), citou as maiores dificuldades dos idosos hoje no Brasil.“Há muito preconceito, muito descumprimento do Estatuto do Idoso e muita violência contra ele. É nesse sentido que estamos aqui para o lançamento dessa campanha de respeito, valorização e cumprimento da legislação”.O subsecretário de promoção dos Direitos Humanos da Sedh, Perly Cipriano, lembrou que a população brasileira está envelhecendo. Por isso, acrescentou, é necessário cuidar melhor dos idosos.“É preciso também sensibilizar o poder público e a sociedade civil para essas mudanças. A parcela da população que mais cresce no Brasil hoje é de 60 anos de idade em diante. Já temos 19 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Em 2020, serão 34 milhões. Essas pessoas estão ingressando nas universidades, aprendendo a ler, se casando e estão ativas”.Segundo ele, o objetivo da campanha é sensibilizar as pessoas para o envelhecimento com dignidade. "A juventude precisa aprender a conviver e viver bem com as pessoas idosas, porque também feliz é aquele que pode ser idoso um dia”.O professor de geriatria da Universidade de Brasília (UnB) Einstein Camargo diz que envelhecer com dignidade é envelhecer com igualdade de direitos.“Se o Brasil respeitasse a Constituição, todos seriam iguais. Por conseguinte, seriam todos dignos de uma boa saúde, de uma política, de uma boa relação social, de uma boa aposentadoria. Na verdade, seria o resultado de um princípio fundamental da Constituição: ser igual desde o nascimento até o envelhecimento”.Para a secretária executiva do ministério, Márcia Lopes, disse que a valorização da dignidade do idoso tem que ser permanente.“A questão do idoso tem que ser apreendida e incorporada pela sociedade como uma questão de responsabilidade cidadã dos jovens, crianças, mulheres e famílias. O Brasil está se tornando um país onde as pessoas estão vivendo mais. Por isso, a necessidade de que a gente prepare as cidades e as famílias para cada vez mais acolher o idoso”.O ministério disponibiliza anualmente R$ 5 bilhões na transferência de renda aos idosos. A partir do ano que vem, o Dia Nacional do Idoso será celebrado no dia 1º de outubro, data em que o presidente Luiz Inácio Lula da silva sancionou o Estatuto do Idoso, em 2003.

Obrigado Clara.

Recanto dos Amigos:

Hoje vamos atender ao e-mail da Luciana, de Assis.
Ela enviou um pequeno texto intitulado Conte Comigo e pediu uma música.

Um amigo e uma jóia tão brilhante, quanto o sol e a estrela.
E uma das grandes benções de deus para nos.
Um amigo verdadeiro nos ajuda a levantar e caminha conosco sem deixar cair, nos da força para prosseguir e nos ajuda a vencer as barreiras...
Se precisares de um amigo conte comigo...

Obrigado Luciana... e ela oferece para todos os amigos a música que é trilha do filme Conta Comigo, Stand By Me, com The Temptations.


Escolaridade do Brasileiro:

As crianças brasileiras estão freqüentando mais a escola. A defasagem entre a idade dos alunos e a série que cursam segue em ritmo de queda, no entanto, é um dos principais problemas do sistema educacional. A constatação faz parte da Síntese de Indicadores Sociais divulgada na sexta-feira (28/09) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que traça uma radiografia da realidade social brasileira a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2006.
De acordo com o levantamento, o índice de acesso à escola para as crianças com idade entre zero a três anos dobrou no período entre 1996 e 2006, passando de 7,4% para 15,5%. Movimento semelhante foi observado na faixa seguinte, entre aqueles que têm entre 4 e 6 anos, cuja elevação foi de 40%. O acesso à escola para os alunos de 7 a 14 anos é praticamente universal, sem distinção por gênero ou cor.
Na faixa que corresponde os adolescentes de 15 a 17 anos, no entanto, apesar da taxa de acesso ter crescido de 69,5% para 82,2% neste mesmo período, menos da metade desse grupo freqüentava o ensino médio (nível adequada a essa faixa etária). A situação é ainda mais grave quando se observam os dados relativos aos estados do Norte e Nordeste. No Pará, o índice é de apenas 28,4% e em Alagoas, ainda mais baixo: 25,4%.
De acordo com o levantamento, há diversas causas que explicam essa realidade, como a falta de vagas no pré-escolar, repetência no sistema seriado, falta de oferta de escolas no meio rural, conteúdo carente das escolas de educação infantil e creches e evasão escolar.
O estudo aponta, por outro lado, que embora os níveis ainda sejam altos, houve uma redução da defasagem escolar no nível fundamental, que passou de 43,9% para 25,7%. A adoção de programas de progressão continuada (sem repetência) pode ter contribuído para esse resultado, conforme o documento. Entre as regiões, a Nordeste apresentou a maior taxa de defasagem no ensino fundamental (37,9%) e a Sul, a menor (15,5%). A região sudeste, impulsionada por São Paulo, onde o sistema é adotado em mais de 70% dos estabelecimentos de ensino, e Minas Gerais, onde 45% dos estabelecimentos também contam com esse método, foi a que registrou a maior redução da defasagem: 51%.
Outro indicador que evidencia essa realidade é a média de anos de estudo da população brasileira. Apesar de ter crescido em ritmo lento, houve uma melhora nesse aspecto na última década. Os jovens de 15 anos, por exemplo, deveriam ter oito anos de estudo completos (concluído o ensino fundamental), mas em 1996 eles tinham em média 5,2 anos. Dez anos depois, essa média subiu para 6,5 anos. ( Matéria da Agência Brasil )

Chance a Paz na Escola:

O Projeto Fome por que? está sendo realizado nas Escolas Olga Breve e Helena Pupim, numa parceria entre o Chance à Paz, Programa Alimente-se Bem, UNIP, Escola Técnica Estadual Professor Luiz Pires Barbosa e Cozinha Piloto Municipal de Cândido Mota. O projeto é baseado no primeiro dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que é Acabar com a Fome e a Miséria. Visando integrar a comunidade em geral no projeto é que iremos partir na busca daqueles que fazem o cultivo de hortas em casa ou em terreno vagos. Você pode participar enviando carta ao Programa Chance à Paz – Rua Ângelo Pípolo, 766 – Cândido Mota – SP – CEP 19880-000, contando sobre sua experiência com o cultivo doméstico de hortas e a destinação de sua produção, se ela é para o consumo próprio, se você divide com os vizinhos, se você obtém alguma renda com sua horta e as hortas comunitárias. Nós iremos te visitar e conhecer a sua horta. Queremos com isso mostrar que a solução do problema da fome está em nossas mãos, e incentivar, principalmente, as comunidades carentes a adotarem o cultivo de hortaliças. Envie-nos sua experiência sobre o cultivo de horta. Sua história poderá ser destaque no Programa Chance à Paz e servir como exemplo na busca da eliminação fome. Mande sua carta para o Programa Chance à Paz, Rua Ângelo Pípolo, 766 – Cândido Mota – SP – CEP 19880-000


Brasil Corrupção:

O relatório que classificou o Brasil em 72º lugar no ranking mundial da corrupção não reflete as atividades de prevenção e repressão do governo federal, afirmou na quarta-feira (26/09) o secretário-executivo da Controladoria-Geral da União (CGU), Luiz Navarro. Para ele, a pesquisa divulgada pela organização não-governamental (ONG) Transparência Internacional, baseada em entrevistas com profissionais de negócios e formadores de opinião, não mede diretamente a corrupção. O levantamento, na avaliação do secretário, passa apenas a impressão de uma determinada camada da população, que se sente influenciada pela divulgação das ações de combate à corrupção do governo. “Quando as operações da Polícia Federal e as fiscalizações da CGU são divulgadas, as pessoas acreditam que os casos de fraude estão aumentando, mas na verdade eles já ocorriam e não eram percebidos”, comentou. Apesar de a Transparência Internacional não considerar a melhora de dois décimos na nota do Brasil – que passou de 3,3 no ano passado para 3,5 neste ano – um sinal de que a corrupção diminuiu, Navarro disse que a oscilação pode ser um sinal de que a percepção do problema começa a mudar: “Aos poucos, as pessoas estão tomando consciência de que o Brasil está ficando mais transparente e revirando os casos de corrupção.” Ele citou as cerca de 330 operações da Polícia Federal que desde 2003 resultaram na prisão de 5.618 pessoas – entre elas, 903 agentes públicos. Em relação à CGU, ele mencionou que nos últimos anos foram fiscalizados, por sorteio, 1.281 municípios e 61 transferências de recursos federais. As fiscalizações foram responsáveis pela demissão ou cassação de aposentadoria de 1,4 mil agentes públicos. Em relação à prevenção, Navarro ressaltou a capacitação, pela CGU, de 5 mil cidadãos e de 15 mil servidores para acompanhar a aplicação dos recursos públicos pelos municípios. E comentou: “O Brasil está fortalecendo as instituições que trabalham no combate à corrupção para construir um Estado sólido.” ( Matéria da Agência Brasil)

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lançou, na quinta-feira (27/09), a campanha publicitária que visa incentivar a doação de órgãos para transplantes no Brasil. A solenidade contou com a presença do bebê Matheus Bitencourt Lazaretti, de apenas um ano e cinco meses, recuperado de uma cardiopatia congênita aos sete meses, graças a um coração doado. Matheus será a estrela da campanha deste ano. O tema da campanha deste ano é “Não deixe escapar das suas mãos a oportunidade de salvar vidas: doe órgãos, doe vida”. O objetivo da campanha é sensibilizar a população para a importância da doação de órgãos e tecidos e os profissionais de saúde para a necessidade da notificação de morte encefálica. Se a morte encefálica não é comunicada à central de transplante, a retirada do órgão se inviabiliza. Entre 2001 e junho de 2007, foram realizados 87.444 transplantes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar disso, outros 71.152 brasileiros continuam na fila de espera de doação de órgãos para transplante. Vinte e cinco dos 27 estados brasileiros dispõem de Centrais de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNDCO). De acordo com levantamento do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde, apenas 28,25% das famílias com potenciais doadores em morte encefálica no Brasil são contrárias à doação. Esse percentual é menor que a média aceitável pela literatura científica internacional, por volta de 33%. O programa de transplantes do SUS é o segundo maior do mundo, superado apenas pelo da Espanha. Embora jovem – tem menos de uma década de funcionamento – o programa tem passado por mudanças que o diferenciam na qualidade, em relação aos demais países que oferecem esse tipo de assistência médica gratuita. No ano passado, por exemplo, houve mudança no critério da fila para transplante de fígado, passando de cronológico para o de gravidade reduzindo, assim, o tempo de espera dos pacientes que precisavam com mais urgência do transplante. Entre janeiro de 2006 e junho de 2007, foram realizados 1.408 transplantes de fígado. Apenas Tocantins e Roraima ainda não dispõem de Centrais de Transplantes. Em todo o país, o SUS conta com 1.335 equipes preparadas para fazer essa cirurgia de alta complexidade, 925 hospitais autorizados a realizar os enxertos, 170 hospitais aptos a captar e fazer busca ativa de órgãos e tecidos, e 58 laboratórios para realizar os exames que ajudarão a evitar a rejeição do órgão (histocompatibilidade). Também tem 34 bancos de olhos, seis de tecidos músculoesqueléticos, um de válvulas cardíacas e um de pele. Em 2006, o SUS teve uma despesa total de R$ 464,8 milhões com transplantes, sendo R$ 278,5 milhões com a aquisição dos medicamentos para evitar a rejeição dos órgãos transplantados, os imunossupressores. No ano passado, foram realizados pelo SUS 15.675 transplantes, sendo 919 de medula óssea, 10.382 de córnea e 4.374 de órgãos sólidos (rim, fígado, coração, pâncreas, pulmão). No primeiro semestre de 2007, foram realizados 7.661 transplantes, sendo 620 de medula óssea, 4.989 de córnea e 2.052 de órgãos sólidos. Existem no Brasil 71.152 pacientes em lista de espera para transplante, sendo 42.282 para órgãos sólidos, 26.793 para córnea e 2.063 para medula óssea. (Ouça o spot da campanha acessando nosso podcast, vá até nossa secção de links).

E como na matéria foi dito que a Espanha tem o maior programa de transplante de órgãos do mundo... vamos ouvir o spot de campanha realizada naquele país. (Para ouví-lo acesse nosso podcast - vá até nossa secção de links)

O spot espanhol diz o seguinte: A Maria, a mãe dela, os avós da Maria e a melhor amiga dela choraram quando ficaram sabendo que a Maria deveria fazer um transplante de coração. Todos também choraram dois anos depois quando Maria teve seu primeiro filho. Ainda segundo o texto a pessoa transplantada pode levar uma vida normal. Para isso é preciso que haja doadores de órgãos e tecidos, e afirma que o que você fizer hoje poderá salvar uma vida amanhã.

Dia Internacional da Não=Violência:

A Assembléia Geral das Nações Unidas adotou, recentemente e por unanimidade celebrar a data de nascimento de Mahatma Gandhi – 2 de outubro – como o Dia Internacional da Não-Violência. A iniciativa da resolução de 15 de junho passado foi liderada pela Índia e apoiada por 142 países.
Portanto, a primeira comemoração será realizada este ano na sede das Nações Unidas em Nova York, oportunidade para a qual foi convidada a Profa. Lia Diskin, mentora e co-fundadora da Associação Palas Athena. A mesa redonda da que participará tem o propósito de reunir eminentes pensadores e intelectuais para apontar os desafios e problemas contemporâneos, e a relevância da filosofia gandhiana para dar conta dessas questões. A 26ª Semana Gandhi inicia em 2 de outubro – e se estende ao longo do mês – com mais de 400 atividades que acontecem em 6 estados brasileiros, 16 cidades, 89 escolas, 4 universidades e dezenas de órgãos governamentais e instituições da sociedade civil. Sete escolas de Cândido Mota estão entre os participantes, numa parceria entre o projeto Chance à Paz e o Instituto Palas Athena.

Rir é um bom remédio:

O tempo passa...

Joãozinho estava vendo as fotos de casamento dos pais dele, e pergunta:
- Mãe quem esse cabeludo que está aqui do seu lado na foto?
E a mãe responde:
- É o seu pai meu filho.
E Joãozinho torna a perguntar:
- Então quem é esse cara careca que mora com a gente?

______________________________________________

Músicas executadas durante o programa:

Velho Rei - Marcos Russoni: http://www.musicexpress.com.br/Artista.asp?Artista=233#musica=Velho%20Rei
Stand By Me - The Temptations: http://vagalume.uol.com.br/temptations/stand-by-me.html
A Minha Escola - Bebé Lilly: letra não disponível
Brasil Corrupção - Ana Carolina & Seu Jorge: http://ana-carolina-seu-jorge.letras.terra.com.br/letras/457858/
Imagine - John Lennon: http://john-lennon.letras.terra.com.br/letras/90/
Gandhi - Les Charts: http://vagalume.uol.com.br/charts/gandhi.html

_________________________________

Blog Chance à Paz:
Criação, Redação, Edição e Responsabilidade:
Silvio LuísAssis
/SP
E-Mail:
chanceapaz@bol.com.br
Viva a Paz!!! Viva em Paz!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário