
Frase de Abertura:

Frase de Mahatma Gandhi.
Agenda Chance à Paz:
Por decisão da Assembléia Geral da ONU, a partir desse ano, todo dia 02 de outubro será comemorado o Dia Internacional da Não-Violência. A data é em comemoração ao nascimento de Mahatma Gandhi. Em Cândido Mota, 7 escolas estarão desenvolvendo atividades sobre o tema no decorrer do mês de outubro.
E sabe o que temos que fazer hoje, amanhã e depois, e assim por diante? Acabar com a dengue. Os casos de dengue estão aumentando em toda a região, e a culpa é de cada um de nós que mantemos os recipientes com água limpa em nossas casas, quintais e terrenos baldios. Então não se esqueça: todo dia é dia de acabar com a dengue.
Destaque da semana:
Com shows artísticos das escolas públicas e particulares, entidades e projetos sociais e André Melo, Primeiro Festival Primavera de Paz atrai bom público a Praça da Matriz e marca a instituição do Dia Municipal da Paz em Cândido Mota.
(Foto Jornal O Diário do Vale)

Recanto dos Amigos:
Apesar de tudo o que fizemos e do que muitos continuam a fazer o Planeta Terra ainda continua nosso amigo... e desde às 6 horas e 51 minutos de hoje estamos vivendo, aqui no Hemisfério Sul, aquela que é chamada a bela estação do ano, a Primavera. E Primavera é o nome do texto de Cecília Meireles que apresentamos no Recanto dos Amigos de hoje. O texto foi extraído do livro Obra em Poesia – Volume Um.
Primavera
(Cecília Meireles)

Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.
Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.
Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.
Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.
Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim.
Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.
Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.
Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.
( Cecília Meireles )
Chance a Paz na Escola:
Na semana passada falamos sobre o início do Projeto Fome por que? nas Escolas Olga Breve e Helena Pupim, numa parceria entre o Chance à Paz, Programa Alimente-se Bem, UNIP, Escola Técnica Estadual Professor Luiz Pires Barbosa e Cozinha Piloto Municipal de Cândido Mota. O projeto é baseado no primeiro dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que é Acabar com a Fome e a Miséria. Visando integrar a comunidade em geral no projeto é que iremos partir na busca daqueles que fazem o cultivo de hortas em casa ou em terreno vagos. A partir da próxima semana estaremos levando ao ar os exemplos. Você pode participar enviando carta ao Programa Chance à Paz – Rua Ângelo Pípolo, 766 – Cândido Mota – SP – CEP 19880-000, contando sobre sua experiência com o cultivo doméstico de hortas e a destinação de sua produção, se ela é para o consumo próprio, se você divide com os vizinhos, se você obtém alguma renda com sua horta e as hortas comunitárias. Nós iremos te visitar e conhecer a sua horta. Queremos com isso mostrar que a solução do problema da fome está em nossas mãos, e incentivar, principalmente, as comunidades carentes a adotarem o cultivo de hortaliças. Envie-nos sua experiência sobre o cultivo de horta. Sua história poderá ser destaque no Programa Chance à Paz e servir como exemplo na busca da eliminação fome. Mande sua carta para o Programa Chance à Paz, Rua Ângelo Pípolo, 766 – Cândido Mota – SP – CEP 19880-000
Paz no Trânsito:

Em 19 de junho deste ano o Vaticano apresentou os 10 Mandamentos do Trânsito. Nós falamos sobre eles aqui na época da publicação, mas nunca é demais relembrar regras de bom comportamento, inclusive no trânsito.
Dez Mandamentos do Trânsito:
01) Não matarás
02) A estrada seja para ti um instrumento de ligação entre as pessoas, não de morte
03) Cortesia, correção e prudência para te ajudar a superar os imprevistos
04) Ajudar o próximo, principalmente se for vítima de um acidente
05) Que o automóvel não seja um lugar de dominação e nem lugar de pecado
06) Convencer os jovens sem licença a não dirigir
07) Dar apoio às famílias que tenham parentes vítimas em acidentes
08) Reúna-se com a vítima com o motorista agressor em um momento oportuno para que possa viver a experiência libertadora do perdão
09) Proteger o mais vulnerável
10) Você é o responsável pelos outros
Dou Chance à Paz:

( Repórter )O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado nesta sexta-feira (21/09) com a Campanha de Acessibilidade. O objetivo de promover a reestruturação das cidades brasileiras buscando a construção de novos espaços acessíveis e adaptando os antigos para atender as necessidades das pessoas com deficiência. A conselheira do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, CONADE, Martinha Clarete Dutra, destaca os problemas que as pessoas com deficiência enfrentam com a falta de acessibilidade.
( Martinha ) Os nossos grandes problemas hoje, sem dúvida, são os prédios de uso público, né? Como agências bancárias, por exemplo, lotéricas, hospitais, lojas e restaurantes. Todos esses precisam se adaptar. E essa é a razão da nossa campanha. Não basta ter lei. A lei tem que ser cumprida. E ela é cumprida a medida que haja cobrança.
( Repórter ) Martinha Dutra disse que uma das prioridades na luta das pessoas com deficiência é a educação.
( Martinha ) Grande parte das escolas, principalmente as estaduais, ainda são inacessíveis, e isso justifica a baixa escolaridade da pessoa com deficiência. Segundo os dados 22% das pessoas com deficiência no Brasil são analfabetas. A repetência incide quatro vezes mais sobre as crianças e jovens com deficiência, sem falar na evasão, que é muito grande.
( Repórter ) A conselheira informou que a campanha está distribuindo uma cartilha nas escolas públicas de todo o país para sensibilizar os alunos e gestores e dar mais valor social aos deficientes. De acordo com Martinha Clarete Dutra o CONADE tem cada vez mais cobrado e acompanhado os processos de mudanças para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência.
( Martinha ) Nunca houve no Brasil tantas políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência como nesses últimos dez anos. Isso não é gratuito. Isso tem uma razão. O nosso movimento social tem se fortalecido.
( Repórter ) As pessoas com deficiência podem buscar os seus direitos procurando os conselhos municipais. Para mais informações ligue para o CONADE no telefone (61) 3429-3673. De Brasília Deborah Souza.
Obrigado Deborah.
Rir é um bom remédio:
Tardes de calor

_Joãozinho vá até a lousa e escreva a palavra calor.
Joãozinho foi até lá e escreveu.
Assim que ele terminou o professor perguntou:
_Joãozinho porque você colocou acento circunflexo na palavra calor?
_Ah fêssor, não esse tal acento não, é só um chapeuzinho pra refrescar um pouco.
_________________________________________
Músicas executadas durante o programa:
A paz - Nando Cordel: http://br.youtube.com/watch?v=n7cKxsrJjq0
Dança da Primavera - Keilah Diniz: http://www.musicexpress.com.br/Artista.asp?Artista=68#musica=Dança%20da%20Primavera
Fome Come - Palavra Cantada: http://vagalume.uol.com.br/palavra-cantada/fome-come.html
Transe o Trânsito - Moraes Moreira: acesse nosso podcast, vá até nossa secção de links.
Hey Joe - O Rappa e Marcelo D2: http://o-rappa.letras.terra.com.br/letras/28943/
_________________________________________
Blog Chance à Paz:
Criação, Redação, Edição e Responsabilidade:
Silvio LuísAssis/SP
E-Mail: chanceapaz@bol.com.br
Viva a Paz!!! Viva em Paz!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário