domingo, setembro 16, 2007

Neste 16 de setembro de 2007 foi ao ar pela Rádio A Voz do Vale FM - 103,3 MHz - Cândido Mota/SP, o programa Chance à Paz de número 33. Boa parte dele foi dedicada ao início do Projeto Fome por que?. No Recanto dos Amigos foi lida a carta e atendido pedido musical de um aluno participante do projeto. Também falamos sobre a camada de ozônio. Joãozinho na aula de Geografia.... rsrsrsrskkkkk.

Frase de Abertura:


"Não somos amados por sermos bons. Somos bons porque somos amados."


Frase de Desmond Tutu.

Agenda Chance à Paz:

É nesta quinta-feira, dia 20 de setembro, o Primeiro Festival Primavera de Paz, a partir das 8 horas da noite, nas Escadarias da Igreja Matriz de Cândido Mota, em comemoração ao Dia Internacional da Paz, Dia da Árvore e a chegada da Primavera. Shows com alunos das redes pública e particular de ensino, entidades assistências e projetos sociais e André Melo, tendo como temas a paz e a natureza. O patrocínio é da Prefeitura Municipal de Cândido Mota.

E sabe o que temos que fazer hoje, amanhã e depois, e assim por diante? Acabar com a dengue. Os casos de dengue estão aumentando em toda a região, e a culpa é de cada um de nós que mantemos os recipientes com água limpa em nossas casas, quintais e terrenos baldios. Então não se esqueça: todo dia é dia de acabar com a dengue.

Destaque da semana:

Começa o Projeto Fome Por que? Nas Escolas Municipais Helena Pupim Albanez e Olga Breve Alves.

VEJA PUBLICACÃO DO DIA 15 de setembro de 2007.
Lá também estão publicadas as fotos relativas aos eventos.

Repórter Chance à Paz por um dia:

Agora vamos ao Repórter Chance à Paz Por Um Dia, começando pelos dois alunos da Escola Helena Pupim. O primeiro é o aluno Valdenir Fernandes.

( Repórter )Eu sou Valdenir Fernandes, tenho 29 anos, sou aluno do Ensino Médio EJA, da Escola Helena Pupim Albanez. Estamos com a professora Rosana e, queremos ouvir dela o que ela tem a nos dizer sobre a atividade realizada em parceria com a nutricionista Daniela Falcão na Escola Pupim Albanez.
( Rosana ) ..Pra nós é motivo de grande alegria perceber que vários segmentos da sociedade tem se preocupado em transmitir tão ricas, de uma forma bem lúdica, a respeito da importância de uma alimentação equilibrada. Com este evento os alunos puderam vivenciar, saborear e entender que é possível ter uma alimentação equilibrada, com qualidade, de forma simples, com aproveitamento de alimentos, e principalmente que eles desenvolvam o hábito do reaproveitamento de alimentos em casa, já que nós sabemos que muitas famílias não têm o hábito de consumir cascas, talos. Isso não faz parte da cultura do brasileiro. E com isso há um grande número de desnutridos, embora uma parte importante do alimentos é jogada fora, e deixando a desejar. Então parabéns ao Silvio Luís, parabéns a nutricionista, a todos que se envolveram nesse projeto que foi de grande importância para nossa escola.
( Repórter ) Eu, Valdenir Fernandes, sou repórter por um dia do programa Chance à Paz.

Obrigado Valdenir. Ainda sobre o Projeto por que? a aluna da Escola Helena Pupim, Maria Silvana Paes Ferreira, também foi repórter chance à paz por um dia.

( Repórter ) Eu sou Maria Silvana Paes Ferreira, tenho 44 anos, sou aluna do primeiro colégio B da Escola Municipal Helena Pupim. Vou entrevistar a Dercília.
Dercília, o que você achou da palestra...?
( Dercília ) Achei muito proveitosa, porque ela disse que a gente que aproveitar os alimentos com a casca. E eu sei que a casca é muito importante para o funcionamento do intestino.
( Repórter ) E que você achou da comida que você comeu hoje, os alimentos?
( Dercília ) A torta... que eu experimentei estava muito boa.
( Repórter ) Muito obrigada. Eu sou Maria Silvana, repórter Chance à Paz por um dia.

Obrigado Maria Silvana.

Ainda falando o Projeto forme porque? Iniciado nesta seman, vamos agora ouvir os repórteres chance a paz por um dia, que na Escola Olga Breve foram 3. O primeiro foi Adriano Giovanelli.

( Repórter ) Meu nome é Adriano Giovanelli, tenho 26 anos, estudo no terceiro colégio da Escola Olga Breve e vou ser repórter Chance à Paz por um dia. Estou entrevistando Alex Lopes. O que que você acha desse projeto?
( Alex ) Eu achei muito bom. Porque isso aí vai melhorar muita coisa. A pessoa vai aprender como economizar... e que a gente joga muita coisa fora, não entende disso, estamos sendo acompanhado por uma nutricionista. Eu acredito que vai ficar muito bom as pessoas saberem o que realmente eles estão fazendo para não continuar a miséria, o desperdício que tá hoje.

( Reporter ) Eu sou Adriano Giovanelli e fui repórter Chance à Paz por um dia.

Obrigado Adriano. A segunda repórter Chance à Paz por um dia na Escola Olga Breve foi a aluna Aline Alves de Moraes.

( Repórter ) Meu nome é Aline Alves de Moraes, tenho 20 anos, estou no segundo colegial da Escola Olga Breve e vou ser repórter Chance à Paz por um dia.
Estou entrevistando a professora Célia, de Matemática. Eu queria saber o que você achou do projeto sobre a fome que tá acontecendo na nossa escola.
( Célia ) Eu achei muito bom, pois eu acho que assim é uma única maneira que a gente tem de poder parar, refletir e pensar um pouquinho como que está indo a nossa vida em questão alimentar, né? Porque se não for através de um projeto a gente nunca pára pra pensar essas coisas que nós ouvimos hoje. Pra que a gente possa cuidar bem da nossa alimentação, e ter uma vida mais saudável, mais tranqüila.

( Repórter ) Eu sou Aline Alves de Moraes e fui repórter Chance à Paz por um dia.

Obrigado Aline. A terceira repórter Chance à Paz por um dia na Escola Olga Breve foi a aluna Cleonice.

( Repórter ) Meu nome é Cleonice, tenho 42 anos, estudo no terceiro colegial, na Olga Breve, e vou ser repórter Chance à Paz por um dia. Eu vou entrevistar a dona Márcia, diretora da escola. O que a senhora espera com esse projeto Chance à Paz.
( Márcia ) Olha, como eu falei lá fora, nós educadores somos muito idealistas, e dentro desses nossos ideais, nós procuramos sempre inovar e procurar coisas que agradem e que incentivem vocês, né? Incentive todos nós. E neste projeto que é uma junção, uma união entre a Rádio Voz do Vale que é o Silvio, e nós, educadores aqui do Olga Breve, nós procuramos fazer com que os alunos se interagem, aprendam a se interagir, aprendam a viver bem, a conviver. Então eu acredito muito nesse projeto, porque já iniciado no semestre passado e teve muito sucesso, porque eu acredito e vejo pelo sorriso de vocês, pela alegria de vocês, pelo interesse, pela vontade de aprender mais, pelas perguntas que vocês fazem pelos corredores da escola, dentro de sala de aula pros professores. Então nós acreditamos que nós estamos acertando. E trazer esse projeto à vocês, essa continuação nesse semestre. Hoje, com esse jantar que tivemos aqui, com todos os nutrientes que a nutricionista disse que é preciso pra uma refeição que vocês tiveram, eu fiquei muito feliz ao vê-los todos sentados numa mesa, juntos com todos os professores. Foi muito gratificante. Todo o nosso carinho envolvido nesse projeto e ao ver todos vocês lá hoje (13/09) todos sorrindo, felizes, foi gratificante demais. Gostei. Então vale a pena com certeza, vale a pena mil vezes.
( Repórter ) Bom eu acho que pra os alunos, a hora que a gente saiu foi um pouco difícil, né? Saber que a gente ia comer...jantar, mas era tudo casca, talos, todo mundo ficou meio assustado no princípio, mas tava muito bom... a senhora já sabia, já tinha feito alguma, reaproveitado alguma coisa de talos, casca, essas coisas?
( Márcia ) Não. Eu nunca fiz um curso nesse nível. Eu aproveito sim algumas coisas, porque leio alguma coisa sobre isso, mas, não aproveito tudo. Depois dessa palestra vi que muitas coisas eu não aproveito. Gostaria até de fazer um curso pra eu poder aproveitar melhor os alimentos.
( Repórter ) Eu acho que a tendência... o projeto é pra melhorar, facilitar mais a vida da gente. Mas a senhora não acho que isso, se pegar mesmo, depois os feirantes eles não vão começar a cobrar pelos talos... eu acho que eles vão cobrar dois por um. (risos)
( Márcia ) Olha, só diminuindo o lixo do nosso país, eu acho que aí já é uma vantagem grande. O lixo do nosso país é muito grande. Só a porcentagem do lixo já dava pra alimentar uma cidade de São Paulo inteira. Nosso país jogando todo esse lixo. Então só quando... Eu não acredito que tenha venda do talo, mas mesmo que tiver uma coisa mínima, não vai ter mais lixo, e isso já é muito importante. É um passo muito grande.
( Repórter ) Entrevistei a Dona Márcia, diretora da Escola Olga Breve Alves. Eu sou a Cleonice e fui repórter Chance à Paz chance à paz por um dia.

Obrigado Cleonice. Vamos agradecer aqui a direção, os coordenadores, os professores, os servidores e os alunos das Escolas Municipais Helena Pupim e Olga Breve, as nutricionistas do Programa Alimente-se Bem e a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cândido Mota. Um agradecimento especial aos alunos que foram nossos repórteres por um dia.

Recanto dos Amigos:

Hoje vamos atender a carta de um aluno da Escola Helena Pupim... e ele também pede uma música que tem a ver com a produção de alimentos.
Então vamos a carta de Francisco Borges, aluno da oitava série A, da Escola Helena Pupim.

Uma Homenagem a Voz do Vale FM
Eu Francisco Borges quero agradecer pelo trabalho que vocês tem feito pela nossa cidade, por levar música aos lares de cada cidadão cândido-motense. E também das palestras que estamos tendo em nossa escola, uma delas que falou a respeito do filme FormiguinhaZ, onde mostrou da importância de trabalharmos junto, em equipe, pois só assim... contribuiremos para um mundo melhor, por darmos uma chance à paz.
Agora tivemos uma palestra a respeito de alimentar-se bem, para termos uma qualidade de vida melhor, onde falou-se de aproveitar-bem tudo o que consumimos em forma de alimentos por não haver-se desperdício.
Francisco inclui na carta uma poesia.

Viver é aproveitar-se de cada segundo da vida.
É poder desfrutar de tudo o que existe de bom.
É acordar todos os dias e contemplar o lindo amanhecer e
Ver o céu vermelho do lindo por do sol.

Ele acrescenta que devemos refletir um pouco sobre a nossa vida e de como fomos criados. O Francisco pede com Chitãozinho e Xororó – Terra Tombada, e oferece aos familiares de Palmital e a todos os cidadãos cândido-motenses.
Obrigado Francisco Borges...

Em paz com a natureza:


A camada de ozônio da Terra está sendo recuperada graças às medidas tomadas pelos 191 países signatários do Protocolo de Montreal, disse nesta quinta-feira (13) a Agência para a Proteção Ambiental (EPA) do Governo dos Estados Unidos.
A EPA assinalou que desde 1998, devido aos esforços dos EUA e da comunidade internacional, "a redução da camada de ozônio foi reduzida em quase todo o mundo".
O tratado, assinado inicialmente por 24 nações em 1987, estabelece a gradual eliminação do uso de produtos químicos que castigam a camada de ozônio, situada na estratosfera e que serve como um escudo contra as nocivas radiações de raios ultravioleta (UV).
O administrador da EPA, Stephen Johnson, elogiou os avanços da estratégia global para a proteção da camada de ozônio, às vésperas das celebrações pela assinatura do tratado multilateral, em 16 de setembro de 1987, em Montreal (Canadá).
De 16 a 21 de setembro, representantes da comunidade internacional se reunirão em Montreal para celebrar o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio e analisar os avanços neste tema.
O Protocolo de Montreal é um "brilhante exemplo de como o engenho humano, a liderança e a determinação podem criar um mundo melhor e mais saudável", enfatizou Johnson em comunicado.
Durante os anos 80, os cientistas tinham notado a redução da camada de ozônio, mas, nos últimos 20 anos, o tratado multilateral contribuiu para a busca de medidas alternativas e eficazes para resistir à destruição da camada de ozônio e melhorar a proteção do meio ambiente e a saúde humana, disse a EPA.
Os cientistas prevêem que a camada de ozônio na zona do Antártico, por exemplo, voltará aos níveis de antes de 1980 a partir de 2060.
O Governo dos Estados Unidos, através da EPA, aprovou mais de 300 alternativas a substâncias químicas que destroem a camada de ozônio.
Já a Organização Meteorológica Mundial anunciou ontem que houve uma pequena melhora nas emissões de gases prejudiciais a ela, mas a camada de ozônio continua diminuindo.
A organização alerta que as conseqüências do aquecimento global são desastrosas para a camada de ozônio. Segundo ela tem por conta do aumento da temperatura nas camadas mais baixas da atmosfera está ocorrendo um esfriamento das camadas mais altas, e isso afeta o ozônio.

Rir é um bom remédio:

Ele morreu...???

A professora de Geografia pergunta ao Joãozinho.
Joãozinho, me diga tudo o que você sabe sobre o Mar Morto.
E Joãozinho responde.
Nossa, ele morreu fêssora? Sinto muito viu. Eu nem sabia que ele tava doente.



I FESTIVAL PRIMAVERA DE PAZ

Será nesta quinta-feira, dia 20 de setembro, a partir das 8 horas da noite, nas Escadarias da Igreja Matriz de Cândido Mota, o Primeiro Festival Primavera de Paz.Um evento em comemoração ao Dia Internacional da Paz, Dia da Árvore e a chegada da Primavera. O Festival tem a confirmadas as seguintes participações: APAE de Cândido Mota, Associação Voluntária do Câncer Bia Franciscatti, AVIAPA, CAPS, Centro Vocacional Frei Paulino, Clube Renascer da 3ª Idade, Colégio Santa Clara COC, Colégio Santos Anjos Objetivo Educon, Conselho Tutelar, CONSEG, Coral Infantil da AMAS (Igreja Metodista), EE do Jardim São Francisco, EE José Augusto de Carvalho, EE José dos Santos Almeida, EE Profª. Clotilde Castro Barreira, EE Rachid Jabur, EMEIF Helena Pupim Albanez, EMEIF João Leão de Carvalho, EMEIF Olga Breve Alves, ETE Prof. Luiz Pires Barbosa, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e Secretaria Municipal da Assistência Social.
E pra encerrar show com André Melo. Todos os números terão como temas a paz e a natureza.

Patrocínio:
Prefeitura Municipal de Cândido Mota

Apoio:
Camiseta e Cia., CMOTAnet, Eletrônica Estrela, Escolinha de Futebol ADCM, Floricultura Ki Encanto Flores, Gráfica Vital, Igreja Matriz de Cândido Mota, Jornal O Diário do Vale, Jove Studio, Rádio A Voz do Vale FM, Cavassini Móveis e Eletro, Escola de Informática Século XXI, Central das Cores, Auto Posto 2 Irmãos, Wilson Churrascaria Grill, Formeds Produtos Hospitalares, e Lótus Ind. Com. de Derivados de Mandioca.

Realização:
Projeto Chance à Paz
_______________________________________

Musicas Executadas no Programa:



Brazilian Genghis Khan - Comer Comer: http://vagalume.uol.com.br/brazilian-genghis-khan/comer-comer.html
As Frenéticas - Féijão Maravilha: http://vagalume.uol.com.br/as-freneticas/feijao-maravilha.html
COEP - Espírito Santa - Fome no Brasil - acesse nosso podcast para ouvi-la
Chitãozinho e Xororó - Terra Tombada: http://vagalume.uol.com.br/chitaozinho-e-xororo/terra-tombada.html
Os Paralamas do Sucesso - O Trem da Juventude: http://vagalume.uol.com.br/paralamas-do-sucesso/o-trem-da-juventude.html
________________________________________

Blog Chance à Paz
Criação, Redação, Edição e Responsabilidade:
Silvio Luís
Assis/SP
E-Mail: chanceapaz@bol.com.br
Viva a Paz!!! Viva em Paz!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário