domingo, setembro 02, 2007

Em 02 de setembro de 2007, Semana da Pátria, foi ao ar pela Rádio A Voz do Vale FM, 103,3 MHz, Cândido Mota/SP, o programa Chance à Paz de número 31. Nele falamos da palestra realizada na EE Santo Hino, localizada no Distirito de Santo Antônio do Paranapanema, no municipio de Cândido Mota; da Independência do Brasil; do Dia do Rio Paranapanema; das Metas Do Milênio (ODM); da Campanha do Câncer de Mama; do Programa de Turismo para Idosos e ficamos sabendo que o Joãozinho respeita os sinais de trânsito (rsrsrsrsrs). E vem aí o Primeiro Festival Primavera de Paz, dia 20 de setembro, vista-se de branco, confeccione faixas e cartazes para registrar sua presença e sua manifestação em favor da paz e do meio ambiente.


Frase de Abertura:

"É o mais feliz, seja ele rei ou camponês, aquele que encontra paz em seu lar."


Frase de Johann von Goethe.

Agenda:

O que está programado por quem Dá Chance à Paz você fica sabendo agora na nossa agenda.

Passeio Ciclístico da Independência, dia 07 de setembro, com saída da Praça da Matriz, às 9 horas da manhã. Haverá o sorteio de 3 bicicletas e para concorrer é preciso trocar um quilo de alimento por um cupom nas escolas municipais e estaduais e na Terceira Companhia da Polícia Militar.

Festa das Nações do Grupinho, dia 14 de setembro, a partir das 19 horas, no Salão do Asilo São Paulo em Cândido Mota. Show com Rosana Melo. Reservas de mesa na secretaria da escola.

E Vem Aí.... Primeiro Festival Primavera de Paz, dia 20 de setembro, a partir das 8 horas da noite, nas Escadarias da Igreja Matriz de Cândido Mota. Em comemoração ao Dia Internacional da Paz, Dia da Árvore e a chegada da Primavera. Shows com alunos das redes pública e particular de ensino, entidades assistências e projetos sociais e André Melo, tendo como temas a paz e a natureza. O patrocínio é da Prefeitura Municipal de Cândido Mota.

E sabe o que temos que fazer hoje, amanhã e depois, e assim por diante? Acabar com a dengue. Os casos de dengue estão aumentando em toda a região, e a culpa é de cada um de nós que mantemos os recipientes com água limpa em nossas casas, quintais e terrenos baldios. Então não se esqueça: todo dia é dia de acabar com a dengue.

Destaque da semana:

Projetos “Sonhando Juntos Por Um Mundo Unido” e “Chance à Paz” se unem em palestra na Escola Estadual Santo Hino.

Na última quarta-feira, atendendo ao convite da Escola Estadual Santo Hino, eu estive no Distrito de Santo Antônio do Paranapanema ou Porto Almeida, como também é conhecido, para a palestra “Paz a gente que faz” abordando vários temas como: fragilidade da vida, generosidade, meio ambiente e amizade. O estabelecimento desenvolve o projeto “Sonhando Juntos Por Um Mundo Unido” e é uma parceria entre a Diretoria de Ensino e a Diocese de Assis, e nós fomos colaborador. Durante 2 horas, os cerca de 60 alunos de quinta a oitava séries, além de ouvirem sobre tais assuntos também foram convidados a fazer o origami do Tsuru e a brincadeira da inclusão. A palestra também foi ilustrada com letras de algumas músicas relacionadas aos temas apresentados. Ao término da palestra a aluna da oitava série, Priscila da Silva Braz, de 13 anos, moradora naquele distrito, foi a repórter Chance à Paz por um dia.

(Priscila) Oi. meu nome é Priscila da Silva Braz, estudo na EE Santo Hino, tenho 13 anos, estou na 8ª Série, e hoje estou fazendo uma entrevista sobre uma palestra que teve na escola com as minhas amigas Renata e Natani. Então Renata, o que você pensa sobre a palestra que teve hoje?
(Renata) Eu penso que foi uma lição de vida. Que nós temos que fazer alguma coisa pela paz, e que foi muito legal aprender a fazer um origami, lá.

(Priscila) Ta bom. E você Natani, o que você entende pela palestra de hoje?
(Natani) Eu entendo que nós devemos analisar nossos amigos, mas nem todos são nossos amigos porque talvez eles mintam.
(Priscila) Renata e Natani, vocês acham que tem paz no relacionamento entre a sua família e entre os seus amigos?
(Renata) Eu acho que entre a família há uma ligação sim. A gente conversa pra tudo, não briga tanto. Entre os meus amigos eu acho que também. A gente sempre conversa, né? Tudo se resolve com conversa.
(Natani) Minha família eu acho que ela sempre... ela é boa pra mim. Eu gosto muito dela. Só que as vezes também passam discussões sobre as famílias, né? Igual tem família de hoje em dia que briga com os filhos, que fica se irritando com os meninos, batem, e depois... as mães vão presas.. e ficam agredindo, e isso eu acho que a gente poderia melhorar mais com essa palestra.
(Priscila) Então o que vocês podem falar para que o mundo seja melhor e que o mundo tenha paz e que não tenha nenhuma igual aconteceu há tempo atrás?
(Renata) Sejamos persistentes para pedir a paz. Quando tiver algum assunto pendente para resolver, resolvemos com a conversa, nunca com a briga. Sempre pedindo a paz.
(Natani) Sobre a paz? Eu entendo que o mundo devia ser melhor pra todos nós, né? E a gente poderia melhorar, ou seja, cada um faz a sua parte.
(Priscila) Obrigada pela entrevista meninas. Essa é a repórter Priscila da Silva Braz entrevistando para o projeto Chance pela Paz , no dia 29 de agosto.

Está foi a Priscila, repórter Chance à Paz por um dia. Obrigado à todos os alunos, professores, funcionários e direção da Escola Estadual Santo Hino pela recepção, pela oportunidade da experiência em falar aos adolescentes e pelo almoço oferecido pela diretora Sueli que preparou uma deliciosa sopa de mandioca com costela de porco. A raiz que virou sopa foi cultivada na própria escola.


Recanto dos Amigos:

Estamos na Semana da Pátria e por isso o Recanto dos Amigos, mais uma vez, é especial. Vamos dedicar esta parte do programa ao nosso amigo Brasil. O texto Amigo Brasil é de minha autoria, Silvio Luís de Carvalho.

Amigo Brasil
(Silvio Luís de Carvalho)


Mais de 500 anos se passaram desde a “descoberta”
E em pleno Século XXI uma coisa é certa
O País foi povoado por uma gente muito esperta.

Ah!! quanta esperteza!!
Muitos fazem com a miséria alheia sua riqueza.
Muitos tornam profissão sua pobreza.

Ah!! quanta liberdade!!
Você pode escolher morar no campo ou na cidade.
Agora o papo é outro se quer isso com dignidade.

Ah!! quanta plantação!!
Planta se o ódio, a cobiça, e a corrupção.
Colhe-se ironia, hipocrisia, impunidade e bajulação.

Ah!! que democracia!!
O poder emana do povo; grande porcaria!!
Se rouba, se mata... mas no Carnaval e em outras tantas festas há alegria e euforia.

Ah!! como a natureza aqui é bela!!
Tanta poluição e violência que nos grandes centros não se abre a janela.
Onde tudo que se planta dá, mas muitos não têm o que por na panela.

Sabe o que é isso? Isso é o Brasil.
Sim o Brasil. E ele suporta todo esse covil
Afinal ele é seu amigo, e não só sua “mãe gentil”.

E por ser amigo supera seu defeito
E só quer o seu bem
Saiba então que você é o sujeito
Que pode fazer o que mais convém
Que é mostrar que realmente enfrenta o eito
E transformar este lugar de ninguém
num país de um povo livre e satisfeito.
(Silvio Luis de Carvalho - setembro/2007)

Em Paz com a Natureza:

Entidade ambiental comemora Dia do Rio Paranapanema, em Florínea.

O Dia do Rio Paranapanema foi comemorado na última segunda-feira, 27 de agosto, na Prainha de Florínea. O ato foi uma realização da Envapa, Entidade Ambiental do Vale Paranapanema, e parceria com uma escola local, e contou uma série de atividades sobre a importância deste rio, que é um dos pouco grandes rios não poluídos e com várias usinas hidrelétricas em seu curso. E como dissemos no programa da semana passada, Beto Mantovani, dirigente da Envapa, fala no Programa Chance à Paz, ao vivo, sobre as comemorações do Dia do Rio Paranapanema e sobre a atuação da Envapa.

(Beto) Estamos aqui agora para informa-los a respeito de um grande acontecimento que houve lá em Florínea, que foi o Dia do Rio Paranapanema. Assim como tem o Dia da Mulher, o Dia do Escriturário, o Dia da Biodiversidade também tem o Dia do Rio Paranapanema, uma lei instituída pelo Salim Curiati, na Câmara dos Deputados, e agente aproveitou esse, porque eu acho que todo dia é o Dia do Rio Paranapanema, que é o rio dos esquecidos, vamos dizer assim. É um rio ainda não poluído, é um rio que banha toda a nossa região, mas que ele tem todo tipo de problema ocasionado pela ação do homem, né? Nós temos aí desmatamento, nos temos...as represas formadas, 8 represas formadas dentro do rio, ou 10 represas, entendeu? Então nós temos aí a interrupção do rio como um todo. Então nesse dia do rio a gente resolveu fazer um grande evento contando com alguns parceiros, com a Malta, com a Duke Energy e com as escolas. Esse trabalho a gente começou nas escolas, é pra transformar, é um grande projeto que nós temos chamado Paranapanema Vivo, pra transformar num rio, e no Dia do Rio Paranapanema nós fizemos um piloto na cidade de Florínea, na Prainha, e lá na Prainha nós criamos o varal da biodiversidade. O que seria o varal da biodiversidade? As crianças foram preparadas em salas de aula, foram através da sua intuição, da sua criatividade, desenharam não só aspectos do Rio Paranapanema, a sua ictiofauna, os peixes que existem no Rio Paranapanema. Também desenharam os animais que existiam antigamente nas florestas que tinham em Florínea, em Tarumã, Cruzália, Pedrinhas, Cândido Mota, Assis. Então se criou essa fórmula de criar esse varal da biodiversidade nesse dia do acontecimento do Rio Paranapanema foi pra que eles tivessem um noção de que ainda há uma maneira de recuperar essa biodiversidade da nossa região apesar do avanço cana enfreada, e a agora ainda mais, ainda mais agora que vai tá 40%, precisa de 40% de área de plantio a mais, há uma previsão nesse sentido, né? Mas a gente ainda tem a esperança de recuperar. E o varal da biodiversidade nada mais é que o entorno de ilhas, o que são, ilhas de mata, essas matas que ficaram onde tem o macaco bugio, onde tem o macaco prego, onde tem a capivara, onde tem... as tem algumas matas aí que ainda tem cateto. Tem outras matas que tem cotia e outros animais assim da biodiversidade. Essas ilhas podem ser interligadas por áreas de APP em rios que deságuam no Paranapanema. O que são áreas de APP? São áreas de proteção permanente. Trinta metros da margem desses pequenos riachos desses rios que confluem para o Rio Paranapanema, esses 30 metros serão recuperados. Por lei já é obrigado que eles sejam recuperados. Enquanto que a Duke Energy tem um trabalho de recuperação das margens da represa, isso criaria um corredor de biodiversidade onde a gente poderia estar interligando essas ilhas de matas que estão isoladas que foi onde permaneceram esses animais. Esses animais hoje existem? Existem porque ficaram essas ilhas. Porque se não nós não teríamos mais nenhum animal na nossa região. Porque eles não tavam no meio da cana, eles num tavam no meio do plantio de milho, eles num tavam no meio do plantio de soja. Esses animais estavam exatamente isolados dentro dessas ilhas, como estão ainda isolados em boa parte em Florínea, Assis, Cândido Mota, Tarumã, Palmital. Agora o grande risco com o crescimento da cana, sexta-feira por exemplo, nós tivemos um problema gravíssimo, né? Que parecia que tava nevando na cidade de Assis e creio que também na região. E a fuligem era tanta, e outra, dando aula nas escolas e fazendo o trabalho nas escolas, a gente percebe que mais de 28% das crianças ou já chega, tem casos, de chegar a 60, 70% têm problemas respiratórios causados pela grave poluição que nós enfrentamos por usinas da região. Uma poluição que vem também determinar é a... a intensidade de cultura dessas usinas está prejudicando inclusive o rio, por que? Porque deságua o esgota, deságua um monte de veneno nas águas do Rio Paranapanema, aí então foi a idéia de se criar, de se comemorar nesse dia do Rio Paranapanema, dá um grito de basta pra tudo isso, né? Um grito de socorro para o rio, que nós temos um rio ainda limpo. Um grito de socorro para aquelas pessoas que dependem do rio pra sobreviver, como temos muitos pescadores. E quando a gente fala em pescador não é um, não é dois, não é três não, pescador profissional. São pescadores que passaram a vida inteira na beira do rio pescando, e continuam pescando, e a importância dessas pessoas pra cultura local, né? É mais ou menos isso que a gente tentou direcionar esse movimento através da Envapa, do Instituto Biota e dos parceiros aqui citados é para que a gente pudesse ter uma consciência desse dia do rio e de um grito de socorro, ainda que esse rio começa aí já a ser despejada a poluição regional muito prejudicial: carga de esgoto de cidades que não têm tratamento através de seus efluentes, cargas de indústrias de bebidas, etc... que vão pro afluentes e acabam desaguando no próprio Rio Paranapanema.
(Silvio) Ok! Beto. Obrigado por suas informações e pra quem quiser ter um contato com você, com a Envapa, estar se engajando em prol do Rio Paranapanema, em prol do meio ambiente, da biodiversidade do Vale, como que deve fazer pra entrar em contato com você?
(Beto) Bom no momento nós temos 2 telefones né, o nosso site ainda tá fora ar porque nós estamos preparando a descida do Rio Paranapanema, estamos reformulando todo o site, né? Mas é www.envapa.org.br ou pelo e-mail envapa@envapa.org.br . No momento nós estamos desativados porque nós estamos realinhando o site que nós vamos fazer a descido do rio da nascente a foz. É um grande projeto. Essa descida vai com universidades, com ONGs ambientalistas com a SOS Mata Atlântica, WWF, Instituto Ipê, Instituto Vidágua, todas as maiores ONGs do país estarão acompanhando essa expedição que é uma reprodução da expedição de 1886 de Teodoro Sampaio. Nós vamos descer reproduzindo...que a primeira pessoa que desceu o rio, nós vamos descer agora com uma expedição com as universidades também a UEM a UEL do lado do Paraná, a UNESP, do lado de São Paulo, USP. Então nós vamos ter engenheiros, biólogos, nós vamos ter a base rio, base terra nessa expedição que vai descer, pra ver realmente as necessidades desse entorno do rio e do próprio Rio Paranapanema.
(Silvio) Ok! Beto. Obrigado por suas informações...
Nós agrademos a todos os ouvintes. Agradecemos a rádio também por esse importante momento dela, decisivo dela estar tomando essa postura de trabalha com a educação ambiental de vocês estarem desenvolvendo um projeto muito importante pela paz, né? E esse projeto veio de encontro, essa paz é a paz esperada não só no ambiente das cidades mas no ambiente também do meio ambiente que a grande necessidade de sobrevivência do homem tá ligado a todo esse desmatamento, a toda essa falta de consciência de empresas, a todas essas pessoas que detêm um certo poder de transformação da vida de algumas pessoas mas esquecem que têm outras obrigações que não é só toca no final do ano, né
(Silvio) (risos) é verdade. Obrigado então Beto, uma boa tarde, uma boa semana.
(Beto) Uma boa tarde.

Chance à Paz:

No lançamento do Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) 2007, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que vê os oito objetivos como incentivo e defendeu que é preciso parceria entre União e prefeituras para que sejam alcançados até 2015. “Se tiver uma boa parceria, aquilo que eu chamo de uma boa cumplicidade, em relação às Metas do Milênio, poderemos, no caso do Brasil atingi-las entes do período”, disse, no Palácio do Planalto. “Não vejo as Metas do Milênio como obstáculo, eu vejo como estímulo. Para todos nós é um estímulo saber que temos oito problemas e que assumimos, moral e politicamente, o compromisso de enfrentá-los até 2015”, completou.Os oito objetivos foram lançados em 2000, durante a Cúpula do Milênio da Organização das Nações Unidas. Na ocasião, 189 países assumiram o compromisso de cumprir as metas. Uma delas é reduzir pela metade o número de pessoas que estão em situação de miséria. Para alcançá-lo, a meta estipulada para o período entre 1990 e 2015 é reduzir pela metade a proporção da população com renda inferior a um dólar PPC (paridade do poder de compra) por dia - indicador usado para eliminar a diferença de preços entre os países – em 2005, um dólar PPC por dia equivalia a R$ 40 por mês. De acordo com o relatório de acompanhamento, o índice de brasileiros vivendo na extrema pobreza caiu de 8,8% para 4,2%. E conclui que o Brasil já alcançou a meta.Para o presidente, se o Brasil continuar nesse ritmo, conseguirá antecipar o cumprimento de outros objetivos até o final de seu mandato, em 2010. “Não vou dizer que nós vamos resolvê-las todas até 2010, mas podem ficar certos de que a ONU terá muitas surpresas com o sucesso que nós vamos alcançar até 2010 porque, se até agora fizemos o que foi feito, daqui para a frente nós temos condições de fazer muito mais”. O estudo também aponta queda nos padrões de desigualdade entre 2001 e 2005. Enquanto a renda dos 10% mais pobres cresceu a uma taxa anual de 9,2%, a dos 10% mais ricos caiu 0,4% por ano.
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, ou os 8 Jeitos de Mudar o Mundo, são:
1 - Erradicar a extrema pobreza e a fome;2 - Educação básica de qualidade para todos;3 - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;4 - Reduzir a mortalidade infantil;5 - Melhorar a saúde das gestantes;6 - Combater o HIV/ AIDS, a malária e outras doenças;7 - Garantir a sustentabilidade ambiental;8 - Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.
Após o lançamento, em entrevista a Radioagência Nacional o Secretário Geral da Presidência da República, Ministro Luis Dulci, falou sobre a questão da igualdade de gênero.

(Repórter) Aqui na Radioagência Nacional o Secretário Geral da Presidência da República, Ministro Luis Dulci.
(Dulci) Eu sou muito interessado nessa causa da igualdade de gênero, e nós somos 250 mil educadores públicos em Minas e pelo menos 200 mil são mulheres, e pra mim foi uma experiência muito importante ver as mulheres secularmente caladas, né? Oprimidas, excluídas de muitos processos que nos últimos 20 anos no Brasil, graças aos seus próprios esforços, sobretudo, passaram a ocupar o lugar que cabe, que deve caber as mulheres numa sociedade democrática. Hoje é fundamental pra democracia haver também a igualdade de gênero, haver a igualdade racial. Não haver preconceito de nenhuma espécie sexual, etc... né? Agora a semana passada foi realizada a Segunda Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres que teve a participação do Brasil inteiro, de 200 mil mulheres, e alguns homens também que participaram desse debate, desse processo. E a conferência final aqui em Brasília teve 3 mil delegadas. Foi espetacular. E as coisas estão avançando. Quer dizer, nós temos hoje no Brasil mais mulheres do que homens estudando. São 52% de mulheres e 48% de homens. E nós sabemos que a formação escolar é vital para afirmação dos direitos na Democracia. Mas há outros dados. Houve uma progressiva melhora da participação das mulheres no mercado de trabalho, que passou de 47% em 1992 para 52,9 %, ou seja 53%, em 2005. Isso também é fundamental que nós sabemos que autonomia da mulheres, autonomia como cidadã passa pela autonomia profissional e salarial. A mulher as vezes sofre violência doméstica mas não faz valer os seus direitos porque não tem profissão, não tem opção de ganhar a vida no mercado de trabalho. Mas aqui tem outro dado, na educação superior a diferença em favor das mulheres também aumentou. Eram quase 20% em 1992 e hoje as mulheres que fazem curso universitário no Brasil já são 31%, ou seja, nós tivemos um acréscimo de 11%. A dificuldade que nós temos é o preconceito, que no caso brasileiro nem sempre é assumido. E é claro que o preconceito é masculino. E mesmo aqueles homens progressistas, que têm uma consciência democrática maior, traduzem essa consciência democrática maior em iniciativas práticas. E há muito preconceito também daquelas pessoas que falam que isso vai ser resolvido com tempo. Aquelas pessoas, por exemplo, que são contrárias as cotas. O preconceito não é superado com o tempo. Se o preconceito não for enfrentado com medidas práticas ele tende a se cristalizar e se tornar eterno.

Ainda segundo o Ministro Luis Dulci, o racismo é histórico no Brasil e é preciso perseverança para que este tipo de preconceito seja banido do país. Fato que deve levar um tempo ainda, na opinião dele, apesar de ele reconhecer uma evolução favorável no sentido da eliminação do preconceito racial.

(Repórter) Aqui na Radioagência Nacional o Secretário Geral da Presidência da República, Ministro Luis Dulci.
(Dulci) O nosso país tem um a dívida social enorme, né? Como se sabe há alguns problemas que têm raízes seculares. O problema do racismo por exemplo: se nós tivemos em cinco séculos de história, claro que tem a história indígena anterior, mas eu to falando do país chamado Brasil, né? A partir da chegada dos portugueses. Em cinco séculos de história brasileira, quase quatro séculos foram de escravidão, não é? Em que os nossos irmãos negros e negras eram considerados objeto, mercadoria, né? Podiam ser vendidos e comprados. Podiam sofrer todo tipo de castigo corporal. Podiam ser mortos pelos seus proprietários e isso não era crime, né? Sofriam todo tipo de vexame sexual etc... Isso fica. Isso marca da consciência de um país. As vezes nós somos racionalmente contrários a isso que você, nenhum ser humano pode ser favorável a uma coisa dessa. Mas isso as vezes fica no inconsciente, né? Isso as vezes fica no fundo da nossa alma. E nós precisamos batalhar muito para resolver problemas que foram criados ao longo de quatro séculos. Isso não se resolve em minutos. Tem que ser um trabalho tenaz, perseverante, de educação das crianças. Então é preciso haver uma conscientização na família, na escola. É preciso haver punição exemplar pra aqueles que fazem atos de preconceito contra negros, não é? Mas nós estamos avançando. O Brasil está avançando muito. Hoje, por exemplo, eu tenho 51 anos, quando eu tinha 10 ou 15, as pessoas tinham orgulho de se proclamar preconceituosas. Tinham orgulho de ofender, não todas as pessoas, algumas, ofender negros, de fazer piadas grosseiras com mulheres. Hoje já pega mal no Brasil. Alguns fazem, mas pega mal. As pessoas fazem e depois percebem que não é um defeito de quem tá sendo objeto de crueldade, mas o defeito de quem age cruelmente. Então a sociedade brasileira tá avançando, e quero ser honesto, isso não é obra só do governo Lula. Governos anteriores trabalharam nessa perspectiva. De certa forma todos os anteriores.

Dou Chance à Paz:

A cada 36 minutos, uma brasileira morre em decorrência do
câncer de mama. Por ano, 50 mil novos casos da doença são detectados no país. Em cada 10 casos, sete são diagnosticados em fase avançada, quando o câncer já se espalhou para outras partes do corpo. Se descoberto no início, as chances de cura são de 90%.De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Diógenes Basegio, além de cuidados com alimentação e da prática de atividade física, as mulheres de todas as idades devem fazer anualmente o exame das mamas. E, todo o mês, o auto-exame."Nas mulheres que ainda menstruam, fazer de preferência após a menstruação. Antes disso, a mama fica encaroçada, o que confunde a mulher. Fazendo o auto-exame todo mês, ela passa a conhecer a sua mama. Se houver alguma alteração, deve procurar imediatamente o médico”.Após os 35 anos de idade, é preciso fazer também a mamografia. Um exame que, segundo Basegio, é feito por apenas 10% das brasileiras nessa faixa etária, porque os poucos aparelhos que existem no país estão concentrados no Sul e Sudeste.“A mamografia é considerada o melhor exame para diagnóstico precoce, mas ainda temos uma má distribuição dos aparelhos de mamografia no país", diz. "Apenas 9% dos municípios brasileiros são contemplados com mamógrafos, aparelhos que fazem a mamografia, e eles estão concentrados principalmente nas regiões Sul e Sudeste”.A secretária Rosângela Melo, 39 anos de idade, perdeu a mãe e a avó vítimas de câncer de mama. Por ter um histórico familiar da doença, ela passou a fazer exames complexos ainda bem nova. Em 2006, Rosângela descobriu que tinha câncer de mama, diagnosticado no início por meio de um exame de mamografia. Ela foi operada e hoje está praticamente curada. Rosângela lembra que o câncer de mama não aparece apenas em mulheres com histórico familiar e que, muitas vezes, a doença é silenciosa. “Quando o câncer vem, ele não avisa. Vem muito sorrateiramente, devagarzinho. Eu não sentia absolutamente nada, só fui fazer o exame por prevenção".
Para ajudar a combater a doença, a Sociedade Brasileira de Mastologia lançou dia 27 a campanha “Câncer de mama tem cura”, que tem a atriz Taís Araújo como garota-propaganda.
Apesar de também atingir os homens, a doença é predominantemente feminina. Segundo a entidade, em cada 200 casos, 199 atingem mulheres.

Turismo também é programa para idoso:

Ministério do Turismo lançou projeto de turismo para a terceira idade.
“Viaja Mais Melhor Idade”, este é o projeto do Ministério do Turismo exclusivo para aposentados do INSS. Com isso o ministério acredita estar contribuindo para a inclusão social do idoso. A informação é de Tatiana Matos, da Radioagência Nacional.

(Repórter) Foi pensando na inclusão social dos idosos que o Ministério do Turismo desenvolveu o programa “Viaja Mais Melhor Idade” para aposentados e pensionistas do INSS, conforme explica a coordenadora de segmentação do Ministério do Turismo, Jurema Monteiro, em entrevista nesta sexta-feira (31/08) a Rádio Nacional. Na primeira etapa de agosto a dezembro estão disponíveis pacotes para 24 destinos, com saídas exclusivas de Brasília e São Paulo. Segundo a coordenadora o programa se baseou no mercado turístico brasileiro para oferecer pacotes exclusivos ao público da terceira idade.
(Jurema) O Ministério do Turismo tem um programa chamado Programa de Regionalização do Turismo, que em conjuntos com as unidades da federação mapeou todos os destinos turísticos com potencial no país. Através desse programa nós identificamos 87 roteiros em todo o Brasil, em todas as unidades da federação. Esses roteiros foram apresentados ao mercado de turismo em diversas oportunidades ao longo desses últimos anos, especialmente no Salão do Turismo que é um evento realizado pelo Ministério já na segunda edição. A partir dessa indicação foi feito uma triagem pelo próprio mercado. Os operadores de turismo é que definiram qual seria a oferta disponível.
(Repórter) Jurema Monteiro ainda esclarece que não existem agências especializadas em atendimento a idosos. As agências participantes do Viaja Mais Melhor Idade foram capacitadas e receberam credenciamento para isso. De acordo com o Ministério do Turismo, em Brasília já são 31 agências. O viajante pode optar pelo parcelamento do pacote turístico em folha de pagamento, em até 12 vezes, com juros abaixo de 1%. Mais informações na página eletrônica http://www.viajamais.com.br/ e pelo telefone 0800-7707202, a ligação é gratuita. De Brasília, Tatiana Matos.

Rir é um bom remédio:

Obedecer aos sinais de trânsito.

A professora pergunta ao Joãozinho:
- Joãozinho, a que distância você mora da escola?
E ele responde:
- A dois quilômetros, fêssora!
- E a que horas você sai de casa? Pergunta ela.
- Às sete e quinze, fêssora! Diz ele.
- Então, se você tem quarenta e cinco minutos para percorrer apenas dois quilômetros, por que é que chega todo dia atrasado?
- É que tá cheio de placas escrito: "Devagar, Escola".

I Festival Primavera de Paz:

E Vem Aí.... Primeiro Festival Primavera de Paz, dia 20 de setembro, a partir das 8 horas da noite, nas Escadarias da Igreja Matriz de Cândido Mota. Em comemoração ao Dia Internacional da Paz, Dia da Árvore e a chegada da Primavera. O Festival tem a confirmadas as seguintes participações: APAE de Cândido Mota, Associação Voluntária do Câncer Bia Franciscatti, AVIAPA, CAPS, Centro Vocacional Frei Paulino, Clube Renascer da 3ª Idade, Colégio Santa Clara COC, Colégio Santos Anjos Objetivo Educon, Conselho Tutelar, CONSEG, Coral Infantil da AMAS (Igreja Metodista), EE do Jardim São Francisco, EE José Augusto de Carvalho, EE José dos Santos Almeida, EE Profª. Clotilde Castro Barreira, EE Rachid Jabur, EMEIF Helena Pupim Albanez, EMEIF João Leão de Carvalho, EMEIF Olga Breve Alves, ETE Prof. Luiz Pires Barbosa, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e Secretaria Municipal da Assistência Social.
Show com André Melo
Patrocínio:
Prefeitura Municipal de Cândido Mota

Apoio:
Camiseta e Cia., CMOTAnet, Eletrônica Estrela, Escolinha de Futebol ADCM, Floricultura Ki Encanto Flores, Gráfica Vital, Igreja Matriz de Cândido Mota, Jornal O Diário do Vale, Jove Studio, Rádio A Voz do Vale FM, Cavassini Móveis e Eletro, Escola de Informática Século XXI, Central das Cores, Auto Posto 2 Irmãos, Wilson Churrascaria Grill, Formeds Produtos Hospitalares, e Lótus Ind. Com. de Derivados de Mandioca.

Realização:
Projeto Chance à Paz

________________________________________

Músicas executadas no programa:
Pela Paz - Titãs: http://titas.letras.terra.com.br/letras/48991/
Hino da Independência do Brasil: http://hinos.letras.terra.com.br/letras/46367/
Rio Paranapanema - Tião Carreiro e Pardinho (acesse nosso podcast) também foi executada na semana passada.

8 Jeitos de Mudar o Mundo - COEP do RS - CD COEP e a Escola - (acesse nosso podcast)
Vida de Viajante - Luiz Gonzaga e Gonzaguinha: http://luiz-gonzaga.letras.terra.com.br/letras/922140/
______________________________________________________


Blog "Chance à Paz"
Criação, produção, redação e responsabilidade:
Silvio Luis
Assis/SP
e-mail: chanceapaz@bol.com.br
VIVA A PAZ! VIVA EM PAZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário