sábado, setembro 15, 2007

Fome por que?

Este é o novo projeto a ser desenvolvido pelo “Chance à Paz na Escola” que retoma suas atividades junto aos alunos da EJA e ensino técnico nas EM Helena Pupim Albanez e Olga Breve Alves, em Cândido Mota.

Fome por que? tem base nos 8 Jeitos de Mudar o Mundo ou os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) instituídos pela ONU no ano 2000, cujos compromissos foram assumidos por 191 países, que têm até 2015 para atingirem as metas determinadas. O primeiro dos 8 objetivos é o de Acabar com a Fome e a Miséria.
Segundo dados do governo brasileiro, o percentual de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza caiu consideravelmente nos últimos anos e agora é 4,2% da população. Isso equivale dizer que cerca de 7,5 milhões de brasileiros são considerados miseráveis. No entanto, isso não significa que não há entre os que figuram acima da linha da pobreza pessoas, que mesmo tendo o que pôr na mesa, passando fome. Uma fatia considerável da população sofre com a subnutrição.
Uma das formas de se reduzir a fome no Brasil e no mundo é o aproveitamento adequado e total dos alimentos. E isso poucos brasileiros fazem, uma vez que pesquisas comprovam que estamos entre os maiores esbanjadores do mundo, e temos um dos lixos mais nutritivos do Planeta.
Para tentar reverter este quadro estarrecedor e desumano, o SESI-SP, por exemplo, desenvolve desde o ano de 1999 o Programa Alimente-se Bem. Uma equipe treinada de pesquisadores e nutricionistas leva para diversas cidades, por meio de sua Unidade Móvel, receitas e dicas de aproveitamento total dos alimentos.
Uma outra maneira de melhorar a qualidade da alimentação da população é o cultivo caseiro de hortaliças, por exemplo. Num pequeno espaço de terra é possível tirar dele nutrientes e vitaminas que supram nossas necessidades diárias de tais componentes alimentares. Além de produzir alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos e a baixo custo.
Já a forma mais tradicional, e que ganhou força no país através de um movimento social liderado pelo sociólogo Herbert José de Souza, o Betinho, é a doação de alimentos às famílias carentes. Quando Betinho idealizou o Ação da Cidadania Contra a Fome e a Miséria e pela Vida, em 1992, segundo o IBGE, 32 milhões de brasileiros passavam fome. Mas, é preciso também ensinar a pescar, e não apenas dar o peixe.
Diante disso, o Chance à Paz na Escola, resolveu apresentar as escolas Helena Pupim e Olga Breve, a Unidade Móvel do Alimente-se Bem do SESI-SP ( que incluiu Cândido Mota em seu roteiro ), a Cozinha Piloto do Departamento de Merenda Escolar da Prefeitura de Cândido Mota, ao curso de Nutrição do campus de Assis da UNIP e a ETE Professor Luiz Pires Barbosa (curso de Técnico Agropecuário) a proposta de realização do projeto Fome Por Que? O projeto tem etapas a serem cumpridas e a primeira delas aconteceu nesta quarta-feira (12/09) na EM Helena Pupim Albanez e na quinta-feira (13/09) na EM Olga Breve Alves.
Após algumas reuniões e contatos preliminares, coube, neste primeiro momento, as nutricionistas do Programa Alimente-se Bem, Daniela Falcão e Laura Delsenter, e da Cozinha Piloto, Daniela Falcão e Isabel Roncon, a elaboração do cardápio e o preparo dos alimentos. Por sugestão da Coordenadora da EM Olga Breve, Maria Elaine, e que também foi aceito pela Coordenada EM Helena Pupim, Sylvia Belavenuti, foi preparado e servido o seguinte cardápio: arroz branco, feijão, chucrutes de salsicha com talo de agrião, torta de talos e folhas, salada de beterraba, suco da polpa e da casca de abacaxi e de sobremesa, manjar de beterraba. Tudo isso feito em segredo, para que os alunos fossem surpreendidos pela merenda, preparada dentro dos princípios de aproveitamento integral dos alimentos.
Os alunos de ambas as escolas foram liberados mais cedo para o intervalo para que pudessem comer, à vontade, os pratos que foram preparados. Praticamente todos os alunos gostaram do que lhes foi servido. Diretores, professores e servidores das escolas distribuíram a comida aos alunos, e também se deliciaram com os pratos. Alguns, de pronto descobriram do que se tratava, mas a grande maioria não.
Coube então, as nutricionistas Daniela Falcão, no caso da Escola Helena Pupim, e Laura Delsenter, no caso da Escola Olga Breve, a revelação do segredo. Feito isso, as profissionais explicaram sobre maneiras de se aproveitar ao máximo os alimentos nas nossas refeições diárias. Segundo elas “o preconceito contra o uso de talos e cascas de legumes, verduras, raízes, cereais e grãos, é o grande responsável pelo desperdício registrado no país”. Elas afirmam que “o Brasil figura como aquele que tem o quinto maior desperdício de alimentos no mundo, isso desde o início da cadeia produtiva até o consumidor final”.
O projeto ainda tem algumas etapas a serem cumpridas até o mês de dezembro e, como foi com a primeira, deverão acontecer sem prévio aviso aos alunos. O Fome Por que? também é interdisciplinar, e praticamente todas as disciplinadas irão desenvolver algumas atividades em sala de aula tendo a fome e o alimento como temas. Estão envolvidas as disciplinas de Português, Literatura, Matemática, Estatística, História, Educação Artística, Geografia, Ciências, Biologia e Química.
O idealizador do projeto, Silvio Luís de Carvalho, agradece o apoio o recebido dos alunos, dos professores e servidores das escolas envolvidas e pelos parceiros já citados, além do Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cândido Mota, que com desprendimento do assessor, Jovelino Dinizete da Silva, e do funcionário público Valdinei José de Oliveira, o popular Pardal, disponibiliza o telão e o som nas escolas.


UNIDADE MÓVEL DO PROGRAMA ALIMENTE-SE BEM





COZINHA PILOTO MUNICIPAL DE CÂNDIDO MOTA





As funcionárias Evanilde, Divina e Iolanda não estão nas fotos mas também colaboraram na elaboração dos pratos.

EM HELENA PUPIM ALBANEZ DIA 12/09/2007

















EM OLGA BREVE ALVES DIA 13/09/2007



















Não aparecem nas fotos mas prestaram uma grande colaboração o aluno do 2º Ano do Endino Médio Daniel Joaquim da Silva e Daiane Fernandes Toledo e ainda o professor Gerson e sua esposa.

PROJETO FOME POR QUE?

PARCEIROS:



Blog Chance à Paz:
Redação, edição, criação e responsabilidade:
Silvio Luís de Carvalho
Assis/SP
E-Mail chanceapaz@bol.com.br
Viva a Paz!! Viva em Paz!!
Enquanto houver fome não haverá paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário