domingo, setembro 09, 2007

Neste 09 de setembro de 2007 foi o ar pela Rádio A Voz do Vale FM -103,3 MHz - Cândido Mota/SP, e/ou site http://www.vozdovale.com.br/, o programa Chance à Paz de número 32. Nele Lula diz que irá combater o apartheid social existente no país e que os jovens a partir de agora terão mais motivação para estudar e trabalhar. No Recanto dos Amigos texto de autor desconhecido enviado pelo meu compadre Márcio Grilli (pai da Giovanna). Especialista afirma que menores são mais severamente punidos que os adultos no país e defende o Estatuto da Criança e do Adolescente. 11 de setembro e a Guerra do Iraque preocupa a ONU. Outro país que também preocupa é o Haiti. Mudanças na forma de se comprovar embriaguês dos motoristas. E Joãozinho aponta aquilo que ele acha como sendo a coisa mais rápida do mundo (rrrrsssskkkkkkkkk).

Frase de Abertura:

" Não permita que alguém saia de sua presença sem estar melhor e mais feliz."

Frase de Madre Teresa de Calcutá.




Agenda Chance à Paz:

O que está programado por quem Dá Chance à Paz você fica sabendo agora na nossa agenda.

Festa das Nações do Grupinho, dia 14 de setembro, a partir das 19 horas, no Salão do Asilo São Paulo em Cândido Mota. Show com Rosana Melo. Reservas de mesa na secretaria da escola.

E Vem Aí.... Primeiro Festival Primavera de Paz, dia 20 de setembro, a partir das 8 horas da noite, nas Escadarias da Igreja Matriz de Cândido Mota. Em comemoração ao Dia Internacional da Paz, Dia da Árvore e a chegada da Primavera. Shows com alunos das redes pública e particular de ensino, entidades assistências e projetos sociais e André Melo, tendo como temas a paz e a natureza. O patrocínio é da Prefeitura Municipal de Cândido Mota.

E sabe o que temos que fazer hoje, amanhã e depois, e assim por diante? Acabar com a dengue. Os casos de dengue estão aumentando em toda a região, e a culpa é de cada um de nós que mantemos os recipientes com água limpa em nossas casas, quintais e terrenos baldios. Então não se esqueça: todo dia é dia de acabar com a dengue.

Destaque da semana:

Presidente Lula diz em entrevista a emissoras de rádio estar empenhado em acabar com o apartaid social e no desenvolvimento dos jovens brasileiros.

Em entrevista a emissoras de rádio, o presidente Luis Inácio Lula da Silva afirma que uma de suas metas de governo é acabar com o apartheid social., e que para ele todos seriam cidadãos de classe média.

Eu estou tentando acabar com o apartheid social. Ele existia, com muito maior intensidade. E ele existe ainda. Mas, se você pegar os dados, seja do IBGE, sabe? Publicado pelo PNAD, o que você vai constatar? É que 7 milhões de pessoas pobres passaram para a classe média e 8 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza saíram da linha de pobreza. Esse é um dado extraordinário. Então, o que eu estou tentando fazer, é fazer com que mais gente faça parte da classe média brasileira. Aliás, por mim nós teríamos uma sociedade só de classe média, em que todo mundo pudesse ter acesso a escola, todo mundo pudesse ter acesso a educação, a lazer, a cultura. Então nós estamos trabalhando fortemente nisso. Não sou eu que tento fazer essa divisão. Você acompanhou a campanha passada e você percebeu que tinha gente que queria fazer essa divisão. O que eu digo sempre é o seguinte: eu governo, sabe? Para os 190 milhões de brasileiros. É só ver o lucro dos empresários. É só ver. Agora, do ponto de vista das políticas públicas eu faço um esforço incomensurável pra cuidar das pessoas que não tiveram oportunidade nesse país. Sabe? É isso que eu faço. Eu sei que tem gente que se incomoda quando eu coloco 10 bilhões de reais pra cuidar do Bolsa Família, tem gente que fala, não poderia tá em estrada, poderia tá em ponte, como se uma coisa fosse incompatível com a outra. Eu sou um ser humano e acho que o maior investimento que o estado pode fazer é no próprio ser humano. Mas você não tem dúvida, entre dar um prato de comida pra uma criança e fazer um metro de asfalto, eu darei um prato de comida pra criança, sabe? O metro de asfalto pode esperar. Agora, a fome não espera. Então é essa minha posição pública, sabe? Vem desde que eu me conheço por gente e ganhei consciência política e quero fazer com que haja uma evolução da sociedade para atingir padrões, sabe? Melhor de vida e quero que todos cheguem a classe média. E sabemos também que a classe média brasileira precisa ser tratada com carinho necessário, porque também sobre ela recai muitas coisas.

Lula também afirmou que a juventude está entre suas preocupações e que parece ter encontrado meios de motivar a juventude brasileira a ir a busca de escola e trabalho.

Então, nós estamos encontrando um meio para dar a juventude brasileira uma motivação. E eu acho que nós encontramos o eixo agora que é tentar recuperar, sabe? A possibilidade de estudar e aprender uma profissão. Eu fui em Pernambuco num ato com mais de cinco mil jovens, e o que que a gente via lá? A gente via meninas que tinha de 17 anos com dois filhos e que ia pro curso Projovem com a criança no colo. Nós vimos lá, jovem que tava preso e que por bom comportamento ele estudou dentro da cadeia e depois ele foi aprovado no vestibular do CEFET. Então o que que nós estamos descobrindo com isso? É que a palavra chave é a oportunidade. A palavra é despertar esperança nesse jovem pra que ele encontre num curso desse, sabe? A possibilidade de aprender uma profissão, voltar a estudar e trabalhar, sabe? E isso tem sido pra mim tem sido uma coisa extraordinário tão ou mais importante do que o Primeiro Emprego. E o primeiro emprego vem logo em seguida, por que? Porque quando ele tiver o mínimo de qualificação ele vai ter chance de ter o seu emprego. Eu acho que o que nós estamos fazendo na juventude, sabe? É uma coisa excepcional. Ontem, ontem, eu lavei a minha alma como ser humano e como Presidente da República. Lavei a minha alma porque eu vi na cara daqueles jovens a possibilidade de que encontramos o caminho pra trazer a juventude de volta para a esperança para a escola e para o mundo do trabalho.

Está entrevista foi concedida pelo presidente Lula no dia 06 de setembro, e quando ele disse ontem, se referia ao 05 de setembro, quando ele encaminhou ao Congresso projeto de lei que visa a unificação de todos os projetos sociais mantidos pelo governo federal em favor da juventude.

Recanto dos Amigos:

No Recanto dos Amigos de hoje um texto de autor desconhecido enviado por Márcio Grilli, que por sinal é meu compadre. A Sirley e eu batizamos a Giovanna.

Havia uma garota cega que se odiava pelo fato de ser cega!

Ela também odiava a todos exceto seu namorado!
Um dia ela disse que se pudesse ver o mundo, ela se casaria com seu namorado.
Em um dia de sorte, alguém doou um par de olhos a ela!

Então o seu namorado perguntou a ela:
- Agora que você pode ver, você se casa comigo?

A garota ficou chocada quando viu que seu namorado era cego! Ela disse:
- Eu sinto muito, mas não posso me casar com você porque você é cego!
O namorado afastando-se dela, e com a voz embargada disse:
- Por favor, apenas cuide bem dos meus olhos, eles eram muito importantes pra mim...(??)(??)

Moral da história... Nunca despreze quem ama você..!!! Às vezes as pessoas fazem certos sacrifícios e nós nem ligamos... Mande para o maior número de pessoas que puder, para que elas se liguem e reflitam que nesse mundo só falta AMOR!

Chance à Paz:

Apesar de se ter a impressão de que o Estatuto da Criança e do Adolescente tem apenas direitos, especialista diz que as penas previstas e impostas aos menores de idade infratores é muito mais rígida do que as impostas aos adultos. Foi o que disse o gerente de projetos da sub-secretaria de promoção dos direitos da criança e do adolescente, Fábio Silvestre, a Radioagência Nacional.

A sociedade brasileira está cansada da impunidade, né? Ela tá cansada de ver que os crimes bárbaros, tá cansada de ver que os crimes de colarinho branco não têm tido as respostas que eles desejam, e eles têm cada vez mais o desejo da vingança. No caso do adolescente autor de ato infracional, a sensação não é da impunidade, eles estão mal informados, né? A população como um todo tá mal informada é porque a nossa legislação já prevê uma responsabilização bastante dura para os adolescentes, por exemplo aos 12 anos de idade. Quer dizer, um adolescente aos 12 anos de idade já ficar interno, por exemplo, uma medida bastante dura, já a partir dos 12 anos por 3 anos, e três anos representaria um quarto de toda a vida dele. Então é uma medida bastante dura, só que é... os direitos foram sempre divulgados, né? O estatuto foi sempre divulgado como muitos direitos e a sociedade acabou comprando essa lógica dos direitos, sem perceber o quanto o Estatuto da Criança e do Adolescente é bastante severo inclusive na questão da responsabilização do ano infracional. Quer dizer, o adolescente hoje em dia no Brasil ele recebido medidas muito mais duras e severas que os adultos.


Dou Chance à Paz:

Na próxima terça-feira completará seis anos do atentado contra as Torres Gêmeas em Nova York. Terroristas, liderados por Bin Laden, seqüestraram aviões e os jogaram contra os prédios, num dos maiores atentados terroristas da história. Nesta semana, Bin Laden reapareceu em um vídeo, no qual diz que os norte-americanos só terão paz quando adotarem o islamismo e abandonarem o regime democrático. Além do vídeo outro fato ligado ao assunto fez do presidente norte-americano, George W. Bush assunto da semana. Em reunião da OPEC, que reúne países da Ásia e os banhados pelo Oceano Pacífico, na Austrália, Bush chamou de austríacos os soldados australianos que compõem as forças aliadas na guerra do Iraque e se dirigiu aos membros da OPEP, que congrega os produtores de petróleo, e não aos da OPEC. Mais algumas gafes entre tantas outras de George W. Bush. E a ONU está empenhada em resolver a situação de tragédia que vive a população civil do Iraque neste período em que os Estados Unidos e aliados estão em guerra contra aquele país. A informação é do representante do Alto Comissariado das Nações do Unidas para Refugiados, Luis Varesi.

Temos uma situação verdadeiramente critica que tem hoje dois milhões e duzentos mil iraquianos morando nos países vizinhos, quatro milhões de iraquianos que saíram das suas casas e estão morando em outro lugar dentro do Iraque, uma média de 60 mil pessoas que saem por mês e uma situação altamente crítica, porque também os países vizinhos são países com dificuldades, com uma violência muito grave, que você vê todos os dias os objetivos militares, seja dos grupos terroristas, dos grupos fundamentalistas, seja de qualquer outro grupo, é praticamente a população civil. Então, hoje temos uma situação grave, muito grave que as Nações Unidas e o Alto Comissariado estamos procurando aliviar, mas com poucas soluções duradouras, não? Uma primeira coisa é a questão de alimentação, água e saúde. A primeira coisa imediata, emergencial para o pessoal que tá saindo nos países vizinhos, na Síria, na Jordânia, menos, mas principalmente na Síria e no Irã. Isso é uma forma de aliviar imediatamente o tema da água, saúde, ambiental, é... a comida. É um teto provisório, e depois em um acordo com o UNICEF, a ACNUR está procurando também encontrar soluções para atender a necessidade de educação das crianças que estão também sem poder ir pra escola. Meio milhão de tão em idade escolar e nesse momento não possuem nenhum acesso a educação. Então estamos também procurando aliviar essa situação, mas eu repito, essa solução são soluções transitórias, são soluções emergenciais, não são soluções duradouras. Somente um alívio para uma situação trágica que é a única solução será o fim dessa guerra.

Além do Iraque, outro país que enfrenta dificuldades graves é o Haiti, o país mais pobre das Américas, e o Brasil está lá com seus soldados que lideram a Força de Paz da ONU. A informação é de Aluisio Milani, direto da capital haitiana, Porto Príncipe, para a Radioagência Nacional.

A permanência do contingente militar brasileiro na Força de Paz nas Nações Unidas no Haiti teve um custo aos cofres brasileiros de aproximadamente 185 milhões de dólares, o equivalente a 370 milhões de reais. Esse valor é o resultado do total investido pelo Brasil, cerca de 285 milhões de dólares entre junho de 2004 e junho de 2007, com o abatimento do reembolso da ONU para a operação. Esse balanço é da Forças Armadas e foi apresentado ao ministro Nelson Jobim que fez sua primeira visita ao Haiti nessa semana. O valor bruto da operação de paz já executou 70 milhões para o pagamento de pessoal, 118 milhões para o custeio e 97 milhões com investimentos. Os recursos são previsto no Orçamento Geral da União e executados pelo Ministério da Defesa e as Forças Armadas. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, defende o investimento na Missão de Paz pela necessidade de estar presente na solução dos problemas latino americanos. Segundo ele, é preciso avaliar a relação dos interesses do Brasil. O Brasil não pode ficar alheio às questões que envolve a América Latina, e o Brasil tem uma condição de liderança e protagonismo regional. Portanto, é preciso estar presente neste tipo de operação. Além disso, Jobim destaque a Força de Paz no Haiti, dá as tropas brasileiras a possibilidade de formação e treinamento para atuação em situações urbanas. Nessa segunda-feira o ministro citou que pode estudar o uso desse conhecimento militar em cidades violentas como o Rio de Janeiro. As Nações Unidas também reembolsam a manutenção de equipamentos de grande porte como blindados, tratores, caminhões e motoniveladoras. A ONU paga ao país participante da missão de paz mil dólares por membro do contingente. A Missão de Estabilização das Nações Unidas, a MINUSTAH, responde atualmente por 7% do contingente total de Capacetes Azuis distribuídos pelo mundo em 19 missões de paz autorizadas pelo Conselho de Segurança. De Porto Príncipe, no Haiti, Aluísio Milani.

Paz no Trânsito:


Cerca de 50 oficiais do Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv) participaram, na terça-feira, dia 4, de uma palestra sobre técnicas para identificar motoristas embriagados. A iniciativa da Secretaria da Saúde e do CPRv vem atrelada à mudança da legislação de trânsito, que autorizou, a partir da Lei 11275 de fevereiro deste ano, a utilização de outros meios, além do teste do bafômetro, para determinar se um motorista está alcoolizado ou não. Essas técnicas foram mostradas em um vídeo educativo, acompanhado de uma palestra, pela médica Júlia D’Andréa Greve, do Hospital das Clínicas e membro da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego). No filme, foram citados indícios físicos, como a aparência de sono, rosto e olhos avermelhados, e indícios comportamentais. “Quem bebe fica agressivo, arrogante, fala demais e tem excesso de confiança”, explicou Júlia.
Antes da nova lei, para comprovar a condição alcoólica de um motorista que se recusasse a realizar o bafômetro, o policial deveria levá-lo até a delegacia mais próxima, de onde o delegado requisitaria um médico para fazer um exame de sangue. Agora, além de facilitar o trabalho de prevenção da polícia, a lei ajudará a diminuir o número de acidentes causados por motoristas embriagados, que são, de acordo com a médica, cerca de 50% dos casos. Além de verificar as alterações físicas e comportamentais, o filme exibiu outras formas que podem ser utilizadas para determinar se o indivíduo está bêbado ou não, como mandar o motorista fazer o tradicional ‘quatro’, inverter as palmas das mãos com os braços esticados ou tocar a ponta do nariz com os dedos indicadores, também de braços esticados. Uma outra maneira, de acordo com o material, é solicitar que o abordado ande em linha reta ou fique em pé por dois minutos, com os pés em posições paralelas. Ainda segundo a médica, o sistema de saúde brasileiro não possui estrutura para atender as ocorrências de trânsito como se deve. “Uma vítima de acidente de trânsito utiliza recursos que dariam para atender de 20 a 30 pessoas. Caso nós atendêssemos a todos os traumatizados na forma ideal, o sistema de saúde entraria em colapso”. A informação é da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Então nunca é demais lembrar que álcool e volante não combinam.

Rir é um bom remédio:


Que rapidez!!??

O professor de Física quer saber dos alunos o que eles acham que é a coisa mais rápida do mundo, e diz:- Primeiro você Mariinha.
E ela responde:
- Eu acho o piscar de olhos, professorMuito bem Mariinha. Agora você Pedrinho; disse o professor.E o Pedrinho:
- Eu acho a velocidade da luz!Parabéns Pedrinho. Agora você Joãozinho - disse o professor.
E o Joãozinho respondeEu acho que é a dor de barriga, fêssor.Aí então o professor pede que o Joãozinho explique porque a diarréia é a coisa mais rápida do mundo e o menino diz:
É que num dá tempo nem de acender a luz e nem de piscar o olho, fêssor.

I FESTIVAL PRIMAVERA DE PAZ:

E Vem Aí.... Primeiro Festival Primavera de Paz, dia 20 de setembro, a partir das 8 horas da noite, nas Escadarias da Igreja Matriz de Cândido Mota. Em comemoração ao Dia Internacional da Paz, Dia da Árvore e a chegada da Primavera. O Festival tem a confirmadas as seguintes participações: APAE de Cândido Mota, Associação Voluntária do Câncer Bia Franciscatti, AVIAPA, CAPS, Centro Vocacional Frei Paulino, Clube Renascer da 3ª Idade, Colégio Santa Clara COC, Colégio Santos Anjos Objetivo Educon, Conselho Tutelar, CONSEG, Coral Infantil da AMAS (Igreja Metodista), EE do Jardim São Francisco, EE José Augusto de Carvalho, EE José dos Santos Almeida, EE Profª. Clotilde Castro Barreira, EE Rachid Jabur, EMEIF Helena Pupim Albanez, EMEIF João Leão de Carvalho, EMEIF Olga Breve Alves, ETE Prof. Luiz Pires Barbosa, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e Secretaria Municipal da Assistência Social.
Show com André Melo
Patrocínio:
Prefeitura Municipal de Cândido Mota

Apoio:
Camiseta e Cia., CMOTAnet, Eletrônica Estrela, Escolinha de Futebol ADCM, Floricultura Ki Encanto Flores, Gráfica Vital, Igreja Matriz de Cândido Mota, Jornal O Diário do Vale, Jove Studio, Rádio A Voz do Vale FM, Cavassini Móveis e Eletro, Escola de Informática Século XXI, Central das Cores, Auto Posto 2 Irmãos, Wilson Churrascaria Grill, Formeds Produtos Hospitalares, e Lótus Ind. Com. de Derivados de Mandioca.

Realização:
Projeto Chance à Paz
________________________________________________________


Música executadas no programa:

Brasil marca a tua cara e mostra para o mundo - GRES Portela: http://vagalume.uol.com.br/portela/samba-enredo-2006.html
Faça o bem - Nando Cordel: faixa do CD Meus Mantras - para ouvir acesse o nosso podcast veja nossa secção de links.
Diga não às drogas - Alexandre Pires: http://vagalume.uol.com.br/alexandre-pires/diga-nao-as-drogas.html
Guerra do Iraque - MC Cidinho e Doca: http://www.last.fm/music/MC+Cidinho+e+Doca/_/Guerra+do+Iraque
Haiti - Caetano Veloso e Gilberto Gil: http://vagalume.uol.com.br/caetano-veloso/haiti.html
_______________________________________________________

Blog "Chance à Paz"
Criação, produção, redação e responsabilidade:
Silvio Luis
Assis/SP
e-mail: chanceapaz@bol.com.br
VIVA A PAZ! VIVA EM PAZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário