domingo, julho 29, 2007

Neste 29 de julho os Jogos Pan-Americanos chegaram ao fim no Rio de Janeiro e em Cândido Mota foi ao ar o programa Chance à Paz de número 26 pela Rádio A Voz do Vale FM - 103,3 MHz. O programa foi aberto com mais uma frase de Gandhi e na seqüência veio a agenda. No Destaque da Semana o encerramento dos Jogos Rio 2007, depois a questão da inclusão dos deficientes com a realização dos Jogos Mundiais de Cegos em São Paulo e a busca de uma vaga no mercado de trabalho. No Recanto dos Amigos texto de Madre Tereza de Calcutá. O lançamento da Semana Mundial da Amamentação; o encontro de Mães de Santo no Recife; e a construção do primeiro prédio público ecologicamente correto, e descubra onde mora a avó do Joãozinho (rsrrsrsrsrkkkkkkkk)

Frase de Abertura:

“A primeira condição da não-violência é justiça integral, em todos os departamentos da vida."



Frase de Mathatma Gandhi.

Agenda:

Estão chegando algumas promoções do projeto Chance à Paz que irão te surpreender tanto no trânsito quanto nas escolas. Aguarde... Além das promoções, está marcado para 11 de agosto o início do primeiro curso numa parceria entre Chance à Paz e UNIPAZ SP Capital, que é Desenvolvimento Humano e Cultura de Paz. As aulas serão ministradas em Cândido Mota e. as vagas limitadas. Os interessados podem ligar no horário comercial para o número (18) 3323-5427, (18) 9773-8322, ou ainda pelo e-mail chanceapaz@bol.com.br

E sabe o que temos que fazer hoje, amanhã e depois, e assim por diante? Acabar com a dengue. Os casos de dengue estão aumentando em toda a região, e a culpa é de cada um de nós que mantemos os recipientes com água limpa em nossas casas, quintais e terrenos baldios. Então não se esqueça: todo dia é dia de acabar com a dengue.


Destaque da Semana:

Jogos Pan-Americanos chegam ao fim no Rio de Janeiro.

O Brasil fez uma campanha histórica em Jogos Pan-Americanos, tendo conquistado mais de 50 medalhas de ouro e tendo sido o que mais conquistou medalhas bronze. Pôde se verificar pelo comportamento da torcida, nem sempre correto, que as medalhas que foram ganhas, e também as consideradas perdidas, mexerem com o brio e a brasilidade da população. Isso é muito importante, não apenas esportivamente falando, mas também para o resgate do civismo, uma vez que o respeito ao país e aos seus símbolos nacionais andam um tanto quanto esquecidos. Foram momentos que serviram para que se perdesse a vergonha em ser brasileiro e em vários momentos se ouvia a torcida cantando “Sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor...”.
Agora é preciso que este grito deixe as quadras, as arenas, os ginásios e os estádios e ganhem o dia-a-dia do brasileiro, que daqui pra frente volta a realidade com o final dos Jogos. Também é importante se ressaltar a questão de o esporte ser mundialmente apontado como um fator de integração social e por conseqüência de integração entre os povos, apesar de exemplos de falta de esportividade por parte de alguns competidores.
Terminado o Pan, vem aí o Parapan-americano e que até agora pouco ou quase nada foi dito na grande imprensa sobre o evento que vai de 12 a 26 de agosto, também no Rio de Janeiro. Porém antes disso, começa hoje, em São Paulo, o Terceiro Jogos Mundiais de Cegos. Dois fortes exemplos de que o esporte é importante inclusive para quebra de preconceitos com relação as mais diversas deficiências. Nós vamos falar um pouco mais sobre deficiência, mas por enquanto vamos nos manter na questão esporte, que em entrevista a Radio Nacional o Ministro do Esporte, Orlando Silva de Jesus Júnior, afirmou que promover os Jogos é preciso, assim como também combater a pobreza no Brasil.


"-Eu digo assim: Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa. A desigualdade social no Brasil é um problema estrutural, é um problema histórico, que tem objeto de políticas públicas. Recentemente por exemplo os índices demonstram que há uma evolução na distribuição de renda no Brasil. Programas como o Bolsa Família, que é um programa de transferência de renda, programa de renda mínima, colabora muito para a inclusão de milhões de brasileiros que passam a ter as condições mínimas de sobrevivência. O acesso a educação é instrumento fundamental para que nós possamos qualificar, ou criar melhores condições, para que a população brasileira se insira no mercado de trabalho e assim também possa evoluir social e economicamente. Eu quero dizer com isso que direitos fundamentais como educação, saúde e trabalho e políticas sociais como a transferência de renda, como é o Bolsa Família, programa de erradicação do trabalho infantil, programas como de combate a exploração sexual de crianças, medidas sociais são implantadas pelo governo para enfrentar a desigualdade social e fazer com que o país possa se desenvolver. As próprias medidas na área da economia, redução das taxas de juros, Plano de Aceleração do Crescimento, medidas que estimulam investimento, e há pouco aqui na Rádio Nacional nós percebemos que nos seis primeiros meses desse ano o Brasil já recebeu mais investimento internacional do que o ano passado inteirinho. Todas essas medidas no campo da economia e no campo de políticas sociais servem ao desenvolvimento nacional econômico e social. Assim que nós combatemos a miséria, combatemos a pobreza. E temo tido Vanda, uma evolução importante e isso é medido não pela minha vontade nem pelo meu discurso, mas pelos números pelos números da economia e pelos indicadores sociais do Brasil. Houve no último período uma redução da pobreza no país. Isso é uma coisa. Outra coisa é o apoio que deve ter o esporte. A promoção de evento internacional como os Jogos Pan-Americanos serve ao desenvolvimento econômico do país na medida em que promove o turismo. O turismo é uma das principais indústrias do mundo, e o Brasil tem um potencial fantástico. Em 4 anos nós praticamente dobramos o número de visitantes estrangeiros no nosso país. De 3 milhões, de perto de 3 milhões, nós dobramos, ultrapassamos a barreira de 6 milhões de visitantes no ano que passou. Só que 6 milhões e visitantes é um número muito pequeno para um país com as belezas naturais e com as tradições culturais que tem o Brasil. "

O ministro também falou sobre a realização dos Jogos dos Povos Indígenas que acontecem este ano em Pernambuco, como sendo o momento de resgate da cultura de tais povos.

"- Precisamos ter mais pessoas orientando a atividade física. Pessoas bem preparadas, bem formadas, para que a atividade sirva a qualidade de vida, sirva a promoção da saúde. E esses dois desafios vão exigir um pouco mais de orçamento, um pouco mais de financiamento. Nós temos um orçamento que tem crescido sistematicamente. A expectativa nossa é que cresça um pouco mais para que nós possamos colocar o Brasil em movimento. O Brasil fazendo atividade física e assim melhorar a qualidade de vida. Isso vale também para os nossos povos de sociedade tradicionais, sociedades indígenas. O Ministério do Esporte esse ano vai promover, mais uma vez, os Jogos dos Povos Indígenas, e esse ano vai acontecer em Pernambuco. É um evento maravilhoso, é um evento que celebra a diversidade cultural do Brasil. Temos entre 40 e 50 etnias que participam. É um evento que tem inclusive estimulado o resgate da identidade cultural de vários povos que perderam um pouco das suas raízes, mas ao conviver com povos que mantém idioma próprio, hábitos típicos eles buscam, revolvem um pouco da sua história; essa é a trajetória dos Jogos dos Povos Indígenas. E são brasileiros que desde Cabral, está escrito lá na carta de Pero Vaz de Caminha a admiração do Pero Vaz dos jogos e das brincadeiras dos povos aqui encontrados. Creio essa tradição é uma matriz importante da formação cultural do Brasil e também deve ser objeto de estimulo por parte das políticas públicas."

Apesar de o esporte ser apontado como um veículo de integração, mulheres afirmam que sofrem preconceito por praticarem certas modalidades esportivas. Um exemplo de tal discriminação vem do futebol, conforme disse a jogadora Marta a repórter da Rádiobrás, Yara Aquino.

"-(Reporter) Diante de um público recorde para um jogo de futebol feminino no Brasil; mais de 67 mil pagantes, as 22 mulheres que integram o time brasileiro conquistaram medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos nesta quinta-feira (26/07) no Maracanã. Muita coisa mudou desde a primeira medalha de ouro para as mulheres que só veio na terceira edição do Pan, em 1959. A participação feminina na competição aumentou e no caso brasileiro as mulheres já se aproximam na metade dos atletas que compõem a delegação do Pan. Elas são quase 44%. Na edição anterior dos Jogos em 2003 em Santo Domingo eram 40%, e nos Jogos de 1999 as mulheres representaram 38% do total de atletas brasileiros. Mesmo com o constante aumento algumas afirmam que ainda sofrem preconceito no esporte. É o que conta a integrante da seleção Marta Silva, eleita a melhor jogadora do mundo:

- (Marta) O preconceito ainda há, lógico né? Acho que isso aí é uma das coisas ainda o desenvolvimento da gente aqui no Brasil, não só em relação ao futebol feminino, mas em todos os esportes. Mas nós mulheres, a gente está procurando o nosso espaço, tá mostrando o nosso potencial, aos poucos, e isso só tem a crescer.

(Reporter) Não foi só em campo que as mulheres marcaram presença na final do futebol. Elas eram inúmeras na torcidas, com roupas e até batons em verde e amarelo. Um público tão grande e uma goleada de 5 X 0 sobre os Estados Unidos parece mesmo ser o reconhecimento de que o esporte é cada vez mais um território feminino. Do Rio de Janeiro, Yara Aquino. Radiobrás, Pan 2007.”


Integração dos Deficientes:

Agora vamos falar sobre a integração dos portadores de deficiência. Em entrevista ao programa Ponto de Encontro, da Radiobrás, Michel Platini, Coordenador do Comitê Permanente de Apoio e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência falou sobre a Cartilha sobre os direitos dos portadores de deficiência e sobre a inserção de tais pessoas no mercado de trabalho, que ainda sofrem discriminação.

"-A legislação brasileira é uma das melhores que tem no mundo inteiro. E aí tem um reserva de vagas em empresas a partir de 100 funcionários. Ela tem que contratar a partir de 2% de trabalhadores até a empresa que tem 5 mil funcionários tem que contratar 5%. E aí você tinha também uma discriminação muito grande e uma preocupação das pessoas, que não era deficiente falava que a reserva de vagas e as cotas em concursos públicos ela servia para nada mais nada menos discriminar o que não era deficiente e garantir uma vaga pra quem era uma pessoa que tinha deficiência. E a cartilha também vem num recorte de desmistificar isso, de falar assim:olha as reserva de vagas e as cotas elas não servem pra nada mais e pra nada menos a não ser garantir o direito e a igualdade nas seleções e na contratação. Tem um circulo de violação muito grande no passado, até hoje tem uma discriminação muito grande em contratar pessoas com deficiência. A gente chegou numa empresa que tinham 2 trabalhadores surdos e eles eram isolados, nenhum colega tinha contato nenhum com eles, e eles ainda tinham um agravante pior, discriminavam da forma com eles se comunicavam, que é por meio de
Libras, que é a Língua Brasileira de Sinais, zombando da língua deles, falando que eles eram macacos. E você não tem noção da dor que essas pessoas tinham, o sofrimento psíquico que elas passam quando zombavam da língua delas. Quando ela foi conversar com a gente e denunciar pra gente isso, elas choravam em pranto, porque estavam mexendo com o que é de mais importante na vida dessas pessoas. Então é assim, são violações tão grande que por mais que a gente lute e por mais que a sociedade diga que não é preconceituosa se depara de vez em quando com umas situações que te chega a ter vergonha de ser brasileiro. O Fórum fez algumas visitas em alguns estabelecimentos empresariais pra ver se eles contratavam as pessoas com deficiência e se também eram uns lugares acessíveis pra pessoas com deficiência. Nós podemos contatar que além de não serem lugares acessíveis, e além de não contratar as pessoas com deficiência, eles tinham muitos direitos violados. Empresas que não pagavam vale-transporte, empresa que isolava o trabalhador com deficiência. A contratação só em um tipo de deficiência. Então assim, a gente sentiu que a gente podia mudar um pouco esse quadro. Mas a primeira via que gente podia ter, além da fiscalização, era informar as pessoas com relação aos seus direitos que elas tinham. Muitas pessoas não podiam nem reclamar os direitos que elas tinham porque elas também sabiam. Foi uma das saídas que a gente encontrou pra gente conseguir amenizar um pouco essa dor, entendeu? A dor da discriminação, a dor do direito violado, um circulo de violação que a gente conseguiu amenizar um pouco por conta da informação. Foi uma das soluções encontradas após essas visitas
. "


Recanto dos Amigos:

No recanto de hoje texto escrito por Madre Tereza de Calcutá, que nos foi enviado pelos amigos Maurício e Almir. A vida é...

A vida é uma oportunidade, aproveita-a.

A vida é beleza, admira-a.
A vida é beatificação, saboreia-a.
A vida é sonho, torna-o realidade.
A vida é um desafio, enfrenta-o.
A vida é um dever, cumpre-o.
A vida é um jogo, joga-o.
A vida é preciosa, cuida-a.
A vida é riqueza, conserva-a.
A vida é amor, goza-a.
A vida é um mistério, desvela-o.
A vida é promessa, cumpre-a.
A vida é tristeza, supera-a.
A vida é um hino, canta-o.
A vida é um combate, aceita-o.
A vida é tragédia, domina-a.
A vida é aventura, afronta-a.
A vida é felicidade, merece-a.
A vida é a VIDA, defende-a.

Mãe eu quero mamar:

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, no dia 1º de agosto, no Rio de Janeiro, a Semana Mundial da Amamentação no Brasil, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria. No mesmo evento, o ministro lança a campanha "Amamentação na primeira hora, proteção sem demora". A proposta da campanha é chamar atenção para a importância da amamentação na primeira hora de vida tanto para a mãe quanto para o bebê, uma vez que o aleitamento materno chega a salvar vidas, além de proteger mais o bebê contra doenças; ajudar a mulher a ter leite mais rapidamente, e auxiliar nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. A relevância da causa levou a atriz Vanessa Lóes e o marido, o ator Thiago Lacerda, a cederem a própria imagem e a do filho Gael, nascido em 25 de junho, para ilustrar o cartaz e o folder da campanha, com foto produzida por André Wanderley. Vale destacar que o apoio do pai, bem como de toda a família, dos vizinhos, dos amigos e dos colegas de trabalho à mulher que amamenta é fundamental para garantir o aleitamento exclusivo (sem água, chá ou suco) nos seis primeiros meses de vida do bebê, e complementado gradualmente com outros alimentos saudáveis até os dois anos ou mais.Não só o bebê se beneficia da amamentação, a mãe que amamenta também. O leite materno é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata de que o bebê precisa para seu crescimento e desenvolvimento, razão pela qual não deve ser substituído. A amamentação também garante ao bebê proteção contra infecções, alergias e outras doenças, e à mãe, menos chances de desenvolver anemia, câncer de mama e diabetes, pela diminuição do sangramento pós-parto. O ato de amamentar ainda contribui para que a mãe perca mais rapidamente o peso que ganhou durante a gravidez, bem como o ato de sugar é importante para o desenvolvimento da face, da dentição e da fala da criança e para a sua respiração. E, além de saúde, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.Fonte: Site Ministério da Saúde.
Em Assis, você pode obter informações no banco de leite humano do Hospital Regional. O evento que deverá marcar a semana do aleitamento materno em Assis será a palestra com a doutora em Enfermagem em Saúde Pública pela USP/Ribeirão Preto, Lylian Dalete Soares de Araújo. A palestrante também é docente da Universidade Estadual de Londrina da área Saúde da Mulher, membro do Calma – Comitê de Aleitamento Materno de Londrina, e avaliadora da Iniciativa Hospital Amigo da Criança. O evento será realizado no próximo dia 7 de agosto, às 8 horas, no auditório da Unip, campus Assis.
Até os animais, mesmo que por instinto, sabem da importância da amamentação materna e isso fica claro na canção Ta Na Hora de Mamar, com o grupo Palavra Cantada.


Reconhecimento de Cultos Afros:

Mães de Santo se reúnem em Recife na busca do reconhecimento dos cultos africanos. Elas também querem acesso a aposentadoria como sacerdotisas. Da capital pernambucana a repórter da Radiobrás, Márcia Wonghon, tem os detalhes.

"Mães de Santo da Umbanda e do Candomblé de Recife e Olinda e de outras cidades da região metropolitana participaram na Fundação Joaquim Nabuco do Primeiro Encontro de Mulheres de Terreiro. O evento é promovido pelo Terreiro Obá Agajú Ocoloiá, que tem 62 anos de tradição. As mais de 150 participantes pretendem elaborar um documento com reivindicações ao poder público para organizar o funcionamento das casas e terreiros que praticam religiões africanas.Vão pleitear também facilidades na concessão de aposentadorias para Mães de Santo conhecidas como Sacerdotisas. Segundo Vera Barone, presidente da Sociedade de Mulheres Negras de Pernambuco, as principais dificuldades enfrentadas pelos mais de 3 mil terreiros de Pernambuco dizem respeito a falta de informação da sociedade civil. Já Maria Helena Sampaio afirmou que as religiões de matrizes africanas sofrem discriminação porque são confundidas com outros cultos.

- Nesse momento no encontro de mulheres é pra mostrar e desmistificar essa mau impressão que tem o culto aos Orixás, ao povo de Terreiro, ao povo de Candomblé. Que confundi o nosso culto é de baixa magia. Mas não a gente cultua a natureza pra poder chegar a Deus, a Olorum. E a gente faz acolhimento, a gente acolhe aquelas pessoas que chegam com problemas psicológicos, com problema de doença. Então Olorum, que é Deus, dá a nossa intuição para que possamos ajudar e contribuir com a saúde, com a paz de espírito das pessoas.

Durante o encontro será lançada a cartilha Tias do Terço, uma publicação produzida pela prefeitura do Recife em parceira com o Núcleo de Cultura Afro-brasileira. De Recife, Márcia Vonghon
."

Obrigado Márcia..Um dos grandes exemplos de Mãe de Santo foi a baiana Mãe Meninha.


Em Paz Com a Natureza:

O Ibama irá construir o primeiro prédio público do país utilizando o conceito de construção verde, ou poderíamos até chamar de ecologicamente correto. A informação foi dada pelo superintendente do órgão no Rio de Janeiro, Rogério Rocco, durante entrevista a Radiobrás.

É o primeiro prédio público com essas características. Nós já temos algumas iniciativas do setor privado, algumas poucas, no sentido de optar pelo chamado “green building” que é a construção verde, que é uma técnica que utiliza parâmetros ecológicos de arquitetura e de construção. Então nós faremos essa primeira experiência na construção da nova sede do escritório regional do Ibama na região de Angra dos Reis, no litoral sul fluminense. E a idéia é fazer uma arquitetura que aproveite o máximo da iluminação externa, da ventilação externa, que tenhas todos os equipamentos pra reaproveitamento da água de chuva, então a água de chuva é captada e armazenada e utilizada nos sistemas de descarga, nas lavagens externas, e também o material de construção desde o cimento, a madeira, o aço, todos os equipamentos, eles, na licitação, são exigidos que sejam reaproveitados, que seja madeira de demolição ou madeira certificada. O cimento é feito a base de reutilização de pneus usados. Então toda a técnica, quanto a técnica construtiva, a parte arquitetônica, ela visa esse aproveitamento da iluminação externa para que isso se consuma menos energia, aproveita a ventilação externa também pra se gastar menos energia, placas de energia solar também pra economizar, pra utilizar uma das fontes renováveis que a gente tem em abundância no Brasil, das arquiteturas prevê essa estrutura e o processo construtivo todo com equipamentos e materiais reutilizados pra gente consumir menos matéria prima da natureza.”


Ouvimos o superintendente do Ibama do Rio de Janeiro, Rogério Rocco. O custo da construção verde é estimado em 30% superior ao da construção convencional, porém, com gastos menores de manutenção e com a economia com energia e água, o prédio torna-se totalmente viável.


Rir é um bom remédio:

A professora pergunta para o Joãozinho:

— Joãozinho, foi sua avó que te trouxe para a escola hoje?
— Foi sim, fessora... Ela tá passando um tempo lá em casa!
— Que bom! — disse a professora — E onde é que ela mora?
— Na rodoviária, fêssora...
— Na rodoviária? — perguntou ela, surpresa — Tem certeza, Joãozinho?
— Claro! Eu já fui buscar ela com o meu pai lá um monte de vezes!
_____________________________________

Músicas executadas no programa:
We Are The Champion - Queen: http://queen.letras.terra.com.br/letras/74301/
Quem Planta o Preconceito - Natiruts: http://natiruts.letras.terra.com.br/letras/102382/
O Que É, O Que É? - Gonzaguinha: http://gonzaguinha.letras.terra.com.br/letras/46283/
Tá Na Hora de Mamar - Palavra Cantada: http://palavra-cantada.letras.terra.com.br/letras/283415/
Gal Costa e Maria Bethânia - Oração da Mãe Menininha: http://maria-bethania.letras.terra.com.br/letras/47240/
A Casa - Boca Livre: http://boca-livre.letras.terra.com.br/letras/221601/
_______________________________

Blog "Chance à Paz"
Criação, produção, redação e responsabilidade:
Silvio Luis
Assis/SP
e-mail: chanceapaz@bol.com.br
VIVA A PAZ! VIVA EM PAZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário