domingo, julho 15, 2007

Já se foram duas dúzias. Neste 15 de julho de 2007 foi ao ar, pela Rádio A Voz do Vale FM 103,3 MHz - Cândido Mota - SP, o programa Chance à Paz de número 24. A frase de abertura foi de um brasileiro que morreu em atentado a sede da ONU em Bagdá, no Iraque. Os Jogos Pan-Americanos Rio 2007 mereceram destaque por conta da fala do presidente do comitê organizador dos Jogos sobre a importância do esporte para a formação de nossas crianças. No mesmo dia da abertura dos Jogos o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente completou 17 anos. No Recanto dos Amigos texto de autor desconhecido. Governo quer ceder áreas florestais para exploração sustentável por parte da iniciativa privada. Programa de TV agora tem indicativo por faixa etária. Fágner Tamborim, paulista de Pirajuí, é exemplo a ser seguido. Joãozinho e Juquinha passam férias numa fazenda.

Frase de Abertura:

“A manutenção da paz e da segurança está indissociavelmente ligada à igualdade dos direitos entre homens e mulheres.”



Frase do brasileiro Sérgio Vieira de Mello

Agenda:

Estão chegando algumas promoções do projeto Chance à Paz que irão te surpreender tanto no trânsito quanto nas escolas. Aguarde... Além das promoções, está marcado para 11 de agosto o início do primeiro curso numa parceria entre Chance à Paz e UNIPAZ SP Capital, que é Desenvolvimento Humano e Cultura de Paz. As aulas serão ministradas em Cândido Mota e as vagas são limitadas. Os interessados podem ligar no horário comercial para o número (18) 3323-5427, (18) 9773-8322, ou ainda pelo e-mail chanceapaz@bol.com.br

E sabe o que temos que fazer hoje, amanhã e depois, e assim por diante? Acabar com a dengue. Os casos de dengue estão aumentando em toda a região, e a culpa é de cada um de nós que mantemos os recipientes com água limpa em nossas casas, quintais e terrenos baldios. Então não se esqueça: todo dia é dia de acabar com a dengue.


Destaque da Semana:
Começa no Rio de Janeiro a Décima Quinta Edição dos Jogos Pan-Americanos. Pela primeira vez a declaração de abertura dos jogos é feita por um dirigente do comitê organizador e não pelo presidente do país sede. O áudio é da TV Tem afiliada Rede Globo de Televisão.


- ...Declaro abertos os Jogos Pan-Americanos Rio 2007. Boa sorte Brasil! Boa Sorte Américas!"

Num espetáculo de música, dança, luz, cores e fogos aconteceu a cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007. O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e do Comitê Organizador dos Jogos, Carlos Arthur Nuzman falou sobre a importância do esporte no desenvolvimento de nossas crianças. No início se ouve um trecho da narração de Galvão Bueno, uma vez que o áudio foi obtido na transmissão da TV Tem afiliada Rede Globo de Televisão.

- "O esporte é um veículo de transformação de inclusão social e é o mais importante fator de união entre os povos. O esporte (aplausos),,, o esporte presta uma enorme contribuição a educação de nossa juventude, com seus valores nobres, como: respeito, disciplina, igualdade, solidariedade e fair play. Esporte e educação formam um binômio fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, equilibrada e saudável. É também um caminho de esperança e de novas oportunidades para as nossas crianças e jovens, e para todos aqueles que acreditam e constroem um mundo melhor. Foi esta certeza que nos guiou ao longo de cada dia nessa trajetória de muito trabalho e de muito empenho para a organização dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007."

Aqui em Cândido Mota temos vários exemplos da importância que o esporte tem na formação das crianças. O mais recente vem da Equipe de Atletismo do Centro Vocacional, treinada pelo técnico João Nicolau dos Santos. Por conta desse projeto a adolescente Samara Alves de Moraes, de 14 anos, que fez sua primeira viagem internacional e participou pela primeira vez de um evento esportivo mundial, que foi o Mundial de Atletismo, disputado na Itália. Sâmara ficou em décimo lugar.

Além dessa questão, a Paz foi a grande tônica da cerimônia que atraiu cerca de 70 mil pessoas ao Maracanã. Pessoas usando fantasias e roupas pedindo paz. E quase no final da solenidade, Chico César cantou uma música pedindo paz.




Dou Chance à Paz:

E também nesta sexta-feira, dia 13, o Estatuto da Criança e do Adolescente, completou 17 anos de vigência. Apesar desse tempo todo, muito ainda é preciso ser feito para colocá-lo em prática. Em entrevista à Radiobrás a Promotora de Justiça de São Paulo e Presidente da Associação Brasileira dos Magistrados e Promotores da Infância e Juventude, Doutora Laila Shukair, afirmou que a redução da maioridade penal é uma forma de manipulação da opinião pública para que medidas efetivas de combate à violência sejam adotadas, isso por incompetência dos governantes.

"- Acho que é o momento de se pensar porque ainda o Estatuto da Criança e do Adolescente ele não foi implementado? Qual é a resistência, qual é a dificuldade, e porque ainda a infância e juventude não é prioridade absoluta como nossa constituição determina? Na política pública, no orçamento, por que esse princípio ainda ele não é respeitado. É uma questão de aplicá-lo, porque a nossa constituição reconhece que a criança e o adolescente gozam, são sujeitos de direito, e gozam de direitos fundamentais, como direito a saúde, educação, alimentação, vida... enfim, todos os direitos. E que é necessário para isso uma política pública para que possa ser implementado todos esses direitos previstos na nossa constituição e Estatuto da Criança e do Adolescente. A questão da responsabilidade penal, infelizmente algumas pessoas querem essa projeção política, uma política nacional, e utiliza esse tema porque a população que reduzindo, encarcerrando o jovem que pratica o ato infracional resolveremos o problema da violência. Esse é um grande equívoco. Em primeiro lugar já está comprovado que o sistema penitenciário não resolve não resolve a questão criminalidade. Número dois: o jovem, ele é um ser em desenvolvimento, já reconhecido por vários países, pela carta da ONU, e ele precisa ter esse desenvolvimento atendendo à todas as suas necessidades para que ele não chegue a prática do crime. O que vai resolver o problema da violência no país e existirem programas e políticas públicas eficazes para que o jovem não chegue a praticar a violência. Praticando a violência ele já é segregado. O Estatuto da Criança e do Adolescente já prevê a internação, e prevê ainda mais, que nesse período de internação é obrigatório que ele receba toda a orientação necessária, educação, a sua família seja atendida. A comunidade participe dessa sua reintegração. Infelizmente isso ainda não é uma realidade no país. Então é muito mais fácil enganar o povo brasileiro com discurso de maioridade penal do que mostrar sua incapacidade de estar resolvendo todos esses problemas."

Carmem Silveira, Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Crianças e do Adolescente, também falou à Radiobrás sobre a questão da maioridade penal e delinqüência juvenil. Segundo ela, de acordo com dados estatísticos, os adolescentes estão longe de ser problema de segurança pública no Brasil.

"- Tem sido muito pauta nesse ano que é tema do rebaixamento da idade penal. Acho que nós temos hoje uma população muito preocupada e até mesmo angustiada com o tema da sua insegurança diante do cenário da violência urbana e que tem colocado o adolescente como seu inimigo publico número um. Quando de fato, e de fato eu estou me referindo à estatísticas, o adolescente está longe de ser considerado o maior problema hoje da violência urbana, uma vez que apenas 10% dos delitos são responsabilidade dos adolescentes. Então é preciso que a sociedade se alie aos militantes dos direitos de crianças e adolescentes no sentido de construir outro tipo de como a que nós entregamos ao Parlamento, que é um projeto de lei que foi elaborado pelo Conanda e foi avaliado encaminhado pelo Executivo, entregue em mãos ao presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, que é um projeto de lei que institui um novo sistema de atendimente à esses adolescentes. E essa é a nossa aposta de que isso possa reverter, ainda a curto prazo esse problema da violência juvenil."

Ainda sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, que completou 17 anos na sexta-feira passada, o trabalho infantil é uma grande ferida nacional, segundo afirmou Carmem Silveira, Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, em entrevista a Radiobrás. Mas para ela o pior é a associação entre trabalho infantil e a exploração sexual. Ela afirma que o envolvimento de autoridades em casos de exploração sexual infantil é um grande entrave na investigação e punição de tais atos.

"- O tema do trabalho infantil é uma grande ferida nacional, é uma das vergonhas que nós temos. Nós temos hoje cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes nesta condição que é o fato de que há uma certa banalização e até uma naturalização do trabalho infantil em cima de uma certa cultura que acha que o trabalho para as crianças e adolescentes é uma condição até desejada. Tanto pra auxílio no sustento familiar quanto as vezes até se associa a trabalho e dignidade humana como necessários para esse processo educativo de crianças e adolescentes. No entanto nós salientamos o direito da criança ao desenvolvimento integral, e isso passa muito pelo direito ao brincar. O brinquedo está para criança assim como o trabalho está para o adulto. Então é através do brinquedo que a criança explora a realidade, explora, enfim as suas habilidades. E isto significa de alguma forma a sua preparação que ela vai ter para o ingresso posterior no mundo do trabalho. Então esta condição de ao direito de brincar ela tem de estar asssegurada, ela já está assegurada no Estatuto, mas ela precisa estar assegurada no nosso cotidiano. A exploração sexual ela é considerada uma dessas piores formas do trabalho infantil. Nós temos hoje um problema nacional, inclusive colocado como prioridade pelo presidente da República. O problema maior é justamente a responsabilização desses agressores, aonde se associa então o trabalho infantil e exploração sexual. Nós temos infelizmente, as vezes, autoridades locais envolvidas nessa situação de exploração da criança e isso dificulta muito que se possa seguir num processo de responsabilização."

Recantos dos Amigos:

O texto de hoje é de autor desconhecido e está publicado no site http://www.mensagensdeamizade.com.br/ e tem o título de Trajetória e faz uma comparação do lápis com a vida de cada um.
Trajetória
O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:

- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim?
A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
- Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
- Tudo depende do modo como você olha as coisas, disse a avó. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.
"1ª qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade".
"2ª qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor."
"3ª qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça".
"4ª qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você."
"Finalmente, a 5ª qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação".

Em Paz Com a Natureza:

O plano de gestão de florestas públicas, que visa repassar áreas florestais para exploração privada, de maneira sustentável, está na fase de consulta pública.
O Governo Federal irá liberar a exploração dos recursos florestais para exploração privada. A informação é de Kelly Oliveira, da Radiobrás.

"- Primeiro plano anual de outorga florestal 2007/2008 estima que um milhão de de hectares de florestas públicas terão concessão para exploração de toras de madeira e outros produtos de forma sustentável. Desde a última segunda-feira foi aberta a consulta pública para que a população dê opinião sobre o documento. O prazo para os interssados se manifestarem é até 23 de julho. Entre os dias 25 e 26 desse mês as observações sobre o plano serão analisadas pela Comissão de Gestão de Florestas Públicas. Após esse processo até o dia 31 deste mês o Serviço Florestal Brasileiro vai divulgar o plano definitivo. O plano prevê uma produção anual nas áreas de concessão de 610 mil metros cúbicos de madeira em tora e 670 mil metros cúbicos de resíduos. De acordo com o documento essa produçao deve gerar uma renda bruto de 120 milhões de reais por ano, com geração 8 mil e 600 postos de trabalho. O plano também informa que foram identificados, no total, quase 194 milhões de hectares de florestas públicas cadastradas, o que corresponde a 22% do território brasileiro. A Amazônia Legal concentra 92% dessas florestas. Do total de florestas públicas federais foram identificados no plano 43 milhões e 700 mil hectares de florestas passíveis de concessão, ou seja, não fazem parte desse grupo unidades de proteção integral ou terras indígenas, por exemplo. Entretanto, cerca de 4 milhões de hectares foram considerados considerados como florestas públicas com concessão prioritária. Por fim, o Serviço Florestal Brasileiro projetou que dessas áreas prioritárias um milhão terá concessão. No grupo de concessão prioritária estão as Floresta Nacional de Jamaria, em Rondônia, e conjunto de unidades de conservação localizadas no Distrito Florestal Sustentável da BR 163. O plano anual de outorga florestal é um instrumento de gestão da lei de floresta públicas para dar transparência aos processos de gestão. Segundo o Serviço Florestal Brasileiro o documento indica com um ano de antecedência todas as atividades de gestão de florestas públicas, o inclui divulgar as áreas passíveis de receber concessões. De Brasilia, Kelly Oliveira."

Idade e TV:

Está em vigor a classificação etária para a programação das emissoras de televisão de todo o país.
Para auxiliar os país na escolha da programação indicada para a idade de seus filhos, as emissoras de tv devem por na tela a classificação etária para o programa que está sendo levado ao ar. A reportagem é de Gláucia Gomes.

"- As novas regras adotadas para a classificação indicativa por idade da programação de TV é um voto de confiança nas emissoras brasileiras. A avaliação é do Secretário Executivo da Agência de Notícias dos Direitos da Infância, ANDI, Veet Vivarta, sobre recente transferência de responsabilidade para os canais de TV de classificar a idade recomendada para o programa. Na opinião de Vivarta, apesar desse voto de confiança será necessária a atenção do Ministério da Justiça, que mantém o direito de monitorar a programação, do Ministério Público Federal, das entidades da sociedade, que estão atentas aos direitos da infância e da adolescência, e das famílias, pois cresce a responsabilidade em avaliar esses conteúdos. O Secretário Executivo da ANDI destacou que foi positivo manter a vinculação entre faixa etária e horária. Ele acredita que auto-classificaçao foi um ganho para as emissoras:

- O novo sistema, ele tem em primeiro lugar o mérito de continuar fazendo essa vinculação, que é o que acontece nos países que vem trabalhando de forma mais objetiva nesse modelo. Ao mesmo tempo ele avança, e essa foi uma demanda das emissoras que o governo contemplou, ele demando pra um modelo onde não há avaliação prévia dos conteúdos por parte do Ministério da Justiça, e caberia então às emissoras fazerem aquilo que se chama de auto-classificação dos conteúdos da sua programação.

A auto-classificação dos programas televisivos pelas emissoras e as demais novas regras de classificaçao indicativa passaram a valer na última quinta-feira (12/07) e complementam artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente. De Brasília, Gláucia Gomes."


Exemplo a ser seguido:

Achou na rua o que levaria 5 anos para ganhar e devolveu ao dono.
Um adolescente de 17 anos, entregador de jornais na cidade de Pirajuí (398 km de São Paulo), encontrou um malote com R$ 6.000 na rua e devolveu ao dono.

Como "recompensa", ganhou R$ 100 e um par de tênis.
Fágner Tamborim, que recebe R$ 90 por mês entregando jornais, contou que encontrou o malote -contendo cerca de R$ 3.000 em dinheiro e R$ 3.000 em cheques- na rua enquanto trabalhava, de bicicleta, na última quarta-feira.
"Vi que tinha muito dinheiro e cheques. Levei pra minha mãe, que ligou para o banco. Aí conseguiram localizar o dono."
O empresário Marcelo Lourenço, 32, dono do dinheiro, disse que havia colocado o malote em cima do carro para abrir o portão da casa onde mora. Ao sair do imóvel com o veículo, Lourenço esqueceu de recolher o malote.
"Quando cheguei ao banco vi que o dinheiro não estava no carro. Refiz o caminho, mas não encontrei. Aí me ligaram do banco e disseram que o menino havia localizado. Não é qualquer pessoa que tem uma atitude dessa."
Lourenço deu ao jovem R$ 100 e um par de tênis. O empresário, que é dono de um supermercado em Pirajuí, disse que tentará arrumar um novo emprego para o adolescente.
Lourenço contou que, há oito meses, encontrou uma carteira com R$ 1.000 e um talão de cheque e devolveu ao dono.
A mãe do garoto, Vera Lúcia Mazoca, 49, disse que ficou "assustada" quando viu o dinheiro, mas que sempre ensinou os filhos a não ficar com o que não é deles.
Vera Lúcia tem outros sete filhos e vive em uma casa alugada por R$ 180.
Fágner, que diz não ter tido dúvidas ao devolver o dinheiro, quer prestar vestibular neste ano.
"Quero um curso relacionado à produção de álcool e açúcar, que é o que está dando emprego na região.

Rir é Um Bom Remédio:
O Juquinha vai passar as férias na fazendo do avô e leva com ele o Joãozinho.
Andando pelo galinheiro ele vêem um pintinho nascendo, e Juquinha diz:

— Cê viu, Joãozinho? Olha que incrível como eles saem da casa deles!
E o Joãozinho responde:

— Não sei não. Eu acho muito mais incrível como eles entram aí sem quebrar a casa.
_____________________________________________

Músicas executadas no programa:

Prece pela Paz - Chico César (Cerimônia de Abertura do Pan): acesse nosso Podcast programa 48 - veja nossa secção de Links na faixa lateral direita deste blog.
Viva Essa Energia - Ana Costa e Arnaldo Antunes: http://arnaldo-antunes.letras.terra.com.br/letras/1030935/
É Bom Ser Criança - Toquinho: http://toquinho.letras.terra.com.br/letras/87224/
Lápis de Cor - Fátima Guedes: http://vagalume.uol.com.br/fatima-guedes/lapis-de-cor.html
Mar Verde - Keilah Diniz: http://www.musicexpress.com.br/Artista.asp?Artista=68#musica=Mar%20Verde
Televisão de Cachorro - Pato Fu: http://vagalume.uol.com.br/pato-fu/televisao-de-cachorro.html
O Dinheiro - Jorge Ferreira: acesse nosso Podcast programa 48 - veja nossa secção de Links na faixa lateral direita deste blog.

______________________________________

Blog "Chance à Paz"
Criação, produção, redação e responsabilidade:
Silvio Luis
Assis/SP
e-mail: chanceapaz@bol.com.br
VIVA A PAZ! VIVA EM PAZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário