domingo, julho 22, 2007

Numa semana em que o Brasil experimentou um misto de alegria e descontração com os Jogos Pan-Americanos e de pânico e tragédia com o acidente do vôo JJ 3054, foi levado ao ar neste domingo, 22 de julho de 2007, pela Rádio A Voz do Vale FM - 103,3 MHz - Cândido Mota / SP, o programa Chance à Paz de número 25. Neste programa traçamos um pararelo entre o acidente em Congonhas, os menores delinqüentes e as causas mais comuns de morte no país. No Recanto dos Amigos texto de Pedro Bial. No Em Paz com a Natureza os 3Rs. Ministro da Saúde diz que casais têm direito de escolher quantos e quando querem ter filhos e fala sobre o câncer de colo do útero. Rio de Janeiro ganha Núcleos de Mediação de Conflitos. Para rir: o cachorro do Joãozinho some de casa (rrrssskkkkkkk). Nosso Podcast Chance à Paz completa um ano (veja na secção de links ao lado)

Frase de Abertura:

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.”

Frase dita por Ruy Barbosa durante discurso no Senado há 93 anos, ou seja, em 1914, e que parece ser tão atual.


Agenda:

Semana do Motorista, de 22 à 27 de julho no SEST/SENAT de Nova Alexandria, com exposições, cortes de cabelo gratuitos exames de diabetes, colesterol e pressão arterial. No dia 25 Missa na Pátio do Posto Alexandria, à partir das 19 horas, e logo depois show com Jad e Jefferson.

Estão chegando algumas promoções do projeto Chance à Paz que irão te surpreender tanto no trânsito quanto nas escolas. Aguarde... Além das promoções, está marcado para 11 de agosto o início do primeiro curso numa parceria entre Chance à Paz e UNIPAZ SP Capital, que é Desenvolvimento Humano e Cultura de Paz. As aulas serão ministradas em Cândido Mota e as vagas são limitadas. Os interessados podem ligar no horário comercial para o número (18) 3323-5427, (18) 9773-8322, ou ainda pelo e-mail chanceapaz@bol.com.br

E sabe o que temos que fazer hoje, amanhã e depois, e assim por diante? Acabar com a dengue. Os casos de dengue estão aumentando em toda a região, e a culpa é de cada um de nós que mantemos os recipientes com água limpa em nossas casas, quintais e terrenos baldios. Então não se esqueça: todo dia é dia de acabar com a dengue.


Destaque da Semana:

Aeroporto de Congonhas: o delinqüente da vez.
(Autoria: Silvio Luís de Carvalho)


O Brasil e as 3 Américas estavam em festa, no Rio de Janeiro, com a realização dos Jogos Pan-Americanos, e tiveram que dividir a atenção da população brasileira e mundial com aquele que foi o maior desastre aéreo da história nacional e um dos maiores do mundo. Um avião da TAM que fazia o vôo JJ 3054 partiu de Porto Alegre (RS) com destino a São Paulo (SP), onde pousaria no início da noite de terça-feira, 17 de julho de 2007. A aeronave chegou a tocar e percorrer a pista principal de Congonhas, mas não parou e acabou batendo contra um prédio da própria TAM do outro lado da Avenida Washington Luiz. Foi então mais um estopim para a comoção coletiva, e os aproveitadores de plantão logo apareceram:
-“Fecha o Aeroporto”;
muitos diziam, e dizem, como se Congonhas fosse o único e exclusivo responsável pelo episódio.
Mesma coisa que fazem quando há crimes hediondos envolvendo menores:
-“Cadeia pra esses marginais juvenis”;
esbravejam, como se tais menores fossem únicos e exclusivos responsáveis pelos episódios de violência.
O governo, perplexo e inoperante se cala, e só dias depois se pronuncia, tanto num caso quanto no outro. Medidas são anunciadas em meio a comoção para que se tenha a impressão de que tudo será resolvido e que se aprendeu a lição.
O povo, então, dentro do seu imediatismo, quer que aquilo que vinha se deteriorando com o passar do tempo, e tal deteriorização prenunciava tragédias (e que ninguém tomava providência por não se tratar de sua responsabilidade), seja prontamente resolvido para que se esqueça o quanto antes possível daquele momento que mais lhe parece pesadelo.
A imprensa, exaustivamente, mostra cenas de dor e horror, e ouve uma porção de chamados especialistas que fazem parecer que têm a solução para todos os males e mazelas do mundo. Se realmente a tem porque não colocaram suas sabedorias em prática antes das tragédias? (É aí que entra a tal da prevenção.)
Quanto a Congonhas, o aeroporto está lá há anos, porém, por conta da especulação imobiliária e falta de planejamento urbano, entre outras coisas, cercaram o aeroporto de prédios comerciais e residenciais e grandes avenidas, tudo que até bem pouco tempo atrás era sinônimo de status e do desenvolvimento econômico. Aí o aeroporto tornou-se problema: como pode um aeroporto existir lá? Como se ele fosse um intruso, e não que prédios comerciais e residências com seus ocupantes e moradores e as grandes avenidas com seu trafego lento e congestionado fossem os verdadeiros intrometidos.
O mesmo é com relação aos menores delinqüentes. Porém ao contrário do Aeroporto que representa status e crescimento econômico, os menores representam pobreza, miséria e degradação familiar. Como pode um moleque delinqüente aterrorizar a vida de uma sociedade tão digna? Afinal a sociedade se quer enxerga-o diante de suas necessidades de educação, escola, saúde, amor, carinho, compreensão e tantas outras coisas, e agora é obrigada a vê-lo cometer desatinos por aí? Cadeia pra eles.
Ninguém faz nada para resolver, afinal cada um de nós acredita que o problema é dos outros, e espera-se que alguém encontre a solução.
Em momentos de comoção especialistas apresentam soluções mirabolantes para tudo, aproveitando-se da situação, algumas vezes, para sua auto-promoção. Também, na expectativa de conquistar votos, políticos oportunistas aparecem com seus discursos vazios e suas caras lavadas, e lá vai o povo no embalo:
- “Fechem o aeroporto... cadeia para os menores infratores...”, sem se dar conta de que é um verdadeiro fantoche.
Passa o tempo, as medidas anunciadas não são colocadas em prática, os problemas tendem a se agravar cada vez mais, as pessoas continuam levando suas vidinhas vazias e transferindo para os outros a responsabilidade de resolverem os problemas que também são seus, apesar de acharem que não são (e sabe-se que responsabilidade não se delega; responsabilidade se tem, ou não se tem).
A tragédia como a de Congonhas chama a atenção pela violência do impacto, do fogo consumindo objetos e pessoas, mas vivemos tragédias diárias, porém em pontos diferentes, e isso não nos faz dar conta dos males do mundo. Só pra se ter uma idéia da grande tragédia brasileira, de acordo com dados do SUS (Sistema Único de Saúde) no ano 2000 morreram no Brasil, diariamente, em média: 539 pessoas por problemas cardíacos; 330 por câncer; 232 por doenças cerebrovasculares; 215 por falta de atendimento médico; 149 por causas desconhecidas ou anormais; 124 vítimas de agressões, ou seja, vítimas diretas da violência; 96 por causa da diabetes mellitus; 92 por doenças crônicas das vias aéreas inferiores; 81 perderam suas vidas por conta de acidentes com meios de transporte, a grande maioria em acidentes de trânsito terrestre; e 80 por causa da pneumonia. Estas são as dez principais causas de mortes diárias que ocorrem no Brasil, sendo que muitas delas são evitáveis ou controladas.
Isso não significa falta de comoção em relação ao acidente em Congonhas, muito pelo contrário.
No entanto, talvez, se cada uma das vítimas e de seus familiares tivessem feito algo de concreto antes para que o sistema aéreo funcionasse; se os abatidos pela violência e seus familiares tivessem feito algo de concreto antes para que os nossos menores fossem atendidos em suas necessidades básicas; e que essa multidão que perde sua vida diariamente por causas evitáveis e seus familiares tivessem feito algo de concreto antes para gozarem de melhor saúde e terem um mundo melhor, mais fraterno e mais humano, as tragédias humanas, certamente, seriam muito menores.

Ainda há tempo. Se você deseja um mundo melhor faço por onde, não espero pelos outros e não se deixe levar por engodos. Tão ruim quanto ser delinqüente é ser negligente. Faça a sua parte e incentive os outros para que também façam a parte que lhes cabe.
(Texto de Silvio Luís de Carvalho - Assis/SP - 21 de julho de 2007)

Recanto dos Amigos:

Na última sexta-feira foi o Dia da Amizade, ou Dia do Amigo. Amigos são aqueles que também nos dão lição de vida, e falando em lição de vida muitos ensinamentos nos são dados logo na infância. E, se colocássemos em prática tais ensinamentos viveríamos muito melhor, é o que diz Pedro Bial no texto Jardim da Infância, que nos foi enviado pela ouvinte Vera Cavina, de Cândido Mota.

Jardim da Infância - Pedro Bial


Se os pais dos rapazes que agrediram a empregada (no Rio) e dos que incendiaram o índio Galdino em Brasília, tivessem colocado em prática parte do que aprenderam no Jardim da Infância, aquelas barbáries não teriam acontecido.
Tudo o que hoje preciso realmente saber, sobre como viver, o que fazer e como ser, eu aprendi no jardim de infância.
A sabedoria não se encontrava no topo de um curso de pós-graduação, mas no montinho de areia da escola de todo dia. Estas são as coisas que aprendi no Jardim de infância:

1. Compartilhe tudo;
2. Jogue dentro das regras;
3. Não bata nos outros;
4. Coloque as coisas de volta onde pegou;
5. Arrume sua bagunça;
6. Não pegue as coisas dos outros;
7. Peça desculpas quando machucar alguém;
8. Lave as mãos antes de comer e agradeça a Deus antes de deitar;
9. Dê descarga; (esse é importante)
10. Biscoitos quentinhos e leite fazem bem para você;
11. Respeite o outro;
12. Leve uma vida equilibrada: aprenda um pouco, pense um pouco, desenhe, pinte, cante, dance, brinque, trabalhe um pouco todos os dias;
13. Tire uma soneca à tarde; (isso é muito bom)
14. Quando sair, cuidado com os carros;
15. Dê a mão e fique junto;
16. Repare nas maravilhas da vida;
17. O peixinho dourado, o hamster, o camundongo branco e até mesmo a sementinha no copinho plástico, todos morrem... nós também.

Pense como o mundo seria melhor se todos nós, no mundo todo, tivéssemos biscoitos e leite todos os dias por volta das três da tarde e pudéssemos nos deitar com um cobertorzinho para uma soneca. Ou se todos os governos tivessem como regra básica devolver as coisas ao lugar em que elas se encontravam e arrumassem a bagunça ao sair.
Ao sair para o mundo é sempre melhor darmos as mãos e ficarmos juntos. " É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão.
O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem souber ver."

Em Paz Com a Natureza:

Dicas para praticar os 3Rs : reduzir, reaproveitar e reciclar

Não precisa embrulhar ! Recuse o excesso de embalagens no comércio.
Os sacos de papel são feitos de árvores e os de plásticos são feitos de petróleo.
Ambos geram poluição na fabricação.
Opte por produtos com pouca embalagem ou embalagem reutilizável como potes e vidros.
Evite embalagens não recicláveis. Rejeite o isopor.Evite usar descartáveis com frequência como : pratos, garfos, copos e talheres.
Compre somente a quantidade que vai consumir.
Escolha produtos duráveis.

Adquira brinquedos somente com certificado.
Evite o consumo de supérfluos.

Não encha sua casa de tralhas.
Antes de sair de casa, faça uma lista do que precisa comprar.

Evite compras por impulso.
Em casa prefira usar guardanapos, toalhas e filtros de pano aos de papel.
Utilize os dois lados da folha de papel para escrever, imprimir ou fazer rascunho. Revise textos na tela do computador antes de imprimir. Poupe árvores.
Muitas pessoas já estão divulgando esta idéia por e-mail : Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o Meio Ambiente.
Sempre que possível procure aproveitar integralmente os alimentos como : talos, folhas, sementes e cascas. Ver receitas no site
http://www.mesabrasil.sesc.com.br/ .
Doe roupas, brinquedos, livros e outros objetos que não tem mais utilidade para você, mas que pode ser útil para outra pessoa. Passe adiante
Prefira consertar a substituir objetos.
Use a imaginação para dar utilidade aos objetos que iriam para o lixo.
Prefira produtos reciclados.
Incentive a comunidade a exigir a coleta seletiva e o fim dos lixões a céu aberto. Cobre iniciativas do poder público.
Não jogue no lixo baterias de celular, lâmpadas, restos de tinta ou produtos químicos. Em caso de dúvidas de descarte, ligue para o serviço de atendimento do fabricante.
Cobrar das prefeituras mais empenho em viabilizar e criar cooperativas e associações de catadores de material reciclável.
Não leve pneus velhos para casa, nem abandone em qualquer lugar. Eles atraem mosquitos transmissores de doenças como a dengue. Deixe o pneu velho onde estiver comprando o pneu novo.
Sobre o descarte de computadores, TVs, telefones celulares, fornos de microondas, câmeras fotográficas e outros equipamentos, exija do governo uma norma nacional sobre reciclagem e eliminação do lixo eletrônico, já que muitos componentes têm substâncias tóxicas.
Estas e outras dicas e vários outros assuntos ligados ao meio ambiente você encontra no site
http://www.natureba.com.br/ .

Planejamento Familiar:

Casais brasileiros têm o direito de decidir quantos filhos querem ter e a que momento isso deve acontecer. Quem afirmou foi o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, durante entrevista à Radiobrás.

-"Nós temos que dar à todos os casais brasileiros a possibilidade de que eles decidam quando ter filhos e quantos filhos eles querem ter, em que momento. Isso é fundamental. Isso é direito. Isso tá na Constituição brasileira, isso tá na lei do planejamento familiar e isso agora vai implementado através de uma série de medidas que vão de um lado disseminar informação através da televisão, através do rádio, através do Programa Saúde da Família, através de material impresso, de cartilhas, de toda uma estratégia de comunicação. E isso vai tar também viabilizado através de uma ampliãção da oferta dos métodos anticoncepcionais. De que maneira: nós vamos dobrar praticamente o gasto com a distribuição de pílula, de camisinha, à todo o pais. Nós vamos gastar 100 milhões de reais a mais neste ano e por outro lado estamos incluindo, já incluímos, na Farmácia Popular métodos anticoncepcionais subsidiados, a preço muito barato. A idéia é exatamente ampliar a informação pra que todas as pessoas, e aí a estratégia de comunicacional vai ter que inovar, porque a maneira como eu falo pra uma mulher ou um casal da região metropolitana do Rio é muito diferente da maneiro como vou falar para um casal na região amazônica, na região centro-oeste ou algum outro lugar. Eu tenho que ter uma abordagem de comunicação, de informação, que seja simples, seja objetiva e que dê passe pra aquele casal, pra aquela mulher, a informação necessária. Em primeiro lugar porque é um direito que ela tem, e segundo os métodos que ela tem que dispôr para ela possa controlar o momento e o número, e quando ela quer ter seu filhos ou sua filha."

Ainda durante entrevista à Radiobrás, o Ministro Gomes Temporão, falou que é preocupante o número de vítimas fatais do câncer de colo do útero. Apesar disso a vacina contra HPV ainda não deve ser incorporada ao calendário de vacinas no país.

-"A situação do câncer de colo do útero no Brasil eu considero que é uma situação grave, porque? Porque nós ainda temos 20 mil novos casos por ano e 5 mil óbitos. Então 5 mil mulheres ainda morrem de uma doença absolutamente prevenível. Nós todos sabemos que através da realização de exame preventivo, do papa nicolau, é possível diagnosticar precocemente as primeiras lesões e tratar e curar adequadamente as mulheres que contraiam essa doença. Infelizmente hoje a situação do câncer do colo de útero no Brasil se aproxima mais dos países menos desenvolvidos do mundo, os mais pobres, ou seja, há aí uma contradição entre o grau de desenvolvimento econômico que o Brasil já alcançou e a situação dessa doença. Muito bem. A indústria farmacêutica colocou no mercado uma vacina, neste momento não existe informação suficiente para que essa vacina seja incorporda nos programas de saúde pública. Vou te explicar porque. Como ela foi desenvolvida no exterior, e os estudos foram desenvolvidos em mulheres de outros países e não em mulheres brasileiras a gente tem um dúvida sobre se ela daria conta da especificidade da nossa realidade aqui do Brasil. Isso de um lado, ou seja, nós temos que pegar essa vacina e fazer alguns estudos aqui no Brasil, nós estamos pensando nisso pra ver até que ponto ela dá essa cobertura, se protege contra essa doença aqui no Brasil. Segundo é que os estudos que existem hoje mostram...garantem uma proteção até cino anos depois que a mulher toma todas as doses, cinco anos. Quer dizer isso do ponto de vista de saúde pública ainda muito baixo, porque traria um custo adicional na medida que eu tenho que vacinar todas as meninas que ainda não tiveram iniciação sexual. Mais ou menos todas as meninas entre 9 e 11 anos teriam que ser vacinadas. Imaginar que daqui a cinco anos eu teria que revacinar todo mundo. E o terceiro ponto, hoje o programa de imunização do ministério, que é um dos programas considerado um dos melhores do mundo, o Ministério da Saúde gasta 750 milhões de reais por ano para comprar todas as vacinas do nosso programa. Se nós incorporassemos essa vacina contra o HPV ao programa, apenas essa vacina custaria para o Ministério da Saúde 2 bilhões de reais. E essas características que eu te falei, o custo, absurdo, né. Impossível. O governo brasileiro não teria condições de bancar essa custo. Temos que sentar com o laboratório produtor, rediscutir preço. Nesse preço é inviável. Mas, queria dar uma última informação importante: até agora apenas um país incorporou essa vacina ao seu calendário, foi a Austrália, e apenas o estado do Texas, nos Estados Unidos. E a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomenda aos países incorporarem a vacina dentro dos seus programas de saúde pública, até que as características e o custo dessa vacina sejam repensados."

Dou Chance à Paz:


Com os Jogos Pan-Americanos o Rio de Janeiro ganhou os chamados Núcleos de Mediações para a Resolução de Conflitos Diversos. A reportagem é de Aline Beckenstein, da Radiobrás.

"A Secretaria Nacional de Segurança inaugurou nesta terça-feira cinco Núcleos de Mediação Pacífica para Solução de Pequenos Conflitos como: briga entre torcedores durante os Jogos Pan-Americanos. Ao todo o Rio de Janeiro ficará com 18 desses que serão mantidos após as competições e serviram para mediação de pequenas causas e orientação jurídica. Os núcleos estão funcionando em locais de grande aglomeração como os estádios do Maracanã e João Havellange e o Rio Centro, pontos de competições pan-americanas. Outros dois núcleos foram instalados nos bairros de Campo Grande, na Zona Oeste, em Deodoro, na Zona Norte. Segundo a coordenadora do projeto, a Juíza Vera Regina Müller, um dos principais objetivos é evitar que casos de pequena gravidade acabem sobrecarregando o trabalho dos policiais e da Justiça.


0 que se pretende através da montagem desses Núcleos de Mediação de Conflito e Segurança Cidadã aqui na cidade do Rio de Janeiro é possibilitar a população um filtro para suas necessidades e através da técnica da mediação resolver aquelas situações que podem ser mediáveis, solucionáveis, sem ter, sem precisar ingressar no Sistema de Justiça. E muitas vezes, se já está no Sistema de Justiça, se as partes concordarem, o juiz e promotores também, eles poderão ser mediados também.

Após os trabalho de mediação nos locais de competição os casos são encaminhados para 3 Juizados Especiais do Tribunal de Justiça instalados no Estádio do Maracanã, João Havellange e ainda no Rio Centro. O jornalista da Rádio Nacional, Mário Silva, procurou esse atendimento jurídico e considerou o trabalho eficiente.

Porque nós... entre eu chegar lá e relatar o fato a autoridade policial de plantão e ir a audiência com o Juiz isso decorreu no máximo 1 hora e meia. Quer dizer... essa é a idéia de agilizar a Justiça, tão sobrecarregada, e funcionou.

Segundo o Tribunal de Justiça do Rio esses juizados especiais são responsáveis pelo julgamento de delitos com pena máxima de 2 anos, como casos de lesão corporal e venda de ingressos por cambistas. O julgamento é feito no próprio local da ocorrência. O tribunal também está com 3 ônibus etinerantes percorrendo os locais de competição. Do Rio de Janeiro, Aline Beckenstein."

Rir é um bom remédio:

O cachorro do Joãozinho desapareceu de casa, e com cara triste, fala para a mãe:
-Mamãe, nos perdemos o totó, ele sumiu!!
E a mãe responde:
- Não se preocupe. Amanhã colocamos um anúncio no jornal.
E Joãozinho diz:
- Mas mãe, não vai adiantar nada, ele não sabe ler...



_______________________________

Músicas executadas no programa:

Sonho de Ícaro - Byafra: (Em Homenagem às Vítimas do Vôo 3054 da TAM) http://vagalume.uol.com.br/byafra/sonho-de-icaro.html
De Volta à Infância - Jairo Mozart e Eri Galvão: http://www.musicexpress.com.br/Artista.asp?Artista=145#musica=De%20Volta%20à%20Infância
Passaredo - MPB 4: http://vagalume.uol.com.br/mpb4/passaredo-(cifrada).html
Vamos Tratar da Saúde - Rita Lee: http://vagalume.uol.com.br/rita-lee/vamos-tratar-da-saude.html
Justiça - Reggae Style: http://vagalume.uol.com.br/reggae-style/justica.html
Ainda foram usadas como fundo musical:
Infância - Egberto Gismonti (instrumental)
Montagem com a introdução de Morte e Vida Severina (como fundo do texto Congonhas: o delinqüente da vez)
_________________________________

Blog "Chance à Paz"
Criação, produção, redação e responsabilidade:
Silvio Luis
Assis/SP
e-mail: chanceapaz@bol.com.br
VIVA A PAZ! VIVA EM PAZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário