
Neste primeiro de julho Assis está completando 102 anos. Parabéns aos assisenses e aqueles que acreditam e contribuem para torná-la uma cidade melhor a cada dia.
Em 02 de julho, é Dia do Bombeiro, a estes profissionais que com seu empenho e abnegação criaram uma das mais respeitadas instituições públicas do país os nossos parabéns e muito obrigado.
Frase de Abertura:

Frase de Albert Einstein.
Agenda:

Estão chegando algumas promoções do projeto Chance à Paz que irão te surpreender tanto no trânsito quanto nas escolas. Aguarde... Além das promoções, está marcado para 11 de agosto o início do primeiro curso numa parceria entre Chance à Paz e UNIPAZ SP Capital, que é Desenvolvimento Humano e Cultura de Paz. As aulas serão ministradas em Cândido Mota e. as vagas limitadas. Os interessados podem ligar no horário comercial para o número (18) 3323-5427, (18) 9773-8322, ou ainda pelo e-mail chanceapaz@bol.com.br
E sabe o que temos que fazer hoje, amanhã e depois, e assim por diante? Acabar com a dengue. Os casos de dengue estão aumentando em toda a região, e a culpa é de cada um de nós que mantemos os recipientes com água limpa em nossas casas, quintais e terrenos baldios. Então não se esqueça: todo dia é dia de acabar com a dengue.
Destaque da Semana:
Unicef diz que para crianças morar no Morro do Alemão, no Rio de Janeiro, é tão perigoso quanto morar no território palestino da Faixa de Gaza.

"O que a gente se pergunta é até quando vai durar essa operação e quantos mortos mais nós vamos ter, quantos feridos, quer dizer: se essa ação fosse uma ação em que realmente estivessem feito essa incursão e tivesse ocupado efetivamente a área pra impedir a operação dos traficantes, mas na verdade a gente sabe que não foi isso que aconteceu. As autoridades da área de segurança estão considerando uma ação bem sucedida por que foram apreendidos muitas armas, foi apreendido uma grande quantidade de droga. Agora eu me pergunto se as prisões foram as prisões que eles esperavam? Parece que não. Fica claro que o noticiário do jornal de hoje que o tráfico continua a dominar a área. Fica também a pergunta: quanto tempo mais a gente vai assistir, quantos dias mais a gente vai assistir esse confronto diário com mortes e feridos? Quer dizer esse número aumentando a cada dia. Nós temos conversado com lideranças comunitárias do Alemão e do Complexo da Penha e o que eles relatam de terror dessas crianças, crianças que por motivo qualquer, barulho elas já estão se urinando. As crianças estão apavoradas. Isso já são mais de 50 dias de terror diário. Se essa operação tivesse significado um ponto final nesse, enfim, nesse sofrimento a que essas pessoas estão submetidas a gente até entenderia, mas essa operação não significou um ponto final. E a gente sabe que traficantes que foram mortos hoje são rapidamente substituídos. Com isso a gente não quer dizer que a polícia deva ficar de braços cruzados. O que todos nós estamos nos perguntando nesse momento é se não há, e certamente há, formas de encaminhar essa questão e que não é só do Complexo do Alemão e Complexo da Penha, mas se espalha por várias favelas do Rio de Janeiro, se não há uma forma de encaminhar isso que não cause tanto sofrimento à essas pessoas. Não é possível a gente admitir que não há alternativas."
Também por conta da preocupação com as crianças aconteceu nesta semana o Primeiro Encontro Parlamentar Latino Americano pela Infância. A reportagem é de Mônica Montenegro, da Rádio Câmara.

Dou Chance à Paz:

Recanto dos Amigos:
Hoje vamos a mais um dos textos de autoria do paranaense de Wenceslau Brás, Pedro Henrique Sabater, e que nos foi enviado por ele.
Sou teu amigo.

vai olhar pra mim e dizer:
_Você estava certo...
Felizmente vou concordar e ainda dizer:
_Enquanto você estava aí chorando a vida foi passando e lhe deixando para trás.
A vida é uma navio, solto nas ondas do mar, encontramos lufadas, tempestades, relâmpagos, trovões...
Estamos sujeitos ao naufrágio...
Mas temos de caminhar...
Não podemos parar.
E mais uma vez você vai dizer:
_Você está certo.
_Sei que ainda não tenho experiência o bastante pra lhe dar bons conselhos,
e que, por ser jovem, não dará a mínima importância a eles.
Mais uma vez você vai dizer:
_Você está certo.
_A vida nos ensina em pequenos momentos a estar preparado pra chegada dos grandes...
Nos prepara com pequenas quedas, para sentir-nos capazes de levantar e seguir nossa jornada. Por isso, deixei de adentrar a embarcação, para ficar um pouco mais contigo nessa hora em que precisas de mim meu amigo.
Então você me dirá:
_Obrigado por ser meu amigo.
Você pode acessar os textos de autoria de Pedro Henrique Sabater e de muitos outros no site http://www.recantodasletras.com.br/
Diga Não às Drogas:
E aumenta o consumo de drogas no Brasil. Maconha e haxixe são as mais consumidas. A reportagem é de Kelly Oliveira, da Radiobrás.

- Os países que têm níveis de desenvolvimento maior são também os países que têm um consumo de drogas maior. Com o desenvolvimento econômico e social na América Latina se prevê que o aumento no consumo da droga também aconteça.
Para acabar com o consumo das drogas o representante das Nações Unidas afirma que é preciso aliar políticas sociais, repressão ao tráfico e prevenção.
- A aplicação de plíticas sociais são importantes, sem dúvida. Ao mesmo tempo se tem que fazer também uma repressão eficiente, dirigida a quem trafica drogas, porque a maioria das pessoas que estão nesse negócio do tráfico da droga, que seja grande ou que seja pequeno traficante, não está interessado na Bolsa Família, não está interessado no salário mínimo. São todas pessoas que querem ganhar muito dinheiro e em pouco tempo.
No mundo são 200 milhões de consumidores de todos os tipos de drogas, o que representa quase 5% da população com idade 15 e 64 anos. Maconha e haxixe são usadas por quase 160 milhões de pessoas. As drogas sintéticas como anfetaminas e ecstasy são consumidas por cerca de 25 milhões. O ópio é usado por 15 milhões e a cocaína por 14 milhões de pessoas. O relatório também indica que as apreensões de drogas aumentou no mundo, mas os traficantes estão buscando novas rotas de tráfico internacional, principalmente pela África. No caso da cocaína por exemplo, a droga é enviado do Brasil, Peru e Venezuela para a Europa via África. Segundo informações do relatório, autoridades da Guiné, país africano, estimam que cerca de 60% da cocaína que chega àquele vem do Brasil e 40% diretamente da Colômbia. De Brasíla Kelly Oliveira."
Sobre o mesmo assunto, a Rádio Câmara, em seu programa de entrevista Câmara Aberta, ouviu a Coordenadora do Prodeq da Universidade de Brasília, Maria Fátima Fudbraque. Segundo ela, o consumo das drogas é preocupante do ponto da violência que gira em torno dela, porém, o álcool, considerado lícito e com consumo culturalmente aceito há séculos, é a droga de maior consumo e que mais problemas traz as famílias brasileiras, por ser ele a porta de entrada para todas as demais drogas consideradas lícitas ou ilícitas. No entanto, a maioria das pessoas não enxerga assim, e isso precisa mudar. Explica Maria de Fátima Fudbraque. Ela afirma que a nova lei sobre o consumo do álcool oferece meios para essa mudança. Numa outra entrevista o Dr. Osvaldo Said, psiquiatra, pesquisador e coordenador do programa de extensão de alcoologia do Hospital Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro, também falou o consumo do álcool.

Em Paz Com a Natureza:
O Cerrado, que tem menos 17% de sua área original no país, ainda perde espaço para a agricultura colocando o eco-sistema em risco. A reportagem é de Carla Alessandra da Rádio Câmara.

" O objetivo dessa audiência pública é discutir o que vem acontecendo com o cerrado e aproveitar para lançar uma rede de pesquisa sobre o cerrado. Essa rede é uma integração entre os diversos ministérios ministério de ciência e tecnologia, ministério do meio ambiente, universidades federais, universidades estaduais, centros de pesquisa como a Embrapa e tem como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre o bioma cerrado pra que possa utilizá-lo de forma inteligente produtiva e sustentável."
A pesquisadora da Embrapa, Ludmila Aguiar, afirmou que, apesar de sua importância, o cerrado é o ecossistema brasileiro menos conhecido. Segundo estimativas, existem no cerrado 11 mil espécies de plantas, muitas delas exclusivas do bioma. Ela informou que o grande desafio da Embrapa nos últimos 30 anos é garantir um aumento da produção agrícola sem aumentar a área desmatada. Outro ponto citado pela pesquisadora é a necessidade da conscientização dos produtores da importância de se manter áreas de cerrado em suas propriedades. A professora da Universidade de Brasília, Mercedes Bustamante, lembrou que outra questão importante envolve as áreas nativas remanescentes, que abrigam populações com baixo índice de desenvolvimento humano. A professora defende a adoção de mecanismos de valorização do cerrado ainda virgem.
"É possível utilizar como foi dito aqui os produtos da biodiversidade, é possível criar um sistema de pagamentos de serviços ambientais porque? Porque essas áras nativas remanescentes de vegetação são as que nos garantem a água que abastece as nossas cidades, são as que garantem a nossa qualidade do ar, são as áreas que garantem a regulação climática ao longo do bioma. Então porque não valorar ou colocar um valor pra esses serviços ambientais que essas áreas nativas prestam e que esses recursos sejam utilizados para o desenvolvimento dessas populações locais."
Atualmente restam menos de dezessete por cento da área nativa do cerrado e somente seis por cento se encontram em áreas de preservação ambiental. De Brasília, Karla Alessandra."
Saúde:
Apesar dos recursos e medicamentos disponíveis para se evitar que a criança filha de mãe portadora do vírus HIV seja contaminada ao nascer, ainda é grande o número de crianças contaminadas pelo vírus no parto. A reportagem é da Radiobrás.

- Quanto mais precoce for a identificação através do batalhão de exames que nós temos disponíveis hoje, maiores são as chances dessa criança nascer saudável. Então, hoje, uma criança que nasce filha de uma mãe reconhecida soro-positiva, ela tem 100% de garantia de ter uma vida normal, de não nascer contaminada pelo vírus HIV, ou melhor, ela nasce ainda com anticorpos do vírus. A partir do momento do nascimento ela passa um período tomando uma medicação pediátrica e tem 100% de garantia de eliminar a presença do vírus do organismo dela. Isso seria maravilhoso se nós tivessemos efetivamente todo um processo do pré-natal oferecido, e oferecido em boas condições para as grávidas do Brasil, o que infelizmente não acontece. Então quando a gente fala em questão do HIV, se fala de sífilis também. A sífilis pela transmissão vertical, ou seja da mulher para o bebê, tem índices alarmantes no mundo todo, mas no Brasil índices muito elevados, e é difícil quando a gente fala em números por a subnotificação, ou seja, os casos que não são efetivamente registrados, e o número de mulheres que não chegam se quer a fazer o exame pré-natal é gigantesco. O que se sabe é que nós temos uma alta taxa de mortalidade de bebês e de abortos expotâneos frutos de contaminação pela sífilis e crianças que nascem com o vírus HIV, nascem contaminadas quando elas teriam todas as chances de ter uma vida saudável."
Rir é um bom remédio:
O Joãozinho passa a freqüentar a aula de religião.

- Quem aqui quer ir pro céu levanta a mão.Todo o mundo levantou a mão menos o Joãozinho.
E a professora perguntou:
-Você não quer ir pro céu, Joãozinho?
E Joãozinho respondeu:
-Sá o que é fessora, a gente tem que ser obediente não é? Então a minha mãe falou que depois da aula eu tenho que ir pra casa.
____________________________________________________
Mùsicas executadas no programa:
Canção da Paz - Banda Nego Joe: http://nego-joe.letras.terra.com.br/letras/472188/
Amigos para Siempre - Los Manolos: http://www.youtube.com/watch?v=u_DavDmkpBM
Diga Não às Drogas - Alexandre Pires: http://alexandre-pires.letras.terra.com.br/letras/113703/
Canto Cerrado - Jairo Mozart: http://www.musicexpress.com.br/Artista.asp?Artista=145#musica=Canto%20Cerrado
Blog "Chance à Paz"
Criação, produção, redação e responsabilidade:Silvio Luis
Assis/SP
e-mail: chanceapaz@bol.com.br
VIVA A PAZ! VIVA EM PAZ!
Curitiba, setembro de 2009
ResponderExcluirSilvio,
Sua bandeira é a nossa!
Que muitos outros possam vir!
Que o mundo tenha paz!
Juntos somos capazes de transformar o hoje e o amanhã!
O convido a ler a obra: 07/07/07 Sonho e Profecia de Almeida Cunha(www.07do07de2007.com.br)e a continuarmos juntos nesta jornada que começou!
att.
sra. Cunha