domingo, agosto 05, 2007

05 de agosto: neste dia, há 62 atrás Hiroshima era surpreendida com o primeiro ataque da história, por isso, o programa Chance à Paz, de número 27, que foi ao ar neste domingo, pela Rádio A Voz do Vale FM - 103,3 MHz - Cândido Mota - SP - site http://www.vozdovale.com.br/, dedicou a maior parte de seu tempo para relembrar esse que talvez seja o momento mais trágico da história humana, começando pela frase de abertura. Iniciado o programa veio a agenda seguida do destaque da semana que ficou por conta da Semana do Aleitamento Materno, e por conta da amamentação Manaus é a primeira cidade do país a conceder a suas servidoras municipais licença maternidade de 6 meses. Na seqüência dedicamos espaço para Hiroshima e Nagasaki com um pouco da história e três músicas que se referem ao tema. O Recanto dos Amigos foi dedicado ao pedido musical da ouvinte Ruth. A juventude também merece atenção por parte do governo, sendo vista não só como o futuro do país como também sua situação no presente. Para descontrair Joãozinho e o tempo verbal da frase (srsrsrsrrskkkkkk).

Frase de Abertura:

“Meu Deus o que foi que nós fizemos”



Frase escrita por Robert Lewis, co-piloto do avião Enola Gay, em seu diário, logo após o lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima, em 06 de agosto de 1945.

Agenda:

No próximo sábado, dia 11 de agosto, Passeata pela Paz na Família. Várias cidades da região programarão a passeatas pela paz a partir das 9 horas da manhã. Em Assis a passeata partirá da Praça Arlindo Luz com destino a Catedral. Em Cândido Mota a saída será da Praça da Matriz e percorrerá várias ruas da área central da cidade. Os organizadores pedem para que os comerciantes enfeitem seus estabelecimentos com bexigas ou bandeiras brancas e ainda cartazes e faixas em defesa da família.

Festa das Nações do Grupinho, dia 14 de setembro, a partir das 19 horas, no Salão do Asilo São Paulo em Cândido Mota. Reservas de mesa na secretaria da escola.

Estamos na Semana Mundial da Amamentação, que vai até o dia 7 de agosto. Em Assis, você pode obter informações no Banco de Leite Humano do Hospital Regional. O evento que deverá marcar a semana do aleitamento materno em Assis será a palestra com a doutora em Enfermagem em Saúde Pública pela USP/Ribeirão Preto, Lylian Dalete Soares de Araújo. A palestrante também é docente da Universidade Estadual de Londrina da área Saúde da Mulher, membro do Calma – Comitê de Aleitamento Materno de Londrina, e avaliadora da Iniciativa Hospital Amigo da Criança. O evento será realizado no próximo dia 7 de agosto, às 8 horas, no auditório da Unip, campus Assis.

E Vem Aí.... Primeiro Festival Primavera de Paz, dia 20 de setembro, a partir das 8 horas da noite, nas Escadarias da Igreja Matriz de Cândido Mota. Em comemoração ao Dia Internacional da Paz, Dia da Árvore e a chegada da Primavera.

E sabe o que temos que fazer hoje, amanhã e depois, e assim por diante? Acabar com a dengue. Os casos de dengue estão aumentando em toda a região, e a culpa é de cada um de nós que mantemos os recipientes com água limpa em nossas casas, quintais e terrenos baldios. Então não se esqueça: todo dia é dia de acabar com a dengue.

Destaque da semana:

Amamentação na primeira hora. Proteção sem demora.
Nós estamos na Semana Mundial da Amamentação. Amamentar o recém-nascido ainda na primeira hora após o parto, é muito importante para a saúde do bebê e o leite materno oferecido até pelo menos que a criança complete seis meses de vida. Os detalhes com Leilane Alves, da Radiobrás

Reporter - São vários os benefícios do leite materno para a mãe e o bebê. Ele é o único alimento que oferece todos os nutrientes na quantidade exata de que a criança precisa para se desenvolver. Por isso, nunca deve ser substituído. Pela importância do tema, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, abre nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, a Semana Mundial da Amamentação no Brasil, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria. No mesmo evento, o ministro lança a campanha "Amamentação na primeira hora, proteção sem demora". A atriz Vanessa Lóes e o marido, o ator Thiago Lacerda, cederam a própria imagem e a do filho Gael, que tem pouco mais de um mês, para ilustrar a campanha. No comercial para rádio, eles reforçam a importância da amamentação nos seis primeiros meses da vida do bebê.

(Thiago Lacerda e Vanessa Lóis)
"(Ele)- Assim que o nosso filho nasceu, ele foi colocado no peito da Vanessa ainda na sala de parto.
- (Ela)Psiu!
- (Ele)Isso ajuda o leite a descer e é, sem dúvida, o melhor começo de uma vida.
- (Ela)Até os seis meses, meu filho só vai tomar meu leite. Não precisa de mais nada. Depois, eu vou entrar também com outros alimentos, mas vou continuar amamentando. O leite materno é fundamental.
- (Ele)Amamentação na primeira hora, proteção sem demora."

Reporter - A amamentação também protege o bebê de infecções, alergias e outras doenças, e a mãe fica com menos chances de desenvolver anemia, câncer de mama e diabetes, pela diminuição do sangramento pós-parto. O ato de amamentar ainda contribui para que a mãe perca mais rápido o peso que ganhou durante a gravidez. Além disso, o ato de sugar é importante para o desenvolvimento da face, da dentição e da fala da criança e para a sua respiração. De Brasília Leilane Alves

Obrigado Leilane. E Manaus é a pioneira no país ao conceder as servidoras municipais licença maternidade de 6 meses, para as mesmas possam amamentar seus filhos neste período. Da capital do Amazonas, Amanda Mota falou para a Radiobrás sobre o assunto.

(Amanda)Uma prática que não é esportiva mas que pode conduzir todas as mães para a conquista de uma importante vitória, o aleitamento é capaz de reduzir significativamente os números da mortalidade infantil. Em todo o Brasil nessa semana o exercício do aleitamento materno aos recém-nascidos está sendo amplamente praticado por meio da campanha “Amamentação na Primeira Hora: Proteção Sem Demora” do Ministério da Saúde. Este o principal destaque da campanha é para a amamentação na primeira hora de vida do bebê. De acordo com os especialistas, o colostro, o primeiro leite produzido pela mãe, contém mais anti-corpus e, por isso, oferece mais defesa que o leite maduro. Isso vai garantir a criança mais saúde e assim reduzir os riscos de morte. Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF, revelam que em todo mundo 40% das mortes entre crianças acontecem em bebês com até 28 dias de vida. Na capital do Amazonas desde maio deste ano as funcionárias da prefeitura receberam um estimulo a maior para amamentar seus filhos: elas ganharam o direito a licença maternidade pelo período de 6 meses. Segundo o prefeito de Manaus, Serafim Correia, a capital do Amazonas é pioneira na iniciativa.

_ (Pref. Manaus) A única capital brasileira que tem, e foi atendendo vários pedidos. Pedidos da Dra. Denise Paula Nunes, que é presidente da Sociedade de Pediatria, pedido da senadora Patrícia Sabóia, que prega essa situação. Enfim, nós fomos pioneiros nesse campo. Há três meses eu sancionei a lei....já está valendo, as funcionárias da prefeitura têm direito 6 meses de licença maternidade.

(Amanda)E se você está grávida, pensando no assunto, ou conhece alguém que espera por um bebê escute as dicas dos especialistas: todas as mães podem e devem amamentar. A única restrição é para as mulheres portadoras de HIV. O leite materno, econômico, prático e está sempre na temperatura ideal para aos bebês. Não existe leite fraco. A cor do leite pode variar, mas todos são fortes e adequados as crianças. De Manaus, Amanda Mota.

Obrigado Amanda. No Brasil, cerca de 27 mil recém-nascidos morrem todos os anos antes de completar um mês. A proposta da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba) é chamar a atenção para a importância da amamentação na primeira hora de vida tanto para a mãe quanto para o bebê, uma vez que o aleitamento materno chega a salvar vidas, além de proteger mais o bebê contra doenças; ajudar a mulher a ter leite mais rapidamente, e auxiliar nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. "É necessário que a sociedade cobre melhores condições de vida e melhores condições de trabalho para todos. Assim a mãe pode aleitar no seio, calma, tranqüila, compartilhando esse momento fundamental para o bebê e a mulher", disse Temporão. O leite materno é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata de que o bebê precisa para seu crescimento e desenvolvimento, razão pela qual não deve ser substituído. Atualmente, o Brasil dispõe de 197 unidades em todos os estados e no Distrito Federal, sendo 183 bancos de leite e 14 postos de coleta. No ano de 2006, foram coletados 112.625 litros de leite humano, doados por 90.175 mães e distribuídos a 131.613 bebês. Em Assis, o Banco de Leite Humano funciona no Hospital Regional e atende toda a região. As Mães que queiram tornar-se doadoras ou aquelas que necessitam do leite para oferecerem aos seus filhos, procurem pelo Banco de Leite Humano do Hospital Regional. Além da amamentação as mães, as pais e/ou os responsáveis devem levar as crianças de 5 anos para tomarem a segunda dose da vacina contra a paralisia infantil, ou a poliomielite.

Hiroshima e Nagasaki: Nunca Mais.

Desde o início do século passado, os cientistas já tinham conhecimento do poder de destruição da energia emanada de um átomo. Em 1938 dois cientistas alemães conseguirem romper o núcleo do urânio, a matéria que tem o maior átomo da natureza. Então acelerou-se os passos na corrida nuclear, e ingleses, norte-americanos, franceses e japoneses entraram na disputa pelo domínio da técnica nuclear. Em 1939, na Universidade de Columbia, em Nova York, Leo Szilard, refugiado húngaro que fugira do nazismo, conseguiu provas do poder destrutivo da descoberta e disse “ nessa noite eu soube que o mundo se cobriria de tristeza”. O primeiro grande teste foi realizado em 16 de julho de 1945, no estado americano do Novo México, que fez pessoas que moravam a centena de quilômetros dali acreditarem que havia ocorrido um terremoto, tão forte foi o impacto da explosão. Em Londres Winston Churchill decidiu que “a maior coisa da história” seria usada para terminar a guerra com o Japão. Passaram se alguns dias e no Japão era o amanhecer do dia 06 de agosto de 1945. Um avião da Força Aérea Americana, batizado de Enola Gay, nome da mãe do piloto Paul Tibbets, é carregado com uma bomba pesando 4 toneladas com o sugestivo nome de Little Boy. A bomba foi programada para que sua explosão ocorresse a 580 metros de altura, ou seja, bem antes de atingir o solo. Com isso poderia se conseguir seu poder máximo de destruição.
Apesar do clima de guerra, a cidade Hiroshima leva uma vida aparentemente normal, com pessoas nas ruas, crianças na escola, outras trabalhando ou indo para o trabalho, quando o ronco de um avião chama a atenção de todos e o alarme de perigo não ecoa. Os relógios marcam 8 horas, 16 minutos e 2 segundos, da manhã de 06 de agosto no Japão, 8 horas, 16 minutos e 2 segundos, da noite de 05 de agosto no horário brasileiro, quando um estrondo, uma claridade intensa acompanhada de uma onda calor e um cogumelo enorme sobre a cidade causam a maior destruição da história humana. E então o co-piloto Robert Lewis escreve em seu diário:
- “Meu Deus o que nós fizemos”.
A destruição não para por aí, três dias depois, Nagasaki será o novo alvo. Manhã de 9 de agosto, o que havia acontecido em Hiroshima se repete em Nagasaki. Só que desta vez, a bomba era um pouco maior e recebeu o nome de Fat Man. E assim, com ironia, o “pequeno menino” e o “homem gordo” mataram, estima-se, cerca de 200 mil pessoas, metade delas nos próprios ataques e a outra metade por ferimentos e outras conseqüências provocadas pela bomba. O Japão se rende, a Segunda Guerra Mundial chega ao fim. Estas e muitas outras informações são do site
http://culturajaponesa.com.br/htm/bombaatomica.html num trabalho feito por Cristiane Sato. Pois é a Segunda Guerra Mundial acabou assim, e a bestialidade humana faz com que o tormento atômico amedronte o mundo até hoje.

Recanto dos Amigos:

E depois dos horrores da bomba atômica, só falando de Amizade.
E no Recanto dos Amigos de hoje vamos atender ao pedido musical da ouvinte Ruth R. C. F., de Cândido Mota, ela diz na carta, concordar com o texto lido aqui há dois domingos atrás sobre o Aeroporto de Congonhas, e acrescenta que “o próprio homem destrói a paz, que é maravilhosa, ao invés de prevenir, ele remedeia...”
Ruth também afirma que Chance à Paz para ela virou obsessão e que adora o programa de paixão. Ela pediu a música “Seres Humanos” com Roberto Carlos, e oferece aos ouvintes do Chance à Paz.

Jovens: Futuro deles e do país preocupam o governo:

O governo está preocupado em preparar nossa juventude para enfrentar o futuro, e principalmente que ela tenha um futuro melhor e contribua efetivamente para o desenvolvimento do país. Vamos ouvir um trecho de uma entrevista que Danilo Moreira, Presidente do Conselho Nacional de Juventude e Secretário Adjunto da Secretaria Nacional de Juventude, concedeu a Radiobrás.


“Há muito tempo atrás quando se falava em juventude falava-se que a juventude é o futuro do país, e hoje a
gente trabalha com uma visão diferente. Esse estudo nos levou e a nossa história aqui nos levou a pensar diferente. A juventude, ela também tem que ser preparada para o futuro, são as gerações que vão assumir, e devem assumir responsabilidades de condução do nosso país. A juventude tem que ser entendida no presente, um presente no qual ela participe ativamente, no qual ela seja objeto das políticas públicas, então ou a gente pensa que a combinação dos dois tempos. Você pensar da juventude hoje não só pro futuro, pensar nos seus direitos de hoje, no seu direito a escola, no seu direito a cultura, no seu direito a participação política, é uma coisa que tem que ser assimilada pelo poder público, pelos governantes. Não pensar a juventude somente como um processo de transição e de formação pra um porvir, né? Um tempo que está pra chegar. Então o seminário leva essa reflexão, isso muda fundamentalmente. Muda fundamentalmente nos investimentos que o governo faz, na prioridade que tem que ser dada, na preocupação com esse segmento de brasileiro. Nós estamos falando de 50 milhões de jovens. Então a gente não pensar em desenvolvimento do país, em um projeto soberano, em combate também as desigualdades sociais se você não levar em conta as realidades, as dificuldades e as potencialidades da juventude hoje. Então o seminário eu acho que ele pode ser um marco muito importante pra fixar essa idéia, pensar em juventude é pensar no hoje e pensar no amanhã, não só mais no amanhã como era há um tempo atrás. O governo, o governo Lula, ele tem um perfil de política pública, né? Das suas polícias sociais e ele prioriza uma política de inclusão social. Então no Brasil, nós convivemos, no caso da juventude, com dados alarmantes, sabe? De ter em torno de 3 milhões de jovens analfabetos, do índice de jovens fora, com dificuldade de participar do mercado de trabalho, jovens desempregados. Várias situações aí porque o jovem por essa falta de oportunidade, de condição sócio-econômica se aproxima de situações de violência, do tráfico, então a gente tenta priorizar essa juventude, mas priorizar com vários programas de ações. O governo, podia listar vários, o programa Projovem, que é um programa pra jovens que não concluíram o ensino fundamental, estão fora do mercado do trabalho, ou seja, tem um perfil, são pessoas desfavorecidas de políticas públicas. Então tem, são mais de 20 programas que a gente poderia listar aqui. Então essa é a prioridade não só da política pública de juventude, mas de toda a política social do governo, promover a inclusão. Mas somente a inclusão não basta, porque você tem que discutir e tratar também as causas dessa exclusão social, então a gente tem que buscar de maneira articulada. Ao mesmo tempo você tem que ter um programa emergencial para um público mais vulnerável, você tem que pensar também em investir na educação, em priorizar o desenvolvimento do país pra que possa gerar condições das pessoas aproveitarem mais as oportunidades. Então a gente tenta, mesmo sabendo que as juventudes são diferentes, a gente tenta ter uma política seja para toda juventude, claro que com programas de ações específicas pra cada segmento. Um jovem que ta demandando uma política pública de cultura, de educação, de saúde. Mas eu acho que essa questão, essa que é a chave pra gente poder ter uma boa política. Reconhecer que a juventude brasileira ela é diversa que ela sofre problemas, mas, que, ao mesmo tempo ela é uma juventude que na sua história tem demonstrado uma grande capacidade de mudar o país, uma grande capacidade se envolver com a mudança não só de sua própria realidade, mas também com a mudança da realidade do país inteiro. A nossa história está recheada de momentos em que os jovens foram determinantes nas mudanças políticas. Então, a gente tenta apostar na juventude como um vetor de desenvolvimento social e político do Brasil.”

Rir é um bom remédio:


Tempo verbal

E na sala de aula a professora pergunta pro Joãozinho

- esta chovendo lá fora" é um tempo?
- tempo ruim, né fêssora.
_________________________________________________

Músicas executadas no programa:

Rosa de Hiroshima - Ney Matogrosso: http://ney-matogrosso.letras.terra.com.br/letras/47735/
Hiroshima - Sandra: http://sandra.letras.terra.com.br/letras/210364/
Hiroshima - The Kelly Family: http://kelly-family.letras.terra.com.br/letras/695402/
Seres Humanos - Roberto Carlos: http://roberto-carlos.letras.terra.com.br/letras/79127/
Juventude Transviada - Luiz Melodia: http://luiz-melodia.letras.terra.com.br/letras/47115/
__________________________________

Blog "Chance à Paz"
Criação, produção, redação e responsabilidade:
Silvio Luis
Assis/SP
e-mail: chanceapaz@bol.com.br
VIVA A PAZ! VIVA EM PAZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário