segunda-feira, junho 04, 2007

Projeto Chance à Paz na Escola chega a Escola Municipal Helena Pupim Albanez, em Cândido Mota.
Em noite fria, na última terça-feira (29/05), alunos da Escola Municipal Helena Pupim Albanez participam do projeto Chance à Paz na Escola.

Mesmo com o frio durante a noite da última terça-feira (29/05) os alunos das 14 salas de aula do período noturno da Escola Pupim Albanez participaram do Projeto Chance à Paz na Escola, que contou com uma palestra sobre cultura de paz e não violência e civismo, seguida da exibição do filme FormiguinhaZ. Outras atividades e palestras devem acontecer ainda durante este mês, agitando o ambiente em escolar em favor da paz. O Projeto Chance à Paz na Escola tem como objetivo resgatar os valores cívicos e morais, numa parceria entre o Chance à Paz, Secretaria Municipal da Educação de Cândido Mota e Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cândido Mota com o apoio da Rádio A Voz do Vale FM, CMOTAnet, Escolinha de Futebol ADCM, Camiseta e Cia. Ao término da exibição do filme ouvimos alguns alunos da Escola Helena Pupim.

"- Nós vamos ouvir a opinião de alguns alunos que participaram dessa noite, uma noite diferente na escola. Diferente além do frio, mas também diferente na forma de aula. Vamos ouvir a opinião de Maria Joana Magalhães, ela é da oitava série A. Maria Joana, gostou do filme apesar do frio?
- Gostei. Eu acho que o filme foi um assim...uma amostra assim para incentivar as pessoas que não só o dinheiro, não só o poder, leva a gente a nada. Eu acho que a pessoa tem que ser humilde. Tem que saber compartilhar a coisa com as pessoas. Têm que serem unidas. E em princípio o que diz, né? Uma chance para a paz! Eu acho que é isso que o Brasil tá precisando ultimamente, a paz. É o povo se unir mais um pelo outro e tentar mudar, reverter essa história, esses fatos horríveis que andam acontecendo por aqui, né? Eu acho que a gente tem muito que mostrar pro povo que a gente unido, a gente consegue mudar esse país.
- Você mora no Bairro São Geraldo. Comparando o Bairro São Geraldo com um formigueiro, como que é viver no seu "formigueiro" São Geraldo?
- Ah... é um lugar bom, sabe? É, inclusive é um lugar assim onde muitas pessoas não conhecem por São Geraldo. Tem muita gente que conhece lá por Lagoa. Lá é um lugar bom, bom de viver, pessoas boas, pessoas humildes. Só que é um pouquinho frio também por ser baixada.
- É o0 Lagoa do Sapo que você fala?
- Isso.
- Lá também foi um exemplo de luta para que as pessoas que moram ali conquistarem aquele espaço.
- Isso. Mas, ainda deixa muito a desejar pelas autoridades, viu? Deixa a desejar muito porque ali tem muita coisa a ser feita também. E eu acho que as autoridades da nossa cidade tão deixando um pouquinho aquele lugar esquecido.
- Obrigado.
- De nada.
- Então depois da Maria Joana, nós vamos ouvir agora a Isabel Tibúrcio. Ela é do Terceiro A. E você Isabel, acompanhou aqui, apesar do frio, tá ainda meio encorujada aí, mas não chegou a sofrer tanto pelo frio?
- Ah.. não. Tava até gostoso. Eu gostei do filme, né? Como se diz, deu a entender que o que ele lutou, ele conseguiu, né? Ele salvou toda a colônia, o formigueiro. Então undios eles conseguiram vencer os que mandavam lá, os que eram os mais fortes. Foi isso que eu entendi. Eu gostei muito. Eu adorei o filme.
- Essa atividade, uma atividade da que vocês estão acostumados no dia-a-dia, você acha importante que acha importante que aconteça na escola?
- Eu acho sim. É bem importante, sim. Ter uma coisa assim diferente do que a gente tá acostumado. Eu acho que é importante sim.
- Você mora no Bairro Santa Cruz. Santa Cruz, é gostoso, é bom morar lá? Você acha que precisa a comunidade lá se juntar um pouco mais? Como que você se coloca dentro do seu bairro?
- É... acho que se juntassem mais seria melhor, mais unido, apesar que faz pouco tempo que eu moro lá também... que eu vim de fora. Então... mas é gostoso morar lá, sim. É tudo um pessoal bom, tudo simples, mas tudo bom.
- Tá Ok. Obrigado.
- De nada. Obrigada você.
- Vamos falar com o Vanderlei do Nascimento, ele é do segundo A. E aí Vanderlei, pra você, além da noite fria, o que mais foi de diferente e interessante nesse filme? Houve alguma de interessante pra você?
- Houve, né? Porque esse filme ele mostra com união a pessoa evolui a empresa, tudo. Então união na vida da gente... tendo união as coisas saem melhor eu achei no filme também. Que a formiguinha ela tinha a sua opinião própria, sabe? Ela reclamava, reclamava, mas pra ter um... ela queria mudar de situação, né? Que ela não vivia contente com o jeito que ela tava. E eu acho que a gente tem que ser assim também. Tem que tem um pouco de opinião da gente. E hoje a turma, a turma fala muito, a maioria das pessoas grande, eles fala, fala, mas não dá exemplo. Eu acho que falta um pouco de exemplo. Falar e dar exemplo, né? Falar "não pode jogar lixo" e vai ver a pessoa joga. A pessoa tem que dar um pouco de exemplo. Eu acho que é bom.
- Não ficar apenas no discurso, tem que partir pra ação. Falar e agir da forma com que pensa.
- Isso, dar exemplo. Porque não adianta político...político eles prega que tem que ter educação, isso aquilo. Vai lá e passa a mão no dinheiro público. Oh o exemplo. Eu acho muito ixxxi muito errado.
- Obrigado Vanderlei.
- De nada."

Quem também comentou sobre o Projeto Chance à Paz na Escola foi a coordenadora pedagógica da Escola Helena Pupim, Silvia Helena Belavenuti Magrineli.

"-Eu quero agradecer a presença do Sílvio, que esteve aqui com a gente. A gente está desenvolvendo um projeto junto com sobre a paz. O nome é uma Chance à Paz, e a escola está de portas abertas, a todo o momento. E nós vamos desenvolver várias atividades durante este bimestre ainda. E como primeira atividade nós passamos o filme a Formiga Z, que trouxe uma mensagem muito bonita pra nós, que trabalhar em grupo hoje em dia é muito importante, e o relacionamento, também, com o ser humano, o respeito as individualidades, que é uma das principais metas a se atingir no mundo em que vivemos. Como prosseguimentos nós ainda outras atividades em sala de aula que serão expostas mais tarde, e como conclusão a gente vai finalizar com outra palestra ainda e a divulgação do trabalho do aluno vencedor. Obrigada.


Eu é que agradeço pela acolhida e pela oportunidade, Silvia e à todos da Escola Helena Pupim. Agradecimento também ao aluno Plínio Oliveira, que se prontificou em tirar as fotos do evento.

Veja as fotos a seguir (click na foto para ampliá-la):











Blog "Chance à Paz"
Criação, produção, redação e responsabilidade:Silvio Luis
Assis/SP
e-mail: chanceapaz@bol.com.br
VIVA A PAZ! VIVA EM PAZ!

Um comentário:

  1. Obrigada Silvio, por nos deixar fazer parte do seu “Projeto Chance a Paz na Escola”, na Escola Helena Pupim.
    Todos adoraram o Filme, seu projeto e as atividades que estão sendo feitas.
    Parabéns por esta linda iniciativa.
    Continue sempre sendo este “Guerreiro da Paz”.
    Fique com Deus.
    Vera Cavina.

    ResponderExcluir