quinta-feira, junho 07, 2007

Nosso programa de número 18 foi ao ar no dia 03 de junho pela Rádio A Voz do Vale FM, 103,3 MHz, Cândido Mota/SP e teve inicio com uma das frases de Gandhi. Depois vieram a Agenda, o Destaque da Semana, o Recanto dos Amigos, o Em Paz com a Natureza, o Dou Chance à Paz, e no encerramento a mãe de Joãozinho vai tirar satisfações com a professora (rsrrrskkkkk)




Frase de Abertura:

“Aquilo que se obtém com violência só se pode conservar pela violência.”



Frase do líder indiano Mahatma Gandhi.



Agenda:

O que está programado por quem Dá Chance à Paz você fica sabendo agora na nossa agenda.

Estão chegando algumas promoções do projeto Chance à Paz que irão te surpreender tanto no trânsito quanto nas escolas. Aguarde...
Falando nisso, amanhã, Projeto Chance à Paz na Escola estará na Escola Antônio Fontana, no Distrito de Frutal do Campo. O evento, com início às 7 e meia da noite e será aberto a comunidade.

Segundo a agência Envolverde, estudantes do ensino médio podem participar do concurso de trabalhos escritos e desenhos sobre o tema “Ciência e vida nas regiões polares: equilíbrio para o planeta”. As inscrições vão até o dia 15 de julho. Os 10 melhores trabalhos escritos e os 10 desenhos vencedores serão premiados durante as comemorações do Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, em novembro de 2007. Na ocasião também será lançado um livro com os trabalhos e desenhos vencedores. Mais informações no site:
http://www.unesco.org.br/diadaciencia , pelo e-mail cienciaparatodos@unesco.org.br ou pelo telefone (61) 2106-3627.

E sabe o que temos que fazer hoje, amanhã e depois, e assim por diante? Acabar com a dengue. Os casos de dengue estão aumentando em toda a região, e a culpa é de cada um de nós que mantemos os recipientes com água limpa em nossas casas, quintais e terrenos baldios. Então não se esqueça: todo dia é dia de acabar com a dengue.


Destaque da Semana:

O destaque da semana foi o início do "Projeto Chance à Paz na Escola" na Escola Helan Pupim Albanez, no dia 29 de maio. Veja a publicação do dia 04 de junho (Projeto Chance à Paz na Escola chega a Escola Municipal Helena Pupim Albanez, em Cândido Mota). O Projeto Chance à Paz na Escola tem como objetivo resgatar os valores cívicos e morais, numa parceria entre o Chance à Paz, Secretaria Municipal da Educação de Cândido Mota e Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cândido Mota com o apoio da Rádio A Voz do Vale FM, CMOTAnet, Escolinha de Futebol ADCM, Camiseta e Cia.

Obs.:
Escola Olga Breve está publicada com data de 03 de junho

Recanto dos Amigos:

Muitas vezes esperamos dos outros muito mais do que eles podem nos oferecer. É que o diz a autora Heloisa Helena Vilela Costa no texto Amigos se Conquista. O texto está publicado no site Recanto das Letras.

AMIGOS SE CONQUISTA

"Depositamos muitas expectativas nas pessoas,

exigimos das pessoas muito mais do que elas têm para nos oferecer,
na verdade quando conhecemos alguém,
essa pessoa é para nós uma folha em branco,
assim como nos também somos para elas,
uma folha em branco,
reflita bem antes de dizer que se decepcionou com alguém,
mesmo porque o outro não conhece suas expectativas,
só o tempo é capaz de nos ajudar pouco a pouco a conhecer o outro ,
pense também que o outro pode ter muitas expectativas a seu respeito e quem sabe possa se sentir decepcionado com você.,
pense bem,
amigo não faz cobrança e aceita os amigos como eles são,
se você quer começar a ser amigo antes de ter amigos,
criando expectativas pode estar perdendo a chance de fazer novos e verdadeiros amigos,
só o tempo dirá o que irá acontecer."

(Heloisa Helena Vilela Costa)

Em Paz com a Natureza:

Nesta terça-feira, 05 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Não há referências sobre a autoria do texto que nos foi entregue pela Coordenadora do Período Noturno da Escola Municipal Olga Breve, Maria Elaine Toledo Garrido, intitulado Carta ao Inquilino.




"Carta ao Inquilino

Senhor morador,
Gostaríamos de informar que o contrato de aluguel que acordamos há milhões de anos atrás está vencendo. Precisamos renová-lo, porém temos que acertar alguns pontos fundamentais:
1) Você precisa pagar a conta de energia. Está muito alta! Como você gasta tanto?
2) Antes eu fornecia água em abundância, hoje não disponho mais desta quantidade. Precisamos renegociar o uso.
3) Por que alguns na casa comem o suficiente, às vezes até desperdiçam e outros estão morrendo de fome se o meu quintal é tão grande?
4) Você cortou as árvores que dão sombra, ar e equilíbrio. O sol está quente e o calor aumentou. Você precisa replantá-las novamente.
5) Todos os bichos e as plantas do meu imenso jardim devem ser cuidados e preservados. Procurei alguns animais e não os encontrei. Sei que quando aluguei a casa eles existiam.
6) Precisam verificar que cores estranhas estão no céu. Não vejo mais o azul.
7) Por falar em lixo, que sujeira hein? Encontrei objetos estranhos pelo caminho! Isopor, pneus, plásticos...
8) Não vi os peixes que moravam nos lagos, rios e mares. Vocês pescaram todos? Onde estão?
Bom é hora de conversarmos. Preciso saber se você ainda quer morar aqui. Caso afirmativo, o que você pode fazer para cumprir o contrato?
Gostaria de ter você sempre comigo, mas tudo tem um limite. Você pode mudar?
Aguardo respostas e atitudes.
Sua casa, a TERRA"
_________________________________________

Vamos falar um pouco mais sobre natureza. E o IBGE lança mapas que indicam o habitat de animais ameaçados de extinção e a reserva hídrica de dois estados do nordeste brasileiro. Os detalhes com Thais Leitão, da Agência Brasil no Rio de Janeiro.

"Mico-leão dourado, tamanduá bandeira e onça pintada. Esses alguns dos amimais ameaçados de extinção no país. Uma lista do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, o IBAMA, aponta 105 espécies e sub-espécies nessa situação, entre mamíferos, répteis e anfíbios . Com base nesses dados o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística,o IBGE, lançou um mapa que dá a localização geográfica do habitat natural desses animais que correm o risco de desaparecer do cenário nacional. Ainda de acordo com o estudo, lançado nessa sexta-feira (01/06) no Rio de Janeiro, a região sudeste é onde há o maior número de espécies ameaçadas: 39 no Rio de Janeiro, 38 em São Paulo e 37 em Minas Gerais. A bióloga do IBGE, Lúcia Couto, explica que o desenvolvimento econômico acelera o processo de extinção.

- Provavelmente porque uma região por tem um maior devastamento das florestas, devido as construções imobiliárias, abertura de estradas por isso que a região sudeste, a Mata Atlântica, é a mais afetada. A região que tem o maior progresso, geralmente onde o homem penetrou, ele direta ou indiretamente, ele causa a destruição do habitat natural das espécies.

No outro extremo aparece a região norte as florestas ainda apresentam o menor grau de devastação por construções imobiliárias. O IBGE também lançou nesta sexta-feira (01/06) um mapa dos recursos hídricos do nordeste brasileiro. Os primeiros estados retratados são Rio Grande do Norte e Paraíba. Esses mapas vão ajudar na realização de políticas públicas e também de iniciativas privadas para uma melhor utilização da água. Eles indicam as áreas mais ou menos favoráveis a captação de água no subsolo e também a qualidade dessa água. Do Rio de Janeiro Thais Leitão."

Dou Chance à Paz:

No mesmo dia em ONGs protestam contra os mais de 15 mil assassinatos cometidos no Brasil em 2007 uma entidade britânica publica o ranking da Paz no qual o Brasil aparece em octagésimo terceiro lugar entre os 121 países pesquisados.

A Esplanada dos Ministérios recebeu grandes varais onde foram pendurados mais de 15 mil lenços brancos. Eles representam cada um dos brasileiros que foram assassinados nos primeiros cinco meses de 2007. A informação é de Clara Mousinho, da Agência Brasil.

"ONGs fazem protesto para alertar a sociedade e os parlamentares sobre o número de brasileiros assassinados em 2007. Em 2007 mais de 15 mil brasileiros morreram assassinados. Para protestar contra a violência a Organização Não Governamental Rio de Paz organizou nesta quarta-feira (30/05) um protesto em frente ao Congresso Nacional. Foram pendurados mais de 15 mil lenços brancos em varais montados na Esplanada dos Ministérios para representar cada uma das vítimas. O vocalista do grupo de rock Detonautas, Chico Santa Cruz, faz campanhas contra a violência desde o ano passado quando o guitarrista da banda, Rodrigo Neto, foi assassinado em uma tentativa de assalto no Rio de Janeiro. O cantor disse que o protesto é uma forma de tentar alertar a sociedade para a questão da violência na Brasil.

-Cada lenço desse representa um brasileiro que foi assassinado; são 15 mil. E é uma maneira da gente mostrar pras pessoas assim de uma forma que elas possam mensurar o que significa isso em termos numéricos mesmo assim, de olhar e ver. Porque as vezes ficar falando de estatística a pessoa não associa a imagem ao fato.

A presidente da Organização Não Governamental Gabriela Sou da Paz, Cleide Prado Maia, fundou a entidade em 2003, depois que a filha Gabriela Ribeiro foi assassinada por um tiro quando descia numa estação de metrô, no Rio. Ela afirmou durante a manifestação que cada lenço pendurado significa uma família destruída.

- O objetivo maior é chamar a atenção pra sinalizar que cada lenço desse significa uma vítima, quer dizer é uma destruída, são os amigos, os parentes. Eu acho que já passou da hora da se tomar uma atitude concreta. Nós viemos justamente pro local aonde as soluções têm de ser tomadas.

Para saber mais sobre a campanha em favor da paz e contra a violência basta acessar o endereço da página na internet www.gabrielasoudapaz.org . De Brasília, Clara Mousinho."

E tais assassinatos devem ter contribuído para que a péssima colocação do Brasil na primeira edição do Rankin da Paz. A Noruega, a Nova Zelândia e a Dinamarca estão no topo da lista dos países mais pacíficos do mundo, compilada por um consultoria britânica e divulgada na última quarta-feira. O Brasil aparece em 83º lugar das 121 nações analisadas. Em relação aos demais países latino-americanos, o Brasil fica na 14ª posição entre seus 21 vizinhos. A melhor colocação no grupo é do Chile, na 16ª posição na classificação geral. Os países com pior desempenho são Iraque, Sudão e Israel. O ranking – segundo a EIU, inédito – foi feito levando em consideração 24 indicadores como níveis de violência, crime organizado e gastos militares. Também foram analisados fatores sociais como democracia, transparência, educação e entendimento dos determinantes que criam ou sustentam a paz. Os Estados Unidos, com pesados gastos militares, ficaram na 96ª posição. A Grã-Bretanha, no 49º lugar. O ranking recebeu o apoio de personalidades como o Dalai Lama e o ex-presidente americano Jimmy Carter. A entidade que realizou a pesquisa diz ter desenvolvido uma metodologia para medir a paz de uma forma consistente ao redor do mundo. Analistas e especialistas em paz participaram do projeto. Foi constatado que países pequenos e estáveis que fazem parte de um bloco regional, como a União Européia, são mais pacíficos. Concluiu-se ainda que os principais determinantes para a paz interna de um país são renda, educação e integração regional. Não existe um fator externo comum que faça uma nação registrar a falta de paz externa. A matéria é da BBC Brasil.

Mudando assunto...

Zilda Arns e Ideli Salvati se colocam contra a redução da maioridade penal. Já Magno Malta e o cidadão Élson Lopes são favoráveis. Eles falaram a repórter Larissa Bortoni, da Rádio Senado.

"Tanto os contrários a redução quanto os que defendem a proposta já aprovada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado têm argumentos fortes e consideráveis. Os que não querem que a idade penal passe para 16 anos afirmaram que a medida não vai diminuir os índices de criminalidade no país. Além disso apresentaram dados que mostram a possibilidade de recuperação das pessoas que vão para presídios são inferiores a dos menores internos em casas de correção. A coordenadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, acrescentou que um dos caminhos para dar mais segurança à população é o investimento na família.

- O foco, realmente, da paz está a gente cumprir o que está na Constituição: é dever da família, da sociedade e do governo cuidar da criança e do adolescente.

A senadora Ideli Salvati, do PT de Santa Catarina, fez coro com Zilda Arns. A líder do PT acha que a proposta em nada vai ajudar no combate a violência e teme por projetos que reduzam ainda mais a maioridade penal.

- Nós temos já, eu não se é oito ou nove países, que têm a redução da maioridade penal para 6 anos. Alguém pode imaginar uma criança de 6 a n o s sendo responsabilizada por algum crime?

Mas o senador Magno Malta, do PR do Espírito Santo, pensa o contrário. Ele acha que a redução da maioridade penal é um dos meios para assegurar mais segurança. E Malta esclareceu que a proposta em exame no Senado tem mecânismos para evitar que os menores de 18 anos se misturem com condenados mais velhos.

- Quando você fala em redução da maioridade penal as pessoas dizem: mas vamos pegar um menino e vamos colcoar no Carandirú, em Bangú Um. Vamos colocar no meio dos bichos pra virar um bicho maior? Claro que não! Ninguém tá falando disso.

Também favorável a redução, o pai do menino João Hélio, Elson Lopes, argumentou que a redução da maioridade pode evitar tragédias como as ocorridas com 15 mil famílias, entre elas a sua própria, que esse ano perderam pessoas vítimas de assassinato.

- Que essa reflexão fosse feita pensando nessas famílias, onde 15 mil vidas, que há de mais precioso, a vida humana, não há nada mais precioso né? Onde 15 mil vidas foram aí vitimadas pela violência.

A proposta que prevê a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos tem que passar por 2 turnos de votação no plenário do Senado. Se aprovada, seguirá para exame na Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado Larissa Bortoni. "

Rir é um bom remédio:

A professora percebe que Jõaozinho não estava prestando atenção na aula e pergunta:
- Jõaozinho... quem botou fogo em Roma?
E ele responde aflito:
- Não fui eu professora, eu juro que não foi eu!!
A professora, brava, deu um zero para ele. No outro dia a mãe do Joãozinho foi a escola saber da professora o por que do filho ter recebido um zero.
Chegando lá a mãe pergunta a professora:
Por que você deu um zero para o meu filho?
E a professora responde:
- Porque eu perguntei para ele quem botou fogo em Roma e ele disse que não foi ele!!
A mãe então fica furiosa com a professora.
- Além de dar zero ainda chama meu filho de mentiroso? Olha aqui se meu filho disse que não foi ele que pôs fogo em Roma, é verdade!!
_______________________________________________________________________________

Músicas executadas no programa:

I Can See Clearly Now – Jimmy Cliff: http://jimmy-cliff.letras.terra.com.br/letras/7880/
Amigos - Alex Campos: http://alex-campos.letras.terra.com.br/letras/450622/
Salve a Natureza - Beth Carvalho: http://beth-carvalho.letras.terra.com.br/letras/175035/
Paz na Terra - Roberto Carlos: http://roberto-carlos.letras.terra.com.br/letras/48662/

______________________________________________________________________________

Blog "Chance à Paz"
Criação, produção, redação e responsabilidade:
Silvio Luis
Assis/SP
e-mail: chanceapaz@bol.com.br
VIVA A PAZ! VIVA EM PAZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário