segunda-feira, junho 04, 2007

O início do Projeto Chance à Paz na Escola foi o destaque da semana do programa Chance à Paz de número 17, que foi ao ar no dia 27 de maio, pela Rádio a Voz do Vale FM, 103,3 MHz, Cândido Mota / SP. Na abertura frase de Kossut; seguida da Agenda Chance à Paz; do destaque que já foi citado; do Recanto dos Amigos; do Dia Nacional dos Cigano; GLBTs querem tornar crime a homofobia; publicada a nova política nacional sobre o álcool.

Frase de abertura:

“Sou um homem pacífico; Deus sabe o quanto amo a paz. Porém espero jamais ser tão covarde que confunda opressão com paz.”


Frase de Kossut




Agenda:


Estão chegando algumas promoções do projeto Chance à Paz que irão te surpreender tanto no trânsito quanto nas escolas. Aguarde...

O Cine Municipal Piracaia, de Assis, exibe hoje (27/05) e a amanhã (28/05), com sessão às 8 da noite, o documentário “Uma Verdade Inconveniente” que trata do aquecimento global. O filme apresenta a discussão sobre os impactos catastróficos da ação do homem sobre a natureza e as terríveis conseqüências causadas ao meio ambiente e aos seres humanos. Os ingressos à R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia).

Segundo a agência Envolverde, estudantes do ensino médio podem participar do concurso de trabalhos escritos e desenhos sobre o tema “Ciência e vida nas regiões polares: equilíbrio para o planeta”. As inscrições vão até o dia 15 de julho. Os 10 melhores trabalhos escritos e os 10 desenhos vencedores serão premiados durante as comemorações do Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, em novembro de 2007. Na ocasião também será lançado um livro com os trabalhos e desenhos vencedores. Mais informações no site: http://www.unesco.org.br/diadaciencia , pelo e-mail cienciaparatodos@unesco.org.br ou pelo telefone (61) 2106-3627.

E sabe o que temos que fazer hoje, amanhã e depois, e assim por diante? Acabar com a dengue. Os casos de dengue estão aumentando em toda a região, e a culpa é de cada um de nós que mantemos os recipientes com água limpa em nossas casas, quintais e terrenos baldios. Então não se esqueça: todo dia é dia de acabar com a dengue.

Destaque da Semana:

O Destaque da semana foi o início das atividades do Projeto Chance à Paz na Escola. Veja a publicação do dia 03/06 que trata do assunto. Nela estão a transcrição das entrevistas e as fotos. O Projeto Chance à Paz na Escola é uma parceria entre o Chance à Paz, Secretaria Municipal da Educação de Cândido Mota e Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cândido Mota com o apoio da Rádio A Voz do Vale FM, CMOTAnet, Escolinha de Futebol ADCM, Camiseta e Cia. e neste dia também contou com o apoio da Copa Alimentos, que cedeu a pipoca.

Recanto dos Amigos:

O texto é de autoria de Barth, de Apucarana, no Paraná, e está publicado no site recanto das letras.

Para que serve um amigo?

Para que serve um amigo?
Pra tantas coisas, não é?
Pra racha a gasolina, emprestar a prancha, recomendar um CD, dar carona para festa, passar cola, caminha no shopping, segurar a barra.
Todas as alternativas estão corretas, porém isto não basta para guardar um amigo do lado esquerdo do peito.
A amizade é indispensável para o bom funcionamento da memória e para a integridade do próprio eu.
Um amigo não racha apenas a gasolina:
Racham lembranças, crises de choro, experiências.
Racha a culpa, racha segredos.
Um amigo não empresta apenas a prancha.
Empresta o verbo, empresta o ombro, empresta o tempo, empresta o calor e a jaqueta.
Um amigo não recomenda apenas um CD.
Recomenda cautela, recomenda um emprego, recomenda um país.
Um amigo não dá carona apenas para festa.
Te leva para o mundo dele e topa conhecer o teu.
Um amigo não passa apenas cola.
Passa contigo um aperto, passa junto o reveillon.
Um amigo não caminha apenas no shopping.
Anda em silêncio na dor, entra contigo em campo, sai do fracasso ao teu lado.
Um amigo não segura a barra apenas.
Segura a mão, a ausência, segura uma confissão, segura o tranco, o palavrão, seguro o elevador.
Duas dúzias de amigos assim ninguém tem.
Se tiver um. Amém.


Dou Chance à Paz:

Na quinta-feira foi comemorado pela vez no Brasil o Dia Nacional do Cigano. O Brasil é o primeiro país a definir uma data específica para comemorar e discutir a influência do povo cigano na cultura brasileira. Da Radiobras, Juliana Andrade tem mais informações.
"O Dia Nacional do Cigano é comemorado pela primeira vez no país, nesta quinta-feira (24/05). O Brasil é o primeiro país a ter uma data oficial em homenagem aos ciganos. A data foi instituída pelo governo federal no ano passado, em reconhecimento à importância desse povo para a história do país e para a identidade cultural brasileira. 24 de maio também é o dia da Santa Sara Kali, padroeira universal dos povos ciganos. O dia foi comemorado com uma programação no ministério da Justiça com a presença de mais de 80 ciganos. No evento o secretário da Diversidade Cultural, do ministério da Cultura, Sérgio Mambert, anunciou a realização do primeiro diagnóstico sócio-cultural sobre os ciganos, e a publicação, ainda este ano, de um edital do Prêmio Cultural Cigano, no valor de 200 mil reais. A Associação de Preservação da Cultura Cigana estima que cerca de 600 mil ciganos vivam no Brasil. Para o presidente da associação, Cláudio Iovanoviti, o Dia Nacional do Cigano pode ser um divisor de águas abrindo caminhos para a superação dos problemas como: preconceito, a falta de documentos e de acesso a educação e a saúde. De Brasília, Juliana Andrade."

E já que começamos a tratar da questão da inclusão social e da luta contra o preconceito, além do Dia do Cigano, nesta semana aconteceu, em Brasília, o Quarto Seminário Nacional GLBT. Gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros que lutam para que a homofobia seja considerada crime, assim como acontece em relação ao racismo. Os detalhes com Paula Bittar, da Rádio Senado.

"A prioridade para a comunidade GLBT (gays,lésbicas, bissexuais e transgêneros)no momento é a aprovação do projeto de Lei que criminaliza a homofobia, a exemplo do que foi feito com o racismo. Essa prioridade foi colocada nesta terça-feira (22/05) pelos participantes do Quarto Seminário Nacional GLBT - Compromisso com o respeito e a igualdade. O projeto de lei é de autoria da ex-deputada Iara Bernardi e está na Comissão de Direitos Humanos do Senado e ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça e pelo plenário do Senado. O jornalista e vencedor da quinta edição do Big Brother Brasil, Jean Willis, defendeu a aprovação do texto:
- Da mesma maneira que os negros foram posicionados historicamente numa posição inferior, foram desmerecidos historicamente pelos meios hegemônicos de representação (a tv, o cinema, a literatura) os gays também são. Enfim, então o reconhecimento da homofobia como um crime... acima de punição e pena e acho que seria uma grande conquista.
Tony Reis, presidente da Associação Brasileira GLT afirmou que nos últimos 15 anos 2.560 homossexuais foram assassinados. Segundo ele 60% da comunidade GLBT sofre discriminação por causa de sua orientação sexual. Apesar de não ser a principal defesa da comunidade GLBT neste seminário, a união civil entre pessoas do mesmo sexo também foi discutida. O juiz de Direito, Gilberto Loréia, afirmou que não existe impedimento legal para o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Segundo ele a Constituição e as leis brasileiras regulamento o casamento civil entre um homem e a mulher, mas não proíbem a mesma união entre homossexuais. Dessa maneira o juiz aconselha àqueles que quiserem se unir civilmente com uma pessoa do mesmo sexo que entrem com uma ação judicial requerendo a união. Loréia citou que já existe um caso no Brasil de duas pessoas do mesmo sexo que requereram essa união judicialmente.
- Por que ingressar em juízo? Porque no Brasil todos os pedidos de casamento passam pelo Poder Judiciário. Todos, independentemente de serem de pessoas do mesmo sexo ou não. Normalmente o juiz dá um visto, preenchidos os requisitos legais, que são formais é satisfeito isso. Agora pela primeira vez, acredito, talvez na América Latina, há um caso em Porto Alegre, um pedido de casamento entre pessoas do mesmo sexo que está sendo examinado.
Desde 1995 tramita na Câmara que regulamenta a união civil entre pessoas do mesmo sexo. Esse projeto está pronto para ser votado em plenário. A deputada Cida Diogo, coordenadora da Frente Parlamentar pela Cidadania GLBT, afirma que o Congresso tem de estar pronto para discutir qualquer tema voltado para garantir direitos aos brasileiros. Ela considera a união civil entre pessoas do mesmo sexo como um desses direitos que devem garantidos. De Brasilia, Paula Bittar."


Nesta quarta-feira (23/05) foi publicada no Diário Oficial da União a nova política nacional sobre álcool. Serão adotadas diversas medidas para o enfrentamento do consumo excessivo de álcool pela população brasileira. A política será coordenada pela Secretaria Nacional Anti-Drogas. O álcool não causa apenas problemas de saúde, mas também está envolvido em questões ligadas à criminalidade. O governo também deverá ampliar o acesso ao tratamento contra a dependência do álcool pelo SUS, Sistema Único de Saúde, e ações em conjunto com a sociedade para a reinserção social do alcoólatra. Pela nova política estabelecimentos que vendem bebida alcoólica serão obrigados a disponibilizar água potável de graça para seus freqüentadores. Haverá também medidas de controle da publicidade de produtos alcoólicos. Os detalhes com Sabrina Craide, da Agência Brasil.

"A Política Nacional sobre Álcool foi lançada hoje (23), no Palácio do Planalto, com o objetivo de reduzir os casos de violência e os danos à saúde causados pelo
consumo excessivo de álcool. Em um total de 20 diretrizes, o decreto traz uma série de medidas que vão desde o estímulo à restrição dos pontos de venda de bebidas alcoólicas até a ampliação do atendimento aos dependentes do álcool.O ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional e presidente do Conselho Nacional Antidrogas, Jorge Armando Félix, disse que o decreto é uma articulação de ações de diversos ministérios. Segundo ele, a política consolida as medidas que já vêm sendo adotadas e cria estímulos e instrumentos para novas ações. “Os relatos de violência doméstica, lesões corporais, tentativas e homicídios consumados, assim como outras situações de conflitos interpessoais são cada vez mais evidentes em contextos nos quais o álcool se faz presente”, lembrou o ministro.O ministro das Cidades, Marcio Fortes, destacou as ações da Política em relação ao uso de álcool no trânsito. Ele anunciou que os perigos da associação entre álcool e direção serão incluídos nos cursos de formação de condutores e na grade curricular das escolas. O ministro disse também que o governo estuda medidas para proibir a venda de bebidas alcoólicas em estradas federais e postos de gasolina.
- O condutor na estrada, sobretudo de caminhões, quer ser um 'deus', rodar 24 horas. E, para isso, toma tudo o que é possível para se manter ao volante, como psicotrópicos e bebidas”, afirmou Fortes. Um levantamento da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego em quatro capitais brasileiras mostrou que em cerca de 61% dos acidentes de trânsito o motorista havia ingerido bebidas alcoólicas.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que a proposta do governo não é moralista, mas tecnicamente consistente. Ele informou que a intenção do governo é ampliar de 1,2 mil para 1,6 mil o número de unidades dos Centros de Atenção Psicossocial em todo o país. Dessas, 350 devem ser destinadas especialmente para o tratamento de dependentes de álcool e drogas.Temporão garantiu que existem recursos previstos no orçamento para garantir esta expansão. Ele também informou que os agentes comunitários do Programa de Saúde da Família irão trabalhar para conscientizar a população. De acordo com a Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde, os gastos públicos do Sistema Único de Saúde (SUS) com tratamento de dependentes de álcool e outras drogas somaram, entre 2002 e junho de 2006, R$ 36,8 milhões. De Brasilia, Sabrina Craide."

Rir é um bom remédio:

Solidário, sim. Burro, não.


Irritado com seus alunos, o professor lançou um
desafio.
- Aquele que se julgar burro, faça o favor
de ficar de pé. Todo mundo continuou sentado.
Alguns minutos depois, Joãozinho se levanta.
- Quer dizer que você se julga burro ? - perguntou
o professor, indignado.
- Bem, para dizer a verdade, não! Mas fiquei com
pena de ver o senhor aí, em pé, sozinho!!!

__________________________________________________________

Músicas executadas no programa:
Guantanamera - Trini Lopez: http://trini-lopez.letras.terra.com.br/letras/209335/
Canção da Amizade - Amigos: http://chitaozinho-e-xororo.letras.terra.com.br/letras/962217/
Mira La Chica - Gipsy Kings: http://www.gipsykings.com/ (no site click sobre uma faixa amarela para o fazer o download free desta música)
Masculino e Feminino - Pepeu Gomes: http://pepeu-gomes.letras.terra.com.br/letras/128262/
Cachaça de Alambique - Barão do Brasil: http://www.musicexpress.com.br/Artista.asp?Artista=277#musica=Cachaça%20de%20Alambique

Blog "Chance à Paz"
Criação, produção, redação e responsabilidade:Silvio Luis
Assis/SP
e-mail: chanceapaz@bol.com.br
VIVA A PAZ! VIVA EM PAZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário