domingo, abril 29, 2007

O programa Programa Chance à Paz de número treze foi ao ar neste dia 30 de abril, pela Rádio A Voz do Vale FM, 103,3 MHz, Cândido Mota/SP. O programa foi aberto com uma frase de Gandhi. Depois vieram a Agenda, o Destaque da Semana, o Recanto dos Amigos, informações do Ministério do Meio Ambiente em relação a Carta da Terra, o Dia Nacional da Mulher, o quadro Em Paz com a Natureza e pra encerrar uma piadinha do Joãozinho.


Frase de Abertura:

“Não existe um caminho para a paz; a paz é o caminho.”


Frase de Mahatma Gandhi,


Agenda Chance à Paz:

O que está programado por quem dá Chance à Paz você fica sabendo agora na nossa agenda.

Segundo a agência Envolverde, estudantes do ensino médio podem participar do concurso de trabalhos escritos e desenhos sobre o tema “Ciência e vida nas regiões polares: equilíbrio para o planeta”. As inscrições vão até o dia 15 de julho. Os 10 melhores trabalhos escritos e os 10 desenhos vencedores serão premiados durante as comemorações do Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, em novembro de 2007. Na ocasião também será lançado um livro com os trabalhos e desenhos vencedores. Mais informações no site: http://www.unesco.org.br/diadaciencia , pelo e-mail cienciaparatodos@unesco.org.br ou pelo telefone (61) 2106-3627.

Primeira Palestra Chance à Paz – Dia 03 de Maio – ás 19 horas e 30 minutos – na Câmara Municipal de Cândido Mota. Com a participação de Flávio Ribeiro, da UNIPAZ.

Bazar da Pechincha do Centro Vocacional Frei Paulino de Cândido Mota, dia 06 de maio a partir das 8 horas da manhã. Grande quantidade de peças de roupas femininas, masculinas e infantis, agasalhos e calçados, todos em ótimo estado e por excelente preço. Renda em prol do Centro Vocacional.

E sabe o que temos fazer hoje, amanhã e depois, e assim por diante? acabar com a dengue. Os casos de dengue estão aumentando em toda a região, e a culpa é de cada um de nós que mantemos os recipientes com água limpa em nossas casas, quintais e terrenos baldios. Então não se esqueça todo dia é dia de acabar com a dengue.

Destaque da Semana:

Com nome provisório Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) o projeto deverá ser lançado dentro de um mês pelo Governo Federal.

O governo federal pretende assumir a iniciativa dos programas de segurança do futuro Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), apresentando aos Estados e municípios as propostas para o setor já prontas e pedindo colaborações e contrapartidas às administrações locais.
A informação foi divulgada pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, que explicou que "o sentido estratégico" da nova proposição do Palácio do Planalto para o setor, apelidada de "PAC da segurança" e divulgada nesta sexta-feira, 27, pelo Jornal O Estado de São Paulo, é "inverter o processo" convencional nesses casos. Normalmente, as unidades federadas apresentam seus planos à União, que entra apenas com os recursos.
"Em vez de as prefeituras e Estados nos demandarem, nós vamos apresentar os projetos, nós vamos demandar, que apresentem condições mínimas, técnicas, operacionais, funcionais, e às vezes recursos mínimos, para que sejam implantados nas suas regiões", explicou Tarso, após participar da solenidade de lançamento do IV Prêmio Innovare, para experiências inovadoras no Judiciário, realizada no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
O ministro explicou que, quando se tratar de prefeituras muito pobres, as contrapartidas exigidas serão simbólicas. "Mas outros, sim, terão contrapartidas", afirmou. "Vou dar um exemplo. Em um programa que busque atingir a família, seguramente precisaremos que a prefeitura apresente como contrapartida recursos para fazer uma forte pesquisa numa determinada região, para nos dizer onde estão essas famílias que têm jovens em áreas de risco", explicou. Segundo Tarso, o programa terá uma "radicalidade, mas não no sentido infantil da expressão.”
"Radicalidade no sentido de ir às raízes para combater o delito e buscar com isso uma faixa etária determinada, portanto a juventude; bases territoriais definidas, aquelas que têm mais problemas dessa natureza; e também grupos sociais específicos, o que não significa estabelecer nenhuma identidade da pobreza com o crime", disse. "Tem setores médios que evidentemente têm conexões com o delito e sabemos que a droga faz essa circulação.”
A primeira cidade a ser beneficiada pelo Pronasci será o Rio de Janeiro.
Outras quatro regiões ainda são objetos de estudos no Ministério da Justiça, afirmou o ministro, que não quis adiantar quais são. "Não podemos fechar os olhos para determinadas regiões, de cidades que tenham populações com baixo poder aquisitivo, graves problemas sociais e em que o problema de segurança ali, inclusive, é fonte, é origem, dos problemas de segurança que se refletem em outras regiões, em outros Estados", declarou o Ministro Tarso Genro. Ele não informou o quanto será investido no programa.

O ministro da Justiça, Tarso Genro, reafirmou nesta sexta-feira (27) que a redução
da maioridade penal não ajudará a combater o crime, nem reduzirá a violência. Tarso disse ainda que, apesar de considerar soberana a decisão da Comissão de Constituição e Justiça do Senado de aprovar a redução da maioridade penal de 18 anos para 16 anos, o governo continuará mobilizando suas bases para que o Congresso rejeite a proposta. "A proposta de redução da maioridade penal não combate o crime, nem reduz qualquer tipo de violência. O que precisamos é criar condições financeiras e políticas para aplicar o Estatuto da Criança e do Adolescente e atacar os fatores sociais e culturais que alimentam a criminalidade. Este ataque, tanto se faz com um aparato policial bem treinado e qualificado, como principalmente com políticas de prevenção e coesão social de longo alcance, destinadas especialmente à juventude e às famílias", disse o ministro.

Recanto dos Amigos:

Valor da Amizade – Texto de S. Bernardelli

Você já parou para pensar sobre o valor da amizade?

Às vezes nos encontramos preocupados, ansiosos, em volta há situações complicadas, nos sentindo meio que perdidos, mas somente o fato de conversarmos com um amigo, desabafando o que nos está no íntimo, já nos sentimos melhor, mesmo que as coisas permaneçam inalteradas.
Quantas vezes são os amigos que nos fazem sorrir quando tínhamos vontade de chorar, mas a sua simples presença nos traz de volta o brilho da vida.
A simplicidade das brincadeiras pueris, a conversa informal naqueles momentos de descontração, uma conversa rápida ao telefone, no vai e vem do dia ou da noite, no bate -papo pela Internet, no ambiente do trabalho ou da escola, enfim, em qualquer lugar a qualquer hora.
Entretanto, não existe só alegria, amor, felicidade nesta relação, ela é como qualquer outro relacionamento, passa por crises passageiras, por momentos intempestivos, abalos ocasionais.
Ainda que tenhamos muito carinho pelo amigo em questão, às vezes por insegurança, por ciúmes, por estarmos emocionalmente alterados ou nos sentindo pressionados, acabamos sendo injustos com ele e isso pode ser recíproco.
Podemos comparar esse elo de amizade como o “tempo” que passa por alterações climáticas constantemente, mas é dessa forma que aprendemos a nos conhecer, compartilhar momentos e que se desenvolve uma amizade.
Diante do amigo somos nós mesmos, deixamos vir à tona nossos pensamentos a respeito das coisas, da vida, nos mostramos como verdadeiramente somos.
Há amigos que nos ensinam muito, nos fazem enxergar situações que às vezes não percebemos o seu real sentido, compartilham a suas experiência conosco, nos falam usando da verdade que buscamos encontrar.
São eles também que nos chamam a razão, chamando a nossa atenção quando agimos de modo contraditório, que nos dizem coisas que não queremos ouvir, aceitar ou compreender, são eles que são capazes nos fazer enxergar nossos defeitos se espelhando nos defeitos dele.
Ao longo de nossa vida muitos amigos passam por ela e nos deixam saudades, mas também deixam a recordação de tudo que foi vivido. É na amizade verdadeira que encontramos a sinceridade, lealdade, afinidade, cumplicidade, simplicidade, fraternidade.
Amigos são irmãos que a vida nos deu para caminhar conosco ao longo da nossa jornada espiritual, extrapolando os limites do tempo, continuando quando e onde Deus assim o permitir.

30 de Abril será firmado um acordo de cooperação para a divulgação da Carta da Terra. A informação é Carlos Américo.
"O Ministério do Meio Ambiente, a Carta da Terra Internacional e a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos do Rio de Janeiro assinam nesta segunda-feira um acordo de cooperação técnica para divulgar a Carta Terra e promover a adoção dos seus princípios pelo governo e pela sociedade. Aprovada em 2000 pelas Nações Unidas a Carta da Terra estabelece compromissos éticos e políticos dos países com a preservação do Planeta. A elaboração do documento, que levou 8 anos para ser concluído, contou com a participação de mais de 100 mil pessoas de 46 nações. A assinatura do acordo de cooperação foi marcada para as 11 horas no Ministério do Meio Ambiente, em Brasília. Deverão firmar o compromisso Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente; Razeena Wagiet, co-presidenta do Conselho Internacional da Carta da Terra; Leonardo Boff, integrante da Comissão de Autores da Carta da Terra; Mirian Viella, diretora do Centro de Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Carta da Terra e Maria Miranda, do CDDHRJ. Do Ministério do Meio Ambiente, Carlos Américo."

A Carta da Terra contém dezesseis princípios previstos:
1. Respeitar a Terra e a vida em toda sua diversidade.
2. Cuidar da comunidade da vida com compreensão, compaixão e amor.
3. Construir sociedades democráticas que sejam justas, participativas, sustentáveis
e pacíficas.
4. Garantir as dádivas e a beleza da Terra para as atuais e as futuras gerações.
5. Proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra, com especial preocupação pela diversidade biológica e pelos processos naturais que sustentam a
vida.
6. Prevenir o dano ao ambiente como o melhor método de proteção ambiental e, quando o conhecimento for limitado, assumir uma postura de precaução.
7. Adotar padrões de produção, consumo e reprodução que protejam as
capacidades regenerativas da Terra, os direitos humanos e o bem-estar comunitário.
8. Avançar o estudo da sustentabilidade ecológica e promover a troca aberta e a ampla aplicação do conhecimento adquirido.
9. Erradicar a pobreza como um imperativo ético, social e ambiental.
10. Garantir que as atividades e instituições econômicas em todos os níveis promovam o desenvolvimento humano de forma eqüitativa e sustentável.
11. Afirmar a igualdade e a eqüidade de gênero como pré-requisitos para o desenvolvimento sustentável e assegurar o acesso universal à educação, assistência de saúde e às oportunidades econômicas.
12. Defender, sem discriminação, os direitos de todas as pessoas a um ambiente natural e social, capaz de assegurar a dignidade humana, a saúde corporal e o bem- estar espiritual, concedendo especial atenção aos direitos dos povos indígenas e minorias.
13. Fortalecer as instituições democráticas em todos os níveis e proporcionar-lhes transparência e prestação de contas no exercício do governo, participação inclusiva na tomada de decisões, e acesso à justiça.
14. Integrar, na educação formal e na aprendizagem ao longo da vida, os conhecimentos, valores e habilidades necessárias para um modo de vida sustentável.
15. Tratar todos os seres vivos com respeito e consideração.
16. Promover uma cultura de tolerância, não violência e paz.

Dou Chance à Paz:

Neste 30 dia de abril comemora-se o Dia Nacional da Mulher.
O Dia Nacional da Mulher foi criado em homenagem a Dona Jerônima Mesquita, nascida em 30 de abril de 1880. Natural de Leopoldina, Minas Gerais, ela foi precursora do movimento feminista no Brasil. Jerônima Mesquita foi a fundadora do Bandeirantismo brasileiro.
Após a conquistar do direito do voto para mulheres, ela e sua amiga Bertha Luz fundaram no Brasil o Woman´s Club, em 1929. Em 1930 o Senado aprovou o direito ao voto paras as mulheres, mas só em 1932 o direito foi oficializado. Em 1933 a paulista Carlota Pereira de Queirós foi a primeira mulher eleita deputada. Ela foi eleita para a Assembléia Constituinte de 1934. Jerônima, Bertha e Romy Medeiros da Fonseca, entre outras, criaram, em 1947, no Rio de Janeiro, o Conselho Nacional de Mulheres do Brasil (CNMB) tendo por finalidade trabalhar em defesa da condição da mulher. Nair de Teffé foi a primeira cartunista brasileira, com trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais. Seus trabalhos destacaram-se pela crítica aos políticos e à elite brasileira da época. Assinava suas caricaturas com o pseudônimo de Rian – Nair ao inverso. Filha do Barão de Teffé, nasceu no Rio de Janeiro em 1886, e foi a segunda esposa do presidente Hermes da Fonseca.

Em paz com a natureza:

18% da Amazônia pode virar savana até o final deste século, por conta do aquecimento global.
Pesquisadores do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) já sabem o tamanho do estrago que o aquecimento global vai fazer na Amazônia neste século. Pela primeira vez, eles cruzaram dados de 15 modelos de computador usados pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática) com outros de vegetação e clima feitos no Brasil.
O veredicto: até 18% da área que hoje é mata deve virar uma vegetação rala, semelhante ao cerrado. Com o clima mais seco, a savana tende a crescer.
"Pelo estudo, a floresta amazônica vai ganhar 30,4% de savana no período entre 2090 e 2099", disse à Folha de São Paulo Luís Salazar, pesquisador do Inpe. Ele assina o estudo, a ser publicado na revista "Geophysical Research Letters", ao lado de Carlos Nobre e Marcos Oyama.
Salazar explica que a aparente discrepância entre os dois números se deve ao fato de que as duas formações não têm o mesmo tamanho; a área de mata é muito maior.
No período que vai de 2020 a 2029, a savana deve crescer 5,2% no norte do Brasil. Em meados do século, de 2050 a 2059, esse crescimento será de 15,6%. O processo de "savanização" tende a ser maior na porção leste da Amazônia

Rir é um Remédio:


Onde fica a Itália?

Na aula de geografia a professora pergunta pro Joãozinho:
- Joãozinho, você sabe onde fica a Itália.
E ele responde:
- Claro que sei fessora, fica na página 52 do meu Atlas.



_____________________________________________________________

Músicas executadas no programa:
MV Bil e Cidade Negra - A Voz do Excluído: http://mv-bill.letras.terra.com.br/letras/358392/
Enanitos Verdes e Alejandro Lerner - Amigos: http://enanitos-verdes.letras.terra.com.br/letras/12837/
Caetano Veloso - Terra: http://caetano-veloso.letras.terra.com.br/letras/44780/
Manitu - Mulher: http://manitu.letras.terra.com.br/letras/115104/
Amazônia - Goya: http://www.musicexpress.com.br/Artista.asp?Artista=63#musica=Amazônia

______________________________________________________________

Blog "Chance à Paz"
Criação, produção, redação e responsabilidade:
Silvio Luis
Assis/SP
e-mail: chanceapaz@bol.com.br

VIVA A PAZ! VIVA EM PAZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário