domingo, abril 22, 2007

Operação Furacão ou Operação Brisa???

No Dia em que se comemoram o Dia da Terra e o Dia do Achamento (como Caminha se referiu ao que nós chamamos de descobrimento) do Brasil, 22 de abril, foi ao ar o Décimo Segundo Programa Chance à Paz, pela Rádio A Voz do Vale FM, 103,3 MHz, Cândido Mota/SP. Como todos os programas iniciamos com uma frase, a desta semana é de André Guide. Depois veio a Agenda seguida do Destaque da Semana, que foi a Operação Furacão, que pode se transformar em brisa. No Recanto dos Amigos texto de Vinicius de Moraes. Falamos um pouco sobre a Terra e do Prêmio Campeões da Terra concedido à Ministra Marina Silva pela ONU. Na sequência vieram as 17 Idéias para você salvar o mundo e o achamento do Brasil, e pra encerrar mais uma piadinha do Joãozinho.

Frase de Abertura:

“É muito mais fácil liderar homens ao combate de guerra do que acalmá-los e dirigí-los para o paciente e doloroso parto da paz.”

Frase de André Guide



Agenda:

Segundo a agência Envolverde, estudantes do ensino médio podem participar do concurso de trabalhos escritos e desenhos sobre o tema “Ciência e vida nas regiões polares: equilíbrio para o planeta”. As inscrições vão até o dia 15 de julho. Os 10 melhores trabalhos escritos e os 10 desenhos vencedores serão premiados durante as comemorações do Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, em novembro de 2007. Na ocasião também será lançado um livro com os trabalhos e desenhos vencedores. Mais informações no site:
http://www.unesco.org.br/diadaciencia , pelo e-mail cienciaparatodos@unesco.org.br ou pelo telefone (61) 2106-3627.

Primeira Palestra Chance à Paz – Dia 03 de Maio – ás 19 horas e 30 minutos – na Câmara Municipal de Cândido Mota.

Bazar da Pechincha do Centro Vocacional Frei Paulino de Cândido Mota, dia 06 de maio a partir das 8 horas da manhã. Grande quantidade de peças de roupas femininas, masculinas e infantis, agasalhos e calçados, todos em ótimo estado e por excelente preço. Renda em prol do Centro Vocacional.

E sabe o que temos fazer hoje, amanhã e depois, e assim por diante? acabar com a dengue. Os casos de dengue estão aumentando em toda a região, e a culpa é de cada um de nós que mantemos os recipientes com água limpa em nossas casas, quintais e terrenos baldios. Então não se esqueça todo dia é dia de acabar com a dengue.


Destaque da Semana:

Justiça pode transformar Operação Furacão em Operação Brisa.
Nesta semana o Brasil foi varrido por um furacão, quer dizer pela Operação Furacão, desencadeada pela Polícia Federal, que resultou na prisão de 25 pessoas, entre elas desembargadores, juizes, promotores, integrantes da própria Polícia Federal,
advogados, e bicheiros cariocas, todos suspeitos de envolvimento com uma máfia dos caças-níqueis e bingos. A Polícia Federal também apreendeu 15 milhões de reais em dinheiro e 51 carros, todos de luxo. No dia 17, em entrevista a Radiobras, o professor da USP Dalmo Dallari classificou como positiva a operação, que, segundo ele, poderá moralizar o país.

"Eu acho que a notoriedade, figurar na manchete de noticiário, tudo isso é um fato normal, tanto pelo volume de dinheiro, de valores envolvidos, quanto pela posição social, pela responsabilidade pública de personalidades envolvidas. Mas eu vejo aí, uma série de aspectos muito positivos. Eu acho que essa operação deverá ter um efeito muito importante, um efeito moralizador muito importante. Porque está mostrando que no Brasil já não há pessoas imunes a legislação e imunes a exigência de moralidade e legalidade. Qualquer pessoa, em qualquer posição poderá ser apanhada e responsabilizada. Então esse é um aspecto que eu já acho muito bom. Mas eu acho também importante ressaltar, pelo que eu tenho acompanhado, e eu tenho acompanhado pelo noticiário de rádio, televisão, jornais, eu não constatei nenhuma ilegalidade grave. Quer dizer, eu acho que a polícia agiu rigorosamente dentro da lei, com autorirzação judicial e não me parece que tenha cometido excessos."
Para o professor da USP Dalmo Dallari é decepcionante ver figuras do Judiciário possivelmente envolvidas na quadrilha dos caça-níqueis.
"Em relação ao Judiciário, insisto neste ponto. Há sim personalidades do Judiciário, altas personalidades envolvidas, e pra nós da área jurídica é profundamente decepcionante. A gente jamais poderia imaginar que uma personalidade, um desembargador se envolvesse em questões de tão baixo nível. Mas é muito importante esta reação positiva favorável do Judiciário, danto apoio às ações desde que elas ocorram nos limites da lei e respeitando as garantias constitucionais. Há um ou outro pormenor, que é importante, e deverá ser também objeto de discussão, eventualmente de decisão do Judiciário, como por exemplo o acesso do advogado aos inquéritos, quer dizer, o Judiciário determinou que os inquéritos ocorram em segredo de Justiça. Mas segredo de Justiça não é segredo para o advogado. Segredo de Justiça significa proibição de publicidade pela impresa, pelos órgãos de grande divulgação, ou o impedimento a que qualquer pessoa tenha acesso ao inquérito, porque se trata de um inquérito, de uma investigação."
Dalmo Dallari também se mostrou crente de que o Judiciário iria manter presos os magistrados acusados de envolvimento com a quadrilha.

"Vejo com muita satisfação a posição firme do Judiciário. Eu li aí algumas declarações de pessoas pessimistas, exageradamente pessimistas, ou talvez pessimistas por causa dos precedentes, Ah isso tudo não adianta nada porque daqui a um ou dois dias o Judiciário abafa isso tudo. E não é verdade. Nós tivemos uma decisão extremamente importante do Ministro Peloso, do Supremo Tribunal Federal, dando o resguardo do tribunal a todas essas ações exatamente por verificar que elas ocorreram dentro da lei. Então, é evidente, primeiro: não se pode confundir o acusado com o condenado. Há um princípio constitucional, é o da presunção de inocência, porque o acusado pode ser injustamente acusado. Então é preciso que ele seja resguardado, que não seja desmoralizado, que tenha toda a possibilidade do direito de defesa. E isto está sendo resguardado. Então um dos aspectos importantes. Mas, este outro, que eu também já mencionei de passagem e volta a citar que é a atitude do Judiciário. É muito importante isso, o Judiciário é o último reduto de garantia de proteção dos direitos. Então é muito importante, é fundamental, é essencial mesmo, que o Judiciário seja respeitado, mas aí lembrando a observação que é tradicional uma instituição é respeitável não porque ela é uma instituição, mas porque faz coisas respeitáveis. Então o fato de haver algumas personalidades do Judiciário acusadas de práticas de corrupção não desmoraliza o Judiciário. Iria desmoralizar o Judiciário se ele acobertasse essas pessoas."
Só que na tarde sábado, o Supremo Tribunal Federal mandou soltar os magistrados presos na operação.
Nosso comentário:
O Brasil está diante de um momento que deve ser o divisor de águas na história recente do país, que mostra casos de corporativismo e de impunidade. O Supremo já mostrou ser corporativista, apesar de elogiado por Dalmo Dallari o Tribunal determinou a soltura dos magistrados detidos por suspeita de emitirem sentenças favoráveis ao grupo que explorava máquinas de caça-níqueis e bingos. A decisão do Supremo poderá pôr por terra o trabalho da Polícia Federal e com isso contribuir para que a se aumente ainda mais a sensação de impunidade no país. Longe de querer condenar aqui qualquer um dos suspeitos, mas se não têm culpa as investigações e o julgamento podem inocentá-los. E a máxima de que todos são iguais perante a lei, onde fica? É preciso dar um basta nestes tipos de exceções, criando os chamados foros privilegiados. Além disso é uma forma de desprestigiar o trabalho da Polícia Federal, o que pode causar uma desmotivação em alguns de seus membros, esperamos que não. E fica registrado aqui o desejo, a vontade, a ânsia, de que tenhamos Seriedade nos Tribunais, uma Justiça justa, e Polícia pra quem precisa, ocupe o cargo que ocupar e tenha a posição social que tiver.


Recanto dos Amigos:

Vamos ao texto de Vinicius de Moraes – Procura-se um amigo.


Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimentos, basta ter coração.
Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir.
Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaro, de sol, da lua, do canto, dos ventos e das canções da brisa.
Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor. Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo. Deve guardar segredo sem se sacrificar.

Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão.
Pode já ter sido enganado, pois todos os amigos são enganados.
Não é preciso que seja puro, nem que seja todo impuro, mas não deve ser vulgar.
Deve ter um ideal e medo de perdê-lo e, no caso de assim não ser, deve sentir o grande vácuo que isso deixa.
Tem que ter ressonâncias humanas, seu principal objetivo deve ser o de amigo.
Deve sentir pena das pessoa tristes e compreender o imenso vazio dos solitários.
Deve gostar de crianças e lastimar as que não puderam nascer.Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos.
Que se comova, quando chamado de amigo.
Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grandes chuvas e das recordações de infância.
Precisa-se de um amigo para não se enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade.
Deve gostar de ruas desertas, de poças de água e de caminhos molhados, de beira de estrada, de mato depois da chuva, de se deitar no capim. Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo.
Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas.

Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive.

Em Paz com a Natureza:

22 de abril, Dia da Terra, o único planeta do sistema solar que abriga a vida como a nossa.

O Dia da Terra foi criado em 22 de abril de 1970 quando o então senador americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Naquela data, mais de 20 milhões de pessoas nos EUA manifestaram preocupação com a degradação ambiental. A partir de 1990, o Dia da Terra passou a ser adotado em vários países do mundo.Com o lema Juntos pelo Dia da Terra - Você Faz Diferença, o evento que está sendo realizado em Brasília, pretende despertar a consciência de todos para a preservação e a conservação do meio ambiente no Planeta. Para o diretor de Educação Ambiental do MMA, Marcos Sorrentino, a data é um convite à reflexão sobre como "podemos nos unir para enfrentar os graves problemas ambientais planetários", disse.
Com cerca de 4 bilhões e 500 milhões anos, a Terra tem pouco mais de 510 milhões de quilômetros quadrados, sendo que 97% da sua superfície é composta por água, sendo que a quantidade de água salgada é 30 vezes superior a quantidade de água doce que está dividida com 50% em córregos, rios e lagoas e 50% no subsolo. Nossa atmosfera tem altura de quilômetros
A cerca de 400 milhões a Terra era formada por um único continente, quando as placas tectônicas começaram a se dividir e somente a 60 milhões de anos é os continentes foram formados como nós os conhecemos hoje. Trechos de um artigo escrito pela Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e falando nela, a Ministra brasileira do Meio Ambiente, Marina Silva, está entre as cinco personalidades mundiais premiadas pelas Nações Unidas com o troféu Campeões da Terra. O prêmio foi entregue na última quinta-feira, 19 de abril, em Cingapura, e Marina foi representada na oportunidade pelo embaixador brasileiro em Cingapura, Paulo Alberto da Silveira Soares. O Campeões da Terra contempla pessoas que tenham contribuído significativa e reconhecidamente na proteção e gestão sustentável do meio ambiente e dos recursos naturais. A atuação de Marina Silva na proteção da Amazônia, nos últimos quatro anos, e a queda estimada de mais de 50% na taxa do desmatamento da região entre 2005 e 2006, foram fundamentais na decisão do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) de lhe homenagear. A ministra inaugurou um novo modelo de gestão ambiental, buscando o envolvimento de diferentes setores de governo e da sociedade na busca de soluções para problemas de meio ambiente. Defendeu a cooperação entre os ministérios e governos estaduais, o que revelou a capacidade do Estado e da sociedade em dar respostas aos desafios de conservação atuais. Assim, várias propostas da sociedade foram transformadas em instrumentos de política ambiental, como o Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia e a Política Nacional para o Desenvolvimento Sustentável das Comunidades Tradicionais. Foi fonte para está matéria do site do Ministério do Meio Ambiente
www.mma.gov.br

Dê Chance à Paz:

Em junho de 2001 a Revista Super Especial publicou as 17 Idéias para você Salvar o Mundo
1. Informe-se:

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente, atualize-se, estude a fundo os aspectos que mais lhe interessam.
2. Aja localmente:

Pense a respeito de como colaborar na família, na vizinhança, na escola dos filhos e na comunidade. Participe mais de tudo e difunda suas idéias sobre um mundo melhor.
3. Pense localmente:

Estabeleça vínculo entre temas locais e globais. Apesar de magnitudes diferentes, os dois universos se correlacionam.
4. Some:

Antes de pensar em formar uma organização não-governamental, procure uma parecida na qual você possa se engajar.
5. Otimismo é fundamental:

Envolva-se de maneira criativa e divertida. Se quer atrair outras pessoas, pense em discursos e eventos positivos.
6. Seja efetivo:

Envolva-se, torne-se ativo, mas não duplique suas obrigações. Trabalhe para ampliar sua efetividade.
7. Crie notícia:

Identifique temas que possam interessar a muitas pessoas. Então, escreva para jornais, revistas, redes de rádio e TV.
8. Planeje sua família:

Se a população da Terra, em 2050, ficará em 7,9 ou 10,9 bilhões de pessoas, conforme projeta a ONU, a diferença será de um filho por casal.
9. Não polua:

Não jogue pilhas e baterias de celular no lixo comum. Mantenha bacias hidrográficas, rios, represas e lagoas livres de lixo ou qualquer tipo de resíduo. Lembre-se: o cano que sai da sua casa provavelmente deságua num rio, numa lagoa ou no mar.
10. Preserve a biodiversidade:

Espécies animais e vegetais merecem respeito. Plante árvores: elas produzem oxigênio e são abrigos para aves.
11. Seja coerente:

Economize energia, água, prefira equipamentos que não prejudiquem a camada de ozônio, reutilize materiais, recicle o lixo caseiro, use menos o carro, ande mais a pé, evite produtos de origem animal. 12. Passe a sua vida a limpo - Reveja seu estilo de vida. Pense num padrão condizente com o mundo sustentável.
13. Boicote:

Engaje-se em movimentos de boicote a produtos que não respeitam o meio ambiente. Aliás, nem espere por movimentos: faça isso sempre que cair a ficha.
14. Eleja e cobre:

Fiscalize o trabalho e a postura dos deputados e senadores ligados à sua comunidade ou cidade. Escreva para eles fazendo sugestões ou cobranças.
15. Separe o joio:

Nunca na história tivemos acesso a tanta informação - e também a tantas opiniões diferentes. Faça a coisa certa.
16. Ensine as crianças:

Preparar as novas gerações à luz de princípios ecológicos é a garantia de um mundo mais redondo daqui para frente.
17. Acredite no futuro:

Estimule idéias inovadoras, invista em grupos não-governamentais, renove sua crença de que tudo vai dar certo. Quanto mais pessoas acreditarem na paz, mais ela será possível.

Descobrimento ou Achamento:

A carta que Pero Vaz de Caminha escreveu ao rei d. Manuel é considerada o primeiro documento da nossa história, e também como o primeiro texto literário do Brasil. 507 anos se passaram, desde que Cabral chegou a Terra de Santa Cruz, hoje, Porto Seguro, na Bahia, e que Caminha escreveu, ou descreveu ao Rei de Portugal como era a Terra que acabaram de achar. Índios, por aqui quase não existem mais... aliás no último dia 19 foi o dia deles. Amor ao Brasil muitos declaram, poucos têm de verdade. Ainda há tempo de corrigirmos o rumo vermos em que país queremos viver e como queremos deixá-lo para as futuras gerações. Como seria a Carta de Caminha caso o achamento acontecesse hoje?



Rir é um bom remédio:


Depois de acabar de explicar, o professor pergunta para Joãozinho, que estava distraído:

- Você sabe me dizer em quantas partes se divide o cérebro humano?
- Ah, professor... Depende da pancada, né?




Comentário:
O Joãozinho até que tem uma certa razão, afinal há motoristas e motoqueiros tão irresponsáveis que só se descobre que têm cérebro quando se envolvem em acidente de trânsito e sofrem traumatismo craniano. E também há aqueles que nunca irão ficar sabendo que têm cérebro e pra serve.

______________________________________________________

Músicas executadas durante o programa:
Brasil - Cazuza: http://vagalume.uol.com.br/cazuza/brasil.html
Amizade - 4 x 1: http://vagalume.uol.com.br/4x1/amizade.html
O Sal da Terra - Ivete Sangalo e Roupa Nova: http://vagalume.uol.com.br/ivete-sangalo/o-sal-da-terra.html
O Mundo - Paulinho Moska, Zeca Baleiro, Lenine e Chico e César: http://vagalume.uol.com.br/paulinho-moska/o-mundo.html
O Brasil - Os Tribalistas:
_____________________________________________________________

Blog "Chance à Paz"
Criação, produção, redação e responsabilidade:
Silvio Luis
Assis/SP
e-mail: chanceapaz@bol.com.br

VIVA A PAZ! VIVA EM PAZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário