domingo, abril 15, 2007

A violência está no topo das preocupações dos brasileiros

O décimo primeiro programa Chance à Paz foi levado ao ar no dia 15 de abril de 2007, do meio dia à uma hora da tarde, pela Rádio A Voz do Vale FM, 103,3 MHz, Cândido Mota/SP. O programa foi iniciado com uma frase de Karl Kraus, na seqüência veio a Agenda. No Destaque da Semana pesquisas constatam que a violência é a maior preocupação do povo brasileiro. No Recanto dos Amigos texto Abraço, de autor desconhecido. Voltamos a falar sobre o aborto, que foi defendido pelo Ministro da Saúde. Neste 15 de Abril é o Dia da Conservação do Solo, e foi tema do programete "Em Paz com a Natureza". A comercialização de órgãos humanos pode estar ocorrendo no Amazonas e levando pessoas a desaparecerem. E mais uma das piadinhas do Joãozinho.

Abertura:

“A guerra, a princípio, é a esperança de que a gente vai se dar bem; em seguida, é a expectativa de que o outro vai se ferrar; depois, a satisfação de ver que o outro não se deu bem; e finalmente, a surpresa de ver que todo mundo se ferrou.”

Frase do austríaco Karl Kraus.


Agenda:

O que está programado por quem Dá Chance à Paz você fica sabendo agora na nossa agenda.

Na próxima terça-feira, dia 17, às 19 horas, lançamento do livro Não-Violência na Educação, de Jean-Marie Muller, na Avenida Paulista, 901, em São Paulo.

Segundo a agência Envolverde, estudantes do ensino médio podem participar do concurso de trabalhos escritos e desenhos sobre o tema “Ciência e vida nas regiões polares: equilíbrio para o planeta”. As inscrições vão até o dia 15 de julho. Os 10 melhores trabalhos escritos e os 10 desenhos vencedores serão premiados durante as comemorações do Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, em novembro de 2007. Na ocasião também será lançado um livro com os trabalhos e desenhos vencedores. Mais informações no site:
http://www.unesco.org.br/diadaciencia , pelo e-mail cienciaparatodos@unesco.org.br ou pelo telefone (61) 2106-3627.

Primeira Palestra Chance à Paz – Dia 03 de Maio – ás 19 horas e 30 minutos – na Câmara Municipal de Cândido Mota.

E sabe o que temos fazer hoje, amanhã e depois, e assim por diante?

Acabar com a dengue.
Os casos de dengue estão aumentando em toda a região, e a culpa é de cada um de nós que mantemos os recipientes com água limpa em nossas casas, quintais e terrenos baldios. Então não se esqueça todo dia é dia de acabar com a dengue.

Destaque da Semana:

A Violência é a maior preocupação do brasileiro.
Desde o mês passado pesquisas constatam que a violência é, no momento, a maior preocupação do brasileiro. Vamos aos Estúdios da Rádio Câmara com Idhelene Macedo.
"Pesquisas de opiniçao recentes mostram que a população brasileira está mais preocupada com a violência no país. Em março, dados do Datafolha revelaram que o brasileiro apontou a violência como o principal problema do país, superando o desemprego. Segundo pesquisa CNT/Sensu, divulgada no início de abril, 90,9% dos entrevistados consideram que a violência cresceu na gestão do presidente Lula. O professor da PUC/Minas, Robson Reis Sousa, especialista em estudos sobre criminalidade e segurança pública, aponta dois motivos para esse aumento da preocupação do brasileiro com a violência: o aumento da crimilidade tantos nos grandes centros urbanos como em cidades do interior e o aumento de vítimas da classe média.

- Como a classe média é uma classe que tem também um grande poder de vocalização, o problema da criminalidade e da violência ele passa a ter uma pauta cada vez mais presente na midia. Esse problema sendo mostrado e com realmente a percepção que pessoas têm deterioração objetiva da segurança pública reflete nestes indicativos, mostrando que hoje a violência e a criminalidade é o principal problema do brasileiro, que o brasileiro percebe no seu cotidiano.
Presidente da Comissão de Segurança Pública, o deputado João Campos, do PSDB de Goiás, concorda com a avaliação do professor, e considera que a sociedade está assustada. Ele explicou que o Congresso está empenhado no combate à violência e trabalha na aprovação de propostas como a reforma do processo penal. Campos lembrou que mais de 20 projetos sobre segurança estão com prioridade de votação, mas a pauta do Plenário da Câmara continua trancada por várias medidas provisórias. No entanto, João Campos considera mais urgente a adoção de medidas pelos governos federal e estaduais.
- Se o Executivo criasse as condições para a polícia federal, as polícias militares operarem a contento, dentro daquilo que a lei atual prevê, nós já teríamos um bom resultado. Esta ausência de investimento nas estruturas acaba sendo o pior fator neste contexto todo.
O deputado Fernando Ferro, do PT pernambucano, reconhece que os investimentos na área de segurança são baixos e defende a participação direta do governo federal na gestão das polícias civil e militar, que atualmente são responsabilidade dos governos dos estados.
- Acho que, por isso, é necessário sim , de alguma maneira o governo federal entrar nesta área. Acho que a constituição de força federal e também a participação do governo federal no combate à repressão de forma direta está se mostrando necessária, em função do agravamento desta violência.
Fernando Ferro também destacou o Pro-Jovem como uma maneira de ajudar a resolver o problema da violência. Para o deputado a cooptação de jovens pelo crime organizado é preocupante e está relacionada com a situação social do País e a exclusão social.De Brasília, Idhelene Macedo."
Obrigado Idhelene.
Durante a semana Congressistas reuniram pessoas e autoridades para tratarem sobre a questão da maioridade penal, tema que está em discussão no Senado e vários seguimentos da sociedade têm se mostrado favorável a redução da idade penal. A informação é de Nilo Bairros, da Rádio Senado.

"A Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente formada por cerca de 150 deputados e senadores chamou para uma audiência pública representantes de entidades que também pelos direitos dos menores. Os debatedores foram unânimes, em vez de reduzir a idade penal o Brasil precisa implementar o Estatuto da Criança e do Adolescente, ou seja, a solução estaria na legislação que já existe, mas não é cumprida. Outra medida defendida é a regulamentação do SINASE, que é o Sistema Nacional de Atendimento Sócio-Educativo. O Sinase distribui as tarefas que devem executadas pelas diferentes esferas do poder público. Quem explica é Mário Volpi, oficial de projetos do UNICEF, o Fundo das Nações Unidas Para Infância.
- O governo estadual, ele tem que se especiliazar na privação da liberdade, naqueles casos muito graves, de atentados contra a vida praticados por adolescentes. Ele tem que desenvolver um sitema, uma capacidade institucional, uma equipe técnica, profissionais que vão dar conta desses crimes graves praticados por adolescentes. Os demais têm que ser cuidados pelos municípios, as chamadas medidas sócio-educativas em meio aberto, a liberdade assistida, a prestação de serviços a comunidade devem ser responsabilidade do município. Então o governo estadual e o governo federal devem apoiar o município pra que nós não tenhamos essa mistura de adolescentes que cometeram um delito simples com adolescentes que cometeram delitos graves.
O Senador Demóstenes Torres, relator do projeto que reduz a idade penal, avalia que o governo deve sim trabalhar na prevenção e que o Estatuto deve ser regulamentado, mas disse que seu parecer é favorável ao projeto, e apelou para que o Congresso seja mais realista.
- Eu vou pedir e pleitear a redução pra 16 anos. Quem sabe o que está fazendo e opta por cometer um crime tem que pagar pelo crime que cometeu.
Não é o que pensa a senadora Fátima Cleide, do PT de Rondônia. Ela acha que o que tem que mudar é a cultura de que as crianças são responsáveis pela violência.
- Apenas 1% da violência é cometida por criança. Então não existe motivo pra que gente fique trabalhando em cima desse fato de que ficar criminalizando nossos jovens e adolescentes. O que nós temos que fazem de fato é implementar medidas educacionais, como nós estamos fazendo agora, votando o FUNDEB na Câmara. Implementar o Sinase. Enfim é um conjunto, o Sinase é um deles.
O projeto que reduz a idade penal pode ser votado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, já na próxima semana. Da Rádio Senado, Nilo Bairros.

Aqui em Cândido Mota o crescimento da violência tem assustado a população. Na semana passada duas mulheres foram assaltadas, nas proximidades da quadra de esportes e outra a duas quadras para baixo do Fórum. E ainda por aqui se fala que a solução está na instalação de câmeras nas ruas do centro da cidade. Os assaltos ocorridos mais recentemente não foram no centro da cidade, e sim nos bairros. E para os bairros não há previsão de instalação de Câmeras, o que prova que essa história de instalar câmera não irá solucionar problema nenhum a não ser o problema financeiro de quem irá produzir e vender tais câmeras. Se câmeras fossem sinônimo de segurança nas telas do cinema e nas tevês só seriam mostradas coisas boas. E mais quem terá acesso as imagens geradas por tais câmeras? A violência não é causa a ser combatida, a violência é a conseqüência da falta de oportunidades, da desagregação familiar, da falta de educação e saúde, da falta de moral, da impunidade, da presença do tráfico e da ausência do Estado. Isto é que preciso ser resolvido para que a violência seja contida. Qualquer outra medida não passa de conversa mole pra boi dormir.

Recanto dos Amigos:
Abraços significam amor para alguém com quem realmente nos importamos.....

para nossos avós ou nossos vizinhos, ou até mesmo para um ursinho amigo......
Um abraço é algo espantoso...
é a forma perfeita de mostraro amor que sentimos, mas que palavras não podem dizer.
É engraçado como um simples abraço faz-nos sentir bem...
em qualquer lugar ou língua...É sempre compreendido...
E abraços não precisam de equipamentos, pilhas ou baterias especiais...
É só abrir os braços e o coração...
Guarde este abraço !
Texto de autor desconhecido

Tema em Debate:

No programa da semana passada nós falamos sobre a questão do aborto, que foi defendido pelo Ministro da Saúde, e nós vamos voltar ao assunto no programa de hoje, trazendo trechos de uma série de reportagens realizadas pela Agência Brasil. As matérias foram veiculadas na sexta-feira, dia 13, pela estatal de notícias, a qual ouviu a opinião de algumas pessoas sobre o assunto. Na semana passada o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou que o aborto ilegal é uma questão de saúde pública no Brasil, uma vez que ato tem causado a mutilação, ou quando não, a morte, de milhares de mulheres todos os anos no país.
A educação seria uma forma de se combater o aborto ilegal no país, uma vez que muitas mulheres têm dificuldade de acesso aos métodos contraceptivos, na opinião da Conselheira Silvia Dantas.

"Existem várias formas de se evitar que uma mulher chegue a ter que praticar um aborto. Além dos métodos contraceptivos existem também a questão da informação, da educação. Eu acho que a escola, né? As escolas e a saúde devem promover maior informação a população em relação a isso. Os métodos contraceptivos são comprados pelo Ministério da Saúde, distribuídos pros municípios. Essa distribuição ainda se apresenta de forma irregular para muitos municípios brasileiros, e as mulheres ainda têm dificuldade de acesso aos métodos."
Para a representante do Movimento de Mulheres em Favor do Aborto, Dulce Xavier, a legalização do ato deverá diminuir o número de casos de aborto no país.

"Contra o aborto todas as pessoas são, né? Quer dizer, ninguém defende o aborto como método anticoncepcional. O que o movimento de mulheres está reivindicando é que ele deixe de ser crime, pra justamente diminuir a sua prática. Que ele seja atendido no hospital, pra que se possa dessa forma diminuir a sua prática."
Também foi ouvida pela Radiobras a antropóloga Débora Diniz, que afirma que as mulheres que fazem aborto não são pecadoras e nem assassinas.
"Não há consenso sobre esse tema. O que nós temos é uma imposição das mulheres à ilegalidade, o que representa risco de vida e à sua saúde. Então, o desafio moral que nós temos, é que um tema que está tão envolto na imoralidade, numa representação social do que seja pecado. Essas mulheres, elas estão entre duas representações muito dolorosas, entre as pecadoras e as assassinas. Nós temos que mostrar é que elas não são nenhum das duas coisas. Elas são mulheres comuns, como qualquer uma de nós. Elas são boas mães. Certamente os seus companheiros são bons pais. São homens como todos os outros. Mas, que não querem filhos naquele momento."
Para o Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, o aborto não é um tema a ser decido em um plebiscito e o Brasil não precisa imitar aquilo que foi feito por outros países.
"Olha, eu sou uma pessoa que vive. Eu tenho um direito a vida que eu não aceito que ninguém toque. Eu acho que qualquer um de nós, ninguém gostaria, de por em plebiscito o direito a viver. É um direito inalienável. Intocável. Os bebês não nascidos são seres humanos, têm este mesmo direito. Então colocar em plebiscito o direito de matar o outro, é um absurdo, um absurdo. A Constituição não prevê isso, é preciso mudar a Constituição antes de tudo. De toda maneira, o direito a viver é intocável, e não se pode submeter a um plebiscito. Acho que isso precisa ser discutido muito bem quando se fala em plebiscito em favor do aborto. Ah, mas outros países já aprovaram... Olha, nós temos que imitar tudo o que os outros países já fizeram? Certamente, não. Por que o Brasil tem de imitar tudo o que os outros países já fizeram?"
Para a Ministra Nilcéia Freire, o Governo já fez a parte dele, e agora cabe ao Congresso e a sociedade decidirem sobre o assunto.

"O governo cumpriu o seu papel já nessa temática, né? Nós criamos a comissão tripartite. A comissão produziu um relatório. Esse relatório foi entregue a comissão de seguridade social e família. Portanto agora cabe ao Congresso e a sociedade retomarem esse debate."

Em Paz com a Natureza:

Segundo a CEPLAC, comissão ligada ao Ministério da Agricultura, “o solo é um recurso natural que deve ser utilizado como patrimônio da coletividade, independente do seu uso ou posse. É um dos componentes vitais do meio ambiente e constitui o substrato natural para o desenvolvimento das plantas. A ciência da conservação do solo e da água preconiza um conjunto de medidas, objetivando a manutenção ou recuperação das condições físicas, químicas e biológicas do solo, estabelecendo critérios para o uso e manejo das terras, de forma a não comprometer sua capacidade produtiva. Estas medidas visam proteger o solo, prevenindo-o dos efeitos danosos da erosão aumentando a disponibilidade de água, de nutrientes e da atividade biológica do solo, criando condições adequadas ao desenvolvimento das plantas. A solução dos problemas decorrentes da erosão não depende da ação isolada de um produtor. A erosão produz efeitos negativos para o conjunto dos produtores rurais e para as comunidades urbanas. Um plano de uso, manejo e conservação do solo e da água deve contar com o envolvimento efetivo do produtor, do técnico, dos dirigentes e da comunidade. O Agrônomo e outros Profissionais das ciências agrárias e ambientais, devem ser consultados para elaboração do planejamento de conservação do solo e da água. Dentre os princípios fundamentais do planejamento de uso das terras, destaca-se um maior aproveitamento das águas das chuvas. Evitando-se perdas excessivas por escoamento superficial, podem-se criar condições para que a água pluvial se infiltre no solo. Isto, além de garantir o suprimento de água para as culturas, criações e comunidades, previne a erosão, evita inundações e assoreamento dos rios, assim como abastece os lençóis freáticos que alimentam os cursos de água. Uma cobertura vegetal adequada assume importância fundamental para a diminuição do impacto das gotas de chuva. Há redução da velocidade das águas que escorrem sobre o terreno, possibilitando maior infiltração de água no solo e, diminuição do carreamento das suas partículas. Esta matéria é parte de uma publicação do site www.ceplac.gov.br, onde poderão ser obtidas mais informações sobre a conservação do solo.
Ainda sobre a conservação do solo, alunos da 4 série da EE Clotilde de Castro Barreira, o Grupão, realizaram uma atividade extra classe sobre o tema, a qual foi coordenada pela professora Rose Cassemiro. Durante duas semanas os alunos procuraram bons e maus exemplos de conservação do solo nas zonas rural e urbana do município de Cândido Mota.

Denúncia: Tráfico de órgãos no Amazonas.

Cem mil euros por um rim. É preço que os europeus estão oferecendo pelo órgão que é comercializado ilegalmente no Amazonas, onde pessoas estão desaparecendo, supostamente, por conta do comércio de órgãos. Uma mulher chegou anunciar em um jornal de Manaus que está vendendo um dos seus rins. Os detalhes com Paula Bittar.
"No Estado do Amazonas as populações ribeirinhas, os pescadores e os índios das áreas mais afastadas do estado, estão ameaçados de pelo tráfico de órgãos. É o que denuncia o deputado Carlos Souza, do PP do Amazonas, que teve requerimento aprovado para a realização de uma audiência pública para debater o assunto. A audiência será realizada pelas comissões da Amazônia, de Segurança Pública, e de Direitos Humanos. Segundo Carlos Souza, algumas pessoas têm desaparecido no Estado. O deputado cita a pesquisadora Salina Valdivieso, da Universidade Nacional da Colômbia, que denúncia o tráfico de órgãos na fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia. Segundo a pesquisadora, estrangeiros são os responsáveis por tirar os órgãos dos índios e pescadores. Carlos Souza diz ainda que recebeu a informação de existe uma tabela para a compra dos órgãos na Comunidade Européia. Por esta tabela 170 mil euros compram um coração. Um rim valeria cerca de 100 mil euros. Para mostrar a seriedade da venda de órgãos no Estado, o deputado cita o exemplo de uma mulher que está anunciando um rim seu nos jornais.
- Agora mesmo nós estamos vivendo uma situação triste, lastimável, aqui na cidade de Manaus, aonde uma pobre mãe, desesperada, colocou nos classificados dos principais jornais aqui da nossa cidade vendendo o seu rim, leiloando o seu rim. Ainda hoje essa pobre mãe estava na imprensa, aqui na nossa cidade, já chegou a 70 mil reais a proposta pelo rim dessa pobre mãe."
Na Câmara, em 2004, uma CPI investigou a atuação organizações no tráfico de órgãos humanos. O relatório da CPI sugeriu uma série de alterações para aperfeiçar a lei de transplantes e evitar que esse tipo de crime seja cometido no país. Entre as propostas está a que transforma o comércio de órgãos humanos em crime hediondo. Mas, nenhum dos projetos saídos da CPI foi aprovado ainda pela Câmara. A audiência pública para apurar denúncias de tráfico de órgãos no Amazonas ainda não tem data marcada e deve contar com representantes do ministério da Justiça e da Polícia Federal. De Brasilia, Paula Bittar.
Obrigado Paula... Outras informações sobre transplantes de órgãos acesse o site
www.adote.org.br e nele também disponível a Oração do Doador Desconhecido, na interpretação de Cid Moreira.

"Não chamem o meu falecimento de leito da morte, mas de leito da vida.
Dêem a minha visão ao homem que jamais viu o raiar do sol, o rosto de uma criança ou o amor nos olhos de uma mulher.
Dêem o meu coração a uma pessoa cujo coração apenas experimentou dias infindáveis de dor.
Dêem o meu sangue ao jovem que foi retirado dos destroços de seu carro, para que ele possa viver para ver os seus netos brincarem.
Dêem os meus rins às pessoas que precisam de uma máquina para viver de semana em semana.
Retirem os meus ossos, cada músculo, cada fibra e nervo do meu corpo e encontrem um meio para fazer uma criança inválida caminhar.
Explorem cada canto do meu cérebro. Retirem as minhas células, se necessário, e deixem-nas crescerem para que, um dia, um menino mudo possa ouvir o gritar em um momento de felicidade ou uma menina surda possa ouvir o barulho da chuva de encontro à sua janela.
Queimem o que restar de mim e espalhem as cinzas ao vento, para que elas ajudem as flores brotarem.
Se tiverem que enterrar algo, que sejam meus erros, minhas fraquezas e todo o mal que fiz aos meus semelhantes.
Dêem os meus pecados ao diabo. Dêem a minha alma a Deus.
Se, por acaso, desejarem lembrar-se de mim, façam isso com ação ou palavra amiga a alguém que precise de vocês.
Se fizerem tudo o que pedi, estarei vivo para sempre. "

Rir é um bom remédio:

Durante a aula a professora fez alguma pergunta pro Joãozinho.
Passado alguns minutos ela se dirige novamente ao Joãozinho e diz:
- Parece que está atrapalhado com minha pergunta Joãozinho?
- Não fessora, magina, que isso, a pergunta é moleza. Eu tô atrapalhado é com a resposta.




___________________________________________________________________

Músicas executadas no programa:
Musica de Paz - Papashanty: http://vagalume.uol.com.br/papashanty-saundsystem/musica-de-paz.html
Aquele Abraço - Adil Tiscatti: http://www.musicexpress.com.br/Artista.asp?Artista=175#musica=Aquele%20Abraço
Fado Mãe - Dulce Pontes: http://dulce-pontes.letras.terra.com.br/letras/230981/
Terra Tombada - Chitãozinho e Xororó: http://vagalume.uol.com.br/chitaozinho-e-xororo/terra-tombada.html

Blog "Chance à Paz"
Criação, produção, redação e responsabilidade:
Silvio Luis
Assis/SP
e-mail: chanceapaz@bol.com.br

VIVA A PAZ! VIVA EM PAZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário