segunda-feira, abril 09, 2007


Papagaio Come Milho Periquito Leva a Fama.

Países pobres devem sofrer as maiores consequências do aquecimento global, que foi causado, principalmente, pelos países ricos.

Neste domingo de Páscoa foi levado ao ar o décimo programa Chance à Paz pela Rádio A Voz do Vale FM, 103,3 MHz, Cândido Mota/SP. Abrimos o programa com uma frase de Abraham Lincoln. Depois veio a Agenda e em seguida o destaque da semana, que foi O segundo relatório do IPCC. No Recanto dos Amigos Especial de Páscoa foi veiculado o texto "Dúvidas Pascoais" apresentado por Tuca e Marco. Na seqüência falamos sobre a legalização do aborto, considerado questão de saúde pública pelo ministro da Saúde. O acidente provocado por uma jauense que ao tentar escapar de uma batida de trânsito atropelou 6 pessoas matando duas delas, também foi assunto. Falamos também sobre o Projeto Re-Vitalizando o Jacu e encerramos com uma piadinha do Joãozinho.

Agenda:

Durante a Exposição Agropecuária de Londrina, que vai até o dia 15 de abril, a Secretaria do Meio do Ambiente do Paraná estará mostrando como aproveitar garrafas pets e embalagens longa vida na confecção de aquecedor solar de água. Nós já falamos sobre ele aqui no Chance à Paz. É uma opção interessante, barata e ecologicamente correta para se ter água quente em casa ou na propriedade rural.

Ainda na Exposição Agropecuária de Londrina, a ONG Pazeando Londrina estará realizando uma série de promoções e eventos. Quem participar irá concorrer a prêmios oferecidos pela organização, que está no stand da Federação das Indústrias do Paraná.

E sabe o que temos fazer hoje, amanhã e depois, e assim por diante? acabar com a dengue. Os casos de dengue estão aumentando em toda a região, e a culpa é de cada um de nós mantemos os recipientes com água limpa em nossas casas, quintais e terrenos baldios. Então não se esqueça todo dia é dia de acabar com a dengue.


Destaque da Semana:

Segunda parte do relatório sobre o aquecimento global prevê mudanças drásticas no eco-sistema terrestre.
As informações a seguir são da WWF Brasil, que acompanhou o lançamento do relatório, em Bruxelas. O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão ligado às Nações Unidas, lançou, na sexta-feira (06/04), o segundo relatório da série de três previstos sobre o tema. O novo documento aponta um cenário devastador considerando os principais impactos do aquecimento global no meio ambiente e na economia, caso medidas concretas para diminuir o aumento da temperatura do planeta não sejam adotadas. No Brasil, o impacto será mais forte na Amazônia, no semi-árido nordestino e no litoral. De acordo com o relatório as mudanças no clima já “estão batendo à nossa porta neste momento e só tendem a piorar. O nível dos oceanos já está subindo e, com isso, 100 milhões de pessoas que vivem a menos de um metro acima do nível do mar estão correndo o risco de perder suas casas. As populações da Índia e da China podem passar fome por causa do declínio na produção de alimentos como conseqüência do aquecimento global.” Na Amazônia, secas como a de 2005 devem sem repetir e a vegetação deverá ficar mais rala, semelhante a de um cerrado. A parte do Nordeste Brasileiro conhecida como sertão ou região do semi-árido, deve ficar ainda mais seca, assumindo características de deserto. Já o sudeste brasileiro deverá ser atingido por chuvas mais fortes com ocorrências de alagamentos e deslizamentos e ainda provocando quebra na produção agrícola.
"Não existe escapatória para esses fatos: o aquecimento global trará fome, enchentes e secas. Os países mais pobres e que tem uma responsabilidade menor pelas emissões dos gases causadores das mudanças climáticas são os que sofrerão mais. E eles são os que têm menos dinheiro para investir em infra-estrutura de adaptação aos impactos do aquecimento global. Mas os países ricos também correm enormes riscos”, afirma Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza, superintendente de Conservação do WWF-Brasil. “Não temos mais a opção de ignorar o aquecimento do planeta, senão as conseqüências serão desastrosas. Os países precisam aceitar metas de redução das emissões, levando em conta as contribuições históricas de cada um, e começar a implementar soluções”, completa Scaramuzza.A WWF Brasil aproveitou a publicação do relatório para informar as 10 maravilhas da natureza ameaçadas pelo aquecimento global. Fernanda Lucena nos conta quais são elas. "Relatório indica as dez
maravilhas da natureza ameaçadas pelo aquecimento global. Da Amazônia ao Himalaia, a rede WWF selecionou dez maravilhas da natureza ameaçadas de destruição se a temperatura do planeta continuar aumentando no ritmo atual. No Brasil, a Amazônia está ameaçada pela seca e sua vegetãção pode ser completamente transformada, deixando de ser a exuberante floresta para se transformar em cerrado. Carlos Alberto de Mattos Scaramuza, superintendente de conservação do WWF Brasil, afirma que as informações sobre vulnerabilidade dos eco-sistemas são fundamentais para orientar a busca de soluções e a tomada de decisão sobre como adaptar-se aos impactos das mudanças climáticas. Em outros lugares do mundo há várias regiões importantes sofrendo com o aquecimento do Planeta, como a morte dos corais na Grande Barreira,
na Austrália. Na China, o Rio Yang Tsé está sofrendo com falta d'água, porque as geleiras continuam a recuar. Nossos vizinhos na América do Sul, Argentina e Chile, estão correndo o risco de perder a Floresta Valdivia por causa do aumento na incidência das queimadas na floresta. As árvores de lá têm cerca de 3 mil anos. Visite o site do WWF e conheça a relação completa das regiões e o que está sendo feito por elas. O site é
www.wwf.org.br . Para a Central de Rádiojornalismo - Projeto Diálogos do Milênio - Fernanda Lucena das Agência IPS e Envolverde-Brasil."

O Brasil é o 4º emissor global de gases do efeito estufa, com mais de dois terços das emissões vindas do desmatamento. “Chegou a hora de demonstrarmos como vamos contribuir para diminuir o aquecimento do planeta” afirma Karen Suassuna, técnica em Mudanças Climáticas do WWF-Brasil. “Ficou claro que o Brasil já está sendo impactado pelas mudanças no clima e poderá ser ainda mais. Por isso, é preciso estabelecer metas claras para a redução drástica do desmatamento e investir em energias renováveis não convencionais e eficiência energética” completa Suassuna. E o governo brasileiro está adotando medidas para o enfrentamento do aquecimento global e suas conseqüências, conforme nos informa Juliana Andrade, da Central de Radiojornalismo.
"O governo federal deve criar em trinta dias uma rede de instituições de pesquisas para subsidiar as decisões brasileiras contra os efeitos das mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global. Segundo ele a rede vai ser criada por meio de decreto do presidente Luis Inácio Lula da Silva, e é uma das medidas do plano nacional de combate as mudanças climáticas que está sendo elaborado pelo governo. De acordo com Sérgio Resende, a rede vai ser formada por instituições e universidades de todo o país, e vai ser coordenada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE , que é ligado ao minsitério.

- Essa rede vai envolver pesquisas em vários temas de mudanças climáticas e vamos estar produzindo resultados que vão contribuir para que o país possa tomar decisões em termos de contribuir para o não agravamento das condições climáticas do país.
Sérgio Resende explicou que o governo decidiu montar a rede aproveitando as pesquisas já existentes na área depois da divulgação do relatório das Nações Unidas sobre mudanças climáticas no início de fevereiro. O relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas aponta para a elevação da temperatura da Terra até 2011, para o aumento do nível do mar e para a intensificação das catastrofes naturais. O ministro disse que as conseqüências do aquecimento global já afetam todos os países em termos de clima, e que se o mundo não mudar o curso dos acontecimentos os prejuízos econômicos poderão ser sentidos daqui a alguns anos no Brasil. De Brasilia, Juliana Andrade. "
E o coordenador do Programa de Mudanças Climáticas da Embrapa, Eduardo Assadi, participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados que tratou das conseqüências do aquecimento global. Ele disse que mesmo sem recursos a Embrapa tem conseguido realizar trabalhos importantes em aos efeitos da mudança do clima sobre a agricultura. Ela também falou que a agricultura precisa fazer as pazes com o meio ambiente.
"- Essa é uma eterna quebra-de-braço nosso com o governo. Porque não é na necessidade que nós precisamos. Não é. Nós poderiamos estar fazendo muito mais. O raciocínio que eu faço que é com o pouco que nós temos nós já fizemos esse tanto que tem aí, se tiver um pouquinho mais de incentivo nós vamos resolver os vários problemas que o país tem. Agora tem que investir. Eu não conheço na história do mundo, não conheço, nenhum país que cresceu sem investir em educação e ciência e tecnologia, não conheço... Eu vi uma predisposição de um entendimento mais amplo entre agricultura e ambiente. O ambiente acusa a agricultura de ser predadora, e está degradando, e a agricultura acusa o ambiente de não deixar a agricultura ser produtiva. Tem um ditado antigo que diz que a paz você faz com os inimigos, você não faz com os amigos. Então eu tô vendo aí um
asceno de paz muito sereno, bastante interessante, e a agricultura tá começando a ver que a solução dela está preservação do ambiente, ela tem que preservar nossa biodiversidade se não ela se afunda. Ela dá um tiro no pé. "

E o terceiro relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas será publicado em 04 de maio, em Bangkok.

Recanto dos Amigos:

O recanto dos amigos de hoje é especial de páscoa. Vamos reproduzir um trecho do Programa Prosa e Verso produzido pela Rádio Senado e o Instituto Legislativo Brasileiro. Você já tentou explicar ao seu filho o significado da Páscoa. As dúvidas são tantas que deixam de ser pascais e passam a ser pascoais. A dupla de apresentadores do Prosa e Versa escolheram o poema que é: Duvidas Pascoais – de Antônio Rocha Neto. A apresentação é de Tuca Vila Lobos e Marco Antunes.

" - Papai, o que é Páscoa?
- Ora, Páscoa é ...... bem ...... é uma festa religiosa!
- Igual Natal?
- É parecido. Só que no Natal comemora-se o nascimento de Jesus, e na Páscoa, se não me engano, comemora-se a sua ressurreição.

- Ressurreição?
- É, ressurreição. Marta, vem cá!
- Sim?
- Explica pra esse garoto o que é ressurreição pra eu poder ler o meujornal.
- Bom, meu filho, ressurreição é tornar a viver após ter morrido. Foi o queaconteceu com Jesus, três dias depois de ter sido crucificado. Eleressuscitou e subiu aos céus. Entendeu?
- Mais ou menos ....... .Mamãe, Jesus era um coelho?
- Que é isso menino? Não me fale uma bobagem dessas!Coelho!Jesus Cristo é o Papai do Céu!Nem parece que esse menino foi batizado!Jorge, esse menino não pode crescer desse jeito, sem ir numa missa pelo menos aos domingos.Até parece que não lhe demos uma educação cristã!Já pensou se ele solta uma besteira dessas na escola?Deus me perdoe!- Mamãe, mas o Papai do Céu não é Deus?
- É filho, Jesus e Deus são a mesma coisa. Você vai estudar isso nocatecismo. É a Trindade. Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.
- O Espírito Santo também é Deus?
- É sim.
- E Minas Gerais?
- Sacrilégio!!!
- É por isso que a Ilha da Trindade fica perto do Espírito Santo?
- Não é o Estado do Espírito Santo que compõe a Trindade, meu filho, é oEspírito Santo de Deus.É um negócio meio complicado, nem a mamãe entende direito.Mas quando você for no catecismo a professora explica tudinho!
- Bom, se Jesus não é um coelho, quem é o coelho da Páscoa?
- Eu sei lá! É uma tradição.É igual a Papai Noel, só que ao invés de presente ele traz ovinhos.
- Coelho bota ovo?
- Chega! Deixa eu ir fazer o almoço que eu ganho mais!
- Papai, não era melhor que fosse galinha da Páscoa?
- Era, era melhor, ou então urubu.
- Papai, Jesus nasceu no dia 25 de dezembro, né? Que dia que ele morreu?
- Isso eu sei: na sexta-feira santa.
- Que dia e que mês?
- ??????? Sabe que eu nunca pensei nisso? Eu só aprendi que ele morreu nasexta-feira santa e ressuscitou três dias depois, no sábado de aleluia.
- Um dia depois.
- Não, três dias.
- Então morreu na quarta-feira.
- Não, morreu na sexta-feira santa ....... ou terá sido na quarta-feira decinzas?Ah, garoto, vê se não me confunde!Morreu na sexta mesmo e ressuscitou no sábado, três dias depois!Como?Pergunte à sua professora de catecismo!
- Papai, por que amarraram um monte de bonecos de pano lá na rua?
- É que hoje é sábado de aleluia, e o pessoal vai fazer a malhação do Judas.Judas foi o apóstolo que traiu Jesus.
- O Judas traiu Jesus no sábado?
- Claro que não! Se ele morreu na sexta!!!
- Então por que eles não malham o Judas no dia certo?
- É, boa pergunta.Filho, atende o telefone pro papai.Se for um tal de Rogério diz que eu saí.
- Alô, quem fala?
- Rogério Coelho Pascoal. Seu pai está?
- Não, foi comprar ovo de Páscoa. Ligue mais tarde, tchau.
- Papai, qual era o sobrenome de Jesus?
- Cristo. Jesus Cristo.
- Só?
- Que eu saiba sim, por quê?
- Não sei não, mas tenho um palpite de que o nome dele era Jesus CristoCoelho. Só assim esse negócio de coelho da Páscoa faz sentido, não acha?
- Coitada!
- Coitada de quem?
- Da sua professora de catecismo!!!"


Temas em discussão: Aborto e Trânsito:

A legalização do aborto no Brasil está em discussão no Senado e a população poderá ser convocada para um plebiscito sobre assunto. E o Ministro da Saúde se posiciona a favor do aborto uma vez que ele considera problema de saúde nacional as mutilações e mortes de mulheres que provocam aborto. A informação é de Maurício de Santi, direto dos estúdios da Rádio Senado.
"O ministro José Gomes Temporão, disse que os aborto ilegais que são feitos no Brasil, são um problema de saúde pública. Essa prática, segundo ele, é bastante comum e tem provocado a morte de milhares de mulheres e a mutilação de outras tantas. Por isto mesmo o ministro defendeu a legalização do aborto. A senadora Ceres Cesarenko, do PT do MT, concorda que as mulheres não podem continuar morrrendo nas clínicas clandestinas.
- É uma questão de saúde pública sim. São milhares e milhares de mulheres, por ano, que ficam mutiladas, e muitas, mas muitas mesmo, que vem a perder a vida por conta disso. Eu nunca fiz aborto, tenho filhos, nunca aconselhei ninguém a fazê-lo. Sou contra. Mas, nós não podemos continuar convivendo com essa mortandade de mulheres por conta do aborto ilegal.
Diante da polêmica o ministro José Gomes Temporão sugeriu a realização de um plebiscito sobre a liberação do aborto. Segundo ele só a população pode decidir uma questão como essa. O senador e médico Mozarildo Cavalcante, do PTB de Roraima, concorda com a consulta popular.
- Como médico eu sou contrário a aborto como forma de controle da natalidade. Nós temos hoje, modernamente, métodos muito seguros, como é o caso do diu, e que está ao alcance hoje da população de baixa renda. Então não há motivo de utilizar o aborto nesse sentido. Agora também, como político, eu acho que a opção por fazer um plebiscito e ouvir a população é um caminho democrático. Se a população em sua maioria achar que esse método deve ser adotado no país, eu não contrário.
Parlamentares da frente anti-aborto do Congresso Nacional já pediram uma renião com o presidente Lula para saber se a posição pessoal do ministro é a mesma governo. Aqui no Senado, aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça, um projeto do senador Gerson Camatta, PMDB capixaba, que propõe a realização de um plebiscito para uma série de assuntos, entre eles a legalização do aborto. Da Rádio Senado, Maurício De Santi."
Nosso comentário. Esta questão da legalização do aborto deverá gerar muita discussão e polêmica. Primeiro: sabe que dá e sabe que come e não sabe por que engravida. Segundo: a culpa da gravidez não é apenas da mulher. Terceiro: não adianta querer tapar o sol com a peneira, pergunte entre os seus amigos, e se eles forem francos irão acabar contando alguma história de aborto, mas não dos abortos espontâneos, e sim dos abortos provocados. Seja por ingestão de medicamentos, Citotec, por exemplo, e de técnicas cirúrgicas adotadas em clínicas clandestinas, sem falar em gestantes que em casa, usando as variadas ferramentas e instrumentos acabam provocando o aborto, e quando não acabam provocando mutilações e seqüelas no bebê. E há hipócritas que teimam em não enxergar esta situação. No entanto, também há o lado do direito à vida. Foi concebido tem direito de viver. E o direito a vida é básico e inerente a todo o ser vivo. Quando eu estava pesquisando uma música que poderia se encaixar no tema encontrei uma que devido ao horário achei melhor não toca-la. Trata-se de um rap com conteúdo bem realista e com algumas palavras de baixo calão. Ela fala da rejeição entre mãe e filho. Na música a criança é explorada pela própria mãe que obriga o filho a pedir dinheiro no farol para que ela possa ter com que tomar cachaça e comprar cigarros. E ela descreve uma série de conseqüência desse relacionamento que acaba de maneira trágica. A música é Eu Não Pedi Pra Nascer com Facção Central. Porém, ela foi incluída no podcast Chance à Paz (acesse pelo link constante do lado direito dessa página)

Paz no Trânsito:

Na tarde da última terça-feira uma empresaria jauense atropelou 6 pessoas, sendo que duas delas morreram, quando tentava escapar, na contra mão, de uma batida que ela deu num fusca momentos antes.
Ela ainda bateu em uma árvore, a qual caiu sobre três carros. A mulher foi presa, pagou fiança e irá responder processo por homicídio culposo (quando não há intenção de matar). O acidente foi noticiado em todo o país. Segundo a TV Tem, que acompanhou o velório das duas vítimas, uma das famílias pediu justiça já a outra preferiu o silêncio, em vez de se manifestar sobre o caso. Não é de hoje que os acidentes de trânsito causam mortes. É preciso que os motoristas se conscientizem de que o veículo pode ser transformado em arma quando mal conduzido. Respeitar as leis de trânsito é, acima de tudo, respeitar a vida, seja a própria vida e a dos outros. Sem querer julgar ninguém, mas no caso de Jaú a empresaria teria fugido para se livrar da culpa pelo amassado que deu na traseira do fusca, e por conta disso seis pessoas foram atropeladas, duas delas morreram, uma árvore foi derrubada que caiu sobre 3 carros e mulher ainda pagou fiança de 4 mil e 500 reais e se condenada poderá pegar 6 anos de prisão. Pesquisa realizada em 2003 pelo Instituto Pesquisas Econômicas Aplicadas estima que o custo dos acidentes ocorridos apenas nas áreas urbanas brasileiras é de 5 bilhões e 300 milhões de reais ao ano. Nos cálculos foram inclusos os gastos com perda de produção, danos à veículos, atendimento médico-hospitalar, processos judiciais, congestionamentos, previdenciários, resgate de vítimas, entre outros. Para saber os detalhes da pesquisa acesse o site
www.ipea.gov.br . Motorista conscientize-se da sua responsabilidade ao sentar-se diante do volante de um veículo, por mais que possa parecer que um causador de acidente de trânsito fique impune ou pegue uma pena considerada leve.

Em Paz com a Natureza:

Re-Vivendo o Jacu. Este é projeto ambiental que foi lançado nesta semana pelo Colégio Santa Maria da Ressurreição, em Assis.
O projeto Re-Vivendo o Jacu foi elaborado pelo professor Vitório Santos Júnior, e conta com a participação de 20 alunos voluntários das sétima e oitava séries do Colégio Santa Maria, cujo objetivo é ajudar a revitalizar o córrego do Jacu retirando o lixo doméstico e de construção depositados indiscriminadamente ao longo de anos. Dessa forma, o local receberá mata ciliar onde é necessário, bem como será feito o monitoramento da qualidade da água, permitindo a integração dos estudantes com a comunidade do bairro. O grupo deverá fazer visitas quinzenais ao longo do córrego do Jacu alternando atividades entre coleta de lixo, plantio de mata ciliar e coleta de água para análise. Professor Vitório disse ao Jornal Voz da Terra que “Os alunos adoraram a idéia do projeto, pois assim puderam descobrir lugares lindos com lago, cachoeira e sujo, com lixo e água contaminada. Eles ficaram indignados por não poder usufruir”. Para a aluna Lívia Costa, de 13 anos, que cursa a oitava série, o trabalho que estão desenvolvendo será possível conscientizar toda a população a preservar e não jogar lixo no meio ambiente. O Córrego nasce na área urbana de Assis. Na verdade são duas as nascentes que formam o córrego uma passa pela avenida Perimetral e a outra fica próximo a Câmara Municipal onde logo depois elas se juntam formando o Córrego de Jacu.

Rir é um bom remédio:


A professora de português explica:
- se eu digo que fui bonita é passado. E se eu digo sou bonita o que é Joãozinho?
- é mentira, né fessora.


____________________________________________

Músicas executadas no programa:
14 Bis - Planeta Sonho: http://14-bis.letras.terra.com.br/letras/43912/
Os Paralamas do Sucesso - Busca Vida: http://os-paralamas-do-sucesso.letras.terra.com.br/letras/892235/
Lenine - Rua da Passagem (Trânsito): http://lenine.letras.terra.com.br/letras/250619/
Sebastião Tapajós - Encontro com as Águas: http://www.musicexpress.com.br/Artista.asp?Artista=353#musica=Encontro%20com%20as%20Águas

________________________________________________________

Blog "Chance à Paz"
Criação, produção, redação e responsabilidade:
Silvio LuisAssis/SP
e-mail:
chanceapaz@bol.com.br

VIVA A PAZ! VIVA EM PAZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário