

Frase de Abertura:

Frase de Mathatma Gandhi.
Agenda:
Estão chegando algumas promoções do projeto Chance à Paz que irão te surpreender tanto no trânsito quanto nas escolas. Aguarde... Além das promoções, está marcado para 11 de agosto o início do primeiro curso numa parceria entre Chance à Paz e UNIPAZ SP Capital, que é Desenvolvimento Humano e Cultura de Paz. As aulas serão ministradas em Cândido Mota e. as vagas limitadas. Os interessados podem ligar no horário comercial para o número (18) 3323-5427, (18) 9773-8322, ou ainda pelo e-mail chanceapaz@bol.com.br
E sabe o que temos que fazer hoje, amanhã e depois, e assim por diante? Acabar com a dengue. Os casos de dengue estão aumentando em toda a região, e a culpa é de cada um de nós que mantemos os recipientes com água limpa em nossas casas, quintais e terrenos baldios. Então não se esqueça: todo dia é dia de acabar com a dengue.
Destaque da Semana:
Jogos Pan-Americanos chegam ao fim no Rio de Janeiro.

O Brasil fez uma campanha histórica em Jogos Pan-Americanos, tendo conquistado mais de 50 medalhas de ouro e tendo sido o que mais conquistou medalhas bronze. Pôde se verificar pelo comportamento da torcida, nem sempre correto, que as medalhas que foram ganhas, e também as consideradas perdidas, mexerem com o brio e a brasilidade da população. Isso é muito importante, não apenas esportivamente falando, mas também para o resgate do civismo, uma vez que o respeito ao país e aos seus símbolos nacionais andam um tanto quanto esquecidos. Foram momentos que serviram para que se perdesse a vergonha em ser brasileiro e em vários momentos se ouvia a torcida cantando “Sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor...”.

Terminado o Pan, vem aí o Parapan-americano e que até agora pouco ou quase nada foi dito na grande imprensa sobre o evento que vai de 12 a 26 de agosto, também no Rio de Janeiro. Porém antes disso, começa hoje, em São Paulo, o Terceiro Jogos Mundiais de Cegos. Dois fortes exemplos de que o esporte é importante inclusive para quebra de preconceitos com relação as mais diversas deficiências. Nós vamos falar um pouco mais sobre deficiência, mas por enquanto vamos nos manter na questão esporte, que em entrevista a Radio Nacional o Ministro do Esporte, Orlando Silva de Jesus Júnior, afirmou que promover os Jogos é preciso, assim como também combater a pobreza no Brasil.

O ministro também falou sobre a realização dos Jogos dos Povos Indígenas que acontecem este ano em Pernambuco, como sendo o momento de resgate da cultura de tais povos.
"- Precisamos ter mais pessoas orientando a atividade física. Pessoas bem preparadas, bem formadas, para que a atividade sirva a qualidade de vida, sirva a promoção da saúde. E esses dois desafios vão exigir um pouco mais de orçamento, um pouco mais de financiamento. Nós temos um orçamento que tem crescido sistematicamente. A expectativa nossa é que cresça um pouco mais para que nós possamos colocar o Brasil em movimento. O Brasil fazendo atividade física e assim melhorar a qualidade de vida. Isso vale também para os nossos povos de sociedade tradicionais, sociedades indígenas. O Ministério do Esporte esse ano vai promover, mais uma vez, os Jogos dos Povos Indígenas, e esse

Apesar de o esporte ser apontado como um veículo de integração, mulheres afirmam que sofrem preconceito por praticarem certas modalidades esportivas. Um exemplo de tal discriminação vem do futebol, conforme disse a jogadora Marta a repórter da Rádiobrás, Yara Aquino.
"-(Reporter) Diante de um público recorde para um jogo de futebol feminino no Brasil; mais de 67 mil pagantes, as 22 mulheres que integram o time brasileiro conquistaram medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos nesta quinta-feira (26/07) no Maracanã. Muita coisa mudou desde a primeira medalha de ouro para as mulheres que só veio na terceira edição do Pan, em 1959. A participação feminina na competição aumentou e no caso brasileiro as mulheres já se aproximam na metade dos atletas que compõem a delegação do Pan. Elas são quase 44%. Na edição anterior dos Jogos em 2003 em Santo Domingo eram 40%, e nos Jogos de 1999 as mulheres representaram 38% do total de atletas brasileiros. Mesmo com o constante aumento algumas afirmam que ainda sofrem preconceito no esporte. É o que conta a integrante da seleção Marta Silva, eleita a melhor jogadora do mundo:

(Reporter) Não foi só em campo que as mulheres marcaram presença na final do futebol. Elas eram inúmeras na torcidas, com roupas e até batons em verde e amarelo. Um público tão grande e uma goleada de 5 X 0 sobre os Estados Unidos parece mesmo ser o reconhecimento de que o esporte é cada vez mais um território feminino. Do Rio de Janeiro, Yara Aquino. Radiobrás, Pan 2007.”
Integração dos Deficientes:

"-A legislação brasileira é uma das melhores que tem no mundo inteiro. E aí tem um reserva de vagas em empresas a partir de 100 funcionários. Ela tem que contratar a partir de 2% de trabalhadores até a empresa que tem 5 mil funcionários tem que contratar 5%. E aí você tinha também uma discriminação muito grande e uma preocupação das pessoas, que não era deficiente falava que a reserva de vagas e as cotas em concursos públicos ela servia para nada mais nada menos discriminar o que não era deficiente e garantir uma vaga pra quem era uma pessoa que tinha deficiência. E a cartilha também vem num recorte de desmistificar isso, de falar assim:olha as reserva de vagas e as cotas elas não servem pra nada mais e pra nada menos a não ser garantir o direito e a igualdade nas seleções e na contratação. Tem um circulo de violação muito grande no passado, até hoje tem uma discriminação muito grande em contratar pessoas com deficiência. A gente chegou numa empresa que tinham 2 trabalhadores surdos e eles eram isolados, nenhum colega tinha contato nenhum com eles, e eles ainda tinham um agravante pior, discriminavam da forma com eles se comunicavam, que é por meio de

Libras, que é a Língua Brasileira de Sinais, zombando da língua deles, falando que eles eram macacos. E você não tem noção da dor que essas pessoas tinham, o sofrimento psíquico que elas passam quando zombavam da língua delas. Quando ela foi conversar com a gente e denunciar pra gente isso, elas choravam em pranto, porque estavam mexendo com o que é de mais importante na vida dessas pessoas. Então é assim, são violações tão grande que por mais que a gente lute e por mais que a sociedade diga que não é preconceituosa se depara de vez em quando com umas situações que te chega a ter vergonha de ser brasileiro. O Fórum fez algumas visitas em alguns estabelecimentos empresariais pra ver se eles contratavam as pessoas com deficiência e se também eram uns lugares acessíveis pra pessoas com deficiência. Nós podemos contatar que além de não serem lugares acessíveis, e além de não contratar as pessoas com deficiência, eles tinham muitos direitos violados. Empresas que não pagavam vale-transporte, empresa que isolava o trabalhador com deficiência. A contratação só em um tipo de deficiência. Então assim, a gente sentiu que a gente podia mudar um pouco esse quadro. Mas a primeira via que gente podia ter, além da fiscalização, era informar as pessoas com relação aos seus direitos que elas tinham. Muitas pessoas não podiam nem reclamar os direitos que elas tinham porque elas também sabiam. Foi uma das saídas que a gente encontrou pra gente conseguir amenizar um pouco essa dor, entendeu? A dor da discriminação, a dor do direito violado, um circulo de violação que a gente conseguiu amenizar um pouco por conta da informação. Foi uma das soluções encontradas após essas visitas. "
Recanto dos Amigos:
No recanto de hoje texto escrito por Madre Tereza de Calcutá, que nos foi enviado pelos amigos Maurício e Almir. A vida é...

A vida é beleza, admira-a.
A vida é beatificação, saboreia-a.
A vida é sonho, torna-o realidade.
A vida é um desafio, enfrenta-o.
A vida é um dever, cumpre-o.
A vida é um jogo, joga-o.
A vida é preciosa, cuida-a.
A vida é riqueza, conserva-a.
A vida é amor, goza-a.
A vida é um mistério, desvela-o.
A vida é promessa, cumpre-a.
A vida é tristeza, supera-a.
A vida é um hino, canta-o.
A vida é um combate, aceita-o.
A vida é tragédia, domina-a.
A vida é aventura, afronta-a.
A vida é felicidade, merece-a.
A vida é a VIDA, defende-a.
Mãe eu quero mamar:

Em Assis, você pode obter informações no banco de leite humano do Hospital Regional. O evento que deverá marcar a semana do aleitamento materno em Assis será a palestra com a doutora em Enfermagem em Saúde Pública pela USP/Ribeirão Preto, Lylian Dalete Soares de Araújo. A palestrante também é docente da Universidade Estadual de Londrina da área Saúde da Mulher, membro do Calma – Comitê de Aleitamento Materno de Londrina, e avaliadora da Iniciativa Hospital Amigo da Criança. O evento será realizado no próximo dia 7 de agosto, às 8 horas, no auditório da Unip, campus Assis.
Até os animais, mesmo que por instinto, sabem da importância da amamentação materna e isso fica claro na canção Ta Na Hora de Mamar, com o grupo Palavra Cantada.
Reconhecimento de Cultos Afros:
Mães de Santo se reúnem em Recife na busca do reconhecimento dos cultos africanos. Elas também querem acesso a aposentadoria como sacerdotisas. Da capital pernambucana a repórter da Radiobrás, Márcia Wonghon, tem os detalhes.

- Nesse momento no encontro de mulheres é pra mostrar e desmistificar essa mau impressão que tem o culto aos Orixás, ao povo de Terreiro, ao povo de Candomblé. Que confundi o nosso culto é de baixa magia. Mas não a gente cultua a natureza pra poder chegar a Deus, a Olorum. E a gente faz acolhimento, a gente acolhe aquelas pessoas que chegam com problemas psicológicos, com problema de doença. Então Olorum, que é Deus, dá a nossa intuição para que possamos ajudar e contribuir com a saúde, com a paz de espírito das pessoas.
Durante o encontro será lançada a cartilha Tias do Terço, uma publicação produzida pela prefeitura do Recife em parceira com o Núcleo de Cultura Afro-brasileira. De Recife, Márcia Vonghon."
Obrigado Márcia..Um dos grandes exemplos de Mãe de Santo foi a baiana Mãe Meninha.
Em Paz Com a Natureza:
O Ibama irá construir o primeiro prédio público do país utilizando o conceito de construção verde, ou poderíamos até chamar de ecologicamente correto. A informação foi dada pelo superintendente do órgão no Rio de Janeiro, Rogério Rocco, durante entrevista a Radiobrás.

Ouvimos o superintendente do Ibama do Rio de Janeiro, Rogério Rocco. O custo da construção verde é estimado em 30% superior ao da construção convencional, porém, com gastos menores de manutenção e com a economia com energia e água, o prédio torna-se totalmente viável.
Rir é um bom remédio:

— Joãozinho, foi sua avó que te trouxe para a escola hoje?
— Foi sim, fessora... Ela tá passando um tempo lá em casa!
— Que bom! — disse a professora — E onde é que ela mora?
— Na rodoviária, fêssora...
— Na rodoviária? — perguntou ela, surpresa — Tem certeza, Joãozinho?
— Claro! Eu já fui buscar ela com o meu pai lá um monte de vezes!
_____________________________________
Músicas executadas no programa:
We Are The Champion - Queen: http://queen.letras.terra.com.br/letras/74301/
Quem Planta o Preconceito - Natiruts: http://natiruts.letras.terra.com.br/letras/102382/
O Que É, O Que É? - Gonzaguinha: http://gonzaguinha.letras.terra.com.br/letras/46283/
Tá Na Hora de Mamar - Palavra Cantada: http://palavra-cantada.letras.terra.com.br/letras/283415/
Gal Costa e Maria Bethânia - Oração da Mãe Menininha: http://maria-bethania.letras.terra.com.br/letras/47240/
A Casa - Boca Livre: http://boca-livre.letras.terra.com.br/letras/221601/
_______________________________
Blog "Chance à Paz"
Criação, produção, redação e responsabilidade:
Silvio Luis
Assis/SP
e-mail: chanceapaz@bol.com.br
VIVA A PAZ! VIVA EM PAZ!