domingo, agosto 19, 2007

Neste 19 de agosto de 2007 foi ao ar pela Rádio A Voz do Vale FM - 103,3 MHz - Cândido Mota/SP ( site http://www.vozdovale.com.br/ ) o programa Chance à Paz de número 29, que foi aberto com a frase de colombiana. Na seqüência veio a agenda, o Destaque da Semana destinado as ações em favor da mulher; depois falamos sobre o PRONASCI; no Recanto dos Amigos demos continuidade a homenagem aos pais, agora com texto de Pedro Henrique Sabater; a Semana Nacional do Excepcional que começa dia 21 e vai até o dia 28; projeto visa proteção da Mata Atlântica no Vale do Ribeira, tanto do lado paulista quanto do paranaense; e Joãzinho insunua que seu professor é um "cabeça oca" rrrrrsssskkkkk

Frase de Abertura:

A paz a conseguimos unicamente se nos atrevemos a lutar por ela.”



Frase da colombiana Maria Tila Uribe.

Agenda:

Passeio Ciclístico da Independência, dia 07 de setembro, com saída da Praça da Matriz, às 9h00. Haverá o sorteio de três bicicletas e para concorrer é preciso trocar um quilo de alimento por um cupom nas escolas estaduais e municipais de Cândido Mota e na 3ª Cia. de Polícia Militar.

Festa das Nações do Grupinho, dia 14 de setembro, a partir das 19 horas, no Salão do Asilo São Paulo em Cândido Mota. Show com Rosana Melo. Reservas de mesa na secretaria da escola.

E Vem Aí.... Primeiro Festival Primavera de Paz, dia 20 de setembro, a partir das 8 horas da noite, nas Escadarias da Igreja Matriz de Cândido Mota. Em comemoração ao Dia Internacional da Paz, Dia da Árvore e a chegada da Primavera. Shows com alunos das rede pública e particular de ensino, entidades assistências e projetos sociais e André Melo.

E sabe o que temos que fazer hoje, amanhã e depois, e assim por diante? Acabar com a dengue. Os casos de dengue estão aumentando em toda a região, e a culpa é de cada um de nós que mantemos os recipientes com água limpa em nossas casas, quintais e terrenos baldios. Então não se esqueça: todo dia é dia de acabar com a dengue.

Destaque da semana:

Lançado o Pacto Nacional de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres.
Durante a abertura da Segunda Conferência Nacional de Políticas paras as Mulheres, em Brasília, o presidente Lula, anunciou investimentos e medidas de combate a violência contra as mulheres. Da Radiobrás, Milena Fióri.

(Repórter) O chamado Pacto Nacional de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres foi anunciado nesta sexta-feira pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva na abertura da Segunda Conferência Nacional de Política para as Mulheres. O encontro prossegue até a próxima segunda-feira em Brasília.

(Pres. Lula) Vamos investir quase 1 bilhão de reais até 2010 na prevenção da violência contra a mulher, na atenção, proteção e garantia dos direitos daquelas que a vivenciaram e no combate a impunidade aos agressores.

(Repórter) O pacto prevê a atuação conjunta de União, Estados e Municípios, Legislativo e Judiciário. Entre as iniciativas enumeradas pelo presidente estão a criação de um juizado de violência doméstica e familiar contra a mulher, a criação de novas delegacias especializadas no atendimento a mulher, defensorias públicas da mulher e casas de abrigo, e ainda atendimento a mulheres em situação de violência nos Centros de Referência de Assistência Social de todo país que, segundo Lula, passarão de 2 mil unidades para 3 mil até o final deste ano. Também estão previstas campanhas educativas de prevenção da violência doméstica e familiar voltadas ao currículo escolar e a sociedade em geral. De Brasília Milena Fiori.

Obrigado Milena. Apesar de as mulheres terem aumentado sua participação no mercado de trabalho, elas continuam dedicando boa parte de seu tempo nos afazeres domésticos. Cuidar de casa continua sendo coisa de mulher. Os detalhes da pesquisa feita pelo IBGE com Thais Leitão, direto da Radiobrás.

(Repórter)Mulheres aumentam sua participação no mercado de trabalho mas, ainda assim, são as principais responsáveis pelas atividades domésticas, revela estudo do IBGE. A maior participação das mulheres no mercado de trabalho não muda o papel que elas também desempenham em casa. Um estudo divulgado nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, aponta que é exatamente na faixa etária em que elas atuam de forma mais ativa no trabalho fora de casa que também se dedicam mais intensamente as atividades domésticas. Segundo o IBGE, 9 em cada 10 mulheres com idade entre 25 e 49 anos se ocupam com o trabalho em casa. O levantamento realizado com base nas informações sobre as atividades domésticas contidas na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios referente aos anos de 2001 e 2005, revelam ainda que na comparação entre homens e mulheres elas continuam sendo as líderes quando o assunto é trabalho em casa. De cada 10 brasileiros com mais de 10 anos de idade que desenvolvem algum tipo de afazer doméstico quase sete são pessoas do sexo feminino. A técnica do IBGE, Cristiane Soares, responsável pelo levantamento, acredita que esse comportamento é fruto das estruturas familiares.

(Cristiane) Desde cedo as meninas, elas são orientadas para o exercício do trabalho doméstico. Hoje os afazeres domésticos constitui uma atividade feminina mas também uma construção social que já começa desde cedo em que cabe as mulheres esse tipo de trabalho.

(Repórter)O estudo também apontou que na análise por regiões os homens nordestinos são os que menos contribuem com os afazeres domésticos. No outro extremo aparece a região sul onde a participação masculina é a maior do país. Lá, no entanto, eles gastam menos tempo com os trabalhos domésticos. Para a responsável pelo levantamento essa realidade reflete a presença mais marcante de características ligadas a discriminação entre os gêneros na região nordeste. Por outro lado o menor número de horas dedicadas pelos homens ao trabalho doméstico, observado na região sul, revela outra realidade, a escolaridade que é maior entre a população dessa região é um fator fundamental para a redução do tempo dedicado aos trabalhos domésticos. Segundo ela, tanto para homens quanto para mulheres, quem tem condições financeiras contrata profissionais que façam esses serviços. O estudo apontou ainda que os homens com maior escolarização são os que mais realização afazeres domésticos. Já na analise por faixa etária aqueles têm mais de 60 anos, geralmente após aposentarem, são os que mais se dedicam à atividades como lavar roupa, varrer a casa e cozinhar. Do Rio de Janeiro, Thais Leitão.

Obrigado Thais

Presidente Lula e ministro da Justiça lançam amanhã o PRONASCI, Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania.

Amanhã (20/08, as três e meia da tarde, no Palácio do Planalto, acontece a solenidade de lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública Cidadania – PRONASCI, ou simplesmente PAC da Segurança. A informação foi dada pelo Secretário Executivo do PRONASCI, Ronaldo Teixeira, em entrevista a Radiobrás.

A agenda do Presidente Lula já confirma que às 15h30 de segunda-feira no Palácio do Planalto, o presidente e o ministro Tarso Genro estarão lançando ao país o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, nosso PRONASCI. Começa a mudar o paradigma da segurança pública. Até aqui nós enfrentamos a segurança pública hegemonicamente falando em mais armas, em mais viaturas, falando, obviamente, em equipamentos. Alguns intelectuais da área de segurança se contrapondo à isso, por outro lado, diziam “não mais é preciso mais emprego, mais educação, mais oportunidade para os jovens. O que muda nesse sentido é a colocação de um “e” no processo de articulação entre programas de segurança pública e ações sociais, não mais ou mais armamentos, ou mais educação. O que nós queremos é unir articuladamente essas duas ações para que tenhamos uma mudança de paradigma, e essa mudança só se dará com um policial melhor remunerado, com um policial com moradia digna e com um policial com uma formação de policial comunitário cidadão.

Ainda segundo Ronaldo Teixeira, Secretário Executivo do PRONASCI, policiais com salários de até 1 mil e 400 reais terão um adicional de até 400 reais em seus vencimentos desde que freqüentem alguns determinados cursos que passarão a ser oferecidos pelo programa.

Nós, na verdade, estamos desenvolvendo a partir do PRONASCI uma política de indução de uma melhoria salarial. Para iniciar essa indução nós propomos, através de lei, por cinco anos o “Bolsa Formação”. O “Bolsa Formação” é uma elevação remuneratória mediante a contrapartida de estudos. O policial que receba, que perceba, menos de ou até 1 mil e 400 reais poderá receber uma bolsa entre 300 e 400 reais desde que curse um dos cursos oferecidos pela Rede Nacional de Autos Estudos em Segurança Pública, que é uma articulação feita pelo Ministério da Justiça com 22 universidades inicialmente, e estaremos chegando até o final do ano com 50 universidades, oferecendo cursos em nível de Tecnólogo em Segurança Pública, Especialista em Segurança Pública ou Mestre em Segurança Pública, tudo isso para verdadeiramente mudar o paradigma, criando também uma inteligência nacional no que diz respeito a área de segurança.

Estão previstas no programa propostas de mudanças no Código Penal e outras medidas na área jurídica. Ronaldo Teixeira salienta que as mudanças serão sentidas a médio e longo prazos.

Estamos propondo também a reformulação do Código Penal, né? Têm quatro propostas que têm exatamente o objetivo a que ti referes, não só no que diz respeito as penas, introduzindo também com muita força as penas restaurativas, há a possibilidade de redução, também do processo em si, tá? O tempo de processo também precisa ser alterado sob pena de nós não condenarmos quem temos de condenar, e não ressocializarmos quem temos de ressocializar. Nesse conjunto de propostas também um projeto de lei importantíssimo que é a remissão de pena por estudo. Hoje existe a remissão de pena por trabalho. Nós queremos que pelo 18 horas/aula em três dias diferentes, na semana, possam remir um dia, e assim sucessivamente a partir do que ficar estabelecido com aquele apenado. Então tem também um conjunto de ações na área jurídica como mediação de conflitos, como a tipificação do crime organizado. Isso é uma lei que tipificar aquilo que hoje não é tipificado. A nova lei da lavagem de dinheiro tem, então, várias ações além da própria reformulação do Código Penal. Tudo isso começa a tramitar, a transitar nos poderes a partir do lançamento que o presidente faz no dia 20. Responsavelmente não podemos afirmar que a curto prazo obteremos resultados. O programa inclui 94 projetos, e esses 94 projetos, significa alcançar a médio e longo prazos rigorosamente um resultado. Mas isso se processa ao longo dos próximos 4 anos.

Ouvimos o Secretário Executivo do PRONASCI, Ronaldo Teixeira, falando sobre o lançamento, amanhã, do Programa Nacional de Segurança com Cidadania, durante entrevista à Radiobrás.

Recanto dos Amigos:

Como todo dia é dia das mães, das crianças e dos pais, a exemplo da semana passada vamos dedicar o Recanto dos Amigos aos pais. O texto “Agradecimento do Papai” é de Pedro Henrique Sabater, um dos grandes colaboradores deste quadro.

Agradecimento ao Papai

Meu papai querido,
Quanto tempo tenho vivido
Distante do senhor.
Não por estar em outro lugar.
Mas por aqui mesmo estar
E não te mostrar o meu amor.
Eu sei papaizinho,
Que lhe devo meu carinho.
Que precisamos de união.
Muito tempo tive vergonha,
Mas, como uma criança que sonha,
Aqui estou para pedir o seu perdão.
Essa tua mão calejada,
É para mim, orgulho.
Quanta lida, quanta jornada,
Para garantir o meu futuro.
Obrigado papai, por me amar,
Obrigado meu pai, por dar sua força para eu estudar.
Peço a Nosso Senhor,
Que abençoe o seu suor,
E não deixe a saúde lhe faltar.
Que siga com paciência,
Passando tua experiência,
Ajudando-me, em meu caminhar.
Obrigado papai querido,
Desculpe ter lhe ferido.
Desculpe, ter faltado com meu amor.
Obrigado pelo ensinamento,
E nesse momento
Quero um abraço do Senhor.
Quero mostrar papaizinho
Todo meu sentimento, meu carinho,
E meu amor por ti.
Agradeço novamente
Por ser tua semente,
Por ter me ensinado a seguir.

(Pedro Henrique Sabater)


Semana Nacional do Excepcional

Começa na próxima terça-feira e vai até o dia 28 de agosto a Semana do Excepcional

Em 2007, a Federação Nacional das Apaes elegeu o tema: “Participação e Autogestão: em busca da igualdade de oportunidades” que, além de estar consoante com o nosso Planejamento Estratégico e pensada no contexto da Década das Américas, contribuirá para reforçar a idéia de que o exercício dos direitos das pessoas com deficiência passa, necessariamente, pela ampliação dos espaços e das possibilidades da própria pessoa falar por si e defender suas opiniões.
A Federação Nacional das APAES redigiu um texto base para a Semana Nacional dos Excepcionais, do qual destacamos a escolha do tema e as ações a serem desenvolvidas.
A Semana Nacional dos Excepcionais vem, desde sua instituição em 1964,
oportunizando uma grande mobilização nacional em torno das pessoas com
deficiência e permitindo uma maior sensibilização e conscientização da
população brasileira e dos governos em favor da busca da garantia de direitos
da pessoa com deficiência e de sua inserção efetiva nos contextos social,
cultural, educacional e político do cenário nacional.
Essa questão, de forte apelo nacional, foi revigorada em 2006 com a
Declaração da Organização dos Estados Americanos – OEA da “Década das
Américas: pelos Direitos e pela Dignidade das Pessoas com Deficiência,
durante o período 2006-2016”, elegendo como lema: "Igualdade, Dignidade e
Participação".
Dentre as possibilidades de ação, com base nesse tema, sugeriu diversas ações: São elas:
• Ações inclusivas: inserção da pessoa com deficiência em todas as
instâncias, espaços e políticas públicas em busca da igualdade de
oportunidade desejada;
• Ações de fortalecimento do vínculo com as famílias: aproximação
da ação institucional com a família, visando à integração necessária ao
pleno desenvolvimento da pessoa;
• Ações de formação de lideranças: desenvolvimento de ações que
oportunizem a pessoa com deficiência falar por si e buscar assegurar
seus direitos, sem mediação, com participação qualificada;
• Ações de controle social: inserção da pessoa com deficiência nas
instâncias, órgãos ou espaços institucionais de controle social das
políticas públicas, como é o caso dos assentos em conselhos de defesa
de direitos, conselhos de saúde, conselhos de educação, conselhos da
criança, conselhos da mulher e outros existentes em cada território de
ação das Apaes;
• Ações de qualificação profissional: criação e/ou fortalecimento de
programas de formação, atualização e/ou qualificação profissional,
visando à inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho;
• Ações de promoção da saúde: criação de ambientes e de
convivências saudáveis, realização de caminhadas e eventos esportivos
e desportivos que visem a socialização e o desenvolvimento de práticas
saudáveis;
• Ações de socialização: promoção de encontros, troca de experiências
e realização de atividades conjuntas com estudantes das escolas comuns
da rede regular de ensino que tenham o tema da participação e da
autogestão como eixos geradores dos trabalhos;
• Ações de divulgação: mobilização da mídia local para a Semana e
para o tema do ano, promovendo debates e discussões nos meios de
comunicação sobre a importância da participação e da autogestão de
pessoas com deficiência e da dívida social e histórica na promoção da
igualdade de oportunidades; preferencialmente indicando pessoas com
deficiência para participar dessa divulgação;
• Ações culturais e artísticas: promoção de eventos de caráter cultural
e artístico nos espaços comunitários e sociais locais, com destaque para
a agenda das seletivas estaduais para o festival Nossa Arte, a ser
realizado no município de Penha/SC.

O atendimento aos portadores de Síndrome de Down em Cândido Mota é prestado pela APAE, já em Assis duas instituições se dedicam ao atendimento aos excepcionais que são a APAE e o SIM. O SIM realiza anualmente o espetáculo Vôo Colorido, e André Melo, que estará em Cândido Mota, no dia 20 de setembro, apresentando show Primavera de Paz, dentro do Festival Primavera de Paz, produziu especialmente para o SIM a música Vôo Colorido.

Em Paz com a Natureza:

Uma campanha lançada no final da semana passada (12/08) na cidade paulista de Registro pretende mobilizar 33 municípios do Paraná e de São Paulo para a implementação de ações voltadas à recuperação de matas ciliares do Vale do Ribeira, situado entre os dois estados. Chamada Cílios do Ribeira, a iniciativa é coordenada pelo Instituto Socioambiental (ISA) e pelo Instituto Ambiental Vidágua. Segundo o coordenador do ISA Nilto Patto, o Vale do Ribeira abriga a maior extensão contínua da Mata Atlântica no Brasil. Dos 100 mil quilômetros quadrados da vegetação remanescente no país, 23% situam-se na Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape. O vale tem uma cobertura de 80% de Mata Atlântica, segundo o coordenador. Mas nas últimas décadas tem sofrido com o desmatamento de matas ciliares, que ficam nas beiras dos rios e protegem o solo, a água e a biodiversidade. Patto diz que cerca de 60% das matas ciliares, consideradas áreas de proteção permanente no Vale do Ribeira, foram extraídas nos “últimos vinte, trinta anos”.Inicialmente, o objetivo da campanha é recuperar, em um ano e meio, 120 hectares de matas ciliares. A idéia, de acordo com Patto, é que em cada município governo e sociedade civil se comprometam a recuperar pelo menos 3,6 hectares. Segundo ele, a devastação da mata ciliar traz danos ambientais, como assoreamento do rio e diminuição da biodiversidade. “Também tem o impacto social, à medida que milhares de famílias de pescadores têm a pesca como fonte de alimentação e renda”. Ações de recuperação das matas ciliares envolvem tanto o replantio em áreas devastadas como o isolamento de vegetações preservadas. O primeiro município a aderir à campanha foi Ilha Comprida (SP).“Os 3,6 hectares destinados a Ilha Comprida (SP), graças a um acordo com a prefeitura e outros atores locais que estão participando da campanha, se transformaram em 18 hectares”. Patto calcula que, se os demais municípios seguirem o exemplo de Ilha Comprida, será possível recuperar em torno de 600 hectares. As entidades que estão à frente da campanha vão destinar R$ 2,5 mil para a recuperação de cada hectare. “O município entra com mais recursos e aí vamos ampliando esses hectares recuperados”, afirma o coordenador, ao acrescentar que os projetos também terão recursos para ações na área de mobilização social. No estado de São Paulo, 10,5 mil hectares de matas ciliares precisam ser recuperados. De acordo com Patto, o levantamento referente ao Paraná ainda não está pronto. “Mas, a olho nu, a gente sabe que a situação das matas ciliares no Paraná é pior que a situação do Vale do Ribeira, em São Paulo”. O coordenador destaca, ainda, que a campanha tem caráter contínuo. "Ela é permanente, porque extrair a mata é rápido, mas para recuperá-la são anos, por isso estamos trabalhando num processo contínuo”. A informação é da Radiobrás.

Rir é um bom remédio:

Cabeça oca.

O professor de ciências explica o fenômeno da circulação sanguinea:
- Se eu ficar de cabeça para baixo, todo o sangue vai descer para minha cabeça e meu rosto vai ficar vermelho, não é mesmo?
- Sim, professor! - concorda a classe.
- Agora, alguém sabe me dizer por que é que os meus pés não ficam vermelhos quando estão no chão?
- Eu sei, professor - diz o Joãozinho, levantando-se.
- É porque os seus pés não são vazios.

Primeiro Festival Primavera de Paz:

E Vem Aí.... Primeiro Festival Primavera de Paz, dia 20 de setembro, a partir das 8 horas da noite, nas Escadarias da Igreja Matriz de Cândido Mota. Em comemoração ao Dia Internacional da Paz, Dia da Árvore e a chegada da Primavera. O Festival tem a confirmadas as seguintes participações: APAE de Cândido Mota, Associação Voluntária do Câncer Bia Franciscatti, AVIAPA, CAPS, Centro Vocacional Frei Paulino, Clube Renascer da 3ª Idade, Colégio Santa Clara COC, Colégio Santos Anjos Objetivo Educon, Coral Infantil da AMAS (Igreja Metodista), EE do Jardim São Francisco, EE José Augusto de Carvalho, EE José dos Santos Almeida, EE Profª. Clotilde Castro Barreira, EE Rachid Jabur, EMEIF Helena Pupim Albanez, EMEIF João Leão de Carvalho, EMEIF Olga Breve Alves, ETE Prof. Luiz Pires Barbosa, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e Secretaria Municipal da Assistência Social.
Show com André Melo
Patrocínio:
Prefeitura Municipal de Cândido Mota
Apoio:
Camiseta e Cia., CMOTAnet, Eletrônica Estrela, Escolinha de Futebol ADCM, Floricultura Ki Encanto Flores, Gráfica Vital, Igreja Matriz de Cândido Mota, Jornal O Diário do Vale, Jove Studio, Rádio A Voz do Vale FM, Cavassini Móveis e Eletro, Escola de Informática Século XXI e Central das Cores.
Realização:
Projeto Chance à Paz

_________________________________________________________

Músicas executadas durante o programa:

Frevo Mulher - Amelinha: http://amelinha.letras.terra.com.br/letras/128257/
Paz pela Paz - Lion Jump: http://lion-jump.letras.terra.com.br/letras/827451/
Pai - Fábio Jr.: http://fabio-jr.letras.terra.com.br/letras/45856/
Vôo Colorado - André Melo: (acesse nosso podcast o link está na secção de links ao lado)
Sinfonia da Mata - Myrlla Muniz e Vagner Rebouças: http://www.musicexpress.com.br/Artista.asp?Artista=358#musica=Sinfonia%20da%20Mata
______________________________________________________

Blog "Chance à Paz"
Criação, produção, redação e responsabilidade:
Silvio Luis
Assis/SP
e-mail: chanceapaz@bol.com.br
VIVA A PAZ! VIVA EM PAZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário