domingo, agosto 12, 2007

Neste Dia dos Pais, 12 de agosto de 2007, foi ao ar pela Rádio A Voz do Vale FM - 103,3 MHz - Cândido Mota - SP - site http://www.vozdovale.com.br/ , o programa Chance à Paz de número 28. O programa foi aberto com uma frase de Dalai-Lama, seguida da agenda. O destaque da semana ficou por conta da retomada da campanha da acessibilidade, relançada pelo CONADE pegando o embalo do Parapan Rio 2007 que teve início hoje. No Recanto dos Amigos homenagem aos pais pelo dia deles. Sanção da Lei Maria da Penha completa um ano. No Em Paz Com a Natureza CONAMA discute a criação de animais silvestres como bichos de estimação. Diretor da ONG Transparência Brasil diz que o Senado está uma "instituição deteriorada". Saiba porque não é bom chorar muito quando se é criança (rrrrrssssskkkkk). E vem aí o PRIMEIRO FESTIVAL PRIMAVERA DE PAZ

Frase de Abertura:

“Se a criança não receber a devida atenção, em geral, quando adulta, tem dificuldade de amar seus semelhantes.”


Frase de Dalai Lama.

Agenda:


Festa das Nações do Grupinho, dia 14 de setembro, a partir das 19 horas, no Salão do Asilo São Paulo em Cândido Mota. Show com Rosana Melo. Reservas de mesa na secretaria da escola.

E Vem Aí.... Primeiro Festival Primavera de Paz, dia 20 de setembro, a partir das 8 horas da noite, nas Escadarias da Igreja Matriz de Cândido Mota. Em comemoração ao Dia Internacional da Paz, Dia da Árvore e a chegada da Primavera. Shows com alunos das rede pública e particular de ensino, entidades assistências e projetos sociais e André Melo.

E sabe o que temos que fazer hoje, amanhã e depois, e assim por diante? Acabar com a dengue. Os casos de dengue estão aumentando em toda a região, e a culpa é de cada um de nós que mantemos os recipientes com água limpa em nossas casas, quintais e terrenos baldios. Então não se esqueça: todo dia é dia de acabar com a dengue.

Destaque da semana:

O Parapan traz de volta o tema da acessibilidade.

Começou no Rio de Janeiro o Parapan, e o fato fez com que o Conade, Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, retomasse sua campanha pela acessibilidade, lançada no ano passado. Da Radiobrás, Adriana Brendeler, tem os detalhes.

O Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas Deficiência, CONADE, relançou no Rio de Janeiro a campanha nacional pela acessibilidade. Segundo o presidente do conselho, Alexandre Baroni, é necessário fortalecer a campanha que foi criada no ano passado, pois a discussão da acessibilidade ainda é muito restrita no país. Hoje, cerca de 24 milhões de pessoas, 24% da população brasileira, apresenta algum tipo de deficiência mental, visual ou de locomoção. Dados do governo federal mostram que 70% destas pessoas vivem abaixo da linha da pobreza e 90% estão fora do mercado de trabalho. De acordo com Baroni as principais dificuldades encontradas por pessoas com deficiência e que acabam causando sua exclusão social, são além das barreiras arquitetônicas como escadas, calçadas e espaços internos inadequados, também a falta de acesso ao transporte e a educação. Ele salientou que o objetivo da campanha é conscientizar a sociedade de que todas as pessoas podem contribuir para melhorar a acessibilidade de onde vivem e que esta não só uma preocupação do governo. Do Rio de Janeiro, Adriano Brendeler.

Obrigado Adriana.

Para saber mais sobre a campanha da Acessibilidade você pode acessar o video no site do CONADE http://www.mj.gov.br/sedh/ct/CONADE/index.asp, ou acessar nosso podcast (ver a secção de links)

Recanto dos Amigos:

O recanto dos amigos de hoje é dedicado ao Dia dos Pais . Vamos abrir o nosso Recanto dos Amigos lembrando do pai de todos nós; com Renato Russo Pai Nosso.

E como já dissemos o Recanto dos Amigos de hoje é dedicado ao Dia dos Pais.
Agora vamos a mensagem do Chance à Paz, a autoria é minha, Silvio Luís de Carvalho


Pai

Todo pai tem filho, nem todo filho tem pai.
Tem pai à procura de filho, tem filho à procura de pai.
Tem pai que não quer ter filho, tem filho que não quer ter pai.
Tem pai que é mãe, tem mãe que é pai.
As mudanças na constituição familiar têm colocado a figura do pai como sendo apenas aquele que participou da concepção do filho. Muitas mulheres estão assumindo as chamadas “produções independentes”.
Muitos homens até assumem a paternidade, biologicamente falando, mas não assumem a postura de pais. E o que será então dos filhos destes pais?
Não faça do fato de ser pai a prova de sua virilidade.
Faça da paternidade a prova de que é humano.
Faça da paternidade a prova de que você é macho o suficiente para assumir a responsabilidade de criar e moldar um outro ser humano, que terá orgulho em apontá-lo e dizer:
- Ele é o meu pai!!
(Autor: Silvio Luís de Carvalho – 2007
)

E continuamos com quadro Recanto dos Amigos especial do Dia dos Pais. Vamos a mais um texto, agora de autor desconhecido, que mostra que os filhos são o reflexo dos pais, e tem o título:

Pais são espelhos para os filhos

Pai... - Não me dês tudo o que te peçoÀs vezes meus pedidos querem apenas ser um teste,para ver o quanto posso pedir.
- Não grites comigo Eu te respeito menos, quando o fazes E me ensinas a gritar também, e eu não quero fazer isso.
- Não me dês ordens a todo momento Se em vez de mandar, algumas vezes externasse teus
desejos sob forma de pedidos, eu o faria mais rapidamente e com mais gosto.
- Cumpre as promessas que fazes, boas ou más
Se me prometes um prêmio, deve concedê-lo; assim como um castigo.
- Não me compares a ninguém, especialmente com meus irmãosSe me colocas acima deles, alguém vai sofrerSe me colocas abaixo, eu é que sofro.
- Não mudes de opinião a cada momento sobre o que devo fazer. Pensa antes, mantendo a decisão. - Deixa que eu faça, acertando ou errando
Se fazes tudo por mim, serei um eterno dependente.
- Nunca pregues uma mentira,nem me peças que eu o faça Isso criará em mim um mal-estar e me fará perder a confiança em tudo o que afirmas.
- Quando te enganas em alguma coisa, admite-o francamente Isso não te diminuirá a meus olhos,pelo contrário, te fará crescer e eu aprenderei a assumir minhas faltas.
- Quando te dás conta de um problema meu não digas que é bobagem que o tempo corrige ou que não tens tempoEu preciso ser compreendido e ajudado.
- Trata-me com a mesma
amizade e a mesma cordialidade com que tratas teus amigosPelo fato de pertencermos à mesma família, não significa que não possamos ser amigos também.
- Nunca me ordenes fazer uma coisa Quando tu mesmo não a fazes Eu aprendi a fazer sempree apenas aquilo que tu fazes e não aquilo que tu dizes.
Eu te amo muito, pai!
(autor desconhecido)


Este texto e muitos outros estão publicados no site
http://www.mensagensepoemas.com.br/

Dou Chance à Paz:

Em 07 de agosto completou-se um ano da sanção presidencial a Lei de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, ou simplesmente Lei Maria da Penha. Algumas das alterações após a adoção da nova lei com Luciana Vasconcelos, da Radiobrás.

Há um ano o presidente Luis Inácio Lula da Silva sancionou a Lei Maria da Penha, que tornou mais rigorosa a pena contra quem agride mulheres. Com a nova lei aumentou de um para três anos o tempo máximo de prisão para o agressor. Além disso o Código Civil foi alterado, possibilitando a prisão em flagrante ou a decretação da prisão preventiva do agressor. Também acabou a chamada pena pecuniária, ou seja, aquele em que o réu era condenado a pagar cestas-básicas ou multas. A lei prevê também a criação de juizados especiais para cuidar dos casos de violência doméstica. A nova lei recebeu o nome da bio-farmacêutica Maria da Penha, que lutou durante 19 anos para ver o ex-marido condenado. Em 1983 ele atirou nela pelas costas e ela ficou paraplégica. Apesar do avanço representado pela lei ainda há muito o que se fazer. Dados da organização não-governamental CFEMEA mostram que o governo federal contigênciou 94% dos recursos previstos para o programa de combate a violência contra a mulher nesse ano. Apenas 6% dos 23 milhões e meio foram aplicados em ações com a implementação da lei Maria da Penha. Uma pesquisa realizada em 2001 pela Fundação Perseu Abramo estima a ocorrência de mais de dois milhões de casos de violência doméstica e familiar por ano. O estudo apontou ainda que uma em cada cinco brasileiras declara espontaneamente ter sofrido algum tipo de violência por parte de algum homem. De Brasília, Luciana Vasconcelos.

Obrigado Luciana.

Em Paz com a Natureza:

Criar ou não animais silvestres como bichos de estimação.

O Conama ainda não definiu sobre a legalização da criação de animais silvestres sejam criados como animais de estimação. A medida é bastante polêmica. A informação é da repórter da Radiobrás, Ana Luiza Zenker.

(Repórter) Deve ser permitido ter uma arara em casa? E um macaco? E uma cobra? Essas e outras questões ainda não foram resolvidas pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente, o CONAMA. Está em discussão no órgão uma proposta de resolução que define critérios para criação e comercialização de animais silvestres na condição de bichos de estimação. A resolução foi apresentada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o IBAMA, entre 2003 e 2004. O objetivo é definir critérios para saber quais animais silvestres podem ser criados em casa e quais não podem. O presidente da Câmara de Bidiversidade do CONAMA, Paulo Nogueira Neto, diz que a dificuldade em aprovar a resolução é causada por divergências entre as opiniões dos vários integrantes do órgão.

(Paulo) - O assunto é polêmico, né? Porque tem alguns que acham que não deve haver nenhuma resolução sobre criação de animais estimação, animais de estimação silvestres, né? Uns acham que não deve haver nada a esse respeito. E outros, como eu por exemplo, acham que deve ser permitida a criação com uma série de restrições, pra não haver abuso.

(Repórter) A assessora da Associação Mineira de Defesa do Ambiente, e representante das entidades ambientalistas do Sudeste no CONAMA, Cristina Chiodi, explica que algumas ONGs querem que os critérios sejam mais rígidos para proteger os animais, mas existem entidades que acreditam que nenhum animal silvestre deva viver como animal de estimação.

(Cristina) Esse não é um uso que deve ser dado a fauna silvestre, tanto em função de não ser correto você manter o animal preso quanto pelo fato desses animais cumprirem funções ecológicas relevantes no meio. Além disso, a regulamentação desse uso pode acarretar um aumento no percentual de tráfico de animais silvestres. A gente entende que essa liberação pode facilitar as pessoas mal intencionadas, que fazem o tráfico de animais silvestres, poder ter outros instrumentos para regularizar esses animais.

(Repórter) Apesar das preocupações das ONGs o presidente da Câmara de Biodiversidade, Paulo Nogueira, diz que a intenção da resolução é justamente o contrário, ou seja, diminuir o tráfico, já que as pessoas poderiam comprar os animais forma legal. Na última reunião em que o assunto foi discutido foi feito um pedido para saber se a proposta não fere a constituição. Com isso, não existe prazo para que ela votada no plenário do CONAMA. De Brasília, Ana Luiza Zencker .


Obrigado Ana.


Corrupção?!

Cláudio Abramo, diretor executivo da ONG Transparência Brasil afirma durante entrevista a Radiobrás que o senado está uma “instituição deteriorada” em função das denúncias de irregularidades.

No Senado, em particular, há uma quantidade muito grande de senadores que são controladores de...são concessionários, né? De rádios e tvs, né? Eu não tenho a porcentagem exata aqui nesse instante, mas é algo como 25%, 22% algo assim, dos 81 senadores. Isso é...configura, né? Uma situação em que um político tem a sua disposição uma... enfim, veículos de extraordinária penetração, né? E que obviamente usam esses veículos de comunicação em benefício de suas carreiras políticas... É bastante conhecido isso, já vem há muitos anos, né? Isso nasceu, essa concentração de concessões de rádio e tv nas mãos dos políticos nasceu no governo Sarney que usou esse tipo de.. enfim benéces para assegurar apoio do parlamento e persiste até hoje. E também nos estados, na Câmara dos Deputados também tem muita gente que é concessionária de rádio e tv. E observa-se que em países um pouco mais um pouco organizado um presidente do Senado que tivesse sido alvo das acusações que o senhor Calheiros foi, já teria se afastado, não poderia permanecer a testa do Senado alguém que tivesse sofrido tais acusações sem uma explicação plausível. Isso que mostra que como essa instituição, o Senado, está, enfim, deteriorada né? Agora há o fato de se apresentar uma denúncia contra o senador junto ao STF, que é o lugar onde precisa ser por causa do privilégio de foro de que ele goza, mostra que existem aos olhos do Procurador Geral da República indícios mais pesados de envolvimento do senador em irregularidades.

Rir é um bom remédio:


Na escola, o garotinho está chorando e a professora diz:
- Não chore, Joãozinho! Quando gente pequena chora muito, acaba crescendo e ficando feia.
- Ah é fêssora. Então quando a senhora era criança devia ser uma grande chorona, hein?

PRIMEIRO FESTIVAL PRIMAVERA DE PAZ

E Vem Aí.... Primeiro Festival Primavera de Paz, dia 20 de setembro, a partir das 8 horas da noite, nas Escadarias da Igreja Matriz de Cândido Mota. Em comemoração ao Dia Internacional da Paz, Dia da Árvore e a chegada da Primavera. Já confirmaram participação no Festival: APAE, Associação Voluntária do Câncer Bia Franciscatti, AVIAPA, Centro Vocacional Frei Paulino, Clube Renascer da 3ª Idade, Colégio Santos Anjos Objetivo Educon, Coral Infantil da AMAS (Igreja Metodista), EE do Jardim São Francisco, EE José Augusto de Carvalho, EE José dos Santos Almeida, EE Profª. Clotilde Castro Barreira, EE Rachid Jabur, EMEIF Helena Pupim Albanez, EMEIF João Leão de Carvalho, EMEIF Olga Breve Alves, ETE Prof. Luiz Pires Barbosa, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria Municipal da Assistência Social.
Show com André Melo
Patrocínio:
Prefeitura Municipal de Cândido Mota
Apoio:
Camiseta e Cia., CMOTAnet, Escolinha de Futebol ADCM, Gráfica Vital,
Igreja Matriz de Cândido Mota, Jornal O Diário do Vale, Jove Studio, Rádio A Voz do Vale FM.
Realização:
Projeto Chance à Paz
_______________________________

Músicas executadas no programa:

Pai Nosso - Renato Russo: acesse nosso podcast (vá até a nossa secção de links)
Acorda Pai! - A Turma do Balão Mágico: acesse nosso podcast (vá até a nossa secção de links)
Filho e Pai - Tony Carreira e Mickael: http://vagalume.uol.com.br/tony-carreira/filho-e-pai.html
Canto da Mulher Latino-Americana - CD Padre Zezinho: http://vagalume.uol.com.br/padre-zezinho/canto-da-mulher-latino-americana.html
The Animal Song - Savage Garden: http://vagalume.uol.com.br/savage-garden/the-animal-song.html
Brasil Corrupção - Ana Carolina & Seu Jorge: http://vagalume.uol.com.br/ana-carolina-seu-jorge/brasil-corrupcao.html
Também foi executada a música As Cegonhas do Nilo - André Melo - Faixa 1 do CD Revoada
_______________________________________

Blog "Chance à Paz"
Criação, produção, redação e responsabilidade:Silvio Luis
Assis/SP
e-mail: chanceapaz@bol.com.br
VIVA A PAZ! VIVA EM PAZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário