segunda-feira, março 26, 2007

Grande Coisa!?
Brasil: um dos líderes mundiais na produção de arma de fogo de pequeno porte.

Reportagem especial produzida pela Agência Brasil foi o destaque do programa Chance à Paz de número 8, levado ao ar em 25 de março de 2007 pela Rádio A Voz doVale FM. A reportagem repercute resultado da pesquisa de Instituto suiço que aponta o Brasil como um dos grandes produtores mundiais de arma de fogo de pequeno porte. No quadro Recanto dos Amigos foi lido o texto de autoria de Mauricio Ponsancini. Na parte do programa em que é dado exemplo de quem dá chance à paz foram lidos trechos de um artigo de um jornalista e empresário cearense (aqui a publicação será feita na integra). Querem ficar em paz com a natureza a estatal paranaense de saneamento que, irá iniciar a produção de energia a partir do aproveitamento do gás metano, e um deputado acredita que mesmo não sendo obrigado pelo Tratado de Kyoto, o Brasil poderia reduzir espontaneamente a emissão de CO2, e pra encerrar com riso Joãozinho fez uma redação sobre o herói dele. Iniciamos nosso programa com a Agenda daqueles que dão chance à paz.
Agenda Chance à Paz:
Dia primeiro de Abril, próximo domingo, Primeiro Leilão da APAE de Assis. O leilão será precedido de um almoço. Reservas e informações pelo fone (18) 3322.2880.

Esta é a última semana do ônibus do Projeto Alimente-se Bem do Sesi, que está atendendo na região da Vila Progresso, em Assis. Dia 30 será o último dia. Informe-se no local ou na Secretária Municipal da Assistência Social.

Dia 26 de março, à uma e meia da tarde, no DERAC, em Assis, o DER irá realizar a solenidade de lançamento do Projeto Cidade Portinho Itinerante. Cerca de 1000 alunos da região participarão do projeto que é uma parceria do DER com a Porto Seguro Seguros e apoio da Volkswagen Caminhões e da Prefeitura Municipal de Assis. Ensinar as crianças sobre as regras e leis de trânsito é o objetivo do projeto, para que no futuro tenhamos motoristas mais conscientes e responsáveis por nossas ruas e rodovias.
Em breve acontecerá o Primeiro Seminário Chance à Paz. Aguarde!

O evento a seguir não chegou a ser informado no programa, porque recebi e-mail informando sobre ele nesta segunda-feira (26/03) enquanto produzia este blog, mas, merece atenção:
Nesta terça-feria, dia 27, das 14h30 às 17h30, consulta popular relativa ao Tratado Internacional Sobre o Comércio de Armas, no Auditótio da Infraero, localizado no Aeroporto de Londrina (PR). Confirme sua presença pelo e-mail paz@londrianapazeando.org.br

Destaque da Semana:

Pesquisa realizada por um grupo suíço aponta o Brasil como um dos grandes produtores mundiais de arma de fogo de pequeno porte.
Grupo suíço de pesquisa Small Arms Survey, do Instituto de Estudos Internacionais de Genebra, aponta o Brasil entre os grandes produtores mundiais de arma de fogo de pequeno porte, ao lado de China, Rússia, Alemanha, Bélgica e Estados Unidos.
Por conta disso na última sexta-feira a Agência Brasil realizou um série de reportagens sobre o assunto, e nós aqui do Chance à Paz vamos reproduzir alguns trechos de tais reportagens. O repórter Vitor Abdala contou que “em cinco anos, o Brasil produziu uma quantidade de armas cinco vezes superior àquela recolhida durante a campanha do Desarmamento, realizada pelo Ministério da Justiça entre 2004 e 2005. Dados obtidos com exclusividade pela Agência Brasil com o Exército mostram que a indústria bélica brasileira produziu 2,3 milhões de armas, das quais 1,7 milhão foram exportadas e 531 mil colocadas no mercado nacional.”
O repórter tentou contato com as fabricantes de arma de fogo, mas conseguiu ouvir apenas uma empresa que não tem fábrica no Brasil. Por aqui, a empresa estatal Imbel (Indústria de Material Bélico) ligada ao Exército não quis dar entrevista. O mesmo aconteceu com a Taurus. A CBC, produtora de arma e munição apesar de ter dito que participaria da reportagem, o contato com a Agência Brasil não aconteceu.
O especialista em Tecnologia Militar da Universidade Federal de Juiz de Fora, Expedito Bastos, diz que possuir uma indústria de armas fortes é estratégico para o Brasil.

"No ramo de revólveres e no ramo de pistolas o Brasil é um dos grandes fabricantes e nesses dois ítens o país tem uma certa tradição, tanto que armas brasileiras são adotadas em diversas países, seja nos Estados Unidos, seja na Austrália, seja em pais da América do Sul e na própria América Latina, sem problema algum. Nós temos uma produção grande nessa área. Ter um indústria de defesa eu acho importante. Seja ela para produção de armas pequenas, desse porte, ou seja ela para produção de coisas mais sofisticadas. Eu acho que é um ganho importante pro país em termos de tecnológicos. E praticamento todo esse conhecimento que é agregado por sua área ele tem uma dualidade, tanto serve pro meio militar quanto serve por meio civil. Então, os paíse mais desenvolvidos do mundo hoje, se a gente for fazer um levantamento a gente vai ver que eles dominam muito essa área. A partir desse domínio esses conseguer desenvolver as outras áreas que estão agredadas à ela. É altamente estratégico. É pela situação nossa do país, você vê que a situação do Brasil é uma situação que estsava até certo ponto cômoda na América do Sul, e hoje nós prevemos que vamos enfrentar alguns problemas futuros em razão da instabilidade que está se gerando no nosso entorno. Questão da Bolívia, questão da Venezuela que tá implantando um indústria de defesa, principalmente um indústria para a produção fuzis super sofisticados, superiores aos que são produzidos aqui." disse Expedito Bastos.
Outro ouvido pela reportagem da Agência Brasil foi o Sociólogo da ONG Viva Rio, Antônio Rangel Bandeira, que classifica como falho o controle brasileiro de exportação de armas. Segundo ele a arma que sai do país volta para matar o brasileiro.
"O armamento exportado deveria ser ficalizado pelas autoridades brasileiras, tanto através de papéis quanto fisicamente. Quer dizer, ver se o armamento foi de fato... chegou ao navio, chegou ao avião que está determinado. Ver se chegou no país de origem. Ainda predomina a política de exportar de qualquer maneira. Nós temos é que fazer superavit. Nós temos que melhorar os índices econômicos sem se diferençar que soja, milho, café, é uma coisa, outra coisa é arma. Arma mata. E volta. E volta pra matar brasileiro. As armas quando saem das nossas fábricas não são fiscalizadas. Quer dizer, por lei o Exército deveria acompanhar o transporte dessas armas, e não faz isso. Quem faz é a própria empresa. Ora, a empresa não pode fiscalizar a própria empresa, isso não existe, não é verdade. Então, há desvio no transporte, há desvio na venda de armas nas lojas, como a CPI mostou. Você vai para o interior de Pernambuco, para o interior do Ceará, vai numa feira, você compra farinha, compra coco, compra rapadura e você compra arma. A pergunta que se faz é: vale a pena termos um indústria de armas e munição no Brasil, considerando que o Brasil é o pais que mais mata, que mais morre por arma de fogo?" falou Antônio Rangel Bandeira.
Carlos Santiago, pais de uma jovem morta em 2003 com um pistola nacional, pede união da sociedade contra a violência. Para ele precisamos agir para evitarmos que as mortes por arma de fogo aconteçam.
"Infelizmente, né? Essa legião que a gente costuma chamar de soldados da dor, amigos da dor, é uma legião que está crescendo. A gente não quer. O que a gente pede, o que a gente sempre insiste é que para que as pessoas que nunca passaram por isso, que graças a Deus nunca conseguiram mensurar o tamanho que essas famílias sentem, é que essas pessoas, elas se somem a gente. Então é preciso que a gente faça que pessoas venham aderir essa campanha, mas as pessoas... pra essa situação não chegar à elas. É isso que a gente luta, porque depois que a pessoa é atingida, como essas pessoas todas que recentemente foram atingidas, elas entram do combate a violência de uma forma assim extensiva, mas aí, realmente o estrago já foi feito." disse Carlos Santiago.
Outro fato que mereceu destaque nessa semana foi uma ação simultânea realizada em todo o país pela polícia civil resultou na prisão de cerca de 2 mil pessoas que tinham ordem de prisão contra elas. Cerca de 1 mil e 800 dessas prisões ocorreram no Estado de São Paulo. Do total de detidos cerca de mil pessoas, entre elas pouco mais de 200 menores, foram liberadas por terem cometido crimes considerados como de menor gravidade. De acordo com o Jornal O Estado de São Paulo há 85 mil mandados de prisão para serem cumpridos e 60 mil pessoas são consideradas foragidas.

Recanto dos Amigos:
No quadro Recantos Amigos foi lido o texto "Amigo" de autoria de Maurício Ponsancini.

"Serás meu amigo quando sorrires comigo.
Para que eu seja teu amigo, deverei chorar contigo tuas lágrimas.
Provarás tua amizade , vindo ao meu encontro.
Eu provarei ser teu amigo não deixando haver o desencontro.

Agradecerei tuas palavras quando estas aplaudirem os meus acertos.

Tu bendirás as minhas palavras quando eu te censurar os erros e faltas, te apontando o caminho reto.

Serás meu amigo quando me auxiliares a crescer e a subir; somente serei teu amigo quando tiver a coragem de cair contigo e, serei um amigo quando descer ao fundo do poço para te amparar na queda.


Ficar-te-ei grato pelas lições em que me ensinarás o justo e o correto, eu serei sempre teu amigo e sempre perdoarei seus deslizes.


Serás meu amigo na escuridão e quando acenderes a luz, mais ainda. Estarei velando sempre os teus sonhos para que sonhes sempre colorido.

Agradecerei teu "sim" amigo, a que corresponderei e retribuirei com a coragem de dizer-te "não", quando essa for a palavra verdadeiramente amiga.

Tua amizade se mostrará quando me mostrares o paraíso; a tua amizade me impulsionará para frente; a minha amizade te dará ânimo para ir ao encontro da esperança e da paz.

Provarás tua amizade sendo a lança e o escudo para que eu consiga minhas vitórias e provarei a minha, não descartando de ti em tuas derrotas.

Quando ofereceres aquilo que preciso, serás dedicado e generoso amigo e eu só o poderei ser se, a teu favor , renunciar aquilo de que preciso e de que não posso privar.


Assegurar-me-ás que, és realmente amigo quando me tratares como teu irmão e te assegurarei de minha amizade, quando tratar meus irmãos assim como trato a ti. Para seres meu amigo, perpetuarás nossa amizade e serás sempre amigo deste teu amigo."

Dou Chance à Paz:

Nesta parte do programa foram lidos trechos de um artigo do empresário e jornalista cearense Luis Eduardo Girão, falando sobre a imprensa e a cultura de paz. Aqui o artigo está publicado na integra.

Por uma cultura de PAZ na imprensa.
Se não fosse a verdadeira proteção do Ser humano, a Espiritual, o Brasil teria perdido um de seus mais atuantes humanistas, o diretor da Universidade Holística Internacional da PAZ (UNIPAZ), Francisco Souto Paulino.
Há exatos sete dias, ele foi baleado em frente ao Sindicato dos Jornalistas do Ceará quando ia participar,juntamente com colegas de profissão, da criação de uma ONG inédita no país que tem por finalidade disseminar uma cultura de paz na imprensa com base em pesquisas científicas, que apontam a visibilidade excessiva dada ao crime como uma das formas de potencialização da violência.
Coincidência? Não. Acredito que nada acontece por acaso.
O triste episódio foi recheado de simbolismos que precisamos estar abertos e atentos para tirarmos as nossas próprias conclusões; Senão vejamos;
Seria a primeira reunião oficial destes jornalistas defensores da Não Violência, porém duas pessoas , que estão á margem da sociedade em decorrência de nosso próprio egoísmo- violência moral, impediram o encontro, paradoxalmente com o uso de outra forma de violência: a física.
Francisco Souto, que também é Professor de Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi abordado pelos assaltantes ainda dentro do carro, quando chegava ao sindicato, instituição legal que representa os interesses dos trabalhadores da classe jornalística.
Logo pediu calma levantando a sua mão direita, em tradicional gesto de quem pede PAZ.
Neste momento, levou um tiro que perfurou a sua mão no meio, ferimento que até lembra as chagas de Cristo.
E foi justamente por causa da mão ( por que não dizer: a mão de Deus!) que o impacto do projétil foi amortecido e desviado, por milímetros, de regiões vitais do corpo de Francisco.
Entendo tudo isso, como um recado transcendental de validação á causa abraçada por Souto , pois com a repercussão do fato na mídia, as adesões de jornalistas á esta ONG se multiplicaram e, até de certa forma ampliando a área de atuação da mesma , já que publicitários também manifestaram o interesse de desenvolver idéias para a criação de uma cultura de PAZ na mídia em geral.
E essa força tarefa é necessária mesmo; E de imediato pois não temos tempo a perder.
Para mim, o caso do sindicato representou um "tiro no coração" da imprensa e,ao mesmo tempo, um importante despertar da sociedade, inclusive dos profissionais de comunicação, para a urgente implantação de uma cultura de PAZ na sociedade.
A banalização da violência, através de sua espetacularização na mídia, chegou ao limite do insuportável.
Dedica-se espaço demasiado nos meios de comunicação para a criminalidade, muito além do necessário para informar sobre uma ocorrência policial.
E a televisão, a mais importante das mídias, é o canal principal desta degradante aula de violência;
Segundo dados de outra ONG, a MOVPAZ_Movimento Internacional pela PAZ e Não violência, as crianças brasileiras recebem , entre os seus 03 e 10 anos de idade, imputs de 107 mil cenas de violência além de assistirem mais de 40 mil tiros por ano! Tudo isso transmitidos pela TV, seja em filmes, novelas ou programas policiais que, diga-se de passagem, estão infestando de sangue o horário mais sagrado do convívio de uma família: a hora do almoço.
No Ceará, por exemplo, chega-se ao cúmulo de ter 13 horas diárias de programas de "mundo cão" na veiculados diariamente na TV. É recorde no Brasil.
Esta exposição exagerada vem estimulando a formação de um novo tipo de rede escolar: a do crime entre as nossas crianças e jovens. E tudo isso com o estímulo da TV aberta, que de uma forma “includente” e “democrática”, tem o apoio do próprio poder público, uma vez que a concessão destas emissoras é fornecida pelo Estado que, diga-se de passagem, é omisso na avaliação do conteúdo transmitido por elas.
O que nos preocupa é que os protagonistas deste horrendo espetáculo alcançaram requintes de masoquismo, fazendo com que na cena do crime se veja pessoas querendo aparecer e rindo da própria desgraça. Com isso, essa corrente do mal ganha força e tem quebrado paradigmas, criando até novos “super heróis”, inspirando milhares de espectadores a se tornarem ávidos por 5 minutos de fama. Sim, porque, com a impunidade e o sensacionalismo barato a que chegamos no Brasil, o criminoso vira um astro de TV nesses programas policiais.
Este círculo vicioso , retroalimentado pela própria sociedade (leia-se empresas que anunciam em programas de violência e audiência do público), reforça a inversão dos valores do Ser Humano , o ter ao invés do ser, e acaba gerando mais violência na medida que deixa as pessoas mais tolerantes á violência, ceifando a capacidade de indignação das mesmas.
Esta nefasta cultura da violência vai minando o homem aos poucos, brutalizando-o, ao ponto de ele deduzir que a violência é algo natural, sendo encarada normalmente por toda a sociedade.
Algumas produções cinematográficas apresentam teorias complementares desenvolvidas em renomadas universidades, que também contribuem para a compreensão deste preocupante fenômeno psicológico moderno , como nos filmes " Quem Somos nós" e o " O Segredo".
No docficção "Quem somos nós" (What the bleep do we know-EUA/2005), por exemplo, uma banca de cientistas explica , através da física quântica, que a energia dos nossos pensamentos acaba por criar uma realidade.
Ou seja, se pensamos em coisas boas, atraímos coisas boas. Mas se pensamos em coisas ruins criamos uma atmosfera pesada, negativa e ,consequentemente, muito propícia para que coisas ruins aconteçam...
E a cultura da violência faz isso. Induz-nos a pensar que tudo está perdido. Que vamos ser assaltados a qualquer momento. E se entrarmos nesta sintonia, iremos mesmo!
A cultura da violência paraliza a pessoa. Ela fica aterrorizada de uma forma tal que nem sai mais de casa , embora quase que hipnoticamente continue assistindo programas de violência até a exaustão. Logo depois vem a depressão que é originada pelo medo, pavor e faz o indivíduo, "contagiado" com as más notícias, viver pela metade, como um zumbi, sem um sentido maior para a vida, ou seja, impedido de amar.
Minha mãe, Erbene Maria, foi uma das vítimas desta doença coletiva que parece estar incubada no inconsciente de nossa sociedade . Ela faleceu em 2005 aos 60 anos.
Não, mas felizmente a realidade não é esta que aparece todo o tempo na mídia. Tem mais coisas boas acontecendo do que ruins. A violência é exceção á regra.
Para ilustrar esta tese, façamos um teste rápido; Quantos assassinatos você já presenciou? Agora compare com quantos você já viu pela TV...
É ou não é colocar uma lente de aumento no que é ruim?
Trata-se do velho mito de que notícias ruins dão audiência.
Só que esta crença já tem questionada a sua eficácia junto á preferência do público.
É observada uma forte tendência dos brasileiros para outro tipo de tema: a busca da Espiritualidade que está intimamente ligada a cultura da PAZ.
Daí o sucesso cada vez mais impressionante das últimas novelas da Rede Globo , como Alma Gêmea e Páginas da Vida e dos filmes de Hollywood que bateram recordes de bilheteria como "Sexto Sentido", "O Mistério da Libélula" e "Os Outros".
Isso sem falar no crescimento vertiginoso que o assunto tem na literatura pois o gênero de auto ajuda, pelo quarto ano consecutivo, é o líder absoluto em vendas na Bienal do Livro de São Paulo.
É a cultura da PAZ, do amor, que liberta, une e faz as pessoas serem mais humanas e solidárias com o próximo. Uma cultura que gera otimismo, esperança e a certeza de que podemos ter dias melhores.
Por tudo exposto, os empresários que hoje patrocinam programas com teor violento, anunciando seus produtos ou serviços, seriam inteligentes na migração seu investimento para a cultura da PAZ , automaticamente contribuindo para a construção de um mundo melhor.
Estes sim, serão empresários socialmente responsáveis.
E, se houver resistência de alguns em fazer isso, eles precisam estar conscicentes, e o telespectador também, que o incentivo, direto (patrocínio) ou indireto (audiência) á programas policiais é um " tiro no próprio pé" de todos.
Além do mais, o público tem um poder precioso em suas mãos: o de não consumir e até fazem campanha para que o máximo número de pessoas não adquiram marcas anunciadas em programas que estimulam a cultura da violência.
Agora é questão de sobrevivência para nós e nossas famílias, inclusive, a minha, a sua, a do jornalista, e a do anunciante.
Se não descobrimos isso pelo amor, iremos descobrir pela dor.
É uma questão de opção. Cultura da violência ou cultura da PAZ?
Você decide.
Se a opção for a da Cultura da PAZ, saiba que ainda dá tempo sim, de reverter o processo, pois o Universo conspira numa velocidade incrível a favor do bem , ou seja, de acordo com as leis de Deus . E estas, sabemos, são as Leis do coração, do amor e da PAZ.
A força da PAZ é poderosa e cabe a nós, somente a nós, agirmos para que ela penetre no âmago de nosso ser e aí, consequentemente, ela conquistará esta abençoada escola chamada terra.
Luís Eduardo Girão é empresário do setor de segurança e acadêmico do curso de Jornalismo.


Em Paz com a Natureza:

Dois temas foram citados, o primeiro sobre o aproveitamento do gás metano e outro relativo ao aquecimento global.
Gás gerado no tratamento de esgoto será utilizado para gerar energia elétrica em Foz do Iguaçu. A SANEPAR, empresa de saneamento básico do Estado do Paraná, em parceria com outras empresas públicas e privadas no projeto que de utilização do gás metano na geração de energia. Os detalhes com Vanessa Fernandes, da Agência Estadual de Notícias.
"O gás metano, subproduto do tratamento de esgoto, será utilizado na produção de energia elétrica. O anúncio do aproveitamento energético foi feito pelo presidente da Sanepar, Stênio Jacob, nesta quinta-feira (22), em Foz do Iguaçu, durante o SOS H²O, evento que integra as comemorações do Dia Mundial da Água e que tem por objetivo discutir medidas para melhorar o aproveitamento da água e firmar um pacto nacional pela conservação das águas no Brasil. O programa de geração de energia distribuída é fruto da parceria entre a Sanepar, Itaipu Binacional e PTI (Parque Tecnológico de Itaipu) e prevê a implantação de um protótipo de geração de energia elétrica em uma das Estações de Tratamento de Esgoto de Foz do Iguaçu. Quando o programa estiver funcionando, a energia elétrica produzida poderá ser utilizada para abastecer um carro elétrico, outro projeto desenvolvido pelo PTI. Também fazem parte do programa, a Copel, Lactec e Indústrias Lar. Atualmente, para evitar a emissão deste gás na atmosfera e reduzir o impacto ambiental, a Sanepar queima o gás.Para Stênio Jacob, este programa demonstra a preocupação constante da empresa com as questões ambientais e preservação dos recursos hídricos. “Com o aquecimento global e a preocupação com a escassez da água, a Sanepar busca, permanentemente, novas tecnologias para o uso sustentável dos recursos hídricos”, destaca. Evento – Stênio também destacou a importância do SOS H²O. “Este encontro tem uma grande importância para o Paraná, cujo governo tem atuação muito forte nas questões ambientais”, afirmou. Segundo José Tubino, representante da FAO (Agência da ONU para a Agricultura e Alimentação), o Brasil conseguiu um aumento considerável nos indicadores de abastecimento com água potável e acesso ao sistema de esgoto. Atualmente no País, cerca de 150 milhões de pessoas têm acesso à água potável e 50 milhões ao sistema de esgoto. O Paraná é um dos estados que contribuíram para alcançar este índice. Somente a Sanepar atende com água tratada, aproximadamente, 8,3 milhões de pessoas, que vivem nos 344 municípios operados pela empresa. Na área de sua atuação, a companhia presta os serviços de coleta e de tratamento de esgoto para 4,1 milhões de pessoas, o que equivale a 48,7% da população urbana.Para alcançar estes índices, a Sanepar investiu pesado, nos últimos quatro anos, na expansão do atendimento com água tratada e coleta e tratamento de esgoto doméstico em todos os municípios do Paraná onde atua." Da agência Estadual de Notícias Vanessa Fernandes.

Apesar de não estar obrigado pelo protocolo de Kyoto deputado acredita que o Brasil poderia fazer isso voluntariamente. Vamos a Brasília com informações de Mauricio de Shanty, da Rádio Senado.
"O Brasil é um dos 141 países que assinaram o chamado Protocolo de Kyoto. Uma convenção internacional que pretende diminuir a emissão de gases poluentes no planeta, mas apenas 30 países industrializados estariam sujeitos as reduções. O Brasil não teve que se comprometer com as metas porque é considerado um país em desenvolvimento. Mesmo assim, o país não poderia, voluntariamente, reduzir a emissão desses gases? O deputado Fernando Gabeira, do PV do Rio de Janeiro, entende que sim, e diz: "Deve o Brasil, ou não, reduzir suas emissões soberanamente? Voluntariamente, soberanamente. Deve ou não? Não a luz do Protocolo de Kyoto, mas como consequência dos novos entendimentos que virão. Isso aí, já é uma decisão fantástica. Já vai mudar uma série de coisas." Fernando Gabeira defende a aprovação de propostas que estão paradas no Congresso Nacional e que poderiam contribuir para a diminuição dos poluentes. É o caso do projeot que torna mais rigorosa a fiscalização da quantida de gás carbônico liberada pelos veículos. "Se nós aprovassemos esses projetos já estariamos reduzindo quese que automaticamente, porque toda vistoria iria encaminhar pra isso. "
O vice presidente da Comissão Especial de Mudanças Climáticas, Senador Fernando Collor, do PTB de Alagoas, lembra que as queimadas na Amazônia são outra fonte de gás carbônico. Ele também defende que o Brasil trabalhe para reduzir esses gases. 'Somente a Amazônia brasileira coloca na atmosfera 200 milhões de toneladas de CO2 ano, fruto única e exclusivamente do desmatamento. Então se a questão emergencial é o aquecimento global, e o aquecimento global decorre basicamente das emanações do CO2, eu acho que seria uma grande contribuição que o Brasil dando, de maneira efeitiva, clara, inequívoca, ao combate ao aquecimento global. "
China, Estados Unidos, India, Rússia e Brasil são os maiores responsáveis pela emissão de gases causadores do efeito estufa. Da Rádio Agência Senado, Maurício de Shanty."

Rir é um bom remédio:

É uma piadinha, mas também serve pra fazer aquele que é pai pensar um pouco.

O garotinho chega da escola e corre contar a novidade para o pai:

- Papai, hoje a professora pediu para a gente escrever sobre nossos heróis, nossos modelos de vida e eu escrevi sobre você.!
- Verdade, filho? Nossa... eu nem sabia que você me admirava tanto! Diz o pai comovido.
- Não é bem assim, papai... É que eu não sabia escrever Arnold Schwarzenegger...




_______________________________________________________

Músicas executadas no programa:
Tiro ao Álvaro - Adoniran Barbosa e Elis Regina - http://vagalume.uol.com.br/elis-regina/tiro-ao-alvaro.html
Amigo - Marc Anthony - http://vagalume.uol.com.br/marc-antony/amigo.html
Home que Faz a Guerra - Cidade Negra e Happin'Hood - http://vagalume.uol.com.br/cidade-negra/homem-que-faz-a-guerra.html
Kyoto - Boney James - acesse o Podcast Chance à Paz para ouví-la (link ao lado)
____________________________________________
Blog "Chance à Paz"
Criação, produção, redação e responsabilidade:
Silvio Luis

Assis/SP
e-mail:
chanceapaz@bol.com.br
VIVA A PAZ! VIVA EM PAZ!

Um comentário: