terça-feira, março 13, 2007

Lançada Campanha:

“Água: Sem Ela Não Há Vida. Proteja os Rios e as Nascentes!”




O programa “Chance à Paz” de número 6 foi ao ar no dia 11 de março.
Diante da possibilidade da escassez de água a ser sentida já nos próximos 20 anos foi realizado o lançamento da Campanha “Água: Sem Ela Não Há Vida. Proteja os Rios e as Nascentes.” A campanha é uma ação conjunta da Rádio A Voz do Vale FM e do “Chance à Paz”.
Votando ao programa anterior falamos sobre as 11 mulheres que já foram agraciadas com o Prêmio Nobel da Paz.
No Recanto dos Amigos lemos um texto de autoria de Thais S. Francisco.
Na piada do dia nosso amigo Joãozinho está com sede (rsrsrsrsrsrs).

Frase de Abertura:

A frase de abertura foi uma das tantas proferidas por Mahatama Gandhi:


"A humanidade não pode libertar-se da violência senão por meio da não-violência."



Antes do Destaque da Semana foi lida parte da matéria de primeira página do Jornal Atenção, de 11 de março 2007, sobre uma mulher que foi encontrada morta num canavial próximo ao Distrito de Nova Alexandria, município de Cândido Mota. Segundo o Atenção a mulher teria sido morta com golpes na cabeça, uma vez que apresentava uma grande abertura da parte traseira do crânio. Complementando a informação do Jornal o repórter Sidney Souza, da Rádio A Voz do Vale FM, disse que a polícia trabalha com a hipótese de crime passional. O suspeito, até o momento do início do programa, estava foragido. O corpo da mulher foi encontrado no sábado pela manhã (foto à esquerda) e a polícia investiga se ela foi morta naquele local ou foi trazida para lá pelo assassino. Também foi lembrado o caso ocorrido em Curitiba (foto à direita), e que ganhou destaque nacional. Um homem matou a ex-namorada com três tiros a queima roupa diante de duas testemunhas e o crime foi filmado por uma câmera de segurança instalada no local em que ocorreu o assassinato. Esses dois crimes aconteceram na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Mostra de que é preciso continuar com a luta no combate a violência contra a mulher. O de Alexandria foi bem próximo de nós, e ainda há quem diga que não precisamos falar de paz.

Destaque da Semana :

Algumas leis e projetos de leis foram aprovados pelo Congresso durante a semana.
No Senado foi aprovado projeto que muda as regras de progressão de penas de crimes hediondos. Atualmente
um condenado por roubo seguido de morte muda regime após cumprir somente 1/6 da pena. Com a nova lei o preso terá que cumprir 2/5 da pena para entrar com pedido de progressão, desde que seja réu primário. Os reincidentes devem cumprir 3/5 da pena para passar a ter direito de passar para regime semi-aberto. Agora, para entrar em vigor necessita da sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O relator do projeto, Senador Demóstenes Torres (PFL/GO) a nova regra já deve valer para os envolvidos na morte do menino João Hélio, ocorrida no Rio de Janeiro há pouco mais de um mês.
Até então considerado contravenção, a partir de agora o uso de telefone celular por presidiários passará a ser tratado como crime. Além deles, também serão passiveis de punição os diretores dos presídios e funcionários do sistema penitenciário que permitirem a entrada e o uso de aparelhos do tipo celular nas unidades prisionais. (fonte: Rádio Senado)
Na Câmara, foram aprovados projetos com modificam e facilitam os procedimentos de investigação e julgamento de crimes. A videoconferência nas audiências é a grande novidade. Com adoção de dessa tecnologia os presos não precisarão deixar suas celas para comparecerem aos depoimentos em juízo. A transferência desses presos custam anualmente ao país 1 bilhão e 400 milhões de reais com a escolta e
logística de tais operações. O montante é maior do que o governo federal investe no Fundo Penitenciário Nacional por ano.
Apesar de não estar fisicamente em um tribunal o preso deverá contar com a presença de um advogado durante a tomada de depoimentos por meio da videoconferência.
Quanto ao Tribunal do Júri as mudanças foram: fim do direito de recorrer a um segundo julgamento quando a pena for superior a 20 anos (atualmente isso é automático). A leitura do processo não será mais feita na integra e sim apenas nos pontos fundamentais.
Os dois projetos serão encaminhados agora para votação no Senado.

(As constantes transferências de Fernando Beira-Mar fez que com um dirigente da Polícia Federal se indignasse, afirmando, durante entrevista que basta de polícia ser "babá de preso". )

Recanto dos Amigos:

O texto de hoje se chama Amizade é Somar é de autoria de Thais S. Francisco e foi enviada por Mariluce Farias, membro da Comunidade no Orkut “Já Disse Hoje Que Eu Te Amo?”

Amizade é Somar

Amizade é somar alegrias,
É dividir tristezas,
é respeitar o espaço um do outro,
é silenciar o segredo contado.


Amizade é somar confiança,
Dividir alegrias,
é a certeza da presença amiga
Apesar da distancia.

Amizade é como a nossa.
É a certeza da mão estendida
A cumplicidade que não se explica,
Apenas se vive!

Amizade sincera é quando
mesmo estando não se sabe onde
com apenas um clique se diz:
- Olá!!, estou aqui!

Amizade sincera é quando
mesmo estando não se sabe onde
com apenas um clique se responde:
Olá!!, eu também estou aqui!

Em Paz com a natureza:

No próximo dia 22 de março será comemorado o Dia Mundial da Água, instituído pela ONU em 1993. O Planeta Terra é composto por 90% de água, no entanto desse total apenas 3% é de água potável, ou seja, disponível para o consumo humano e animal e para atividades agroindustriais e pastoris. A ocupação desordenada do solo e os resíduos da atividade humana estão esgotando os recursos hídricos, assim preservar os rios e as nascentes é primordial para o futuro da vida na Terra. A água está cada vez mais escassa e segundo estudo da FAO, Fundo das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, dentro de 20 anos 66% da população terrestre ficará sem água para suprir suas necessidades diárias de consumo. Deste percentual 1 bilhão e 8 milhões de pessoas não terão água. Em entrevista ao jornal Correio Braziliense, Paul Van Hofwegen - diretor do Conselho Mundial de Água, com sede em Marselha (França) - afirmou que o crescimento populacional é a principal causa da escassez do líquido. Os cientistas consideram que a falta de água pode ter razão física ou econômica. A primeira ocorre quando não há água suficiente para atender à demanda de produção dos alimentos, como na irrigação de lavouras. A segunda se refere à inexistência de infra-estrutura para consumir o líquido disponível. Esse fenômeno é registrado na América Latina, África, Sudeste da Ásia e da Austrália. "As nações serão obrigadas a importar comida de regiões livres do problema, como Estados Unidos, Canadá, Rússia e alguns países europeus", acrescentou.Segundo Van Hofwegen, o desenvolvimento de biocombustíveis tem um efeito potencial na escassez dos recursos hídricos. Diante disso, o homem terá de fazer uma difícil escolha entre amenizar o aquecimento global com a adoção de fontes de energia renováveis ou prevenir a redução dos mananciais. O cultivo de cana-de-açúcar para a produção de etanol no Brasil e de canola para o biodiesel, por exemplo, exige muita água e fertilizantes.
Já para a pesquisadora do Instituto de Políticas para a Terra, em Washington, Elizabeth Mygatt "A demanda global está destruindo os cursos de água fresca, principalmente por meio da agricultura".
Baseado nisso é a Campanha: Água: sem ela não há vida. Preserve os rios e as nascentes”, numa iniciativa conjunta da Rádio A Voz do Vale FM e do “Chance à Paz”.
Vamos a mais algumas informações sobre a água: Nesta semana foi lançado um relatório sobre a água no Brasil. O documento intitulado “Geo Brasil Recursos Hídricos” é a primeira vez que esse tipo de estudo é realizado no pais e contém informações sobre os recursos hídricos em todo o Brasil e que apresenta recomendações para um futuro sustentável da água. O presidente da ANA – Agência Nacional de Águas, Bruno Pegnoccheschi, falou sobre o relatório em entrevista à Rádio Câmara.
“...È um relatório que tem diferentes partes. Ele tem uma parte que historia todo o processo de gestão de recursos hídricos no país. Processo esse que teve um divisor de águas fundamental que foi a promulgação da Lei 9433 em 1997. A partir desse histórico ele examina o rebatimento da aplicação dessa legislação nas diferentes regiões hidrográficas do país e registra todos os avanços que teve.
É um documento consistente. É um documento bastante complexo. Contou com a ajuda de diferentes especialistas. É algo que nos orgulha muito porque pela primeira vez temos um panorama desse processo todo... Produzimos internamente no país cerca de 12% da água fresca, considerada fresca, no mundo. Se nós considerarmos o aporte das águas dos nossos vizinhos sul-americanos esse percentual sobe pra 18%. Então isso mostra claramente a importância que o Brasil tem nesse contexto. Mas mais que isso, o relatório mostra o estágio da gestão desses recursos hídricos no Brasil é diferenciado e ele tem se tornado até um exemplo para alguns países. Embora a gente tenha problema enormes, temos que enfrentar ainda grandes desafios do ponto de vista da estruturação do poder público e articulação com a sociedade pra gestão desses recursos, nós temos propostas que estão aí na linha de frente do processo mundial. Esses elementos estão bem detalhados e retratados no documento.", disse Bruno Pegnoccheschi.
Saneamento Básico: Maior conquista médica dos últimos 150 anos.

O saneamento básico foi apontado como a mais importante conquista médica dos últimos cento e cinqüenta anos, de acordo com uma pesquisa feita pelo Jornal Britânico de Medicina, uma das mais respeitadas publicações na área em todo o mundo. O aperfeiçoamento do esgotamento sanitário e do sistema de suprimento de água potável, responsáveis pela redução de doenças como a cólera, foi a escolha da esmagadora maioria dos 11.341 médicos consultados pela publicação em todo o mundo. O saneamento básico suplantou outras conquistas tais como antibióticos, vacinas, a descoberta do DNA e da anestesia, que foram outros destaques da pesquisa. Os participantes foram perguntados o que pensavam ser o maior avanço da medicina desde a fundação da publicação, ocorrida em 1840. Londres foi a primeira cidade moderna a enfrentar seriamente o problema do saneamento básico logo depois que um médico inglês, Johm Snow, descobriu em 1854 que a cólera se propagava na água e não no ar, como se pensava até então. Lamentavelmente, o Brasil está longe de erradicar essa terrível mazela. Seria extremamente saudável se o Ministério Público e ONGs ambientalistas, tão ciosos com a observância dos ‘direitos difusos’ relativos ao meio ambiente quando se tratam de grandes empreendimentos, devotassem um mínimo de suas atenções para o maior problema ambiental do país, a falta de saneamento básico
(fonte: http://www.alerta.inf.br/index.php?news=569)

Dou Chance à Paz:

No programa da semana passada, que foi dedicada as mulheres não houve tempo para falarmos sobre as que receberam o prêmio Nobel da Paz.
As mulheres e o Prêmio Nobel da Paz.
Instituído em 1901, o Prêmio Nobel da Paz premiou até agora 11 mulheres, a maioria delas dos 70 pra cá. Nestes primeiros 6 anos do século 21 foram duas as premiadas com o Nobel da Paz.


1905
Bertha Sophie Felicitas Baronin von Suttner, ou Bertha Gräfin Kinsky von Wchinitz und Tettau (Áustria), escritora e presidente honorária do Gabinete Internacional Permanente para a Paz.


1931
Jane Addams (Estados Unidos da América), presidente internacional da Liga Feminina Internacional para a Paz e Liberdade

Ela dividiu o prêmio com Nicholas Murray Butler (Estados Unidos da América), por promover o Pacto Briand-Kellogg.


1946
Emily Greene Balch (EUA), presidente honorária internacional da Liga Feminina Internacional para a Paz e Liberdade
O prêmio foi divido entre ela e
John R. Mott (EU), presidente do Conselho Missionário Internacional e da Aliança mundial das associações cristãs de moços


1976
Betty Williams e Mairead Corrigan, fundadoras do Movimento das Mulheres para a Paz na Irlanda do Norte, mais tarde chamado de Peace People (Gente de Paz).



1979
Madre Teresa de Calcutá, pela luta contra a pobreza na Índia.





1982
Alva Myrdal (Suécia) e Alfonso García Robles (México), delegados na Assembleia Geral de Desarmamento, das Nações Unidas.




1991
Aung San Suu Kyi (Birmânia), líder da oposição, activista dos direitos humanos.



1992
Escritora
Rigoberta Menchú (Guatemala), pela sua campanha pelos direitos humanos, especialmente a favor dos povos indígenas.




2003
Shirin Ebadi, activista dos direitos humanos iraniana, defensora da implantação da democracia no seu país.








2004


Wangari Maathai, ambientalista e activista dos direitos humanos queniana.




Para 2007, 181 pessoas foram indicadas para o Nobel da Paz, segundo informou a RTP (Rádio e Televisão Portuguesa) o Secretário da Comissão Nobel. Apesar da lista de indicados para o Prêmio Nobel da Paz ser mantida em sigilo pelos organizadores da premiação, alguns nomes acabam sendo aventados para o prêmio e, entre eles, aparecem 2 mulheres: a polonesa naturalizada norte-americana Irena Sandler, por salvar as vidas de crianças judias durante a II Guerra Mundial, e a apresentadora de televisão norte-americana Oprah Winfrey. Em outubro será anunciado quem levará o prêmio.
E como homenagem a única latino-americana a ganhar um Nobel da Paz, que foi Rigoberta Menchú, da Guatemala, por sua luta em favor dos povos indígenas, e lembrando as primeiras mulheres habitantes do nosso país, foi executada a música Índia, com Taiguara e Luis Bordon.

Rir é um bom remédio:

O pai do Joãozinho chega em casa de madrugada morto de cansaço.

Joãozinho vira e diz:
-pai traz um copo de água pra mim!
o pai do Joãozinho vira e diz:
-Joãozinho vai dormir estou cansado.
5 minutos depois Joãozinho vira novamente e diz:
-pai estou com sede traz água pra mim!
o pai de Joãozinho responde:
-esquece a água e vai dormir o papai esta cansado!15 minutos depois.
Joãozinho não desiste e novamente diz:
-papaiiii traz água pra mim!
o pai de Joãozinho nervoso diz:
-se você me pedir água de novo eu vou ai pra te bater,e vai dormir.!
Joãozinho diz:
-papai!
oi... responde o pai de Joãozinho nervoso
E o Joãozinho
-quando você vier me bater traz o meu copo de água???

________________________________________________________

Músicas executadas no programa:

René Gonzáles ( ouça a música no podcast "Chance à Paz" - link ao lado )
Lamento das águas - Jairo Mozart (
http://www.musicexpress.com.br/Artista.asp?Artista=145 )
Amizade Sincera - Renato Teixeira (
http://vagalume.uol.com.br/renato-teixeira/amizade-sincera.html )
Zé Ramalho - Planeta Água (
http://vagalume.uol.com.br/ze-ramalho/planeta-agua.html )
India - Taiguara e Luis Bordon (
http://vagalume.uol.com.br/taiguara/india.html )

Blog "Chance à Paz"
Criação, produção, redação e responsabilidade:
Silvio Luis
Assis/SP
e-mail:
chanceapaz@bol.com.br

VIVA A PAZ! VIVA EM PAZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário