domingo, março 18, 2007

22/03 Dia Mundial da Àgua e Dia Internacional para a Eliminação da Drisminação Racial

No programa Chance à Paz de número 7, levado ao ar pela Rádio A Voz do Vale FM, 103,3 MHz, Cândido Mota/SP, no dia 18 de março, falamos sobre projeto de lei aprovado pela Câmara que visa coibir a exploração sexual infantil; no quadro Recanto dos Amigos foi lido texto de autoria de Lisiê Silva; Nelson Mandela foi citado na frase inicial do programa e por sua atuação na luta contra o racismo; voltamos a falar sobre a água, afinal estamos em plena campanha pelo Dia Mundial da Água; Ministério da Saúde realiza campanha contra o álcoolismo, principalmente entre os jovens; e na piada do dia Joãozinho quer saber de onde veio (rrrrsssss).

Frase Inicial:
Iniciamos o programa com uma frase de Nelson Mandela. O líder sul-africano disse:

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”

Agenda:
Vem aí o Primeiro Leilão de Gado na APAE de Assis, no dia primeiro de Abril. O leilão será precedido de um almoço. Reservas e informações pelo fone (18) 3322.2880

O ônibus do Projeto Alimente-se Bem do Sesi, estará atendendo nos próximos dias a população da região da Vila Progresso, em Assis. Informe-se no local ou na Secretária Municipal da Assistência Social.

O Horto Florestal de Assis estará distribuindo até 100 mudas de árvores nativas de várias espécies para os proprietários rurais utilizarem no plantio de matas ciliares. É só ir ao Horto de Assis de amanhã até o dia 23, levando documentos pessoais e da propriedade rural onde as mudas serão plantadas.

Em breve acontecerá o Primeiro Seminário Chance à Paz. Aguarde!

Destaque da Semana:
Pelo texto aprovado nesta semana pela Câmara dos Deputados vários estabelecimentos dos mais diversos segmentos terão de afixar cartazes alertando ser crime a exploração sexual crianças e de adolescentes. A reportagem é de Marise Logulo, da Rádio Câmara.
"O plenário aprovou, nesta quinta-feira, o texto principal do projeto de lei que obriga hotéis, bares, restaurantes e similares a exibir cartazes informando que é crime submeter crianças ou adolescentes à prostituição ou à exploração sexual. Falta ainda votar os destaques. A proposta é fruto do trabalho da CPMI que investigou as situações de violência e redes de exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. A relatora da matéria, deputada Maria do Rosário, do PT gaúcho, incluiu algumas modificações no substitutivo já em plenário. O texto aprovado ampliou os estabelecimentos enquadrados para salões de beleza, saunas, academias de ginástica, pousadas, casas noturnas, agências de modelos, postos de gasolina, entre outros. Os cartazes deverão ter versões em português, inglês e espanhol com os seguintes dizeres: "Exploração Sexual e Tráfico de Crianças e Adolescentes é Crime: Denuncie já!"Os avisos deverão conter o número 100, o telefone para denúncias, e estar afixados em local de livre acesso. A deputada Maria do Rosário fala da importância do projeto. "Nós estamos, dessa forma, formando uma rede, que envolve o setor público e o setor privado, e que nós esperamos seja mais poderosa do que as redes do crime, as redes da exploração sexual."Com a divulgação de cartazes informando que a exploração sexual de crianças e adolescentes é crime, a deputada Maria do Rosário espera uma inibição do turismo sexual no Brasil."Eu acho que é um primeiro passo que as pessoas saibam que é um crime e que tenham um caminho para fazer a sua denúncia. É uma grande vitória do Brasil ter o número 100 para um disque-denúncia nacional e gratuito, que qualquer pessoa pode acessar e que mobilizará, num curto espaço de tempo, autoridades locais de onde vem essa denúncia, para conseguir atender e proteger a criança."O projeto prevê que os estabelecimentos que desrespeitarem a lei estarão sujeitos à multa e ao fechamento." Brasília, Marise Lugullo.

Recanto dos Amigos:
Que você tenha
De tudo, um pouco.

Autoria de Lisiê Silva.
Sensibilidade
Para não ficar indiferente diante das belezas da vida.
Coragem
Para colocar a timidez de lado e poder realizar o que tem vontade.
Solidariedade
Para não ficar neutro diante do sofrimento da humanidade.
Bondade
Para não desviar os olhos de quem te pede uma ajuda.
Tranqüilidade
Para quando chegar ao fim do dia, poder deitar e dormir o sono dos anjos.
Alegria
Para você distribuí-la, colocando um sorriso no rosto de alguém.
Humildade
Para você reconhecer aquilo que você não é.
Amor Próprio
Para você perceber suas qualidades e gostar do que vê por dentro.
Para te guiar, te sustentar e te manter de pé.
Sinceridade
Para você ser verdadeiro, gostar de você mesmo e viver melhor.
Felicidade
Para você descobri-la dentro de você e doá-la a quem precisar.
Amizade
Para você descobrir que, quem tem um amigo, tem um tesouro.
Esperança
Para fazer você acreditar na vida e se sentir uma eterna criança.
Sabedoria
Para entender que só o Bem existe, o resto é ilusão.
Desejos
Para alimentar o seu corpo, dando prazer ao seu espírito.
Sonhos
Para poder, todos os dias, alimentar a sua alma.
Amor
Para você ter alguém para amar e sentir-se amado.
Para você desejar tocar uma estrela, sorrir pra lua.
Sentir que a vida é bela, andando pela rua.
Para você descobrir que existe um sol dentro de você.
Para você se sentir feliz a cada amanhecere saber que o
Amor é a razão maior... para viver.
Mas se você não tiver um amor,
que nunca deixe morrer em você,
a procura... o desejo de o encontrar.
Tenha de tudo, um pouco... e seja feliz!

Dou Chance à Paz:
Dia 22 é o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial. E um dos nomes mais importantes da história atual na luta contra o racismo é Nelson Mandela.
Nascido em 18 de julho de 1918, em Umtata, na África do Sul, Nelson Mandela, formou-se advogado e sempre atuou politicamente em país. Na década de 40 do século passado, com a adoção do Apartheid na África do Sul, Mandela posicionou-se contra o regime e enfrentou a luta pelo fim do racismo. Pelo mundo foi visto como um ativista e pelo então governo sul-africano foi taxado de anarquista e guerrilheiro. Aliás Nelson Mandela criou o grupo guerrilheiro Lança da Nação e 1962 foi preso e condenado a prisão perpétua. Diante da pressão internacional o presidente Frederik de Klerk acabou determinando a libertação de Mandela em 1990. Em 1993 de Klerk e Nelson dividiram o Prêmio Nobel da Paz.
Dois anos depois Mandela era eleito presidente da África da Sul, cargo que exerceu até 1999. O fim do mandato também significou o fim da vida política de Mandela. Para saber mais sobre o líder sul-africano acesse o wikipédia ou
www.infopedia.pt que serviu de fonte para esta matéria.
Uma mostra de que o racismo ainda resiste pelo mundo é o futebol, principalmente o europeu, onde torcedores hostilizam e agridem os jogadores de origem negra. O que levou a FIFA, em 2006, lançar um campanha contra o racismo, e que contou com o apoio de Mandela.
Aqui no Brasil, a Federação Paulista de Futebol está realizando este tipo de campanha e em todas as partidas do Campeonato Paulista é exibido um painel com a frase Racismo, aqui não, campanha está também iniciada no ano passado. A Federação Paulista de Futebol justifica sua campanha afirmando acreditar que “qualquer tipo de discriminação deva ser banida da sociedade. Entende que o racismo é um dos piores meios de se tentar provar uma superioridade racial inexistente e absurda que, ainda nos dias de hoje, podemos ver em atos incompreensíveis.” Veja mais no site da Federação Paulista de Futebol.
A nível governamental, em 1993 foi sancionada a Lei que institui a Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Dez anos depois, em 2003, foi criada a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, com status de ministério, e tem como Secretária Matilde Ribeiro, natural de Flórida Paulista. Para conhecer mais sobre a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racil, acesse o site
www.planalto.gov.br/seppir

Em Paz com a Natureza:
Além do aquecimento global a água também é uma grande preocupação para o futuro da humanidade. Quem nos visitou na semana passada pode acompanhar o lançamento da campanha “Água: sem ela não há vida. Proteja os rios e as nascentes!”, numa ação conjunta da Rádio A Voz do Vale e do Chance à Paz. Então vamos falar um pouco mais sobre a água, já que tivemos a iniciativa de realizar tal campanha. A repórter Fernanda Lucena falou para a Agência de Radiojornalismo sobre evento que marcará, a nível nacional, as comemorações pelo Dia Mundial da Água, que será realizado no próximo dia 22, Dia Mundial da Água, em Foz do Iguaçu.
" Especialista da ONU, de instituições governamentais e do Terceiro Setor estarão reunidos no próximo dia 22 de março na cidade de Foz do Iguaçu, quando se comemora o Dia Mundial da Água. Na ocasião serão discutidas iniciativas voltadas ao combate da escassez de água e ocorrerá a assintura de uma carta de compromissos em relação a gestão das águas. Instituído pela Assembléia Geral da ONU em 1992, o Dia Mundial da Água desse ano tem como slogan Lidando com a Escassez de Água. Segundo as Nações Unidas, mantidas as tendências atuais, mais de 45% da população do mundo não poderá com a quantidade mínima de água para o consumo diário em 2050. Seja em termos quantitativos ou qualificativos a escassez de água já é uma realidade em muitos lugares do mundo. Cerca de 1,1 bilhão de pessoas não tem acesso a água potável, sendo que nos países em desenvolvimento o problema aparece relacionado a 80% das mortes e infermidades. Para a Central de Radiojornalismo, Projeto Diálogos do Milênio, Feranda Lucena das Agências IPS e Envolverde ."
A ANA Agência Nacional de Águas e a Fundação Roberto Marinho irão treinar um e mil seiscentos professores para tratarem de questões ligadas a água. Serão preferencialmente professores das disciplinas de Geografia e Ciências. Oitocentas escolas públicas dos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, Sergipe, Bahia e Pernambuco, estados que registram problemas com relação ao abastecimento de água. No Estado de São Paulo devem ser chamados professores dos municípios que integram as bacias hidrográficas dos Rios Piracicaba e Paraíba do Sul. Com áudio da Rádio Câmara especialmente gravado para o site da Agência Nacional de Águas, ANA, a Declaração Universal dos Direitos da Água.
Declaração Universal dos Direitos da Água:
A presente Declaração Universal dos Direitos da Água foi proclamada tendo como objetivo atingir todos os indivíduos, todos os povos e todas as nações, para que todos os homens, tendo esta Declaração constantemente no espírito, se esforcem, através da educação e do ensino, em desenvolver o respeito aos direitos e obrigações anunciados e assomam, com medidas progressivas de ordem nacional e internacional, o seu reconhecimento e a sua aplicação efetiva.
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.
Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Lembre-se do que diz a nossa campanha: “Água: sem ela não há vida. Proteja os rios e as nascentes!”.










Ministério da Saúde fez campanha para conscientizar os jovens sobre os perigos do alcoolismo:

As informações são de Eline Santos, da Central de Rádiojornalismo.
"Na última semana a cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, foi palco de uma mobilização sobre um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo: o consumo abusivo de bebidas alcoólicas. Neste mês o Ministério da Saúde promove uma campanha que pretende chamar a atenção, principalmente dos jovens, os riscos e danos associados ao uso exagerado de álcool. De acordo com o Ministério, no país morrem 17.500 pessoas anualmente vitimas de acidentes de trânsito associados ao consumo de bebidas alcoólicas. Além o consumo prejudicial de álcool também provoca situações de violência, sexo desprotegido e danos a saúde física. O técnico da Área de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério, Francisco Cordeiro, ressalta a importância da campanha:
"O mérito da campanha é trazer essa discussão e a partir disso os agentes públicos do governo, e aí nos três níveis: federal, estadual e municipal e também a sociedade civil se posicionem em relação em a isso. Eu que o grade mérito da campanha é inciar essa discussão e cada parte da sociedade, seja governo, seja sociedade civil, tomar algumas atitudes em relação à isso."...

Rir é um bom remédio:
O Joãozinho chega para o pai e pergunta:
- Pai, de onde eu vim?
- Bem, filho - começou o pai, visivelmente constrangido. - Você sabe... o papai tem uma sementinha... - e durante meia hora explicou para o garoto da maneira mais didática possível como funcionava o processo de acasalamento.
Quando terminou, o Joãozinho olhou-o com semblante sério e disse:
- Ah! Entendi!
E o pai:
- Mas por que você resolveu me perguntar isso justamente agora, filho?
- É que o Luisinho me disse que ele veio de Uberaba!
_________________________________________________________
Musicas executadas no programa:
Criança Feliz - ( acesse o podcast Chance à Paz - Programa 31 para ouvir a música )
Erasmo Carlos - Cachaça Mecânica ( http://erasmo-carlos.letras.terra.com.br/letras/755716/ )
Blog "Chance à Paz"
Criação, produção, redação e responsabilidade:
Silvio LuisAssis/SP
VIVA A PAZ! VIVA EM PAZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário