quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Programa Chance à Paz estreou dia 04 de fevereiro
No ar todos os domingos, do meio-dia à uma hora da tarde, pela 103,3

Foi uma trabalheira danada pra botar o Programa “Chance à Paz” no ar.
Depois de apresentar a proposta aos diretores da Rádio A Voz do Vale e aí conseguir um espaço na grade de programação da emissora, o idealizador, produtor e apresentador do programa, Silvio Luís, partiu a busca de parcerias e colaboração.


Com mais de 15 anos de experiência em produção e gravação, Fernando Moreno foi quem se responsabilizou pelas vinhetas e jingles a serem inseridos no programa.






O Robert, experiente também na técnica, prontamente se ofereceu para estar na técnica central.






Outro que contribuiu com palavras de motivação e emprestando seu gravador (que inclui chiados na gravação) foi Márcio Grilli.






Joka de Oliveira e Roger Campos “emprestaram” suas vozes para a gravação da maioria da vinhetas e spots.






Com a entrada do programa “Chance à Paz” no ar, foi feito remanejamento no horário da tarde de domingo da programação da Rádio A Voz do Vale FM. Julio César começa o seu “A Tarde é Nossa” agora à uma hora da tarde, e não mais ao meio-dia.




O empenho e dedicação de todos eles foram primordiais para que o programa pudesse estrear, mesmo sem ainda ter seu espaço publicitário totalmente comercializado.

O que rolou no programa de estréia

Silvio Luís, apresentando o programa.





Abertura
Foi aberto com a frase “Que paz prevaleça no mundo”, seguida de uma explanação de como nasceu o projeto “Chance à Paz” e de que a paz não significa apenas ausência de confronto armado.
(ver Cartilha da Paz escrita por Pierre Wiel – reitor da Unipaz http://www.dhnet.org.br/dados/cartilhas/dht/mundo/cartilhas_paz/cartilha_paz.htm ).
Também foi destacado um trecho do discurso de posse do presidente Lula no parlatório, em primeiro de janeiro no qual ele toca na ferida das causas da violência, que é a desagregação da família brasileira.
- ...“Estou convencido que o que aconteceu no Rio de Janeiro na semana passada é resultado do processo de degradação da estrutura da sociedade brasileira, causada quem sabe por perda de valores. Quem sabe por problemas que precisam ser resolvidos a partir de dentro de nossa casa. Porque é preciso que a família brasileira seja a base, o alicerce, dessa sociedade pujante que nós queremos criar. Se dentro da família houver desagregação, se pai e mãe não se entenderem, se filho e pais não se entenderem, tudo vai ficar mais difícil e não será a polícia que vai resolver. O que vai resolver é cada um nós voltarmos os nossos olhos para o que aconteceu no Rio de Janeiro e não ficar culpando o governo do Estado, o presidente da República ou o prefeito da cidade, porque aquilo que está acontecendo é resultado de erros históricos acumulado por toda a sociedade brasileira, que precisa, também, a sociedade como um todo assumir a responsabilidade de ajudar os estados, os municípios e o governo federal a encontrar um solução definitiva, porque eu não creio que tenha no Brasil nenhuma alma que possa compactuar com a barbaridade feita por alguns facínoras.”...
( ouça a integra do discurso de Lula no site da Rádio Câmara
http://www2.camara.gov.br/radio - procure noticias do dia 01/01/2007)

Destaque da semana
O aquecimento global, foi o destaque da semana, levando-se em consideração o relatório sobre o clima publicado por cientistas do mundo inteiro que integram o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática). (
Leia o relatório na integra
http://www.greenpeace.org/brasil/greenpeace-brasil-clima/relatorio ).
Ainda sobre o aquecimento global uma pesquisa feita pela AC Nielsen entre 25 mil internautas de 46 países mostrou que nós, os brasileiros, somos os mais bem informados sobre o problema que ameaça o planeta como um todo, seguidos de perto pelos chineses. Já os norte-americanos são os menos informados sobre o assunto.
(Fontes
www.mma.gov.br , www.greenpeace.org e Central de Radiojornalismo)

Recanto dos Amigos
Depois veio o espaço dedicados a amizade, o “Recanto dos Amigos”, com um texto enviado por Kátia

Texto de Olavo Bilac que tem como título “Velhas Árvores”.

"Olha estas velhas árvores, mais belas
Do que as árvores novas, mais amigas:
Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedoras da idade e das procelas...

O homem, a fera, e o inseto, à sombra delas
Vivem, livres de fome e fadigas;
E em seus galhos abrigam-se as cantigas
E os amores das aves tagarelas.

Não choremos, amigo, a mocidade!
Envelheçamos rindo! envelheçamos
Como as árvores fortes envelhecem;
Na glória da alegria e da bondade,
Agasalhando os pássaros nos ramos,
Dando sombra e consolo aos que padecem!"

Este texto foi enviado por Kátia com K, esta na minha página no orkut, mora no Rio de Janeiro e é sambista... irá desfilar em várias escolas mas diz que a preferida é a Viradouro.

Desenvolvo um projeto social
Foi contado um pouco da história da APAE de Assis por sua diretora, Maria Célia Funari.
A entidade foi fundada em 1968 na cidade e mantém a Escola Especial Rotary, hoje atendendo 162 alunos.
Para Maria Célia a novela global “Páginas da Vida” não mostra o verdadeiro dia-a-dia de um portador da Síndrome de Down ao incluir na história a personagem “Clara”. Célia diz tratar-se de uma ficção e é que preciso pais, familiares educadores manterem os pés no chão sobre o problema.
-“...A história que “Páginas da Vida” está contando eles pegaram assim, um caso que tem bastante retaguarda, um nível sócio-econômico muito bom, que não é a realidade do nosso dia-dia. Eles pegaram uma criança bem desenvolvida. A gente não pode fazer daquilo lá uma regra. Na verdade “Páginas da Vida” está mostrando a exceção do portador de deficiência.
Lógico que a gente acredita bastante no portador. A gente luta para que ele chegue o mais próximo da normalidade possível, mas é bem difícil. Basta ver a barreira que a Helena (personagem vivida por Regina Duarte) está encontrando para pôr a criança numa escola comum. Alguns diretores as vezes dá a impressão que ele pega meio pesado, mas na verdade não.
Na trama teve uma diretora que disse não poder colocar uma criança na escola pra ele ser mais uma. Uma criança tem que estar na escola pra ela estar adpatada, ela estar incluída, estar realmente participando de todas as atividades.
E infelizmente o que a gente tem visto não bem o que eles estão mostrando. A realidade é complicada, a gente que a criança não consegue acompanhar. Já melhorou muito, sabe, com relação ao preconceito.
Tô indo pra 21 anos já nesse seguimento, então a gente percebe que tá caminhando a passos largos, graças a Deus, e tem que ser assim mesmo. Mas, ainda tem algumas barreiras que por conta da própria criança, do limite deles. Eu sempre digo, a gente tem que tá sempre puxando, a gente tem que tá forçando pra que eles caminhem cada vez mais rápido, mas é ao tempo deles. Nós temos que respeitar o deles, que não é igual ao nosso.
É uma realidade que tá gerando polêmica. Pra quem trabalha com esse segmento sabe que chega algumas mães e cita a novela. Mas a novela, veja bem, novela não é o nosso dia-a-dia. Novela não é a realidade das pessoas. Não é o dia-a-dia da APAE e não é o de qualquer outra pessoa. Lá tudo é muito fácil, se resolve tudo com muita facilidade. É ficção. Agora o que nós temos que pôr é o pé no chão, e trabalhar de acordo com o que a gente tem. Esquecer um pouquinho a ficção; usando até uma gíria que a mulecada usa, nós não podemos estar viajando na maionese...” (Transcrição de um trecho da entrevista de Maria Célia Botelho Funari, diretora da Escola Especial Rotary, ao programa “Chance à Paz”. (o áudio está disponível no podcast “Chance á Paz -
http://www.podcast1.com.br/canal.php?codigo_canal=409 )

Campanha Paz no Trânsito
Aproveitando a execução da música “Marvada Pinga” foi lançada a primeira campanha do programa “Chance à Paz”, a campanha “Paz no Trânsito”, que visa conscientizar a população, a principalmente a mais jovem sobre o perigo da combinação álcool e volante. Depois de beber não dirija. Slogan da campanha “Álcool e volante, um perigo constante”.
(o áudio está disponível no podcast “Chance á Paz -
http://www.podcast1.com.br/canal.php?codigo_canal=409 )


Trabalho Voluntário
Contamos um pouco sobre o trabalho voluntário, que surgiu no Brasil com a fundação da Santa de Misericórdia de Santos, a primeira do país, em 1543. Por isso a figura do voluntário é tão ligada a área da saúde.
O voluntário é definido assim: nos dicionários como sendo alguém que presta um serviço não remunerado em benefício da sociedade. Já para a ONU o voluntário é o jovem ou adulto que, devido a seu interesse pessoal e seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividade, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos..."
(fontes: Santa Casa de Santos e ONU)


Músicas tocadas
A Paz – Gilberto Gil (
http://gilberto-gil.letras.terra.com.br/letras/46180/ )
Planeta Azul – Rio Negro e Solimões (
http://rio-negro-e-solimoes.letras.terra.com.br/letras/297327/ )
Na Sombra de Uma Árvore – Hyldon, Tim Maia e Cassiano
(
http://hildon.letras.terra.com.br/letras/350518/ )
Fake Plastic Trees – Radiohead (
http://radiohead.letras.terra.com.br/letras/63486/ )
Marvada Pinga – Inezita Barroso (
http://inezita-barroso.letras.terra.com.br/letras/67242/ )

Encerrando o programa uma piadinha do Joãozinho:
No colégio, a professora fala pra turma:

- Hoje, a aula será sobre versos e rimas. Mariazinha, diga um verso.
E a Mariazinha:
- Eu tenho uma coisa que é só minha:
o coração da minha mãezinha.
- Muito bem. Agora você, Joãozinho.
E o Joãozinho:
- Eu fui à praia de Água funda, a maré estava baixa e molhou minha canela.
- Ué, que besteira é essa, menino? O seu verso não rimou.
- Não rimou porque a maré estava baixa, se a maré estivesse alta.
____________________________________________________________________
Espero você no próximo programa “Chance á Paz”
Todo o domingo, do meio-dia à uma hora da tarde, pela Rádio A Voz do Vale FM 103,3 MHz, Cândido Mota – SP ou pelo site da emissora
www.vozdovale.com.br

Contatos por e-mail
chanceapaz@bol.com.br
Por carta: Programa Chance à Paz
Rádio A Voz do Vale
Rua Ângelo Pípolo, 766
Cândido Mota – SP
CEP 19880-000

Convido à também acessar o Podcast “Chance à Paz”, as comunidades no Orkut “Chance à Paz” e “Chance à Paz – BAHIA”. Ver Lnks neste blog.


Robert e Sílvio Luís

Nenhum comentário:

Postar um comentário