segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Proposta a criação do Coral “Chance à Paz”
A idéia foi lançada durante o 2º Programa “Chance à Paz
Numa semana em que, mais uma vez, a violência no Rio de Janeiro chamou atenção do Brasil e do mundo, este foi o destaque na abetura do programa.. Só que todos sabemos que a violência, com ou menos atos bárbaros, toma conta do país como um todo.
Aqui na região de Assis, como uma forma de tentar ocupar um pouco do tempo ocioso, sendo um espaço para confraternização e convivência social, foi lançada a proposta de criação do Coral "Chance à Paz", que cuja sede poderá ser em Assis ou Cândido Mota.
O programa também trouxe homenagem ao Dia da Amizade, a ser comemorado em 14 de janeiro, a atuação humanitária do líder da Banda U2 , Bono Vox; dicas para curtir o Carnaval de maneira saudável; o projeto de construção de um aquecedor solar de água feito a partir de garrafas pet e caixas tipo longa-vida; e a reprise do primeiro capítulo da radionovela Vila Salgada, produzida pela Fundação Roberto Marinho para o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. A radionovela traz dicas de uma vida saudável e exalta o trabalho comunitário. Para encerrar o programa o nosso "herói" Joãozinho volta às aulas sendo atacado por piolhos.
Destaque da Semana
O segundo programa “Chance à Paz” levado ao ar no dia 11 de fevereiro de 2007 começou contando mais um ato bárbaro cometido por bandidos cariocas após roubarem o veículo onde estavam a mãe e seu casal de fihos.
O menino João, com 6 anos, ficou preso ao cinto de segurança e morreu sendo arrastado por 7 quilômetros.
A forma como a morte do menino João ocorreu todos os órgãos de imprensa já contaram.
Assim, no Destaque da Semana cabe publicar o comentário e a proposta apresentada pelo responsável pelo programa “Chance à Paz”, Sílvio Luís.
Fazendo uma análise do quadro de comoção que tomou conta do país e da exploração pela imprensa da desgraça alheia, e o fato de menor de 16 anos estar entre os criminosos e ter assumido que ele conduzia o veículo, Sílvio Luís, comentou: “E mais uma vez os canais de televisão e a imprensa em geral mostraram um caso de violência e, mais uma vez a população entrevistada se dizia indignada e chocada com o caso.
E agora? Agora boa parte da população já está de volta a frente da tv, aguardando por mais um crime bárbaro para que possa demonstrar o tamanho de sua indignação.
Não é assim que se resolve o problema, chorar e esbravejar diante das câmeras e dos microfones, e se recolher em casa. É preciso reagir agindo. É preciso exigir mais educação, saúde, igualdade de oportunidades, emprego e renda, e respeito mútuo e que as pessoas tenham mais moral, civismo, dignidade e civilidade. E que se tenha menos corrupção, impunidade e hipocrisia. Não adianta dizer que os governantes e responsáveis pela segurança pública precisam fazer alguma coisa, (os governantes nós os elegemos, e elegemos mau, como exigir deles um bom governo) tentando repassar a eles a culpa e se auto-eximindo de qualquer responsabilidade. Não é assim... afinal cada um de nós é responsável pelo meio em que vive. Então, organize-se e haja contra os fatores que geram a violência. Mostre que você é capaz de melhorar o mundo e não apenas um expectador das barbaridades humanas. Reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos parece, num primeiro momento, ser o mais lógico. No entanto, se isso acontecer o crime irá aliciar adolescentes com menos de 16 anos. Teremos bandidos ainda mais precoces. Pensem nisso. “

Muitos se disseram indignados com a barbaridade praticada pelos bandidos, no entanto, apenas 100 pessoas compareceram a manifestação contra a violência e a favor da paz, no Rio de Janeiro.
Prova de que falar é fácil, o difícil é agir. Muitos falam... pouquissimos agem. Vamos reagir agindo!


Coral “Chance à Paz”
Na seqüência, foi apresentada a proposta da criação do “Chance à Paz”. Para que ele se torne realidade é preciso, inicialmente, que um regente se disponha a dedicar algumas hora de trabalho para a elaboração do projeto, detalhando as estrutura e infra-estrutura necessárias para o coral possa iniciar seu trabalho junto a comunidade.
Caso algum professor de música de Assis ou de Cândido Mota, ou mesmo de outra cidade mas esteja disposto a se engajar neste projeto deve entrar em contato com Sílvio Luís pelo e-mail
chanceapaz@bol.com.br ou pelos telefones da Rádio A Voz do Vale FM que são: (18) 3341.2888 ou (18) 3341.2889.


Recanto dos Amigos
Como no dia 14 de fevereiro é o DIA DA AMIZADE foi lido o texto de autoria de Laura Monfort, intitulado “Definição de Amizade”. Leia-o a seguir:

A amizade é algo tão livre quanto oculto.
É um sentimento nobre que a tudo acolhe tentando se descobrir.
É aventura, alegria, lágrimas e sorrisos......
uma continuação de uma alma...
ou melhor é um misto de alma e crescimento...
a amizade é um belo e calmo tempo... ou sentimento...onde ondas fortes tornam-se riachos de águas pacatas... onde furacões tornam-se brisas leves... onde o choro se torna paz...
Sente-se feliz e amado aquele que pode confiar seus segredos á um amigo, que pode dedicar as tuas horas sejam elas de sacrifício... ou de mais pura alegria...
Mas... como esclarecer em algumas palavras o que é este nobre sentimento...
como esboçar numa poesia estes laços tão profundos...
como dizer aqueles que amo... que os amo sem dispersá-los e sem assustar-los...
Amigos... são sol e são lua...
são ave e céu...
são o paraíso de uma alma que ao caminhar chega à um lugar... que ao se perder... a todo momento acabam por se encontrar... que a cada lágrima muitos sorrisos podem dar...
Amigos fonte de vida, almas graciosas... anjos de Deus...
Como amo meu amigos... e assim por toda a vida os amarei.

Dou Chance à Paz
Bono Vox foi a personalidade destacada nesta parte do programa, sendo contado um pouco sobre sua vida e sua a atuação na busca por um mundo melhor pra se viver.
Na Irlanda, cidade de Dublim, em 10 de maio de 1960 nasce Paul David Hewson, já ouviram falar dele?
Alguns já ouviram falar de Paul David Hewwson mas muitos não. Agora se dissesse que neste dia nasceu Bono Vox? Aí... muita o conhece.
Bono Vox significa “A voz do homem bom”.
Ele é fruto da união de um católico com uma protestante, inimigos ferrenhos na Irlanda.
Bono, integrante do grupo U2, tornou uma das celebridades que mais luta pelos direitos humanos em todo o mundo. Para ele, é preciso ajudar o Continente Africano a sair da miséria. Os países ricos teriam obrigação moral de colaborarem para o desenvolvimento humano daquele continente.
Mas, Bono também coloca em suas músicas os princípios cristãos, tanto que chegou a fazer uma apresentação especial ao já falecido Papa João Paulo Segundo.
Em 2005 chegou a ser indicado para o Prêmio Nobel da Paz. Ele também já foi indicado para Oscar, Grammy e Globo de Ouro.
Há praticamente um ano atrás, Bono fez com que dois brasileiros se tornassem estrelas por alguns instantes, Katilce Miranda, em quem deu um selinho, e o garoto pernambucano que cantarolou três frases de uma das músicas do grupo. Recentemente, Bono por recebido por autoridades que participaram do Fórum Econômico Mundial, que aconteceu em Davos, na Suíça. Ele foi pedir para que os países ricos destinassem mais dinheiro ao continente africano.
O irlandês afirma que acredita sim em um mundo melhor, em que as pessoas serão boas e se amarão.
(fonte: Wikipedia)

Pule o Carnaval e fique em paz com sua consciência
Neste trecho do programa foi dado um destaque especial ao Carnaval, festa popular brasileira conhecida mundialmente. Foram repassadas dicas sobre os cuidados que se deve ter com o beijo, que pode transmitir doenças como herpes, por exemplo.
Parte para além do beijo, há o perigo das doenças sexualmente transmissíveis e da AIDS, sendo comentado sobre a Campanha AIDS no Carnaval 2007, promovida pelo Ministério da Saúde.
(acesse o site www.aids.gov.br ou o ouça o podcast “Chance à Paz”).

Em paz com a natureza
Neste quadro são levados atos e ações que visem a preservação e recuperação do meio ambiente. Um bom exemplo vem do Paraná. Lá agricultores aprenderam a construir um aquecedor de água solar utilizando garrafas pet e caixas de embalagem do tipo longa-vida. São meios de estar contribuindo com a natureza, dando um destino útil aos materiais que se não reciclados acabam indo pro lixo e o uso de fonte de energia alternativa.
O projeto, passo-a-passo, pode ser acessado no site
www.pr.gov.br/meioambiente .
(fonte: Agência Estadual de Notícias)

Rir é um bom remédio
Como estamos em período de volta às aulas, e uma grande preocupação dos país é com relação aos piolhos. E o Joãozinho também enfrenta este problema.

Joãozinho foi pra escola e chegando lá coçando a cabeça.
Derepente a professora estava percebendo que o Joãozinho estava coçando a cabeça e perguntou:
_ Porque você esta coçando tanto a cabeça, Joãozinho?
Joãozinho responde:
- É por causa de um piolho morto.
A professora retruca:
- Mas se ele tá morto não pode fazer nada, não pode provocar coceira.
Joãozinho justifica:
- É, mas a senhora não sabe os parentes que vieram pro enterro, né fessora!!!!!!!!!!

Músicas executadas no programa 2
Canção por um mundo – COEP GO ( faixa 5 do CD COEP e a Escola e/ou Podcast "Chance à Paz" programa 27 - Veja Link ao lado )
La Fuerza de la Amistad com Complices al Rescate (acesse o Podcast “Chance à Paz” programa 27 - Veja Link ao lado)
Miss Saravejo – U2 e Luciano Pavarotti - http://vagalume.uol.com.br/u2/miss-sarajevo.html
Célia Cruz - La Vida Es Un Carnaval - http://vagalume.uol.com.br/celia-cruz/la-vida-es-un-carnaval.html
João Gilberto – Manhã de Carnaval - http://vagalume.uol.com.br/joao-gilberto/manha-de-carnaval.html
Neste programa o Robert estreou fazendo a locução para a vinheta "Unidos por um mundo melhor"

Nenhum comentário:

Postar um comentário