quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Em Paz com a Natureza
Campanha da Fraternidade 2007 tem a Amazônia como alvo.



Em 17 de fevereiro foi levado ao ar pela Rádio a Voz do Vale FM o terceiro programa “Chance à Paz”. Nele o destaque da semana ficou por conta das medidas aprovadas pela Câmara e pelo Senado que visam conter a onda de violência e impunidade que assola o país. As medidas foram aprovadas diante do clamor social após a morte brutal do menino João Hélio, ocorrida no Rio de Janeiro. No quadro Recanto dos Amigos foi lido um texto de autor desconhecido. Um exemplo de quem dá chance à paz foi a Escolinha de Futebol ADCM, que há um ano atua em Cândido Mota e alguns de seus alunos já participaram de testes num clube profissional paranaense. CNBB lança na quarta-feira de Cinzas a Campanha da Fraternidade 2007, tendo como alvo a Amazônia. Mais um capítulo da Rádio Novela e o nosso amigo Joãozinho concorda com o pai que estudar fica caro (rrrrrsssss).

Destaque da Semana
A morte bárbara do menino João, no Rio de Janeiro, que foi arrastado preso ao cinto de segurança do carro da família após ser roubado, ganhou espaço no Congresso, que nessa semana voltou algumas mudanças na legislação.
A morte do menino João, no Rio de Janeiro, fez o Congresso se mexer nesta semana a busca de leis que visem conter a onda de violência e impunidade que assola o país. Para o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, é preciso reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos, e defende a idéia de que cada estado possa legislar sobre problemas ligados a segurança pública e aplicação de penas. Entre as propostas aprovadas pela Câmara ou pelo Senado estão a que o condenado por crime hediondo somente poderá pedir regressão da pena após cumprir 2 quintos do tempo ao qual foi condenado a prisão, e se for reincidente deverá cumprir 3 quintos da pena; o preso que for flagrado usando telefone celular perderá o direito ao indulto e poder passar para o regime disciplinar diferenciado, podendo ficar em cela individual por até um ano.
(Fontes: Rádio Câmara e Rádio Senado )
Já a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) querem a realização de uma audiência pública no Congresso para discutir alternativas para o combate à violência no Brasil. A reivindicação foi enviada em forma de ofício, na quinta-feira, aos presidentes da Câmara, Arlindo Chinaglia, e do Senado, Renan Calheiros. As duas entidades lideram o Fórum para Superação da Violência e Promoção da Cultura da Paz, criado na quarta-feira com o objetivo de propor uma pauta consensual em torno da segurança pública. O Fórum recomenda que o Poder Legislativo não adote medidas com base na comoção social em torno de crimes de grande repercussão na mídia.
(Fontes OAB e CNBB )

Recanto dos Amigos
Ter um Amigo "
Ter um amigo é maravilhoso!Ser amigo de alguém é ainda melhor.
É como acordar pela manhã e sentir o sol a brilhar...
Amigo é alguém com quem nos sentimos bem.
Um amigo de verdade é muito mais que isso.
É alguém que pensa em você quando não estás por perto.
Alguém que bate com os dedos na madeira quando tens que fazer coisas difíceis.
Nunca se está realmente só quando se tem um amigo.
Um amigo ouve o que você diz.
Tenta compreender o que não sabes dizer.
Um amigo não está sempre de acordo contigo.
Amigo mesmo é aquele que te questiona e te obriga a pensar honestamente.
Um amigo gosta de você, mesmo que faças asneiras.
Um amigo ensina-te a gostar de coisas novas.
Amigo é alguém que tem sempre tempo para você.
Alguém que pensa em você, ouve-te e ajuda-te a descobrir quem realmente você é.
Alguém que te ajuda a descobrir coisas novas e interessantes.
Alguém que está com você e não tem pressa em te acompanhar.
Alguém em quem você pode acreditar.
Amigo é uma palavra bonita.
Na verdade é quase a melhor palavra.
Não vivas tão apressado que nem vejas que há alguém que quer ser teu amigo.
Quem é teu amigo?
Espero sinceramente que seja eu!
Texto de autor desconhecido.

Dou Chance à Paz


Mais do que formar atletas, formar homens conscientes do seu papel na comunidade. Esta a missão da Escolinha de Futebol da ADCM.
Mantida pela Associação Desportiva Cândido-motense, a Escolinha de Futebol da ADCM conta com 145 alunos matriculados. E Associação tem como presidente Valentim Frazão, conhecido no meio futebolístico local como Tim. No último dia 10, e que foi comemorado o Dia do Atleta Profissional, 7 desses alunos participaram de um teste no Matsubara, em Cambará, no Paraná. Evandro Bazzegio, professor da Escolinha da ADCM, afirma que a entidade vem cumprindo, a contento, o seu papel de formar e informar cidadãos e ao mesmo tempo auxiliar na realização do sonho das crianças e adolescentes em se tornarem um jogador de futebol profissional.
Evandro avalia que a participação no teste junto ao clube paranaense foi uma experiência importante aos alunos que lá estiveram. Além do Matsubara a Escolinha de Futebol da ADCM também busca outras parcerias para que seu alunos possam encontrar oportunidade para deslanchar na carreira de jogador de futebol. O São Caetano (Dá lhe Azulão) e o MAC estão entre esses parceiros, segundo o professor Evandro.
Entre os alunos da ADCM que estiveram participando do teste no Matsubara no último dia 10 estão Jéferson Gonçalo da Silva, o Dé, que acabou de completar 18 anos. Foi a primeira fez que ele fez teste em um clube profissional. Torcedor do São Paulo, Dé, é lateral direito, e tem como ídolos Cicinho e Wilsinho.
Outro que esteve no Matsubara, foi Eder Carlos Fernandes da Silva, o Edi, de 17 anos. Edi, atua como meia-atacante, e tem como ídolo Ronaldinho Gaúcho e foi a segunda vez que participou de um teste como o que aconteceu em Cambará.
O professor da Escolinha da ADCM, Evandro Bazzegio, acredita que estas parcerias são o reconhecimento de que a instituição está no caminho certo, e o importante é o fato de seus alunos estão tendo oportunidade de realizar seus sonhos.
Ainda de acordo com Evandro as aulas na Escolinha da ADCM serão retomadas a partir de primeiro de março, com expediente entre as 3 e meia às seis horas da tarde, quando aqueles que quiserem matricular seus filhos ou simplesmente conhecer melhor o trabalho que desenvolvido pela Escolinha da ADCM. A Escolinha funciona no Campo do Estrela, no Distrito Industrial de Cândido Mota. A participação do aluno é gratuita.

( Mais informações no podcast "Chance á Paz" - Link ao lado )

Em Paz com a Natureza
A Amazônia tão falada nos últimos tempos com relação ao desmatamento e agora mais ainda diante da eminência do aquecimento global, será tema da Campanha da Fraternidade 2007, que começa na quarta-feira de Cinzas. Desenvolvida pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a campanha da Fraternidade deste ano tem a preservação da Amazônia como tema. Sobre a campanha, o Secretário Geral da CNBB Dom Odilo Pedro Scherer, escreveu o seguinte: “Durante a Quaresma, a Campanha da Fraternidade sobre a Amazônia, com o lema “vida e missão neste chão”, será ocasião para voltar as atenções para a Amazônia, seus povos e sua natureza; é uma questão muito complexa e importante para o Brasil e para o mundo inteiro. Os povos da Amazônia - indígenas, caboclos, seringueiros, ribeirinhos, quilombolas, migrantes, gente das grandes cidades, das pequenas aldeias e do imenso interior esperam a solidariedade de todo o povo brasileiro.A Amazônia, geralmente idealizada de maneira romântica como um paraíso tropical, passa por imensas transformações, sobretudo sob o impacto da globalização sobre suas estruturas e sistemas exuberantes, mas frágeis. É uma região que reserva imensas riquezas naturais; sendo a última grande reserva de floresta tropical do mundo, ela desperta as atenções e interesses de iniciativas econômicas, de pesquisadores, ambientalistas, antropólogos e outros; nem sempre as populações locais e a natureza são devidamente levadas em conta e respeitadas. A Campanha da Fraternidade será lançada no dia 21 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, em Belém do Pará, ao meio-dia, hora de Brasília, e contará com a presença do Secretário Geral da CNBB Dom Odilo Scherer e do Arcebispo de Belém Dom Orani Tempesta. É a primeira vez que o lançamento da Campanha da Fraternidade não acontecerá em Brasília.
(Fonte CNBB)
(Para saber mais sobre a Campanha da Fraternidade acesse o site
http://www.cnbb.org.br/index.php?op=pagina&subop=189 )

Rir é um bom remédio
Joãozinho chega em casa e entrega ao pai o recibo da mensalidade escolar.
O pai então diz:
- Meu Deus! Como é caro estudar nesse colégio.
E o Joãozinho:
- E olhe, pai, eu também acho um absurdo, afinal, da minha classe eu sou o que menos estuda.!
_________________________________________________________________________________

Músicas executadas no programa
Do CD COEP e a Escola – COEP do Distrito Federal – Nossa Realidade
Bananas de Pijamas – Nossos Amigos ( http://vagalume.uol.com.br/bananas-de-pijamas/nossos-amigos.html )
Skank – É uma Partida de Futebol
( http://vagalume.uol.com.br/skank/e-uma-partida-de-futebol.html )
Acadêmicos da Grande Rio – Amazonas, o Eldorado é Aqui ( http://vagalume.uol.com.br/academicos-do-grande-rio/samba-enredo-2006.html )
Luiz Gonzaga – Pau-de-Arara ( http://vagalume.uol.com.br/luiz-gonzaga/pau-de-arara.html )

Nenhum comentário:

Postar um comentário