Neste domingo, 07 de outubro de 2007, foi ao ar o Programa Chance à Paz de número 36 e o último a ser veiculado pela Rádio A Voz do Vale FM. A falta de patrocínio nos obrigou a tirá-lo do ar. Então aproveitamos a maior parte do programa para fazermos uma retrospectiva do Projeto Chance à Paz, salvo a frase de abertura, agenda, o destaque da semana e a mensagem de encerramento que foram inéditos. Vale lembrar que o programa Chance à Paz saiu do ar, no entanto, o Projeto Chance à Paz continuará firme e forte.
Frase de Abertura:

“A verdadeira riqueza de um homem é o bem que ele faz ao seu semelhante”.
Frase de Mahatma Gandhi.
Agenda:
Por decisão da Assembléia Geral da ONU, a partir desse ano, todo dia 02 de outubro será comemorado o Dia Internacional da Não-Violência. A data é em comemoração ao nascimento de Mahatma Gandhi. Em Cândido Mota, 7 escolas estarão desenvolvendo atividades sobre o tema no decorrer do mês de outubro, e em Assis, uma. Caso haja outras escolas interessadas em participar de tais atividades, favor entrar em contato pelo e-mail chanceapaz@bol.com.br
Duas festas pelo dia das crianças estão programadas para o próximo final de semana em Cândido Mota. No dia 13 será Ginásio Amilton Scapim e é uma promoção da Polícia Militar, no dia 14 de outubro será na Vila São Judas, promovida pelo Guardinha.
E sabe o que temos que fazer hoje, amanhã e depois, e assim por diante? Acabar com a dengue. Os casos de dengue estão aumentando em toda a região, e a culpa é de cada um de nós que mantemos os recipientes com água limpa em nossas casas, quintais e terrenos baldios. Então não se esqueça: todo dia é dia de acabar com a dengue.
Destaque da Semana:
Projetos Sonhando Juntos Por Um Mundo Unido e Chance à Paz iniciam trabalho conjunto na Escola Estadual José Augusto Ribeiro, em Assis.
 Na última quarta-feira, dia 03 de outubro, teve início uma parceria entre os Projetos Sonhando Juntos Por Um Mundo Unido e Chance à Paz e a Escola Estadual José Augusto Ribeiro, em Assis. Três classes foram sorteadas para a realização de atividades voltadas a cultura de paz e não-violência, e caberá aos seus alunos serem os multiplicadores do tema.
Na última quarta-feira, dia 03 de outubro, teve início uma parceria entre os Projetos Sonhando Juntos Por Um Mundo Unido e Chance à Paz e a Escola Estadual José Augusto Ribeiro, em Assis. Três classes foram sorteadas para a realização de atividades voltadas a cultura de paz e não-violência, e caberá aos seus alunos serem os multiplicadores do tema.As classes sorteadas são: Primeiro Ano B do Ensino Médio, e 7ª Série A e 8ª Série B do Ensino Fundamental.
Naquele dia ocorreu o primeiro contato com alunos com transmissão de informações sobre a fragilidade da vida, drogas, prostituição e convívio com familiares e amigos.
Para a seqüência do trabalho estamos selecionando atividades que sejam mais adequadas a cada uma das séries.
A Escola Estadual José Augusto Ribeiro está localizada na periferia de Assis e por isso é nela que se pode vivenciar todas as dificuldades enfrentadas pela população local diante do preconceito e comportamentos que levam uma parcela significativa da população a perda de valores cívicos e morais, o que coloca o estabelecimento e a comunidade em situação de vulnerabilidade.
Por conta disso a direção, a coordenação e os professores da José Augusto estão empenhados na parcela que lhes cabe na busca de soluções para as questões que afligem a comunidade em geral e têm reflexo no ambiente escolar.
Além da realização de projetos como o Sonhando Juntos Por Um Mundo Unido e Chance à Paz, a escola tem um link no site umdoistrês.com.br no qual demonstra as atividades realizadas na escola, sendo um veículo de troca de informações entre o estabelecimento de ensino, os alunos e a comunidade em geral. (o link é http://www.umdoistres.com.br/escolas/jar/indexjar.htm )
Retrospectiva:
 O Projeto Chance à Paz teve sua largada com a criação de uma comunidade no Orkut, então chamada de Minha Arma é a Paz, no mês de maio de 2006, como um espaço para se registrar a indignação diante dos ataques promovidos pelo crime organizado no estado de São Paulo. Dias depois seu nome foi alterado para Chance à Paz, atendendo a sugestão do Comitê Paulista Para a Década da Cultura de Paz, que considerou impróprio o uso do termo Arma, mesmo com conotação pacífica.
O Projeto Chance à Paz teve sua largada com a criação de uma comunidade no Orkut, então chamada de Minha Arma é a Paz, no mês de maio de 2006, como um espaço para se registrar a indignação diante dos ataques promovidos pelo crime organizado no estado de São Paulo. Dias depois seu nome foi alterado para Chance à Paz, atendendo a sugestão do Comitê Paulista Para a Década da Cultura de Paz, que considerou impróprio o uso do termo Arma, mesmo com conotação pacífica.Em julho do ano passado foi criado o podcast Chance à Paz e em novembro do mesmo ano o blog, todos com o intuito de difundir a cultura de paz e não violência. Em 04 de fevereiro de 2007, entra no ar o Programa Chance à Paz, aqui na Voz do Vale FM, e que você tem acompanhado até hoje. Aos poucos fomos conquistando audiência, mesmo com o horário não sendo dos mais propícios, conquistamos outros importantes apoios de escolas, entidades e do Poder Público Municipal, só não conquistamos patrocínio para o programa, o que nos leva a tirá-lo do ar, porém o Projeto Chance à Paz prosseguirá normalmente. O programa foi um passo importantíssimo e deu impulso ao projeto.Vamos relembrar a primeira música que tocamos no programa de estréia, que foi A Paz, com Gilberto Gil.
Em Paz Com A Natureza (Retro):
 O meio ambiente também sempre figurou entre nossos assuntos. Afinal pra que se tenha um ambiente totalmente de paz é preciso que haja respeito inclusive a natureza, pois problemas climáticos e catástrofes naturais causam impactos significativos na vida das pessoas afetadas por eles, com reflexo nas demais comunidades. No primeiro programa, em 04 de fevereiro, e em vários outros, o aquecimento global e seus efeitos foram citados aqui. Naquele dia nos referimos ao primeiro relatório Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC) que trouxe como principais conclusões:
O meio ambiente também sempre figurou entre nossos assuntos. Afinal pra que se tenha um ambiente totalmente de paz é preciso que haja respeito inclusive a natureza, pois problemas climáticos e catástrofes naturais causam impactos significativos na vida das pessoas afetadas por eles, com reflexo nas demais comunidades. No primeiro programa, em 04 de fevereiro, e em vários outros, o aquecimento global e seus efeitos foram citados aqui. Naquele dia nos referimos ao primeiro relatório Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC) que trouxe como principais conclusões:1) a atmosfera do planeta continua aquecendo (projeções indicam aumento entre 1,9ºC e 4,6 ºC neste século);
2) as emissões de gás carbônico (CO2), pela queima de combustíveis fósseis, continua aumentando no globo (eram de 23,5 bilhões de toneladas/ano em 1990, mas subiram para 26.4 bilhões de toneladas/ano durante o período 2000 a 2005 - ou seja, mais de 100 bilhões de toneladas do gás ao longo do quadriênio;
3) eventos extremos, como secas e ondas de calor, podem ser intensificados;
4) o nível do mar poderá se elevar entre 28 e 43 centímetros, neste século.
O documento mostra que a população mundial precisa mudar seu modo de vida e adotar, individual e coletivamente, atitudes "limpas", aprendendo formas de combinar crescimento econômico com preservação ambiental. Até agora, segundo o estudo, os governos não se mostraram à altura desse desafio. O Brasil reafirma seu compromisso de atuar, junto à Convenção sobre Mudança do Clima, para que sejam adotadas medidas com toda a urgência que o problema requer.
Assim como em 04 de fevereiro quando entramos no ar, hoje ouça novamente Rio Negro e Solimões cantando Planeta Azul.
 Em 03 de maio de 2007 realizamos a Primeira Palestra Chance à Paz, na Câmara Municipal de Cândido Mota. Naquela oportunidade contamos com a presença do coordenador da UNIPAZ-São Paulo-Capital, Flávio Ribeiro. Foi o primeiro contato mais direto com a comunidade cândido-motense e estiveram presentes cerca de 50 pessoas, entre elas Edval Inácio de Souza, Procurador Jurídico da Prefeitura Municipal de Cândido Mota, representando o Prefeito Carlos Roberto Bueno. Durante a palestra foi entregue a Edival a proposta de criação do Dia Municipal da Paz.
Em 03 de maio de 2007 realizamos a Primeira Palestra Chance à Paz, na Câmara Municipal de Cândido Mota. Naquela oportunidade contamos com a presença do coordenador da UNIPAZ-São Paulo-Capital, Flávio Ribeiro. Foi o primeiro contato mais direto com a comunidade cândido-motense e estiveram presentes cerca de 50 pessoas, entre elas Edval Inácio de Souza, Procurador Jurídico da Prefeitura Municipal de Cândido Mota, representando o Prefeito Carlos Roberto Bueno. Durante a palestra foi entregue a Edival a proposta de criação do Dia Municipal da Paz.Depois disso, com o apoio da Secretaria Municipal da Educação e do Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal iniciamos o Projeto Chance à Paz na Escola, que desenvolve atividades nas escolas municipais Olga Breve Alves e Helena Pupim Albanez. E que também já foi para as Escolas Antônio Fontana, Santo Hino e nesta semana para a José Augusto Ribeiro. O projeto vem ganhando corpo e no Dia 20 de setembro com a brilhante participação de escolas públicas e particulares, entidades e projetos sociais e a presença maciça da população na Praça da Matriz, aconteceu o Primeiro Festival Primavera de Paz (Veja a publicação do dia 02 de outubro). A realização do Festival também marcou a instituição do Dia Municipal da Paz no calendário de comemorações do município de Cândido Mota.
Acatando a sugestão feita em 03 de maio, o prefeito Roberto Bueno enviou à Câmara projeto de lei criando o Dia Municipal da Paz. O legislativo cândido-motense aprovou o projeto, por unanimidade, na sessão de 17 de outubro.
Todas estas atividades contaram com apoio da Rádio A Voz do Vale e de outras empresas e entidades e dos jornais O Diário do Vale e Atenção. Nenhuma delas resultou, ou tem resultado até o momento, em ganhos financeiros. O programa Chance à Paz para se manter no ar deveria ser patrocinado, o que não aconteceu, mas a direção da Rádio fez questão de mantê-lo até aqui.
Recanto dos Amigos (Retro)
No quadro Recanto dos Amigos, dedicamos à amizade e as mensagens em favor dela. Pudemos expressar e ouvir sobre um dos mais importantes elos da humanidade, que é a amizade. Também aqui nos referimos a natureza e o texto de Olavo Bilac que tem como título “Velhas Árvores”, foi um dos destaques deste quadro.
 "Olha estas velhas árvores, mais belas
"Olha estas velhas árvores, mais belasDo que as árvores novas, mais amigas:
Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedoras da idade e das procelas...
O homem, a fera, e o inseto, à sombra delas
Vivem, livres de fome e fadigas;
E em seus galhos abrigam-se as cantigas
E os amores das aves tagarelas.
Não choremos, amigo, a mocidade!
Envelheçamos rindo! envelheçamos
Como as árvores fortes envelhecem;
Na glória da alegria e da bondade,
Agasalhando os pássaros nos ramos,
Dando sombra e consolo aos que padecem!"
Num certo programa, nós atendemos a carta da ouvinte Ruth, que é membro do CONSEG, aqui de Cândido Mota.
Naquele dia Ruth pediu a música Dinamite de Amor, com Amado Batista e ofereceu para todos os seus amigos e para os ouvintes do Chance à Paz.
Mensagem de Encerramento do Programa:
O texto é de minha autoria: Silvio Luís de Carvalho, e recebeu o título de “Pra você...”
Pra Você....
( Silvio Luís de Carvalho )
Não fale de Deus e viva num inferno.
Ele é Pai, e não mercadoria.
Afinal, o nome Dele não deve ser usado em vão.
Não fale de paz e viva em guerra com você mesmo.
Tenha coragem de mudar.
Seja verdadeiramente humano.
Acumule riqueza. Ela melhora sua vida.
Porém a compartilhe. Ela de nada lhe ajudará quando for chegada a hora da sua despedida.
Todos nós teremos o mesmo fim. Não interessa se seremos levados para uma cova rasa ou para um mausoléu.
Seja poderoso. Exerça o poder em benefício da coletividade.
Não exerça o poder com o intuito da satisfação pessoal à custa da exploração alheia.
Mostre o poder que você tem de fazer um mundo melhor.
Basta querer, porque querer... é poder.
Deixe escrito na sua história aquilo que você foi, não aquilo que você teve.
E para que isso aconteça, dê importância ao que você é, e não ao que você tem.
O que você é lhe pertence, ninguém lhe toma. E essa será a sua melhor herança para a humanidade.
Músicas Executadas durante o programa:
A História do Mamute - Armandinho: http://br.geocities.com/elpingon_online/mamute.html
A Paz - Gilberto Gil: http://vagalume.uol.com.br/gilberto-gil/a-paz.html
Planeta Azul - Rio Negro e Solimões: http://vagalume.uol.com.br/rio-negro-e-solimoes/planeta-azul.html
Dinamite de Amor - Amado Batista: http://vagalume.uol.com.br/amado-batista/dinamite-de-amor.html
A Paz - Nando Cordel: http://br.youtube.com/watch?v=n7cKxsrJjq0
Faça o Bem - Nando Cordel - letra não disponível
Tente Outra Vez - Raul Seixas: http://vagalume.uol.com.br/raul-seixas/tente-outra-vez.html
Blog Chance à Paz:
Criação, redação e responsabilidade:
Silvio Luís
Assis/SP
E-mail: chanceapaz@bol.com.br
VIVA A PAZ!!! VIVA EM PAZ!!!
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário