domingo, maio 06, 2007

Palestra Chance à Paz propõe criação do Dia ou da Semana da Paz em Cândido Mota.

O programa 14 foi aberto com uma frase de Buda e na sequência veio a Agenda. O Destaque da Semana ficou por conta da realização da Primeira Palestra Chance à Paz em Cândido Mota. No quadro Recanto dos Amigos texto de autor desconhecido. No quadro em Paz com a Natureza Alunos da 5ª Série de uma escola de Assis redigem a carta "Planeta Terra Pede Socorro". Referência a vista do Papa Bento XVI ao Brasil e Joãozinho vai assistir a um casamento (rsrsrrskkk).

Frase de Abertura:

A paz vem de dentro de ti próprio, não a procures à tua volta..”

Frase proferida por Buda.





Agenda:

Começamos com atividades e atrações que estavam acontecendo neste dia 06 de maio que foram Bazar na Pechincha no Centro Vocacional e Show do Dia do Trabalhador na Praça da Matriz, ambos em Cândido Mota.

Dia 14 maio começarão, em Assis, as atividades relativas ao Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual, a ser comemorado em 18 de maio. Nos dias 14, 15 e 16 de maio, a partir das sete e meia da noite será exibido o filme “Anjos do Sol” com a realização de mesa redonda ao término do filme. No Dia 17, também a partir das sete de meia, show na Praça Arlindo Luz com Rosana Melo e apresentações de grupos de dança, e no dia 18 a partir das 9 horas da manhã carreata saindo da Praça Arlindo Luz rumo a base da Polícia Rodoviária, na Rodovia Raposo Tavares, para a realização de uma panfletagem e a noite, encerrando as atividades, palestra com a Doutora Olga Ceciliato Mattioli e o mestre Luiz Fernando Rocha, a partir das sete e meia da noite no Anfiteatro da UNIP.

Segundo a agência Envolverde, estudantes do ensino médio podem participar do concurso de trabalhos escritos e desenhos sobre o tema “Ciência e vida nas regiões polares: equilíbrio para o planeta”. As inscrições vão até o dia 15 de julho. Os 10 melhores trabalhos escritos e os 10 desenhos vencedores serão premiados durante as comemorações do Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, em novembro de 2007. Na ocasião também será lançado um livro com os trabalhos e desenhos vencedores. Mais informações no site:
http://www.unesco.org.br/diadaciencia , pelo e-mail cienciaparatodos@unesco.org.br ou pelo telefone (61) 2106-3627.

E sabe o que temos que fazer hoje, amanhã e depois, e assim por diante? Acabar com a dengue. Os casos de dengue estão aumentando em toda a região, e a culpa é de cada um de nós que mantemos os recipientes com água limpa em nossas casas, quintais e terrenos baldios. Então não se esqueça: todo dia é dia de acabar com a dengue.


Destaque da Semana:

Primeira palestra Chance à Paz atrai bom público à Câmara Municipal de Cândido Mota e sugere a criação do Dia ou da Semana Municipal da Paz.
Várias pessoas estiveram na Câmara Municipal de Cândido Mota na noite do último dia 03 para a Primeira Palestra Chance à Paz, uma realização do projeto Chance à Paz e da UNIPAZ – São Paulo, que contou com a presença de Flávio Ribeiro, presidente da UNIPAZ – São Paulo. Flávio participou de uma entrevista, ao vivo, por telefone, direto de São Paulo.
Ao término da primeira parte da parte foi sugerida a criação da Semana ou do Dia Municipal da Paz em Cândido Mota, e para tanto entregou a cópia da lei que institui a mesma data comemorativa na cidade paranaense de Londrina ao Procurador Jurídico da Prefeitura Municipal de Cândido, Edval Inácio de Souza, que na oportunidade estava representando o Prefeito Municipal, Carlos Roberto Bueno.
Outras informações e fotos veja a publicação do dia 04 de maio neste blog. Agradecimentos também pelo empenho pessoal a Fernando Moreno, Ricardo Passareli e sua esposa Mara, Pardal e sua esposa Fátima, Robert, Tim, Evandro, O Isaac do Tim e o Isaque do Evandro, Jovelino, Flávio, Mayra, e o menino Igor. Uma referência ao fato de a professora Vera ter feito da palestra tema para sua aula, levando seus alunos da Escola Helena Pupim até a Câmara Municipal. À todos, Obrigado!


Recanto dos Amigos:

Recado de amigo. Se você que vem pra Cândido Mota ou região hospede-se no Hotel Rosa. Hotel Rosa tão aconchegante que você irá se sentir como se estivesse em sua própria casa. Hotel Rosa, reservas pelo telefone (18) 3341-6277 ou 3341-6602. Hotel Rosa torna mais confortável sua estada em Cândido Mota.

Texto de autor desconhecido intitulado "Amigo é para sempre"

Difícil querer definir amigo. Amigo é quem te dá um pedacinho do chão, quando é de terra firme que você precisa, ou um pedacinho do céu, se é o sonho que te faz falta. Amigo é mais que ombro amigo, é mão estendida, mente aberta, coração pulsante, costas largas. É quem tentou e fez, e nao tem o egoísmo de não querer compartilhar o que aprendeu. É aquele que cede e nao espera retorno, porque sabe que o ato de compartilhar um instante qualquer contigo já o realimenta, satisfaz. É quem já sentiu ou um dia vai sentir o mesmo que você. É a compreensao para o seu cansaço e a insatisfação para a sua reticência.

É aquele que entende seu desejo de voar, de sumir devagar, a angústia pela compreensao dos acontecimentos, a sede pelo "por vir". É ao mesmo tempo espelho que te reflete, e óleo derramado sobre suas águas agitadas. É quem fica enfurecido por enxergar seu erro, querer tanto o seu bem e saber que a perfeiçao é utopia. É o sol que seca suas lágrimas, é a polpa que adocica ainda mais seu sorriso.

Amigo é aquele que toca na sua ferida numa mesa de chopp, acompanha suas vitórias, faz piada amenizando problemas. É quem tem medo, dor, náusea, cólica, gozo, igualzinho a você. É quem sabe que viver é ter história pra contar. É quem sorri pra você sem motivo aparente, é quemsofre com seu sofrimento, é o padrinho filosófico dos seus filhos. É o achar daquilo que você nem sabia que buscava.

Amigo é aquele que te lê em cartas esperadas ou não, pequenos bilhetes em sala de aula, mensagens eletrônicas emocionadas. É aquele que te ouve ao telefone mesmo quando a ligaçao é caótica, com o mesmo prazer e atençao que teria se tivesse olhando em seus olhos. Amigo é multimídia.

Olhos... amigo é quem fala e ouve com o olhar, o seu e o dele em sintonia telepática. É aquele que percebe em seus olhos seus desejos, seus disfarces, alegria, medo. É aquele que aguarda pacientemente e se entusiasma quando vê surgir aquele tao esperado brilho no seu olhar, e é quem tem uma palavra sob medida quando estes mesmos olhos estão amplificando tristeza interior. É lua nova, é a estrela mais brilhante, é luz que se renova a cada instante, com múltiplas e inesperadas cores que cabem todas na sua íris.

Amigo é aquele que te diz "eu te amo" sem qualquer medo de má interpretação : amigo é quem te ama "e ponto". É verdade e razão, sonho e sentimento. Amigo é pra sempre, mesmo que o sempre não exista.

Em Paz com a Natureza:

Alunos da 5ª Série da Escola Manoel Simões, em Assis, pedem socorro para o planeta Terra. A Matéria é de Alexandre Takazawa, publicada na edição de 05 de maio do Jornal Voz da Terra.
Orientados pela professora Célia Maria Regis Constantino 32 alunos da 5ª Série da Escola Manoel Simões, em Assis, realizaram uma pesquisa sobre nascente. Além do que viram em sala de aula sobre assoreamento, erosão e poluição eles foram verificar as condições em que se encontra a nascente do Córrego da Porca e que está totalmente degradada. Segundo declaram a professora Célia e seus alunos, todos ficaram bastante preocupados com o que viram na visita à nascente do Córrego da Porca devido ao assoreamento, erosão e a grande quantidade de lixo jogada em seus arredores. Como resultado os alunos redigiram uma carta que recebeu o título de:

“Planeta Terra pede Socorro”
Esta carta tem como objetivo conscientizar à população a preservar o meio ambiente.Nós, alunos do 5º ano A da Escola Manoel Simões queremos ajudar a limpar e proteger o nosso planeta para que no futuro as novas gerações não sofram às conseqüências das décadas passadas.O ser humano está destruindo tudo em sua volta, através das queimadas, desmatamento e poluições, causando falta de oxigênio e umidade no ar, erosão, falta de água potável e principalmente o aquecimento global.Aquecimento Global – perigo mundialO que vivemos anteriormente é o que causa o derretimento das calotas polares (geleiras), causando a elevação do nível dos mares, fazendo com que desapareçam várias praias e cidades à beira-mar, causando mortes por todo o mundo.Com isso, também estamos destruindo o habitat natural dos animais silvestres e a flora do nosso planeta.Para reverter este caos climático é necessário que plantemos cada vez mais árvores, tentando assim purificar o ar e salvar nossas vidas.Nós, crianças, já nos preocupamos com tudo isso. E você, se preocupa com o futuro do planeta? Esperamos que você se conscientize, pois “o homem é o único animal que se destrói”.
Então esta é a carta Planeta Terra Pede Socorro, de autoria dos alunos da 5ª Série da Escola Manoel Simões, de Assis.

Visita do Papa:

Religião é um dos símbolos da paz e nesta semana o Brasil estará recepcionando o Papa Bento XVI. O sumo pontífice ficará no Brasil entre os dias 9 e 13 de maio. Ele participará diversas atividades na capital paulista e em Aparecida. Ele irá celebrar a Missa de Canonização de Frei Galvão, o que o tornará o primeiro Santo brasileiro; fará a abertura da Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e do Caribe, e terá um encontro com a Juventude.

Rir é um bom remédio:

Joãozinho assiste a um casamento

No meio de uma cerimônia de casamento, Joãozinho pergunta:
- Mamãe! Por que toda noiva se veste de branco?
- Porque é o dia mais feliz da vida dela! - responde a mãe.
- Entendi... E por que o noivo se veste de preto?


_______________________________________________________________

Músicas Executadas no Programa:
Aquela Paz - Charlie Brown Jr.: http://vagalume.uol.com.br/charlie-brown-jr/aquela-paz.html
Obrigado - Titãs: http://vagalume.uol.com.br/titas/obrigado.html
Amigo é para essas coisas - MBP4: http://vagalume.uol.com.br/mpb4/amigo-e-para-essas-coisas.html
Planeta Verde - Melon Diesel: http://vagalume.uol.com.br/melon-diesel/planeta-verde.html

Blog "Chance à Paz"
Criação, produção, redação e responsabilidade:
Silvio Luis
Assis/SP
e-mail: chanceapaz@bol.com.br
VIVA A PAZ! VIVA EM PAZ!

Um comentário:

  1. ola
    este site esta de parabens,
    continua assim contritivo e mt produtivo.

    Que a paz seja uma das nossas conquistas. Fica com Deus.

    Leide Lara

    ResponderExcluir