domingo, maio 13, 2007

No Dia das Mães e da Libertação dos Escravos foi ao ar o nosso décimo quinto programa Chance à Paz, pela Rádio A Voz do Vale FM, 103,3 MHz, Cândido Mota/SP. Iniciamos o programa com uma frase do brasileiro Sérgio Vieira de Mello. Na sequência vieram a Agenda Chance à Paz, o Destaque da Semana que foi a visita do Papa Bento XVI ao Brasil, e por conta de sua visita a questão do aberto votou a tona; o Recanto dos Amigos especial em homenagem ao Dia das Mães; a Posse do Conseg de Cândido Mota que contou a presença do Coordenador Estadual dos Consegs e a Libertação dos Escravos. E o Joãozinho tem medo do Malaman(kkkk)


Frase de Abertura:

"Um ser humano tem o direito de viver com dignidade,igualdade e segurança. Não pode haver segurança sem uma paz verdadeira, e a paz precisa ser construída sobre a base firme dos direitos humanos."


Frase dita pelo brasileiro Sérgio Vieira de Mello, morto em 2003 em atentado contra o prédio da ONU em Bagdá.

Agenda:

Amanhã, dia 14, começarão, em Assis, as atividades relativas ao Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual, a ser comemorado em 18 de maio. Nos dias 14, 15 e 16 de maio, a partir das sete e meia da noite será exibido o filme “Anjos do Sol” com a realização de mesa redonda ao término do filme. No Dia 17, também a partir das sete de meia, show na Praça Arlindo Luz com Rosana Melo e apresentações de grupos de dança, e no dia 18 a partir das 9 horas da manhã carreata saindo da Praça Arlindo Luz rumo a base da Polícia Rodoviária, na Rodovia Raposo Tavares, para a realização de uma panfletagem e a noite, encerrando as atividades, palestra com a Doutora Olga Ceciliato Mattioli e o mestre Luiz Fernando Rocha, a partir das sete e meia da noite no Anfiteatro da UNIP.

Estão chegando algumas promoções do projeto Chance à Paz que irão te surpreender tanto no trânsito quanto nas escolas. Aguarde...

E sabe o que temos que fazer hoje, amanhã e depois, e assim por diante? Acabar com a dengue. Os casos de dengue estão aumentando em toda a região, e a culpa é de cada um de nós que mantemos os recipientes com água limpa em nossas casas, quintais e terrenos baldios. Então não se esqueça: todo dia é dia de acabar com a dengue.


Destaque da Semana:

Na semana em que se comemora o Dia das Mães o Brasil está sendo visitado pelo Papa Bento XVI. Ao desembarcar, ainda no Aeroporto de Congonhas o sumo pontífice condenou a legalização do aborto no país.
Ainda no vôo de Roma para São Paulo o Papa Bento XVI falou aos jornalistas sobre o aborto, referindo-se aos congressistas mexicanos que votaram a favor do procedimento. No México, um bispo disse que os que votaram a favor do aborto naquele pais serão excomungados pela Igreja Católica, e o Papa disse concordar com a decisão do bispo mexicano. Uma vez que as regras da Igreja prevêem este tipo de punição aos fiéis que não seguem seus dogmas. Bento XVI frisou que não ele quem está excomungando tais parlamentares, ele apenas está cumprindo aquilo que a Igreja manda fazer nestes casos. Em seu primeiro discurso em terras brasileiras, ainda no Aeroporto de Congonhas, sem usar o termo aborto, Bento XVI disse que é preciso proteger a vida desde o momento da concepção.
"Sou grato, senhor presidente, a Divina Providência que me concede a graça de visitar o Brasil, um país de grande tradição católica. Já tive a oportunidade de referir o motivo principal da minha viagem que tem um alcance latino-americano e um caráter essencialmente religioso. Estou muito feliz por poder passar alguns dias com os brasileiros. Sei que a alma deste povo, bem como de toda a América Latina, conserva valores radicalmente cristãos que jamais serão cancelados. Estou certo que em Aparecida, durante a Conferência Geral do Episcopado será reforçada tal identidade ao promover o respeito pela vida, desde a sua concepção até o seu natural declínio, como exigência própria da natureza humana para também a promoção humana o eixo da solidariedade, especialmente com os pobres e desamparados. A Igreja quer apenas indicar os valores morais de cada situação e formar os cidadãos para que possam decidir consciente e livremente. Nesse sentido não deixará de insistir no empenho que deverá ser dado para assegurar o fortalecimento da família, como célula mãe da sociedade, da juventude, cuja formação constitui um fator decisivo para o futuro de uma nação. E finalmente, mas não por último, defendendo e promovendo os valores subjacentes em todos os segmentos da sociedade especialmente dos povos indigenas. Com estes auspícios, ao renovar os meus agradecimentos pela calorosa acolhida, que como sucessor de Pedro sou objeto, invoco a proteção materna de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, invocada também como Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira das Américas, para que proteja e inspire os governantes na árdua tarefa de serem promotores do bem comum, reforçando os laços de fraternidade cristã para o bem de todos os seus cidadãos. Deus abençoe a América Latina. Deus abençoe o Brasil. Muito Obrigado!"
O Presidente Lula por sua vez disse que o Brasil fará de tudo pra preservar os valores familiares.
"Todos os povos do planeta, seja qual for a sua confissão religiosa, sabem que a palavra do sumo pontífice Bento XVI será sempre em defesa da paz, da concordia e da solidariedade. Sabem que ela estará sempre a serviço da vida, e da dignidade essencial a pessoa humana. Que ela estará sempre ao lado dos deserdados do mundo; nossos irmãos mais frágeis e vulneráveis. Santidade, a Igreja Católica é portadora de valores que permeiam profundamente a sociedade brasileira, uma sociedade que sempre teve como núcleo básico e referência primordial, a família. Esteja seguro Santo Padre, de que compartilhamos a justa preocupação de resgatar e fortalecer a vida familiar, como premissa da autêntica vida comunitária e scoial. Nosso empenho será cada vez maior e mais vigoroso para combater e superar as causas da sua desagregação. Tenho dito, e repito, que o avanço da sociedade brasileira no rumo da Justiça e de fraternidade passa necessariamente pela revitalização dos laços familiares, do papel ético e educativo da família. Atenção muito especial temos dado a nossa juventude, principalmente às suas parcelas mais pobres e sofridas, e vamos ampliá-la cada vez mais. Sabemos que não há como afirmar os valores perenes da pessoa humana, a exemplo do que faz Vossa Santidade, de modo tão iluminado, sem oferecer aos nossos jovens um futuro digno em todas as dimensões materiais e espirituais."

Nós falamos sobre o tema aborto aqui no Chance à Paz, quando o ministro da Saúde disse ser a favor do aborto uma vez que ele significa uma questão de saúde pública. Ele comentou sobre a realização de uma manifestação anti-aborto realizada em Brasília e disse que o machismo impede a discussão aberta do tema. A reportagem é de Sabrina Craide.
"O machismo e o preconceito têm atrapalhado a discussão sobre a legalização do aborto no Brasil, de acordo com o ministro da Saúde José Gomes Temporão. Para ele, as mulheres têm que ser ouvidas, pois são elas que sofrem com o problema.
- Estou muito preocupado é de ouvir as mulheres, né? Porque normalmente, e interessante que a maioria dos manifestantes que eu vi eram maciçamente homens, né? masculinos, né? Essa é uma questão infelizmente, parece que infelizmente os homens não engravidam, né? E se engravidassem eu tenho certeza que essa questão já estaria resolvida a muito tempo.
Temporão ressaltou que a decissão do governo sobre o aborto é que o tema deve ser tratado como uma questão de saúde pública.
- As discussões no campo da filosofia, no campo da ética, no campo da religião, no campo da moral, são discussões legitimas, mas o ministro tem que estar focado o tempo todo na direção da saúde pública, e essa é minha questão. Minha questão é a seguinte: o Ministro só fala sobre saúde. Então como essa é uma questão de saúde pública, que leva a morte, ao sofrimento de milhares de mulheres brasileiras o ministro tem que estar preocupado com isso.
O Ministro José Gomes Temporão participou de uma audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais do Senado para prestar informações sobre os programas do ministério da Saúde. De Brasilia, Sabrina Craide."
Você pode deixar sua opinião sobre a legalização do aborto no Brasil respondendo a enquête em nosso blog. Além de votar você ainda pode deixar seu comentário sobre o aborto. Participe.(Procure pela enquete no lado direito do seu monitor)

Recanto dos Amigos:

Recado de amigo. Você que vem pra Cândido Mota ou região hospede-se no Hotel Rosa. Hotel Rosa tão aconchegante que você irá se sentir como se estivesse em sua própria casa. Hotel Rosa, reservas pelo telefone (18) 3341.6277 ou 3341.6602, à Avenida Maria Pagote Conti 1220. Hotel Rosa torna mais confortável sua estada em Cândido Mota.
O Nosso recanto dos amigos de hoje é especial do Dia das Mães.

O texto a seguir é de autor desconhecido;

Mãe jovem,
Mãe velhinha,
Mãe rica ou pobrezinha.

A você,
Mãe solteira,
Mãe sozinha,
Mãe de um ou mãe de muitos,
Mãe do filho que não veio,
Mãe do filho que já se foi.

A você,
Mãe preta,
Mãe branquinha,
Mãe corajosa,
que educa seus filhos.
Todos os dias,
a todo momento.

Mãe que às vezes ri e que às vezes chora ...
Mãe que às vezes fala e às vezes cala ...

A você,
Mãe que estimamos,
Mãe que desconhecemos,
Mãe do filho que não é seu,
Mãe - Dindinha , Mãe - Titia.

A você,
Princípio de todo amor,
Esta mensagem
Com muito carinho.

Eleição do Conseg de Cândido Mota:

Na última quarta-feira ocorreu a eleição a posse dos dirigentes do Conselho Comunitário de Segurança de Cândido Mota. A solenidade de posse, que aconteceu na sede na Terceira Companhia do Trigésimo Segundo Batalhão de Polícia Militar, contou com a presença do Coordenador Estadual do CONSEGs, Sanenari Oshiro.

" Eu acho que falta um pouco ainda da cultura participativa, da cultura comunitária, falta um pouco de solidariedade na nossa comunidade. Nós estamos ainda, e eu acredito, não posso generalizar, mas eu diria que falta ainda um pouco uma solidariedade entre as pessoas. Em que as pessoas eventualmente não comprendem que um problema, alguma coisa que ocorreu com o nosso vizinho pode ocorrer com a gente também. Eu costumo dizer, é..dar como exemplo a questão das escolas. Eu conheço muitos pais, amigos meus inclusive, que acha que o papel de educar as crianças, educar os filhos deles, os netos deles é da escola, e é dos professores. Ele se exime de fazer a parte dele, sabe? Então nós temos uma certa tendência ao comodismo e esperar que as pessoas resolvam por nós. Então isso que leva também a falta de participação nos Conselhos Comunitários de Segurança que é um fórum em que a pessoa traz o problema do bairro, e propõe solução, e propõe ajudar ao Estado a resolver. O Estado hoje tem que ter consciência que sozinho não resolve o problema. Mas, a comunidade também tem que ter consciência que sem ela ajduar o Estado não vai resolver todos os problemas. Então tá faltando um pouco dessa compreensão, e precisamos sensibilizar a comunidade como um todo que sem essa união, essa parceria da comunidade, da sociedade com o Estado nós não vamos conseguir enfrentar esse momento em que por exemplo a degradação dos valores familiares, o avanço do craque em cima da nossa juventude (das drogas) se tornam fatores que deixam claros que nós estamos perdendo essa guerra contra a criminalidade e contra a falta de limites. Então eu acho que o Conseg tem um papel muito importante nesse sentido. Eu sinto dificuldade de convercer, de pregar essa cultura comunitária, mas eu acho que se cada um fizer a sua parte, nós vamos conseguir atingir o Estado logo, logo. tá?"

13 de Maio - Dia da Abolição dos Escravos:

Quando os portugueses começaram a colonização do Brasil, não existia mão-de-obra para a realização de trabalhos manuais. Então eles procuraram usar o trabalho dos índios nas lavouras; entretanto, esta escravidão não pôde ser levada adiante, pois os religiosos se colocaram em defesa dos índios condenando sua escravidão. Assim, os portugueses passaram a fazer o mesmo que os demais europeus daquela época. Eles foram à busca de negros na África para submetê-los ao trabalho escravo em sua colônia. Deu-se, assim, a entrada dos escravos no Brasil. Os negros trazidos do continente africano, eram transportados dentro dos porões dos navios negreiros. Devido as péssimas condições deste meio de transporte, muitos deles morriam durante a viagem. Após o desembarque eles eram comprados por fazendeiros e senhores de engenho, que os tratavam de forma cruel e desumana. Apesar desta prática ser considerada "normal" do ponto de vista da maioria, havia aqueles que eram contra este tipo de abuso. Estes eram os abolicionistas. Foi em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, que a liberdade total finalmente foi alcançada pelo negros no Brasil. Esta lei, assinada pela Princesa Isabel, abolia de vez a escravidão no Brasil.

Comentário:
acredito eu que foi aí que a escravidão se generalizou pelo Brasil. Até hoje há notícias de trabalho escravo em várias regiões do país, inclusive da mão-de-obra infantil.




Rir é um bom remédio:

Joãozinho estava na escola quando a professora pergunta
- Pedrinho do que vc tem mais medo?
Pedrinho responde: de mula sem cabeça fessora.
- E você Mariazinha?
- de lobisomen fessora.
- E você Joãozinho?
- Fessora eu tenho medo do malaman.
A professora curiosa em saber que é malaman.
- Mas quem e esse malaman Joãozinho?
- Não sei fessora, mais toda fez que minha vai dormir ela reza para Deus nos livrar dele. Ela fala: e não nos deixeis cair em tentação e livrai-nos do malaman.

_____________________________________________________

Músicas executadas durante o programa:
Poema Del Aborto - Raul Brindis: http://www.mp3tube.net/br/musics/raul-brindis-poema-del-aborto/8869/
Poupouri da Mamãe Chance à Paz: trata-se de uma montagem exclusiva do Chance á Paz, feita a partir de trechos das músicas Mamãe eu Quero, Mãe Querida, Conselho de Mãe, Mama África, Mother, Mama Maria, O Xaile de Minha Mãe e Barriga de Mãe. Para ouví-lo acesse o programa 39 do nosso podcast (veja o link para o podcast a direita do seu monitor)
A Cidade - Chico Science e Nação Zumbi: http://vagalume.uol.com.br/chico-science-nacao-zumbi/a-cidade.html
Liberdade Nagô - Washington Sabino: http://www.musicexpress.com.br/Artista.asp?Artista=230#musica=Liberdade%20Nagô

Blog "Chance à Paz"
Criação, produção, redação e responsabilidade:
Silvio Luis
Assis/SP
e-mail: chanceapaz@bol.com.br
VIVA A PAZ! VIVA EM PAZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário