
Frase de Abertura:

Frase dita pelo brasileiro Sérgio Vieira de Mello, morto em 2003 em atentado contra o prédio da ONU em Bagdá.
Agenda:

Estão chegando algumas promoções do projeto Chance à Paz que irão te surpreender tanto no trânsito quanto nas escolas. Aguarde...
E sabe o que temos que fazer hoje, amanhã e depois, e assim por diante? Acabar com a dengue. Os casos de dengue estão aumentando em toda a região, e a culpa é de cada um de nós que mantemos os recipientes com água limpa em nossas casas, quintais e terrenos baldios. Então não se esqueça: todo dia é dia de acabar com a dengue.
Destaque da Semana:
Na semana em que se comemora o Dia das Mães o Brasil está sendo visitado pelo Papa Bento XVI. Ao desembarcar, ainda no Aeroporto de Congonhas o sumo pontífice condenou a legalização do aborto no país.
Ainda no vôo de Roma para São Paulo o Papa Bento XVI falou aos jornalistas sobre o aborto, referindo-se aos congressistas mexicanos que votaram a favor do procedimento. No México, um bispo disse que os que votaram a favor do aborto naquele pais serão excomungados pela Igreja Católica, e o Papa disse concordar com a decisão do bispo mexicano. Uma vez que as regras da Igreja prevêem este tipo de punição aos fiéis que não seguem seus dogmas. Bento XVI frisou que não ele quem está excomungando tais parlamentares, ele apenas está cumprindo aquilo que a Igreja manda fazer nestes casos. Em seu primeiro discurso em terras brasileiras, ainda no Aeroporto de Congonhas, sem usar o termo aborto, Bento XVI disse que é preciso proteger a vida desde o momento da concepção.

O Presidente Lula por sua vez disse que o Brasil fará de tudo pra preservar os valores familiares.

Nós falamos sobre o tema aborto aqui no Chance à Paz, quando o ministro da Saúde disse ser a favor do aborto uma vez que ele significa uma questão de saúde pública. Ele comentou sobre a realização de uma manifestação anti-aborto realizada em Brasília e disse que o machismo impede a discussão aberta do tema. A reportagem é de Sabrina Craide.

"O machismo e o preconceito têm atrapalhado a discussão sobre a legalização do aborto no Brasil, de acordo com o ministro da Saúde José Gomes Temporão. Para ele, as mulheres têm que ser ouvidas, pois são elas que sofrem com o problema.
- Estou muito preocupado é de ouvir as mulheres, né? Porque normalmente, e interessante que a maioria dos manifestantes que eu vi eram maciçamente homens, né? masculinos, né? Essa é uma questão infelizmente, parece que infelizmente os homens não engravidam, né? E se engravidassem eu tenho certeza que essa questão já estaria resolvida a muito tempo.
Temporão ressaltou que a decissão do governo sobre o aborto é que o tema deve ser tratado como uma questão de saúde pública.
- As discussões no campo da filosofia, no campo da ética, no campo da religião, no campo da moral, são discussões legitimas, mas o ministro tem que estar focado o tempo todo na direção da saúde pública, e essa é minha questão. Minha questão é a seguinte: o Ministro só fala sobre saúde. Então como essa é uma questão de saúde pública, que leva a morte, ao sofrimento de milhares de mulheres brasileiras o ministro tem que estar preocupado com isso.
O Ministro José Gomes Temporão participou de uma audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais do Senado para prestar informações sobre os programas do ministério da Saúde. De Brasilia, Sabrina Craide."
Você pode deixar sua opinião sobre a legalização do aborto no Brasil respondendo a enquête em nosso blog. Além de votar você ainda pode deixar seu comentário sobre o aborto. Participe.(Procure pela enquete no lado direito do seu monitor)
Recanto dos Amigos:
Recado de amigo. Você que vem pra Cândido Mota ou região hospede-se no Hotel Rosa. Hotel Rosa tão aconchegante que você irá se sentir como se estivesse em sua própria casa. Hotel Rosa, reservas pelo telefone (18) 3341.6277 ou 3341.6602, à Avenida Maria Pagote Conti 1220. Hotel Rosa torna mais confortável sua estada em Cândido Mota.
O Nosso recanto dos amigos de hoje é especial do Dia das Mães.
O texto a seguir é de autor desconhecido;

Mãe velhinha,
Mãe rica ou pobrezinha.
A você,
Mãe solteira,
Mãe sozinha,
Mãe de um ou mãe de muitos,
Mãe do filho que não veio,
Mãe do filho que já se foi.
A você,
Mãe preta,
Mãe branquinha,
Mãe corajosa,
que educa seus filhos.
Todos os dias,
a todo momento.
Mãe que às vezes ri e que às vezes chora ...
Mãe que às vezes fala e às vezes cala ...
A você,
Mãe que estimamos,
Mãe que desconhecemos,
Mãe do filho que não é seu,
Mãe - Dindinha , Mãe - Titia.
A você,
Princípio de todo amor,
Esta mensagem
Com muito carinho.
Eleição do Conseg de Cândido Mota:


13 de Maio - Dia da Abolição dos Escravos:
Quando os portugueses começaram a colonização do Brasil, não existia mão-de-obra para a realização de trabalhos manuais. Então eles procuraram usar o trabalho dos índios nas lavouras; entretanto, esta escravidão não pôde ser levada adiante, pois os religiosos se colocaram em defesa dos índios condenando sua escravidão. Assim, os portugueses passaram a fazer o mesmo que os demais europeus daquela época. Eles foram à busca de negros na África para submetê-los ao trabalho escravo em sua colônia. Deu-se, assim, a entrada dos escravos no Brasil. Os negros trazidos do continente africano, eram transportados dentro dos porões dos navios negreiros. Devido as péssimas condições deste meio de transporte, muitos deles morriam durante a viagem. Após o desembarque eles eram comprados por fazendeiros e senhores de engenho, que os tratavam de forma cruel e desumana. Apesar desta prática ser considerada "normal" do ponto de vista da maioria, havia aqueles que eram contra este tipo de abuso. Estes eram os abolicionistas. Foi em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, que a liberdade total finalmente foi alcançada pelo negros no Brasil. Esta lei, assinada pela Princesa Isabel, abolia de vez a escravidão no Brasil.
Comentário:
acredito eu que foi aí que a escravidão se generalizou pelo Brasil. Até hoje há notícias de trabalho escravo em várias regiões do país, inclusive da mão-de-obra infantil.
Rir é um bom remédio:Joãozinho estava na escola quando a professora pergunta
- Pedrinho do que vc tem mais medo?
Pedrinho responde: de mula sem cabeça fessora.
- E você Mariazinha?
- de lobisomen fessora.
- E você Joãozinho?
- Fessora eu tenho medo do malaman.
A professora curiosa em saber que é malaman.
- Mas quem e esse malaman Joãozinho?
- Não sei fessora, mais toda fez que minha vai dormir ela reza para Deus nos livrar dele. Ela fala: e não nos deixeis cair em tentação e livrai-nos do malaman.
_____________________________________________________
Músicas executadas durante o programa:
Poema Del Aborto - Raul Brindis: http://www.mp3tube.net/br/musics/raul-brindis-poema-del-aborto/8869/
Poupouri da Mamãe Chance à Paz: trata-se de uma montagem exclusiva do Chance á Paz, feita a partir de trechos das músicas Mamãe eu Quero, Mãe Querida, Conselho de Mãe, Mama África, Mother, Mama Maria, O Xaile de Minha Mãe e Barriga de Mãe. Para ouví-lo acesse o programa 39 do nosso podcast (veja o link para o podcast a direita do seu monitor)
A Cidade - Chico Science e Nação Zumbi: http://vagalume.uol.com.br/chico-science-nacao-zumbi/a-cidade.html
Liberdade Nagô - Washington Sabino: http://www.musicexpress.com.br/Artista.asp?Artista=230#musica=Liberdade%20Nagô
Blog "Chance à Paz"
Criação, produção, redação e responsabilidade:
Silvio Luis
Assis/SP
e-mail: chanceapaz@bol.com.br
VIVA A PAZ! VIVA EM PAZ!
Nenhum comentário:
Postar um comentário