quarta-feira, abril 30, 2008

O preconceito

Segundo o dicionário da lingua portuguesa "UOL - Michaelis" preconceito significa:

"preconceito
pre.con.cei.to
sm (pre+conceito) 1 Conceito ou opinião formados antes de ter os conhecimentos adequados. 2 Opinião ou sentimento desfavorável, concebido antecipadamente ou independente de experiência ou razão. 3 Superstição que obriga a certos atos ou impede que eles se pratiquem. 4 Sociol Atitude emocionalmente condicionada, baseada em crença, opinião ou generalização, determinando simpatia ou antipatia para com indivíduos ou grupos. P. de classe: atitudes discriminatórias incondicionadas contra pessoas de outra classe social. P. racial: manifestação hostil ou desprezo contra indivíduos ou povos de outras raças. P. religioso: intolerância manifesta contra indivíduos ou grupos que seguem outras religiões."

A seguir vamos colocar a disposição links com curtas que relatam ou trazem em suas estórias a questão do preconceito. Os curtas são publicações do "Porta Curtas Petrobras". Também propomos que dê sua opinião quanto ao tema respondendo nossa enquete sobre preconceito (ver do lado direito do video no espaço destinado à enquetes). Você poderá escolher uma ou mais opções. Claro que se votar no ítem "O brasileiro não é preconceituoso", os demais deverão ficar em branco, e vice-versa. Você também poderá tecer comentários sobre o assunto.

A Peste de Janice
: "num colégio de patricinhas indóceis e professorinhas tiranas, a filha da faxineira enfrenta heroicamente rejeição, preconceito e, de rebarba, a pré-adolescência."
Clique no link abaixo, o filme tem 15 minutos.

A Peste da Janice


O Último Raio de Sol: "Livre adaptação de uma história verídica, em que dois jovens da alta classe bBrasiliense que, numa viagem à Chapada dos Veadeiros, se divertem ameaçando e desmoralizando pessoas de classe social inferior que pedem carona na estrada. Tratando de temas como a impunidade, violência e preconceito, o filme fala de como uma atitude inconseqüente pode resultar num final inesperado." Clique no link abaixo, o filme tem 18 minutos.
O Último Raio de Sol

Estrada: "Uma bizarra situação de preconceito e tensao social se inicia quando o carro de 2 patricinhas quebra numa estrada deserta."
Clique no link abaixo, o filme tem 9 minutos.
Estrada


O Moleque: "Garoto pobre e negro, filho da melhor lavadeira da região, tem como único amigo de pescaria, Pedrinho. NO entanto uma coisa o aborrece profundamente." Clique no link abaixo, o filme tem 13 minutos.
O Moleque


O Rito de Ismael Ivo: "A vida do bailarino negro Ismael Ivo, suas performances, depoimentos sobre a dança e as dificuldades sociais para quem vem de classe social mais pobre e supera obstáculos em sua profissão, até ficar famoso em todo o mundo." Click no link abaixo, o filme tem 12 minutos.
O Rito de Ismael Ivo

O Xadrez das Cores: "Cida, uma mulher negra de quarenta anos, vai trabalhar para Maria, uma velha de oitenta anos, viúva e sem filhos, que é extremamente racista. A relação entre as duas mulheres começa tumultuada, com Maria tripudiando em cima de Cida por ela ser negra. Cida atura a tudo em silêncio, por precisar do dinheiro, até que decide se vingar através de um jogo de xadrez." Clique no link abaixo, o filme tem 22 minutos.
O Xadrez das Cores

E o convivio pacífico entre as diferenças é possível. Isso foi demonstrado aqui no Brasil em 2003, mais precisamente em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, durante o Fórum Social Mundial. Isto é que mostra o diretor Sérgio Sá Leitão no We Belong - Uma Celebração da Diversidade.
"Os espectadores poderão ver, ouvir e se emocionar com pessoas de lugares e trajetórias completamente diferentes, que acabam se encontrando num mesmo lugar, pela mesma razão: o desejo de construir um mundo mais justo e igualitário." Clique no link abaixo, o filme tem 26 minutos.
We Belong - Uma Celebração da Diversidade

Para encerrar deixo uma das frases de lider sul-africano Nelson Mandela: "Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."

Blog Chance à Paz
Criação, produção, redação e responsabilidade
Silvio Luis
Assis/SP
E-mail: chanceapaz@bol.com.br
VIVA A PAZ!!! VIVA EM PAZ!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário