sábado, janeiro 19, 2008

Enchente em Peruíbe - desabrigados contam com a solidariedade para reconstruirem suas vidas.
Peruíbe, no litoral sul de São Paulo, foi uma das cidades mais afetadas por fortes chuvas ocorridas no dia 13 de janeiro de 2007. Segundo informações do site da Rádio Cultura de Santos ( www.radiocultura.com.br ) a enchente deixou cerca de 1.200 desabrigados e causou prejuízos que somados chegam a 11 milhões de reais. Diversas campanhas estão sendo feitas em socorro as vítimas, principalmente pela população da Baixada Santista.
Os desabrigados necessitam, além de alimentos e produtos para limpeza e higiene pessoal, também de roupas, especialmente para bebês e crianças.
A prefeitura de Peruíbe disponibilizou três endereços para a entrega de doações, a saber:

São Paulo
Fundo Social de Solidariedade de São Paulo
Rua Ministro Godoy 180
Parque da Água Branca - Perdizes
Telefone: (11) 3874-6807

Santos
Posto de Arrecadação Fundo Social de Santos Estação da Cidadania
Av. Ana Costa, 340 - Gonzaga

Peruíbe
Centro de Convenções de Peruíbe
Av. São João, 545 – Centro
Telefones: (13) 3455-2232 e 199
Apesar de tais postos, pessoas e organizações fazem questão de se solidarizarem com os desabrigados de Peruíbe e realizam campanhas visando auxiliar as vítimas da enchente naquela cidade. Um exemplo é a campanha de arrecadação conjunta que está sendo realizada por grupos de jipeiros e motociclistas. Abaixo reproduzimos e-mail que nos foi enviado sobre a campanha:
"Ação conjunta entre Jipeiros e Motociclistas.
Para os desabrigados pelas chuvas em Peruíbe - SP

Os Jipeiros e Motociclista resolveram se unirem para arrecadarem alimentos, roupas em geral, roupas de cama, cestas básicas, colchões, cobertores, medicamentos, materiais de higiene pessoal, materiais de limpeza, etc. para os desabrigados em Peruíbe, por causa das fortes chuvas do ultimo dia 13/01/08.
Existem ainda aproximadamente 600 pessoas desabrigadas em Peruíbe, cidade do litoral sul paulista.
Os Jipeiros e Motociclista de várias regiões, estarão indo em comboio até a cidade litorânea no dia 26/01/08 para entrega de todos os itens arrecadados na campanha solidária.
A arrecadação dos mantimentos irá até o dia 25/01/08 e os interessados em ajudarem nessa ação conjunta podem entrar em contato com os endereços abaixo ou telefones:

Jeepeiros de Diadema =
jeepeirosdediadema@uol.com.br (011) 9601-0806
Guarulhos Off Roaders =
gbl.negocios@yahoo.com.br (011) 9812-0630
Jeep Clube Pirituba =
olaoswaldo@ig.com.br (011) 8354-3075
Jeep Clube Pirituba =
undertakeonoffroad@hotmail.com (011) 9107-1022
Rolo 4x4 =
rolo4x4@rolo4x4.com.br (011) 8615-5751
Jeep Clube de Jacareí =
sergionassif@jeepclubejacarei.com.br (012) 97267442
NCABC Off Road =
otavio@colshop.com.br Otávio (011) 6104-3677 (011) 9457-5538
Agora 4x4 Guarulhos =
nitrini@bol.com.br (011) 8152-0978
Pathfinder Club =
alberto.uberti@yahoo.com.br (011) 38151864 (011) 8926-5657
Moto Clube Nostravamos = André (011) 3425-1131
Moto Clube Maiados = Moacir (011) 9896-6234
Faraós Moto Clube = Renato (011) 6805-5743
Corações em Chama AA = Jaqueline (011) 9787-9318".
Se você quiser colaborar com os desabrigados de Peruíbe, entre em contato com qualquer um dos envolvidos na campanha.
Para ilustrarmos sobre a solidariedade reproduzimos abaixo texto que esteve no panfleto da Campanha Natal Sem Fome desenvolvida dentro do Projeto Fome Por Que? e realizada entre o Chance à Paz e a EM Helena Pupim Albanez, de Cândido Mota, durante o mês de novembro/2007.
SOLIDARIEDADE:

"Quem faz o próximo sofrer pratica o mal contra si mesmo. Quem ajuda aos outros ajuda a si mesmo"
Leon Tolstoi

“... A solidariedade nos diz: pertencemos a um conjunto, a um todo. Somos um corpo único, onde cada parte sustenta a outra. Essa consciência nos faz pertencer à coletividade. O que acontece a alguém, de alguma forma, acontece conosco ou se reflete na nossa vida. Daí surge o significado de solidariedade: sentimento que leva os seres humanos a se auxiliarem mutuamente, partilhando a dor com o outro ou se propondo a agir para atenuá-la.
A solidariedade nos distancia da angústia, do isolamento, e nos transporta para o aconchego do convívio: o chocolate quente compartilhado nas noites de inverno, o acalento da mãe ao choro da criança, o abraço amigo na perda de um ente querido. A solidariedade é a magia que nos faz pertencer a uma sociedade e não a uma multidão de vidas desagregadas. Queiramos ou não, temos os mesmos interesses, traçamos em conjunto a mesma história.
A solidariedade é, também, o alicerce que nos sustenta para enfrentar os conflitos que sempre fizeram parte da vida. Desacertos e sofrimentos estão presentes em todas as esferas: veja a terra árida após a queimada, os rios transbordando nas matas, a lava do vulcão petrificando os animais. A história da Terra, da humanidade, da nossa vida, é marcada por conflitos em diversas situações limites: doença, desemprego, desilusão amorosa, fracasso, morte e solidão. Cabe a cada um aprender a lidar com eles, apoiando e sendo apoiado por outros homens e mulheres.
É preocupante pensar que os meios de comunicação desviam nossa atenção da solução dos problemas sociais mais urgentes: as dificuldades para sustentar uma família, a educação das crianças, as filas nos hospitais. Redescobrir a solidariedade é perceber que não somos indivíduos sem vínculos. Fazemos parte da espécie humana. Somos amor, sonho, alegria. Dependemos de nossa comunidade.
Estamos ligados à nossa história e a nossos descendentes. Somos herdeiros e agentes de cultura. Somos cidadãos do planeta Terra.Temos pela frente o desafio de estar atentos a problemas mais essenciais de nosso tempo e de nossas vidas. É o momento de perguntar: estamos realmente envolvidos com os problemas sociais e ambientais? Lucro ou beleza eqüivalem a felicidade? Sou solidário com as pessoas, preocupado com a sociedade ou penso mais nos meus interesses pessoais? Estou disposto a ajudar pessoas de cor, nível social e religião diferentes?
Movidos pelo sonho de continuar ajudando, enquanto houver uma só pessoa necessitada, vamos nos lembrar de quatrosaberes importantes para deixarmos de ser SOLITÁRIOS e nos tornarmos SOLIDÁRIOS:
Alienação: Estamos nos acostumando com as injustiças e criamos uma espécie de apatia coletiva que nos impede de agir para viabilizar um mundo melhor. Toda ação é válida, não importa quão pequena ela seja.
Saúde Coletiva: Cada habitante da Terra desempenha seu papel na saúde do mundo. Não podemos dar as costas aos milhões que sofrem.
Riqueza e Pobreza: Os recursos do planeta seriam suficientes para preencher as necessidades de todos os habitantes, desde que distribuídos com justiça. Desperdiçamos toneladas de alimentos e milhões passam fome.
Poder Pessoal: Nossas atitudes podem ser transformadoras para o meio que nos cerca. Como uma alavanca que impulsiona um mecanismo, podemos gerar um poderoso movimento por meio de nossas atitudes. Seremos, então, co-protagonistas no palco de nossa história.”
(Texto extraído da cartilha Paz Como se Faz? Semeando cultura de paz nas escolas – Autoras: Lia Dinsk e Laura Gorresio Roizman – UNESCO – Palas Athena)
Blog Chance à Paz
Criação, redação, edição e responsabilidade
Silvio Luís
Assis/SP
Viva a Paz!!! Viva em Paz!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário