domingo, outubro 29, 2006

Atirou na mão de um assaltante e recebeu medalha de honra ao mérito.

Uma aposentada do Rio Janeiro reagiu a um assalto, atirou contra o bandido, atingindo a mão dele, e na segunda-feira, dia 23 de outubro foi condecorada com uma medalha pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
Maria Dora dos Santos Arbex, de 67 anos, estava passeando com seu cachorro por uma rua do Bairro do Flamengo, no dia 07 de outubro, quando foi surpreendida por um homem que anunciou tratar-se de um assalto. Maria não pensou duas vezes, sacou de um revólver e atirou contra o bandido, acertando o na mão. Maria Dora chegou a ser detida por porte ilegal de arma. O revólver estava registrado em nome da filha dela. O vereador Carlos Bolsonaro, então, resolveu apresentar a proposta de entrega da medalha Pedro Ernesto a aposentada, por seu ato de bravura.
Ao receber o prêmio, a aposentada discursou. Ela afirmou não ter medo de sair de casa, como a maioria dos cariocas, e dedicou a medalha a todos os cariocas, corajosos ou covardes.
Os familiares defendem a aposentada dizendo que ela teria agido em legitima defesa.

A população deve reagir e agir sim contra a violência, mas nem por isso precisa sair por aí atirando. E nem por ter atirado deve ser condecorada. Há a polícia para agir contra os criminosos e a Justiça para puni-los. Estas instituições (Polícia e Justiça) devem ser fortalecidas. Proponho debatermos o assunto no blog “Chance à Paz”.

Matéria publicada no site do jornal Pravda, versão em português.
....A iniciativa partiu do vereador Carlos Bolsonaro (PP) e foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores. De acordo com Bolsonaro, a medalha que será entregue a Maria Dora não é por ela ter atirado em alguém, mas sim pelo que o ato representa. “Ninguém mais agüenta ser refém de vagabundo aqui no Rio de Janeiro”, disse o vereador. ...

De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, o autor da idéia, vereador Carlos Bolsonaro (PP), concorda com as críticas que recebeu de entidades pró-desarmamento, juristas e policiais por condecorar alguém que fez justiça com as próprias mãos. Ele diz que a medalha é uma homenagem a quem "mostra que a segurança pública está cada vez mais falha".

O filho Márcio dos Santos Arbex contou que a mãe ficou feliz com a medalha. ´Minha mãe se arrependeu, preferia que nada tivesse acontecido naquele dia, mas gostou da homenagem.´

Nenhum comentário:

Postar um comentário