terça-feira, novembro 20, 2007

Projeto Fome Por quê? – Quem Planta Colhe

Na noite desta segunda-feira, 19 de novembro, foi a vez dos alunos da EM “Olga Breve Alves” conhecerem a proposta de como podem contribuir para o cumprimento da primeira das 8 metas do milênio que é ‘Acabar com a Fome e a Miséria’.
Traçando um paralelo com a data (Dia da Bandeira) podemos dizer que ‘levantamos a bandeira da produção caseira de alimentos’ através do cultivo de hortaliças num pequeno canteiro ou vaso. Para falar sobre a produção de hortaliças contamos com a colaboração do professor de Produção Vegetal da ETE ‘Prof. Luiz Pires Barbosa’ (Centro Paula Souza) e coordenador do Projeto Agricultura Orgânica, Paulo Sérgio de Genova. Ele estava acompanhado do aluno do projeto José Cláudio Damasceno.
Sérgio, por meio de fotos do projeto Horta Orgânica, o qual é desenvolvido nas dependências do Colégio Agrícola de Cândido Mota, demonstrou aos alunos da Olga Breve a produção orgânica de hortaliças e ainda explicou como se transferir para um cultivo doméstico os conhecimentos adquiridos com o manejo de uma horta orgânica comercial.
O professor também destacou algumas vantagens da horta orgânica que ‘tem a produção totalmente livre de agrotóxicos, portanto não havendo agressão ao meio ambiente, além da vantagem financeira. É que produtos considerados orgânicos têm valor cerca de 50% superior ao dos produtos de cultivo tradicional’, segundo ele.
Ainda de acordo com o professor, há 3 anos que seu projeto vem tentando junto aos órgãos competentes a certificação de produto orgânico para sua produção, no entanto há uma série e exigências para isto.
Quanto a adubação da horta, ela é feita, principalmente, com a adição de húmus no solo dos canteiros. Sérgio informou que o húmus (decomposição de matéria orgânica feita pelas minhocas) produzido no colégio pode ser adquirido pela população em geral. Ele também disse que aqueles que se interessarem podem visitar a horta do projeto que ele coordena.
Para a aquisição de sementes, o interessado deve procurar casas especializadas neste tipo de comercialização.
O objetivo da palestra foi despertar nos alunos o interesse pelo cultivo doméstico de hortaliças.
Com isso fechamos o círculo do ditado que diz ser “preciso dar o peixe, mas também é preciso ensinar a pescar’. A parte de ‘dar o peixe’ ficou para os alunos da EM Helena Pupim Albanez, que estão realizando a coleta de alimentos não perecíveis para a Campanha ‘Natal Sem Fome’(veja publicação do dia 13/11/2007). Já para os alunos da Olga Breve foi a parte do ‘ensinar a pescar’, uma vez que estão sendo estimulados a desenvolveram hortas domésticas.
Além da palestra com o professor Sérgio, foram distribuídos aos alunos um panfleto com informações básicas que podem deixá-los com ‘água na boca’ em poderem levar para sua mesa produtos cultivados por eles mesmos, e um cartaz para que possam passar para suas comunidades a idéia do cultivo doméstico de hortaliças. (veja publicação do dia 22/10/2007 sobre a horta do soldado Ederaldo – blog e podcast )
Fora isso, a direção da EM Olga Breve Alves ainda irá oferecer aos alunos que se interessarem em dar início a produção caseira uma porção de sementes de hortaliças e legumes, e ainda conseguimos a doação de algumas mudas de couve para serem distribuídas aos interessados.
A diretora, Márcia Cristina Franciscatti Mecina, e a coordenadora, Maria Elaine Teodoro Garrido, fazem questão de frisar que ‘os alunos que retirarem as sementes e mudas serão monitorados por professores para que se tenha certeza de que estão cumprindo o propósito de produção doméstica de alimentos’.

Vale lembrar algumas observações feitas pelo professor Sérgio:

“Eu, particularmente, acho um absurdo pessoas que têm chácaras, sítios e fazendas comprarem salsinha e cebolinha, por exemplo”

“Trabalhar com horta, principalmente a orgânica, dá trabalho, mas compensa”

Clique sobre a imagem para ser ampliado o panfleto entregue aos alunos da Olga Breve













Fotos da palestra sobre horta, dia 19/11/2007 (clique sobre a foto para vê-la ampliada)







Para saber mais sobre horta orgânica acesse o site www.agriculturaorganicacps.com.br

Blog Chance à Paz
Edição, redação, responsabilidade:
Silvio Luís
Assis/SP
e-mail chanceapaz@bol.com.br
VIVA A PAZ!!! VIVA EM PAZ!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário